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Guia Troca de fluido do CVT
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Guia Troca de fluido do CVT
Esse guia tem o intuito de orientar todos os detalhes da troca do Fluido CVT do Nissan Sentra B16, de 2007 a 2012.
- Vamos primeiro aos itens necessários para a troca:
Filtros, Junta e Anel:
Uma opção é comprar os filtros, junta e anel na Mitsubishi, pois dessa forma você estará comprando filtros originais, sem pagar um absurdo. O Câmbio é o mesmo usado no ASX e Lancer, sendo assim os filtros são compatíveis.
Seguem os Códigos da Mitsubishi:
-Filtro Metálico: 2824A007
-Filtro de Cartucho: 2824A006
-Anel do trocador de Calor:2920A096
-Junta do Carter: 2705A015
Outras opções:
É possível comprar esse Kit também na Renault, já que esse câmbio também é usado no Fluence.
Outra opção é o Mercado Livre, porem os kits de filtros e junta vendidos lá não tem marca especifica, exigindo assim um certo cuidado.
Fluido CVT:
Além do Fluido original, existem várias marcas de Fluido CVT. O Importante é ter compatibilidade com NS-2. Marcas como Valvoline, Peak, Febi, Elf, Petrobras(esse vendido geralmente a granel na Mitsubish).
Alguns possuem relatos de maior durabilidade, como é o caso do original, e também do Febi, porém também possuem um custo bem maior.
Mão na massa: Trocando o Fluido.
Postarei alguns vídeos na pratica, lembrando que é importantíssimo usar o torque (aperto) correto nos parafusos da junta e trocador de calor, isso evitará possíveis vazamentos e problemas.
Toque do bujão do carter: ???????????
Toque dos parafusos do carter: ???????????????
Torque dos parafusos do trocador de calor: ?????????????
Vídeo do MRB com o passo a passo. (nesse vídeo é um Tiida, porem o procedimento é basicamente o mesmo:
https://www.youtube.com/watch?v=riNu1puPl7w
Vídeo do Jefferson passo a passo no Sentra:
https://www.youtube.com/watch?v=GL0ZHEK9hac
E pra finalizar, conferindo o nível do Fluido:
Video do MRB demonstrando em um Tiida, porem com procedimento compatível com o Sentra:
https://www.youtube.com/watch?v=0h1pxHly78E&t=2s
Observações importantes:
Cuidado caso faça a troca do fluido sem substituição dos Filtros. Existem casos, raros mas existem, de problema no CVT após a troca. Geralmente em câmbios com o Fluido muito deteriorado.
Isso se deve ao fato do fluido novo ter propriedades detergentes, soltando assim partículas que eventualmente estejam alojadas em compartimentos e paredes do cambio que estava com fluido muito velho e sujo, entupindo assim os filtros.
Ou seja, a troca do fluido sem substituição dos filtros só é recomendada em câmbios que não estejam com fluido muito contaminado.
É isso pessoal, e qualquer informação útil vamos adicionando aqui nesse tutorial.
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