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[Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
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Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Bom eu rodo mais de 15000 km por ano, agora se ele durar 40 anos vai ter durado mais que eu...
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Ainda sobre meu caso, gostaria de dar mais algumas informações que acho relevante:
1. O barulho começou quando coloquei etanol;
2. Estou usando o Valora 5W30 a uns 1500 km;
3. O antigo dono não sabe qual o óleo foi colocado;
4. Não foi realizada a revisão dos 40.000km.
Será que colocando militec no óleo acaba com o barulho?
1. O barulho começou quando coloquei etanol;
2. Estou usando o Valora 5W30 a uns 1500 km;
3. O antigo dono não sabe qual o óleo foi colocado;
4. Não foi realizada a revisão dos 40.000km.
Será que colocando militec no óleo acaba com o barulho?
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Estou dando pitaco só de curioso, porque, no seu caso, eu também estaria sem saber o que fazer...
Mas enfim, EU, provavelmente antes de mais nada colocaria Gasolina, só para testar, e como o carro rodou mais de 10.000KM com óleo desconhecido, eu me preocuparia com a possibilidade de ter começado a dar borra no motor.
Se quiser testar o Militec, testa. Usei no meu e não senti diferença alguma, porém o meu sempre foi trocado o óleo no prazo, e com certeza não tinha borra.
Na próxima troca, usa o óleo 10W-40 que recomendavam no manual da época, para ver se melhora.
Mas enfim, EU, provavelmente antes de mais nada colocaria Gasolina, só para testar, e como o carro rodou mais de 10.000KM com óleo desconhecido, eu me preocuparia com a possibilidade de ter começado a dar borra no motor.
Se quiser testar o Militec, testa. Usei no meu e não senti diferença alguma, porém o meu sempre foi trocado o óleo no prazo, e com certeza não tinha borra.
Na próxima troca, usa o óleo 10W-40 que recomendavam no manual da época, para ver se melhora.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Pois é pimenta, farei isso. A borra não sei, pois o óleo não tava tão detonado quando eu o troquei, por isso fui na tese que o óleo teria sido trocado fora da revisão após os 30.000 km. Saberia me dizer se o HR16DE usa tucho mecânico?
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Não, é hidráulico.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Andre Soares escreveu:Ainda sobre meu caso, gostaria de dar mais algumas informações que acho relevante:
1. O barulho começou quando coloquei etanol;
2. Estou usando o Valora 5W30 a uns 1500 km;
3. O antigo dono não sabe qual o óleo foi colocado;
4. Não foi realizada a revisão dos 40.000km.
Será que colocando militec no óleo acaba com o barulho?
1. Com etanol, o motor fica mais áspero, mais ruidoso; se voltar pra gasolina, vc vai notar que ele fica mais sereno
2. No motor 2.0 do Sentra teve relatos desse óleo Lubrax aumentar o barulho (tuchos talvez)
3 e 4. que ex dono desleixado esse!
Eu já ouvi falar que reduzir o tempo de troca nas próximas manutenções e com óleo de maior carga de aditivos, pode ajudar o motor a a se livrar da craca que pode ter criado nas trocas atrasadas anteriores; eu nunca passei por esse tipo de ocorrência, não posso afirmar com certeza isso ocorre.
No seu caso, eu tentaria reduzir o intervalo de troca, para 5 mil km ou 6 meses, com óleo classificado como SN e ainda com 5w30. E também usaria gasolina pra notar como fica o barulho em relação ao etanol.
Na verdade outra opção seria flush, sim o polêmico flush.
Só um detalhe me preocuparia, saber se o carter é pintado por dentro; já vi video de flush em motor atacado de borra e o carter era pintado (não lembro que marca era): o flush arrancou a tinta podia ter entupido pescador e galerias.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
icefly25 escreveu:
1. Com etanol, o motor fica mais áspero, mais ruidoso; se voltar pra gasolina, vc vai notar que ele fica mais sereno
2. No motor 2.0 do Sentra teve relatos desse óleo Lubrax aumentar o barulho (tuchos talvez)
3 e 4. que ex dono desleixado esse!
Eu já ouvi falar que reduzir o tempo de troca nas próximas manutenções e com óleo de maior carga de aditivos, pode ajudar o motor a a se livrar da craca que pode ter criado nas trocas atrasadas anteriores; eu nunca passei por esse tipo de ocorrência, não posso afirmar com certeza isso ocorre.
No seu caso, eu tentaria reduzir o intervalo de troca, para 5 mil km ou 6 meses, com óleo classificado como SN e ainda com 5w30. E também usaria gasolina pra notar como fica o barulho em relação ao etanol.
Na verdade outra opção seria flush, sim o polêmico flush.
Só um detalhe me preocuparia, saber se o carter é pintado por dentro; já vi video de flush em motor atacado de borra e o carter era pintado (não lembro que marca era): o flush arrancou a tinta podia ter entupido pescador e galerias.
Ok levarei na oficina assim que puder, já vou abastecer com gasolina e já ia trocar com os 5.000km mesmo.
Agora o flush seria o entupimento da entrada do óleo pro motor?
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Flush é um método de limpeza, com produto que é colocado dentro do moto junto com óleo; essa mistura dissolve verniz e borra.
É polêmico porque se estiver muito atacado de borra, pode dissolver muita borra, entupir pescador e galeria e fundir motor por falta de óleo circulando; nesse caso de muita borra deve ser feito por profissional (mecânico ou oficina que saiba fazer); não sei se criou borra em uma troca atrasada em 17 mil km como seu caso.
Leva numa oficina pra avaliarem como está seu motor, dá pra ter uma noção pela tampa por onde entra o óleo.
É polêmico porque se estiver muito atacado de borra, pode dissolver muita borra, entupir pescador e galeria e fundir motor por falta de óleo circulando; nesse caso de muita borra deve ser feito por profissional (mecânico ou oficina que saiba fazer); não sei se criou borra em uma troca atrasada em 17 mil km como seu caso.
Leva numa oficina pra avaliarem como está seu motor, dá pra ter uma noção pela tampa por onde entra o óleo.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Ah sim, eu olhei a tampa do óleo quando comprei e tava bem "amarelinha" não achei ,na época, que teria borra no motor inclusive achei o óleo muito novo na troca do óleo para ter 17.000 km quando troquei, o cara é desleixado mas acho que nem tanto mas levarei no mecânico amanhã
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Andre Soares,
ouvi o seu motor...geralmente esse tipo de barulho acontece por falta de lubrificação, mas neste caso a luz (óleo) de advertência acenderia.
Daí, a princípio (para testar), trocaria o óleo novamente por uma marca e especificação recomendada pelos usuários do fórum.
Penso que nos motores à combustão, a formação de "borras" é inevitável e é diretamente proporcional à falta de manutenção, óleo/combustível de má qualidade...um amarelinho na tampa do óleo é até aceitável.
Também daria uma checada no defletor do escape, principalmente próximo do coletor...e na fixação do protetor de cárter (se tiver).
ouvi o seu motor...geralmente esse tipo de barulho acontece por falta de lubrificação, mas neste caso a luz (óleo) de advertência acenderia.
Daí, a princípio (para testar), trocaria o óleo novamente por uma marca e especificação recomendada pelos usuários do fórum.
Penso que nos motores à combustão, a formação de "borras" é inevitável e é diretamente proporcional à falta de manutenção, óleo/combustível de má qualidade...um amarelinho na tampa do óleo é até aceitável.
Também daria uma checada no defletor do escape, principalmente próximo do coletor...e na fixação do protetor de cárter (se tiver).
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Olha o torque no bujão do cárter: (chave soquete 14mm)
vídeo da troca de óleo num micra canadense...sem levantar o carro. E possível, mas tem que ser "magrinho" ou ter um braço muito longo...
comentários:
-segundo o manual do micra canadense motor HR16DE utiliza somente 3,5litros de óleo (com a troca do filtro) e 3,2L sem a troca...porque será essa diferença com os nossos (4,3litros, 4,1L)?
-na troca do filtro não foi feito o "enchimento" com óleo porque ele fica na horizontal...vi um vídeo do professor em que ele faz o enchimento e escorre o excesso antes da colocação (penso que esta é a forma correta). O torque do filtro é de 18 N-m (13ft-lbs, 1,8kgf-m)...normalmente fazem manualmente (ao sentir uma leve pressão, dar mais 2/3 de volta).
-no caso de não ter disponível o torquímetro para o aperto do bujão, fazer uma marcação alinhada no bujão e no cárter (antes da remoção) e no aperto, após "esmagar" a nova arruela, alinhar novamente a marcação.
vídeo da troca de óleo num micra canadense...sem levantar o carro. E possível, mas tem que ser "magrinho" ou ter um braço muito longo...
comentários:
-segundo o manual do micra canadense motor HR16DE utiliza somente 3,5litros de óleo (com a troca do filtro) e 3,2L sem a troca...porque será essa diferença com os nossos (4,3litros, 4,1L)?
-na troca do filtro não foi feito o "enchimento" com óleo porque ele fica na horizontal...vi um vídeo do professor em que ele faz o enchimento e escorre o excesso antes da colocação (penso que esta é a forma correta). O torque do filtro é de 18 N-m (13ft-lbs, 1,8kgf-m)...normalmente fazem manualmente (ao sentir uma leve pressão, dar mais 2/3 de volta).
-no caso de não ter disponível o torquímetro para o aperto do bujão, fazer uma marcação alinhada no bujão e no cárter (antes da remoção) e no aperto, após "esmagar" a nova arruela, alinhar novamente a marcação.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Quando faço a troca sempre dou uma untada de óleo na guarnição de borracha do filtro e também coloco um pouco de óleo dentro do filtro; mas é bem pouco porque como ele é montado na horizontal se encher mais vai derramar na montagem.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Se tiver o protetor de cárter instalado o negócio fica mais chato pra trocar sem levantar.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Pessoal, troquei o óleo do meu carro, coloquei o shell helix 5w30, mas só depois percebi que o mais correto seria o 5w30 ultra que atende o padrão GF-5, na próxima troca ficarei mais atento em relação a isso, por enquanto queria saber se alguém já utilizou o shell Helix 5w30 ou por ele n ser o ULTRA se foi um mau negócio o q eu fiz...
Emerson Almeida- Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2016
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Qual Helix? HX-6, HX-7, HX-8?
De qualquer forma, se é API SN, já é aceitável, apenas troque em 6 meses.
De qualquer forma, se é API SN, já é aceitável, apenas troque em 6 meses.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
SHELL HELIX HX8 5W-30,Atende o API SN e ACEA A3/B3/B4
Emerson Almeida- Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2016
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Então estais em casa. Nem precisa se preocupar com nada.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
5w30 GF4 ou Acea A3/B4 ou superior servia também.
Mas acho que GF5 seja o mais correto, mais top e atualmente recomendado pela Nissan.
Mas acho que GF5 seja o mais correto, mais top e atualmente recomendado pela Nissan.
ILSAC GF-5
Introduced in October 2010 for 2011 and older vehicles, designed to provide improved high temperature deposit protection for pistons and turbochargers, more stringent sludge control, improved fuel economy, enhanced emission control system compatibility, seal compatibility, and protection of engines operating on ethanol-containing fuels up to E85.
O que é ILSAC?
February 10, 2014
ILSAC é uma especificação para óleos lubrificantes aplicado em veículos de passageiros das montadoras Asiáticas assim como outras já mais conhecidas a Americana API ou a Europeia ACEA, sua sigla significa Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes (ILSAC), é formado por representantes das seguintes entidades: Aliança dos Fabricantes de Automóveis (AAM) e a Associação Japonesa dos Fabricantes de Automóveis (JAMA). O Comitê ILSAC/OIL também tem a presença de representantes do Instituto Americano de Petróleo (API) e do Conselho Americano de Química (ACC), este último representando a indústria de aditivos. Esta especificação ILSAC é sempre apresentada seguida das letras GF e acompanhadas de um número em ordem crescente que determina relação à qualidade.
O gráfico esboça a evolução da especificação ILSAC GF-4 para GF-5, sendo os mais expressivos quanto a economia de combustível (fuel economy), limpeza de pistão (piston cleanliness), proteção turbocompressor (turbocharger protection).
Última edição por icefly25 em Sáb Abr 08, 2017 3:27 pm, editado 1 vez(es)
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Beleza! Obrigado!
Emerson Almeida- Mensagens : 10
Data de inscrição : 19/04/2016
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
icefly25 escreveu:Andre Soares, tá um pouco maior que o meu quando estava com 15w50 mineral da primeira revisão.
Mas só por desencargo, com o motor ligado segura o duto de captação de ar e a caixa do filtro de ar; eles são fonte de ruído pois têm uma folga em ambos que as pessoas mais sensíveis a ruído conseguem perceber; são as 2 setas que apontei.
Essas duas peças estavam soltas realmente, faziam um barulho mas não parece ser delas não Ice.
Continuando a saga: Levei o carro em mecânico amigo meu (também sou mecânico mas industrial e ambiental hehe) ele falou que o barulho não parece ser algo grave não, confirmou que parece ser tucho mas que não teria tantos problemas, já que pelo clima quente daqui falicitaria um aumento rápido da temperatura do óleo e se o antigo dono tivesse usado um óleo mais viscoso. Testamos pressão do óleo e estava ok, então resolvi não abrir o motor em um primeiro momento, até porque to meio "quebrado" mas o curioso foi que, quando abasteci com gasolina, o barulho diminuiu bastante (gravo outro vídeo depois) mas mesmo assim estou pensando em adiantar a troca do óleo, por militec e abandonar o etanol.
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Com etanol o motor fica mesmo mais áspero, ligeiramente mais ruidoso; pela sua descrição e opinião da oficina, pode ser o barulho normal de tucho + o uso de etanol; e se testaram pressão do óleo, pelo menos parece ok por 2 fatores, o teste em si e a qualidade do serviço, pois oficina meia boca não faz esse tipo de teste.
Eu não posso opinar diretamente sobre os Lubrax, pois nunca usei, mas tem opinião no Clube que em motores 2.0 do Sentra, ele deixa o motor mais ruidoso.
Vendo o seu video, achei um pouquinho mais ruidoso que o meu, não sei se é a captação do áudio ou se foi gravado muito perto; você comparou com o video que postei em páginas anteriores?
Eu não posso opinar diretamente sobre os Lubrax, pois nunca usei, mas tem opinião no Clube que em motores 2.0 do Sentra, ele deixa o motor mais ruidoso.
Vendo o seu video, achei um pouquinho mais ruidoso que o meu, não sei se é a captação do áudio ou se foi gravado muito perto; você comparou com o video que postei em páginas anteriores?
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Exatamente o que eu pensei Icefly, sobre todo seu comentário, farei um vídeo usando a mesma distância que você usou e poderemos comparar.
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
Alguém já testou o novo óleo da Ipiranga 5w30 SN sintético?
santosm- Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/05/2016
Re: [Óleo para March]: trocas, prazos, quilometragem, marcas
O que você acham do Pentosin 5W40? Tava pensando em usa-lo na próxima troca.
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
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