Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

[Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir em baixo

[Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas

Mensagem por icefly25 em Qua Out 14, 2015 11:55 am

Tópico para discussão do óleo lubrificante a usar nos March 1.0 e 1.6.

O lubrificante que está sendo usado nas revisões em autorizadas da Nissan, resumidamente é agora do tipo sintético, SN 5w30, que atenda a norma ILSAC GF5; essa recomendação é válida para toda a linha leve da Nissan, constava nos manuais e já era usada no México, EUA, etc; teoricamente é superior à especificação usada anteriormente, que era SN 10w40, semi sintético (explicação mais abaixo).

Atualmente essa é a recomendação que existe no site da Nissan:
"A troca de óleo deverá ser realizada a cada 12 meses ou 10.000km (o quer ocorrer primeiro), somente quando utilizado o Nissan Motor Oil 5W30 GF5."

Esse é o lubrificante que está sendo atualmente recomendado para o 1.6 HR16 e 1.0 HR10DE, com essas especificações mais técnicas:

API SN
SAE 5w30
óleo sintético
Norma ILSAC GF5

A outra opção que era usada nas revisões até o 1º semestre de 2015 para o 1.0 D4D e o 1.6 HR16DE:

API SN
SAE 10w40
Normas ACEA A3/B4 e ILSAC GF4
Essa pode ser usada ainda no 1.0 D4D

Manual do "old" March

Manual do New March

Os SN 5w30 são teoricamente superiores aos SN 10w40, por alguns motivos:
- ser facilmente encontrados no tipo sintético, enquanto que o SN10w40 só existe semi sintético
- por ter vários que atendem a norma ILSAC GF5, voltada para economia de combustível (energy conserving - EC ou resource conserving - RC, essa informação é encontrada nas etiquetas dos lubrificantes), contra norma GF4 dos SN 10w40
- por oferecer mais proteção contra corrosão ao tratar melhor os resíduos de água (presente no etano) e de etanol (presente na gasolina).

O único 10w40 sintético disponível no mercado nacional é um óleo da marca Ipiranga, mas com API SM, inferior a atualmente recomendada.

- Capacidade máxima do cárter, com troca de filtro óleo:
* motor 1.6 HR16DE: 4,3 litros
* motor 1.0 D4D: 4,2 litros
* motor 1.0 HR10DE: 3,4 litros

- Sempre que trocar o óleo, é altamente recomendável fazer a troca do filtro de óleo, é barato frente aos benefícios de estar sempre com o óleo e o elemento filtrante o mais limpo possível, que custa a partir de R$ 20.

- As trocas devem ser feitas no máximo a cada 10 mil km ou 1 ano (o que ocorrer primeiro) em caso de regime não severo (normal de uso), mas se o carro for usado em regime severo, a troca será a cada 5 mil km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).
Conforme o manual, o que é regime severo:

*** Atualização

Torque de aperto do bujão
32 - 34 N.m
3,3 - 3,5 kg-m
24 - 25 lbf.pé

*** Atualização

Lubrificantes genuínos, vendidos nas css Nissan

Envasado pela Shell

-

Envasado pela Idemitsu (Ipiranga)

-

*** Atualização

Lista dos óleos SN 5w30 teoricamente tops, que atendem à norma Ilsac GF5

AC Delco
Elaion F50 D1
Havoline®️ Sintético (cinza)

Ipiranga F1 Master Sintético
Mobil 1
Mobil Super Sintético D1

Petronas Syntium 3000 XS
Selenia Kpower
Shell Helix Ultra c/ PurePlus
Valvoline Synpower

Última edição por icefly25 em Qui Abr 12, 2018 10:49 am, editado 12 vez(es)
icefly25

Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas

Mensagem por WilsonM em Qua Out 14, 2015 12:06 pm

WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.net.br

Mensagem por nakay em Sab Dez 19, 2015 12:12 am

Tabela/gráfico bem esclarecedor....GF-5 melhor em tudo
nakay

Mensagem por icefly25 em Seg Fev 08, 2016 11:42 pm

nakay escreveu:Tabela/gráfico bem esclarecedor....GF-5 melhor em tudo

Verdade.
As mais importante melhorias pra mim: melhora no consumo (pequena mas tem) melhor proteção no desgaste, suja menos, e lidar melhor com o etanol presente na gasolina, e com a água presente na composição do etanol.

Nesse link explica tudo http://pceo.com/key-specs/gf-5/performance

E pra constar: cotei de novo o SN 5w30, GF5 na css, e voltou a ser R$ 29 em fevereiro/2015; os preços oscilam demais Suspect
icefly25

Mensagem por pimenta59 em Qui Mar 24, 2016 2:19 pm

Pessoal, vou fazer a próxima "revisão" do March em breve. Como já está fora da garantia (4 anos), obviamente, vou fazer fora da CSS.
Minha dúvida é à respeito do ÓLEO:

No manual do meu March 12/13, diz para usar o 10W-40 API SM. No entanto, meses após comprar o carro a NISSAN passou a usar 10W-40 API SN. Após lançar o March Nacional, ela manda usar o 5W-30 no manual deles, e as CSS estão metendo 5W-30 em todos os NISSAN, porém, na minha CSS ainda colocam o 10W-40 API SN nos Marchs, Versas e Sentras modelos até 2014.

Pergunta: Boto um 10W-40, 5W-30 ou 5W-40?

Acho o 5W-30 fino demais, já que moro no glorioso estado de pernambuco que é quente para cacete o ano todo e gosto de RPMs elevadas, mas o 10W-40 é quase impossível de achar 100% sintético e o único API SN que vi até hoje foi o da Shell que a própria NISSAN usa. Por isso estou pendendo para o 5W-40.

Gostaria de saber a opinião de vocês.

Valeu!
pimenta59

Mensagem por icefly25 em Qui Mar 24, 2016 9:19 pm

Eu não usaria 5w40, tá fora do especificado no manual da Nissan Brasil; se vc pegar os manuais da Nissan Mexico, até consta previsão pra uso do 5w40, mas para o HR16DE flex, usado no Brasil, a preferência é pelo 5w30.

Óleo 10w40: que seja sintético só vai encontrar um, o da Ipiranga que é SM; se ele fosse SN seria o top dos 10w40, aliaria a API SN, mais alta hoje em dia, e o tipo sintético, que é superior ao semi sintético.
Mas a maioria no mercado atualmente é SN 10w40, semi sintético; tem várias marcas: Shell, Valvoline, Elf, Havoline, Lubrax, etc.

Questão de temperatura: se reparar no manual, os dois graus, 5w30 ou 10w40 tem o mesmo limite de temperatura externo.

SN 5w30 X SN 10w40: ambos estão previstos no manual, sendo que agora a Nissan recomenda o SN 5w30, GF5, já tive os 2 no meu 1.6, mas com o 5w30 achei o motor ligeiramente menos ruidoso que com o 10w40.

Não pretendo ser o dono da verdade, mas na teoria acho os 5w30 superiores porquê:
- tem disponibilidade de ser sintético (cuidado que  também existe semi sintético)
- alguns atendem a norma ILSAC GF5 que promete tratar melhor o motor quando o óleo entrar em contato com etanol e com água, pois se sabe ter 27,5% de etanol anidro na composição da gasolina e o etanol vendido nos postos é do tipo hidratado (com água na composição).

Última edição por icefly25 em Qua Jan 11, 2017 10:43 pm, editado 1 vez(es)
icefly25

Mensagem por leofvidal em Sex Mar 25, 2016 1:51 am

No site da Nissan aparece uma nota dizendo que se o cliente preferir usar o novo 5W30 a css deverá cobrar a diferença por cada litro na revisão.
Hoje fiz a revisão de 20mil (2 anos) e perguntei se o óleo seria o 5W30 ou ainda o 10W40. A resposta foi que desde o meio do ano passado não usam mais o 10W40.
leofvidal

Mensagem por pimenta59 em Sex Mar 25, 2016 2:43 am

Olhei comentários lá com a turma do Sentra...desanimei, acho que vai 10W-40 mesmo...
pimenta59

Mensagem por icefly25 em Sex Mar 25, 2016 6:05 am

leofvidal escreveu:No site da Nissan aparece uma nota dizendo que se o cliente preferir usar o novo 5W30 a css deverá cobrar a diferença por cada litro na revisão.

Hoje fiz a revisão de 20mil (2 anos) e perguntei se o óleo seria o 5W30 ou ainda o 10W40. A resposta foi que desde o meio do ano passado não usam mais o 10W40.

Essa nota já existe a uns 2-3 anos no site, surgiu quando as css começaram a oferecer o 5w30 junto com o 10W40, e aproveitaram pra diferenciar o preço dos óleos, mas agora tá defasada, afinal a maioria da rede só está usando 5w30.

pimenta59 escreveu:Olhei comentários lá com a turma do Sentra...desanimei, acho que vai 10W-40 mesmo...

Quais comentários?

Os de que motores 2.0 mais rodados ficaram mais barulhentos com o 5w30?

Última edição por icefly25 em Qua Jan 11, 2017 10:45 pm, editado 1 vez(es)
icefly25

Mensagem por pimenta59 em Sex Mar 25, 2016 6:06 pm

Esses mesmos. Priorizo proteção ao motor, se der barulho, vou ter jogado dinheiro fora.
pimenta59

Mensagem por icefly25 em Sex Mar 25, 2016 8:46 pm

Não é seu carro que tem menos de 25 mil km?
Isso é baixa quilometragem, quem reclamou no Sentra tava com quase 100 mil km.

Se quer mais proteção, é justamente isso o que a norma GF5 dos SN 5w30 teoricamente oferece a mais que a anterior GF4 dos SN 10w40. Mas sempre é bom verificar se a GF5 tá presente na etiqueta, pois não são todos os óleos que atendem a norma.

Eu faria a tentativa: se ficar bom, permanece no 5w30, mas se achar que ficou barulhento volta pro 10w40; quem teve essa experiência com o Sentra lá no tópico, fez exatamente isso, acho que foi o PauloEduardo.

Ano passado usei o SN 5w30 da Valvoline, e se deu bem com meu 1.6 na época com 32 mil km, deu pra perceber menos barulho de tucho na 1ª partida; já fiz uma 2ª troca e dessa vez pelo 5w30 vendido na css da Nissan.
icefly25

Mensagem por MRB em Dom Mar 27, 2016 9:01 pm

MRB

Mensagem por pimenta59 em Seg Mar 28, 2016 4:02 am

Interessante. Mas eu não entendi direito, usei o translate de Russo para Ingles, o que eles fizeram foi ferver esses óleos todos?
Se sim, qual conclusão, chegaram?
pimenta59

Mensagem por icefly25 em Seg Mar 28, 2016 9:25 am

Legal o link.
Pelo que entendi aqueceram os óleos a uma temperatura muita elevada, só não entendi qual; e mandaram ficar de ólho nas amostras que sujaram menos o vidro; no visual os óleos que sujaram menos e acho que existem no Brasil foram:

Valvoline SynPower SAE 5W30
Castrol Edge SAE 5W30 USA
Castrol Magnatec A3/B4 SAE 10W40
Total Quartz 7000 SAE 10W40
Castrol Magnatec A3/B3 SAE 10W40

Tem também esse teste aqui http://goo.gl/3yvOeQ onde o Valvoline Durablend 10w40 se dá bem.
icefly25

Mensagem por PauloEduardo em Seg Mar 28, 2016 9:42 am

icefly25 escreveu:Não é seu carro que tem menos de 25 mil km?
Isso é baixa quilometragem, quem reclamou no Sentra tava com quase 100 mil km.

Se quer mais proteção, é justamente isso o que a norma GF5 dos SN 5w30 teoricamente oferece a mais que a anterior GF4 dos SN 10w40. Mas sempre é bom verificar se a GF5 tá presente na etiqueta, pois não são todos os óleos que atendem a norma.

Eu faria a tentativa: se ficar bom, permanece no 5w30, mas se achar que ficou barulhento volta pro 10w40; quem teve essa experiência com o Sentra lá no tópico, fez exatamente isso, acho que foi o PauloEduardo.

Ano passado usei o SN 5w30 da Valvoline, e se deu bem com meu 1.6 na época com 32 mil km, deu pra perceber menos barulho de tucho na 1ª partida; já fiz uma 2ª troca e dessa vez pelo 5w30 vendido na css da Nissan.

Na época usei o 5w30 da Lubrax, que não é lá dos melhores. Não descartei totalmente o 5w30. Ainda tenho esperanças em me acertar com um bom. Se conseguir achar o tão badalado Valvoline vou experimentar.

Notou alguma diferença entre o 5w30 da Shell e o da Valvoline?
PauloEduardo
Admin

Mensagem por icefly25 em Seg Mar 28, 2016 10:46 am

Sinceramente Paulo não prestei atenção a isso, a troca de Valvoline 5w30 pro Nissan (Shell) 5w30 foi começo desse ano num periodo meio brabo pra mim, muito trabalho e com problemas de saude, ai deixei meio de lado a atenção pra carro.

Mas ano passado, de 10w40 usado pela Nissan nas revisões pra Valvoline 5w30 achei que teve um ligeira melhora no nivel de ruido da 1ª partida, no antigo espaço até postei sobre isso; no consumo não notei diferença até porque foi justamente no periodo que aumentaram para 27% de etanol e isso pode ter afetado.
Se achar as fotos da época, volto a descrever como foi.

Vc é da turma que não gosta de Lubrax Laughing
Toda vez que olho ele barato no Makro, dá vontade de pegar, ai lembro aqui do Clube.
icefly25

Mensagem por PauloEduardo em Seg Mar 28, 2016 2:41 pm

Não gosto de Lubrax e nem de Castrol. E por experiência própria. O Castrol parece ser um pouco melhor (ou menos pior). Mas o Lubrax pode estar barato o quanto for não pegue!
PauloEduardo
Admin

Mensagem por nakay em Seg Mar 28, 2016 7:30 pm

É pra ficar preocupado com os óleos (Shell) usados pela Nissan?
Neste teste, notei que a maioria do semi-sintéticos ou base sintética se saíram melhores que os (full) sintéticos. Foi bom saber que  o Total 7000, que uso no meu outro carro (desde 2006) saiu-se bem.
nakay

Mensagem por icefly25 em Seg Mar 28, 2016 8:41 pm

nakay escreveu:
É pra ficar preocupado com os óleos (Shell) usados pela Nissan?
Neste teste, notei que a maioria do semi-sintéticos ou base sintética se saíram melhores que os (full) sintéticos. Foi bom saber que  o Total 7000, que uso no meu outro carro (desde 2006) saiu-se bem.

Não precisa ficar preocupado, os testes forma feitos a 400º C; óleo nenhum chega a esse temp dentro de um motor.

È aquela coisa: os que se apresentaram com muita borra queimada a 400ºC não foram tão bem quanto outros, mas cumprem o que prometem dentro do carter do motor a bem menos de 200ºC.
icefly25

Mensagem por Andre Soares em Sex Abr 01, 2016 12:27 am

Boa noite,

sou novo aqui no fórum e vi vocês falando mal do Lubrax 5w30, assim que adquiri o carro, tava fazendo um barulhinho estranho (provavelmente tuchos) e vi que tava com 47k rodados, todas as revisões foram feitas na CSS daqui, só que a última com 40k e tenho certeza que não trocaram o óleo depois disso. Enfim coloquei o Valora 5w30 e sumiu o barulho, qual o problema com o Lubrax? Sempre usei em meus antigos carros (Honda Fit e Fiat Brava) e nunca tive nenhuma dor de cabeça mas estou preocupado hehe, algum problema com o March usando esse óleo?

Andre Soares

Mensagem por fesimplicio em Qua Abr 06, 2016 8:53 pm

OBSERVEM MINHA SITUAÇÃO

Eu comprei um MARCH 13/14 okm...ele saiu de fábrica com 10w40 fiz a revisão dos 10mil e novamente foi 10w40 fui fazer a terceira com 20 mil colocaram o novo 5w30. Desde que saiu da concessionária meu carro faz barulho de comando de válvula quando segura a rotação dele em 2mil rpm. Levei na nissan o mecânico se isentou e falou que o barulho era normal porque meu carro ja era usado (pasmem 23 mil km) mandei ele ligar um novo com 5w30 o barulho não apareceu. Moral da história cade a garantia de motor e cambio, não querem nem olhar o carro com calma. pós venda de merda. Vou esperar a revisão dos 30 mil e só tiro o carro se não tiver barulho.
É o carro mais econômico e um dos mais fortes que já tive. (anteriores tucson 2.0, astra gsi 2.0 16v, astra adv 2.0, ranger xl 4.0) mas to me decepcionando com coisinhas inclusive o amortecedor traseiro que estourou com 8 mil km e não deram garantia também. Um absurdo porque nem buraco direito eu pego.

fesimplicio

Mensagem por andre fachini em Qua Abr 06, 2016 9:07 pm

Andre Soares escreveu:Boa noite,

sou novo aqui no fórum e vi vocês falando mal do Lubrax 5w30, assim que adquiri o carro, tava fazendo um barulhinho estranho (provavelmente tuchos) e vi que tava com 47k rodados, todas as revisões foram feitas na CSS daqui, só que a última com 40k e tenho certeza que não trocaram o óleo depois disso. Enfim coloquei o Valora 5w30 e sumiu o barulho, qual o problema com o Lubrax? Sempre usei em meus antigos carros (Honda Fit e Fiat Brava) e nunca tive nenhuma dor de cabeça mas estou preocupado hehe, algum problema com o March usando esse óleo?

E que nos Sentras pelo menos, não estão se dando muito bem, batendo tucho(ou coisas do tipo) motor barulhento, aumento de consumo..etc..talvez no March se deu bem.
andre fachini

Mensagem por andre fachini em Qua Abr 06, 2016 9:10 pm

fesimplicio escreveu:OBSERVEM MINHA SITUAÇÃO

Eu comprei um MARCH 13/14 okm...ele saiu de fábrica com 10w40 fiz a revisão dos 10mil e novamente foi 10w40 fui fazer a terceira com 20 mil colocaram o novo 5w30. Desde que saiu da concessionária meu carro faz barulho de comando de válvula quando segura a rotação dele em 2mil rpm. Levei na nissan o mecânico se isentou e falou que o barulho era normal porque meu carro ja era usado (pasmem 23 mil km) mandei ele ligar um novo com 5w30 o barulho não apareceu. Moral da história cade a garantia de motor e cambio, não querem nem olhar o carro com calma. pós venda de merda. Vou esperar a revisão dos 30 mil e só tiro o carro se não tiver barulho.
É o carro mais econômico e um dos mais fortes que já tive. (anteriores tucson 2.0, astra gsi 2.0 16v, astra adv 2.0, ranger xl 4.0) mas to me decepcionando com coisinhas inclusive o amortecedor traseiro que estourou com 8 mil km e não deram garantia também. Um absurdo porque nem buraco direito eu pego.

Cara, como não te deram garantia de um amortecedor com 8.000 km só? Qual CCS é? Tem que fazer uma reclamação , pois não existe isso...sei que alguns usuarios de CCS tiveram problemas com amortecedores de Sentra que após os 20.000 não queriam dar na garantia...mais ai já é um absurdo...Qto ao oleo, tem carro, não sei o porque que usou o 10w40 e qdo foi para o 5w30 ficou batendo mesmo, ai voltaram para o 10w40...
andre fachini

Mensagem por pimenta59 em Qua Abr 06, 2016 9:30 pm

Meu medo do 5W-30 se fortalece...
pimenta59

Mensagem por PauloEduardo em Qua Abr 06, 2016 9:32 pm

Acho 23k pouco para o motor se acomodar com o 10w40 a ponto de rejeitar o 5w30. Há de se verificar também qual a marca do óleo colocado. Mesmo na css podem ter colocado de outra marca senão o original Nissan.

Se o motor realmente rejeitar o 5w30 você vai ter que usar o 10w40 para o resto da vida do carro. Não é o mundo ideal mas também não é necessariamente ruim.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 9 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Permissão deste fórum: