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Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Dom Jul 31, 2016 6:37 pm

Como a minha preferência era pelo etanol (pela "economia" e potência extra) sempre tive problemas com "tanquinhos" de gasolina de partida à frio. Com o meu primeiro carro Flex (2006) desisti do "tanquinho" e comecei a misturar a gasolina direto no tanque. Comecei no primeiro inverno e como senti "suavidade" na condução, em relação ao E100, o uso passou a ser contínuo...já ouvi muitos relatos negativos dessa mistura, mas sem nenhuma explicação técnica. Ora, se nossa gasolina (E27) já é um "blend", os Flexs tem proteção extra contra corrosão, a central eletrônica faz as correções da injeção para qualquer mistura,... qual o motivo em (não) usar outras proporções que podem trazer benefícios?

O questionamento que li foi o seguinte:
"Para cada combustível há uma taxa de compressão ideal. Mas, para admitir ambos os combustíveis, os carros flex usam taxa de compressão intermediária – não ideal, nem para gasolina, nem para etanol. Qual será então a proporção ideal de mistura para otimizar o poder de explosão – e portanto rendimento, eficiência e economia?"

Alguns artigos que tratam detalhes dessa questão: mistura ideal x taxa de compressão. Tirei algumas conclusões e coloco para discussões:

..."Uma das consequências da adição do etanol é a elevação da octanagem.  Alguns estudos desenvolvidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, mostram que a cada 1% de volume de etanol adicionado a gasolina eleva o número de octanas em 0,29. Isto significa que, com a atual porcentagem (27%) de etanol adicionado à gasolina, e considerando uma gasolina de 87 octanas, temos uma mistura de aproximadamente 95 octanas"...

A tabela abaixo resume a relação das razões (taxas) de compressão mínima e máxima para um determinado número de octanas (RON), bem como a mistura etanol+gasolina (E_ ) equivalente :

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Comb_m10

O motor HR16 com taxa de compressão 10,7:1 , teria (conforme a tabela) uma melhor eficiência, desempenho e consequente economia com misturas  E40 a E50, assim como para o motor HR10 (11,2:1).  
Para o motor D4D (10:1) isso acontece com misturas de E30 a E40.

Fiz algumas contas para o tanque de 41 litros do March HR16:
- para se obter uma mistura E50, teremos que abastecer o tanque com 28 litros (68%) da nossa gasool (27% de  etanol anidro) e 13 litros (32%) de etanol (hidratado).
- para um "blend" E40, a proporção é de 33,7 litros (82%) de gasool para 7,3 litros (18%) de etanol.

outras considerações:

..."Uma vantagem da adição do etanol é a elevação do calor de vaporização da mistura, pois o etanol precisa de mais calor para vaporizar (910 kJ/kg) quando comparado à gasolina (390 kJ/kg). Trocando em miúdos, quando o combustível é injetado no coletor de admissão, a massa de ar em contato com o líquido é resfriada pelo calor que o combustível rouba para se vaporizar. Quanto mais etanol houver na gasolina, mais fria a mistura que entra na câmara será. Menor temperatura significa maior densidade, e maior densidade significa mais mistura dentro da câmara. Que nos leva a maior potência.

A menor temperatura de admissão significa também menor temperatura em todos os outros tempos do ciclo. O que é benéfico para o motor, por este trabalhar com uma menor carga térmica e consequente menor desgaste.

E a lubrificação? O aumento da quantidade de etanol na gasolina, por incrível que pareça e ao contrário do que se pensa, eleva a viscosidade da mistura em 0,006 mm2/s a cada 1% de etanol adicionado. A viscosidade é determinante para a dimensão das gotículas de combustível contidas no coletor de admissão. Com uma viscosidade muito alta as gotículas serão grandes e haverá dificuldade na vaporização. Já a viscosidade baixa demais acarreta problemas de lubrificação ao sistema de combustível, pois não haverá formação de filme lubrificante nas bombas, carburadores e bicos injetores.

Estudos também demonstraram que a adição de etanol reduz a emissão de CO e Nox, ao mesmo tempo em que eleva a emissão de CO2. O que significa que a combustão é mais completa – muita gente usou o truque de adicionar mais etanol à gasolina para aprovar o carro nos testes da Controlar. Além disso, por ser de origem vegetal as emissões totais de CO2 do Etanol é menor, pois considera-se a absorção do dióxido de carbono da atmosfera durante o crescimento da planta que servirá para a produção do etanol"...


efeitos colaterais:

"1. O etanol possui menor poder calorífico (23,62MJ/L) em relação à gasolina (34,84 MJ/L), uma diferença de 32% pra ser mais exato. O que significa que, para alcançar a mesma quantidade de energia liberada na combustão da gasolina, precisaremos injetar mais etanol. Observou-se que a cada 1% de etanol adicionado à gasolina o poder calorífico da mistura cai em 0,1069 MJ/L. Portanto, a mistura de combustível tem um saldo negativo que impacta diretamente no aumento consumo pelo motor, já que a cada pulso de injeção serão necessários mais combustível para atingirmos a potência anterior.

2. Por ser um composto oxigenado e higroscópico, o etanol é reativo com determinados metais. Essa reação causa a oxidação de metais e borrachas não tratadas para o contato com o etanol. A afinidade com a água faz com que o etanol forme um gel e haja a separação de fases entre a gasolina e o etanol quando o combustível fica em repouso por longos períodos. Este gel obstrui venturis, gicleurs, bicos de injeção, filtros e bombas. A gasolina que se separa tem octanagem mais baixa, que nos leva novamente ao risco de pré-detonação. Portanto caso seja necessário deixar o veículo parado por períodos longos (mais de 40 dias), o ideal é que o tanque e as linhas de combustível sejam drenadas. A maior porcentagem de etanol acaba acelerando sensivelmente estes processos e possíveis danos, especialmente em veículos mais antigos.
Os veículos flex, por razões óbvias (o projeto foi dimensionado para rodar com 100% de etanol, caso o dono prefira), não possuem razões para se preocupar."


fontes:
http://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/
https://www.researchgate.net/publication/301221098_A_blending_rule_for_octane_numbers_of_PRFs_and_TPRFs_with_ethanol
http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acs.est.5b01420?journalCode=esthag
http://www.flatout.com.br/taxa-de-compressao-qual-a-sua-importancia-para-os-motores/


Última edição por nakay em Ter Jul 04, 2017 11:26 pm, editado 2 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por MRB Dom Jul 31, 2016 8:54 pm

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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por pimenta59 Dom Jul 31, 2016 11:55 pm

Arretado, mostra o que eu já acreditava: botar só gasolina, já que certamente nos postos e distribuidores misturam bem mais álcool do que a proporção oficial de 27%.
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por Andre Soares Seg Ago 01, 2016 3:27 am

Testarei essa mistura de E50

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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Ter Ago 02, 2016 12:04 am

pimenta59 escreveu:Arretado, mostra o que eu já acreditava: botar só gasolina, já que certamente nos postos e distribuidores misturam bem mais álcool do que a proporção oficial de 27%.

Completei o tanque com gasolina (E25 em 2013), só uma vez, logo que comprei o march e desde então tenho usados misturas. Não uso um valor correto para a mistura...coloco uns 12 litros de gasolina (E27) e completo com etanol (20 a 25 litros). Normalmente abasteço quando o marcador está com 3 ou 2 "barrinhas"...isso corresponde a um combustível em torno da E75. Acompanhando o ajuste de combustível com o leitor OBD, o valor LTFT varia de 3 a 6 e o consumo médio 10,5 km/l...fiz alguns testes aumentado a concentração de gasolina e como não tive melhora significativa, voltava sempre pra essa mistura.    Vou começar a monitorar com a mistura (próxima) a E50...

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? E822_l10


Última edição por nakay em Qua Jul 19, 2017 9:00 pm, editado 1 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Ter Ago 02, 2016 12:08 am

Andre Soares escreveu:Testarei essa mistura de E50

Legal Andre...depois coloca suas considerações.
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por icefly Ter Ago 02, 2016 8:07 am

Já fui adepto das misturas, no meu caso caso colocava alguns litros de etanol num tanque cheio de gasolina; mas depois de ler que isso acelera a sujeira e desgaste nos bicos de injeção a médio e longo prazo, parei de usar.

E afinal de contas, a gasolina já é E27,5 com 27,5% de etanol o que é muito; agora ou uso gasolina ou etanol (esse raramente uso por causa do alto preço por aqui).


Última edição por icefly25 em Qua Ago 03, 2016 9:58 pm, editado 1 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por Andre Soares Qua Ago 03, 2016 7:15 pm

Aqui em Fortaleza é um absurdo o preço dos combustíveis, R$ 3,95 a gasolina e R$ 3,20 o etanol em média, achei um posto que tava vendendo o etanol por R$ 2,99 ai foi dois tanques de etanol hehe

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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Qui Ago 04, 2016 12:04 am

A princípio, o objetivo principal seria a comprovação prática dos estudos/artigos da utilização do etanol (independente de preços e preferências) como "booster de octanagem".
A mistura E40 a E50 seria (realmente) o ideal para melhor combustão do march e consequentemente melhor eficiência e rendimento?
Esses valores/proporções se mantém mesmo que a mistura seja gasolina+etanol anidro+etanol hidratado?

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Robert10


Última edição por nakay em Qua Jul 19, 2017 9:40 pm, editado 1 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Qui Set 08, 2016 12:12 am

Aproveitando o monitoramento da "mistura ideal" de combustível, segue um gráfico do tempo(s) de aprendizado da injeção, após reabastecimento com um combustível/mistura diferente da anterior. Lembro que é uma pequena análise de um registro (sem um padrão pré definido), como acontece com a maioria dos motoristas que abastecem o veículo e saem trafegando. Daí, os valores podem ser diferentes para cada padrão de condução, trânsito, temperatura do motor etc.

-segundo o manual nissan:
Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Combus10

-monitoramento no torque pro/realtime charts:
Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Ex4_e610

-vejam que no primeiro intervalo de tempo ( 4'30" ), a injeção trabalha com os ajustes pré reabastecimento (com o combustível remanescente do circuito).

-Se o carro for desligado no fim do primeiro intervalo ou início do segundo intervalo (1'57"= 21"+22"+1'14"), isto é, na iminência ou início do reconhecimento do novo combustível-mistura (faixa vermelha da seta), provavelmente, terá dificuldade com a partida no dia seguinte. Daí a necessidade em "rodar" com o carro após uma mudança de combustível (principalmente se for mais radical: de gasolina para etanol ou vice versa), até o ajuste/reconhecimento "completo" da injeção com a nova mistura. A Nissan recomenda rodar mais de 5Km . Pelo gráfico (Realtime Charts), em TEMPOS superiores a 6 minutos já temos um ajuste, com estabilização (plena) acima de 20 minutos.


Última edição por nakay em Qua Jul 19, 2017 10:50 pm, editado 2 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por Andre Soares Seg Set 12, 2016 7:35 am

Primeira tankada de tentativa de E50 que na verdade foi E42, errei as contas, porque achei que tinha menos gasolina no tanque, enfim vamos lá:

Dia 06/09/16
Gasolina aditivada E27
abastecida: 28 litros (7,6 litros de etanol)
remanescente no tanque: 4,4 litros ( 1,2 litros de etanol)
preço: R$ 3,99 por litro
Etanol E100
abastecido: 8,6 litros (até completar)
preço: R$ 3,09 por litro

A mistura ficou 23,6 litros de gasolina aditivada e 17,4 litros de etanol, o que da mais ou menos um E42. Fiz as contas e o preço do litro dessa mistura saiu por R$ 3,80 por litro.

Explicado como foi abastecido vamos ao consumo e vou comparar com situação parecida, onde usei E100 e o E27 com trajetos e situações de trânsito equivalentes:

Situação: Trânsito moderado com poucos quilometros de congestionamento tanto na cidade como na estrada (estrada aos domingos voltando da praia) terrenos bem planos, sem serras. Passando marchas as 2500 rpm e reduzindo a 1000 rpm, sem passar de 3000 rpm de quinta o que dá uns 100km/h de velocidade máxima.
40% estrada
60% cidade
E42
Km rodados: 264 km
Total de combustível abastecido: 23,5 litros
Consumo PC de bordo: 11,8 km/l
Consumo real: 11,2 km/l
Valor por km rodado: 0,34 R$/Km

E100
Km rodados: 321 km
Total de combustível abastecido: 35,3 litros
Consumo Pc de bordo: 9,1 km/l
Consumo real: 9,1 km/l
Valor por km rodado: 0,34 R$/km

E27
Km rodados: 449 km
Total de combustível abastecido: 39,7 litros
Consumo PC de bordo: 11,8 km/l
Consumo real: 11,3 km/l
Valor por km rodado: 0,35 R$/km

Com relação ao desempenho do carro, achei que ficou melhor quando abastecido com E100 mas não mudou muita coisa.

Depois vou testar o E50 bem direitinho.

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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por icefly Seg Set 12, 2016 8:21 am

Com E100, a octanagem é a maior possível; dando mais desempenho.

É aquela coisa:

+ etanol = consumo pio, melhor desempenho
+ gasolina = consumo melhor, queda no desempenho
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por leofvidal Seg Set 12, 2016 12:54 pm

Andre Soares escreveu:
E42
Km rodados: 264 km
Total de combustível abastecido: 23,5 litros
Consumo PC de bordo: 11,8 km/l
Consumo real: 11,2 km/l
Valor por km rodado: 0,34 R$/Km

E100
Km rodados: 321 km
Total de combustível abastecido: 35,3 litros
Consumo Pc de bordo: 9,1 km/l
Consumo real: 9,1 km/l
Valor por km rodado: 0,34 R$/km

E27
Km rodados: 449 km
Total de combustível abastecido: 39,7 litros
Consumo PC de bordo: 11,8 km/l
Consumo real: 11,3 km/l
Valor por km rodado: 0,35 R$/km

Gostei do teste. Aqui em Fortaleza o álcool ainda pode se igualar ao preço da gasolina pra quem pega estrada.
O seu consumo com o E27 bateu com minha média urbana. Está idêntico!
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por Andre Soares Seg Set 12, 2016 11:11 pm

leofvidal escreveu:


Gostei do teste. Aqui em Fortaleza o álcool ainda pode se igualar ao preço da gasolina pra quem pega estrada.
O seu consumo com o E27 bateu com minha média urbana. Está idêntico!

Valeu Leofvidal, o álcool é mais interessante quando você olha pro valor do km rodado e o desempenho, além da questão ambiental mas tenho medo por conta do barulho que o motor fez

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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Ter Set 13, 2016 10:44 pm

Andre Soares,  vi que o consumo E42 e E27 foram semelhantes...

Monitorei algumas misturas:  E38, E48, E66, E72, E82 no torque pro. O problema é que está faltando conhecimento técnico (tanto das medidas da tomada OBD e da combustão) e de outros parâmetros não lidos pelo (mini) scanner ou não fornecidos pelo aplicativo.

Mesmo monitorando (aproximadamente) 6000segundos (1 medida/segundo) do meu percurso ida/volta referentes ao consumo, velocidade média, o ajuste da injeção, média de CO2...infelizmente, mesmo que tivesse outras leituras (outros gases da combustão), será difícil concluir sobre eficiência-desempenho sem testes padronizados.
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por Andre Soares Ter Set 13, 2016 11:49 pm

Concordo, bem complicado obter números muito precisos mas, para mim, ficou claro que tanto faz Laughing Laughing Laughing Laughing Brincando, o etanol se mostrou mais interessante pro meu caso mas as questões de barulho e manutenção ainda me assustam ao usar o álcool, enfim.

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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Ter Nov 08, 2016 12:30 am

Mistura de combustível: monitoramento de alguns parâmetros utilizando leitor OBDII (Vgate icar2) com o app Torque Pro+plugins ( "Nissan advanced Ex" , "Realtime Charts").

1. Mistura E46,7 (46,7% de etanol + 53,3% de gasolina)

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Ex14_e10

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Ex14a_10


Última edição por nakay em Qua Jul 19, 2017 10:57 pm, editado 1 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por WilsonM Ter Nov 08, 2016 5:10 pm

nakay, não entendi quase nada Razz Razz Embarassed Embarassed Embarassed

pode explicar um pouquinho mais?
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por andre fachini Ter Nov 08, 2016 5:31 pm

Eu nem pedi pq não entendo nada disso ai..parece até o Marcelo me explicando dados tecnicos, entendo..quase nada....kkkkk
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Ter Nov 08, 2016 6:38 pm

WilsonM escreveu:nakay, não entendi quase nada Razz Razz Embarassed Embarassed Embarassed
pode explicar um pouquinho mais?

kkk...na verdade é um teste prático que estou tentando demonstrar: Qual a mistura ideal de combustível (% de etanol+ % de gasolina) para carros flex vs. taxa de compressão. No caso do march HR16DE estou testando várias proporções de mistura  e comprovar (ou não) se a mistura ideal é entre E40 a E50. Ontem à noite fiquei com sono e não postei outros testes para o comparativo, hehe

Já testei várias misturas, mas foi inconclusivo devido ao não ajuste do 'torque pro" referente ao consumo e ao não entendimento do cálculo do nível de CO2...Consegui fazer os ajustes e esses valores do post são mais próximos do real.

Os gráficos são ilustrações de alguns prints do meu percurso de ida ao trabalho. Na tabela valores (ida e volta) de consumo médio, distância percorrida, tempos, média de CO2, velocidade média, LTFT...
Estou considerando para os testes só o percurso de ida, onde consigo um padrão melhor (em azul) para uma análise relativa, dos valores, nas diferentes misturas

O ideal seria um percurso padrão com velocidade uniforme, combustível padronizado (proporção correta de etanol anidro), medida correta dos gases da combustão, teste no dinamômetro...Não entendo porque ainda não fizeram isso -só vejo testes com a gasool (E27) ou só etanol (E100).


Última edição por nakay em Qui Nov 10, 2016 12:14 am, editado 1 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Qua Nov 09, 2016 11:48 pm

2. Mistura E30,8 (30,8% de etanol + 69,2% de gasolina):

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Ex15_e10

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Ex15a_10

3. Mistura E27,7 (27,7% de etanol + 72,3% de gasolina):

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Ex16_e10

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Ex16a_10


Última edição por nakay em Qua Jul 19, 2017 11:05 pm, editado 1 vez(es)
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Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Empty Re: Combustível : E100, E27 ou Misturas ?

Mensagem por nakay Dom Jan 22, 2017 3:04 pm

Resumo de (alguns) registros com diferentes misturas  -cada registro (mistura) da tabela corresponde a uma média de 6 a 8 registros de um "percurso padrão" (urbano) de aproximadamente 19 Km, obtidos (como mostrado em "posts" anteriores) utilizando um mini leitor (Vgate) acoplado à tomada OBDII  e o aplicativo "Torque Pro" + plugins: "Advanced Ex for Nissan (NADV)" e "Realtime Charts":

Combustível : E100, E27 ou Misturas ? Comb_m11

Como já disse, não foi possível concluir (o propósito do tópico) que as misturas entre E40 a E50 são as mais eficientes, isto é, onde há um equilíbrio entre  menor consumo e  maior desempenho com "menores" emissões.
De qualquer modo, a tabela serve para demonstrar alguns valores (aproximados) dos parâmetros de ajuste da injeção (LTFT) das diferentes misturas e que a nossa gasolina E27 não é, necessariamente, a mistura de menor consumo para os Nissans com taxa de compressão entre 10,5:1 a 11,5:1.
Lembrando, ainda, que o consumo final calculado no reabastecimento poderá ser próximo ao da média parcial do "percurso padrão" desde que mantidas a velocidade média, o padrão de condução e o relevo do percurso total.


Última edição por nakay em Qua Jul 19, 2017 11:07 pm, editado 3 vez(es)
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Mensagem por leonardo lucas Seg Jan 23, 2017 1:12 am

Que pena não ter conseguido confirmar o melhor custo benefício,de qualquer forma,parece-me um estudo bastante aprofundado em relação ao tema,apesar de não levar em consideração o etanol aditivado (shell),minimizando o efeito colateral citado na matéria...vc sabe de que ano é esse estudo?? talvez há época,seguer tinha esse tipo de etanol...por fim.muito boa/excelente,matéria postada!!

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Mensagem por pimenta59 Seg Jan 23, 2017 3:38 am

Pera aê, deixa eu ver se eu entendi direito.

Teu consumo foi igual usando 86,5% de Álcool ou o 27,7% de Álcool, exatamente a mesma proporção da nossa Gasool?
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Mensagem por WilsonM Seg Jan 23, 2017 11:47 am

mas a E51,7 cm 215 g/km de CO2 me parece muito bom, a melhor opção.
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