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Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Qua Mar 07, 2018 12:17 am

compressor em baixa?? e quem vai te garantir que o compressor está verdadeiramente com defeito...começe sempre pelo mais simples e mais barato (escovas do eletroventilador),isso vai certamente fazer com que o segundo estágio volte a armar,e o seu ar condicionado gelar...kkkk (rimou).

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por Arthur Cabral em Qua Mar 07, 2018 12:24 am

Vou começar pelo básico então trocando as escovas e pedindo para o rapaz fazer um reparo no motor pois o mesmo me informou que o rolamento do Eletro já estava fazendo barulho e que seria bom realizar a troca ou reparo dele.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Qua Mar 07, 2018 12:32 am

ok!! depois poste o resultado, e lembre-se fuja da troca da rebimboca da parafuseta,ou seja,sugiro,que realize a troca unicamente das escovas...e caso haja necessidade,ai sim realize,outros serviços,a não ser que vc tenha bastante dinheiro sobrandooooo para ficar fazendo teste$$$$$ hehehe.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por Vanderson Correia em Qua Mar 07, 2018 4:32 pm

Então, notei esse problema, como já relatado no post anterior, entretanto, enviei um e-mail ao SAC da Nissan, aduzindo que todas as revisões foram feitas na ccs e que o problema é um vicio oculto e solicitei a troca.

para minha maior surpresa, não só fui respondido, como me pediram para ligar para a Ab San Diego na Barra e agendar a troca da peça, que será realizada no dia 12/03/2018.

O carro é fantástico e a Nissan, com essa atitude se superou!

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Qui Mar 08, 2018 12:26 am

Pelo seu relato,deixa claro,que tem plena consciência,que este problema ,trata-se de um vício oculto,e como tal,sabe portanto,que existem "milhares" de sentras de norte a sul desse país,com essa bomba relógio instalada no carro,cujas as consequências,são danosas e as mais variáveis possíveis,desde um evento de superaquecimento a uma quebra efetiva do compressor/motor/e cvt...feitos tais considerações,deixo alguns questionamentos para a sua reflexão:
1)verdadeiramente,vc acha que a nissan se superou,resolvendo um ou outro caso pontual,ao invés de fazer um recall e atender toda a coletividade de proprietários??afinal ela se superou,ou está fazendo a sua obrigação??
2)já parou para pensar (só um pouquinho!!),nos inúmeros proprietários,que serão surpreendidos,com o estouro dessa bomba relógio,nas situações mais adversas possíveis (como por exemplo:durante uma viagem/domingo a noite),repito surpreendidos,pois,não sabem da existência desse problema,por total falta de transparência e responsabilidade da nissan,que mesmo sabedora, há anos,desse erro de projeto no carro,se omitiu e nada fez,para solucionar,um problema, que é bom que se diga, se arrasta há anos...seria essa empresa séria ?? é essa a empresa da superação ??
3)é fato,que os defeitos que podem ocasionar,esse eletroventilador,de péssima qualidade,são serissimos e caríssimos,sendo assim,nada há a comemorar,enquanto todo o grupo de proprietários não for convocado para o devido recall,afinal,já passou da hora,de pensarmos individualmente,e o que vale é o coletivo...ou vc não se importa com isso ??

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por alfgamjr em Sex Mar 09, 2018 10:30 am

Bom dia.
O meu sentra 14/15 (65.000 km) também deu esse problema, porém o meu afetou um pouco mais que a escova devido ao desgaste que deu. No meu eu percebi que o ar parou de gelar momentâneamente e ficou aquele cheiro de ar úmido, típico de quando o ar está funcionando e você desliga o ar e deixa só o ventilador funcionando e aí eu peguei um engarrafamento a noite e por sorte vi que o ponteiro da temperatura subiu e associei a esse defeito. Arrumei ele em Curitiba na Transauto Recuperadora De Veículos E Com De Peças Ltda (R. Francisco Nadolny, 72 - Campina do Siqueira, Curitiba - PR, 80740-030 - Telefone: (41) 3079-2562) o valor do serviço ficou R$560.00.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por hoffmann em Ter Mar 13, 2018 10:25 am

Tenho um sentra 2014/2015 que comprei em 2016 no inicio deste ano na estrada ele ferveu parou de funcionar o ar condicionado e vimos que era mal funciomaneto da ventoinha e pior é intermitente ele para e volta sem aviso está com 40.000km levamos na concessionaria que alegou que acabou a garantia e a peça custa 2.500,00 um absurdo.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por WilsonM em Ter Mar 13, 2018 4:32 pm

sempre fico com um pé atrás em css, você chegou a tentar o 0800 da Nissan?

é que eu tenho a impressão de que nenhuma css pode se dar ao luxo de abrir mão de oportunidade de faturar algum.
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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Ter Mar 13, 2018 9:05 pm

enquanto que vc,ainda tem um pé atrás,  em relação a css... eu  tenho 100% de certeza!!! são uns bando de urubus,atrás de carniça ...kkkkk. Laughing

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por WilsonM em Qua Mar 14, 2018 3:02 pm

@Leonardo lucas:
você poderia me passar seu contato por mensagem privada?

e se houver mais algum colega que tenha tido problema do eletroventilador , pode me contatar também, mas estou a procura de alguém que tenha uma cópia do orçamento, em especial os casos em que a Nissan negou cobertura em garantia.
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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por andre fachini em Qua Mar 14, 2018 4:45 pm

Desde que não seja quem colocou GNV né ....pq ai não darão garantia mesmo!
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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Qui Mar 15, 2018 9:08 am

WilsonM escreveu:@Leonardo lucas:
você poderia me passar seu contato por mensagem privada?

e se houver mais algum colega que tenha tido problema do eletroventilador , pode me contatar também, mas estou a procura de alguém que tenha uma cópia do orçamento, em especial os casos em que a Nissan negou cobertura em garantia.

infelizmente,quando essa bomba estorou,meu carro não estava mais na garantia!!!
e quando tive problema da autorizada,tentando resolver,eles me passaram o valor verbalmente.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por andre fachini em Qui Mar 15, 2018 12:16 pm

SE ninguem realmente tiver uma negativa , ou documento com orçamento escrito ,vai ficar dificil só com relatos a gente entrar com uma negociação pra resolver mesmo este problema gratuitamente...alegando defeito cronico ou de algum lote especifico.Se caso alguem tiver este problema peça escrito valor de reparo caso a CCS se negue a fazer..ok.
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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por paulinhadavp em Sex Mar 16, 2018 9:40 am

Bom dia,
Infelizmente passei pelo mesmo problema. Há um mês comprei um sentra 2015 com 34 mil rodados, todo revisado na Nissan, exatamente uma semana apos acabar a garantia de 3 anos da Nissan o carro ferveu e fique deseperada. Levei na concessionária que comprei o carro e foi constato o problema do eletro ventiladores. custo 3.700 reais na Leauto Botafogo/RJ. Como o carro ainda está na garantia de 3 meses da concessionária da onde comprei, eles tentaram por 4 dias conseguir q a Nissan trocasse a peça sem custo,porém sem sucesso.Então o gerente da concessionária mandou trocar e eles pagaram.Graças a Deus tive meu problema solucionado, com as peças e serviços origiansi da Nissan.Só espero que n tenha mais o mesmo problema, pq é complicado ficar gastando rios de dinheiro por um problema que é cronico. Alguém aqui teve esse mesmo problema ,fez o serviço e teve um novo problema depois? Até o presente momento está tudo ok e o carro está ótimo, espero que fique assim!
Abraços Paula.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por WilsonM em Sex Mar 16, 2018 11:37 am

depois de feita a manutenção, até hoje, não sabemos de nenhum caso onde o problema voltou a ocorrer.
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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Sex Mar 16, 2018 8:02 pm

só o tempo dirá!! porém,não resta dúvida,que dependendo da execução do serviço e peças utilizadas,essa bomba pode voltar,acho que um bom sinal,e uma coisa que todos nós, vítimas e órfãos da nissan...hehehe Laughing devemos ficar atentos, é em relação ao barulho da ventoinha, quando arma o segundo estágio,por ocasião do acionamento do ar condicionado,ou quando passa do meio do marcador de temperatura,ou seja,enquanto o carro estiver fazendo esse barulho bom(ventilação + forte) , é um indicativo,que a ventoinha está funcionando a contento.
obs.:essa dica é extensiva a todos,cujos carros, ainda não tenha apresentado esse problema ainda...façam o teste do barulho bom!!!

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por WilsonM em Seg Mar 19, 2018 12:04 pm

bom, ao que parece este possível defeito no eletroventilador virou coisa do passado, já que não tem aparecido novos casos, e ninguém mais se manifestou interesse em mostrar o caso para a Nissan.
Além disto, não foi um problema generalizado em todos os Sentra, em resumo, a chance de recall é nula.

quem teve o problema, aparentemente, conseguiu acionar a garantia, ou acabou resolvendo por conta própria nos casos onde a garantia expirou ou casos onde a garantia foi violada (quando o proprietário não realizou as revisões na autorizada, ou quando instalou-se equipamentos como GNV por exemplo). Mesmo nestes casos, sei de situações onde a Nissan se prontificou a resolver.

Tenho um outro sentimento sobre este problema em relação as autorizadas, aparentemente existe diferença de tratamento em algumas autorizadas.

quem tem o novo Sentra das primeiras edições acho que deve ficar tranquilo, não é certeza que vai ocorrer o problema, e mesmo que ocorra sempre é possível acionar a Nissan, ou mesmo providenciar o conserto por conta própria e nem fica tão caro assim. Aqui no tópico tem até a "receita" de como fazer.


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Qual a referencia das escovas?

Mensagem por ricardoa em Seg Mar 19, 2018 12:36 pm

Qual é a referencia das escovas, marca, tamanho...




Regisnarede escreveu:


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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por Vanderson Correia em Seg Mar 19, 2018 6:29 pm

leonardo lucas escreveu:Pelo seu relato,deixa claro,que tem plena consciência,que este problema ,trata-se de um vício oculto,e como tal,sabe portanto,que existem "milhares" de sentras de norte a sul desse país,com essa bomba relógio instalada no carro,cujas as consequências,são danosas e as mais variáveis possíveis,desde um evento de superaquecimento a uma quebra efetiva do compressor/motor/e cvt...feitos tais considerações,deixo alguns questionamentos para a sua reflexão:
1)verdadeiramente,vc acha que a nissan se superou,resolvendo um ou outro caso pontual,ao invés de fazer um recall e atender toda a coletividade de proprietários??afinal ela se superou,ou está fazendo a sua obrigação??
2)já parou para pensar (só um pouquinho!!),nos inúmeros proprietários,que serão surpreendidos,com o estouro dessa bomba relógio,nas situações mais adversas possíveis (como por exemplo:durante uma viagem/domingo a noite),repito surpreendidos,pois,não sabem da existência desse problema,por total falta de transparência e responsabilidade da nissan,que mesmo sabedora, há anos,desse erro de projeto no carro,se omitiu e nada fez,para solucionar,um problema, que é bom que se diga, se arrasta há anos...seria essa empresa séria ?? é essa a empresa da superação ??
3)é fato,que os defeitos que podem ocasionar,esse eletroventilador,de péssima qualidade,são serissimos e caríssimos,sendo assim,nada há a comemorar,enquanto todo o grupo de proprietários não for convocado para o devido recall,afinal,já passou da hora,de pensarmos individualmente,e o que vale é o coletivo...ou vc não se importa com isso ??

Grande Leandro, vou te responder por tópico e desculpes a demora.

1)verdadeiramente,vc acha que a nissan se superou,resolvendo um ou outro caso pontual,ao invés de fazer um recall e atender toda a coletividade de proprietários??afinal ela se superou,ou está fazendo a sua obrigação??

Corrijo o meu erro, em primeiro plano não resolveu o problema de um, mas, sim, meio problema, tendo em vista que só trocou o eletroventilador e mandou eu arcar com o custo do compressor e, sim, o correto é fazer um recall e atender a coletividade

2)já parou para pensar (só um pouquinho!!),nos inúmeros proprietários,que serão surpreendidos,com o estouro dessa bomba relógio,nas situações mais adversas possíveis (como por exemplo:durante uma viagem/domingo a noite),repito surpreendidos,pois,não sabem da existência desse problema,por total falta de transparência e responsabilidade da nissan,que mesmo sabedora, há anos,desse erro de projeto no carro,se omitiu e nada fez,para solucionar,um problema, que é bom que se diga, se arrasta há anos...seria essa empresa séria ?? é essa a empresa da superação ??

Sim, em inúmeros proprietários que serão lesados sim, mas, meus pensamentos não poderão mudar isso, mas, minhas atitudes e meu profissionalismo sim(deixarei no final)

3)é fato,que os defeitos que podem ocasionar,esse eletroventilador,de péssima qualidade,são serissimos e caríssimos,sendo assim,nada há a comemorar,enquanto todo o grupo de proprietários não for convocado para o devido recall,afinal,já passou da hora,de pensarmos individualmente,e o que vale é o coletivo...ou vc não se importa com isso ??

Ok, vamos atrás dessa comemoração? Mas para isso precisamos de um numero razoável de proprietários que queiram ingressar nessa empreitada

Sou advogado e estarei ingressando com a ação em face da Nissan, pelo vicio oculto nas peças e insegurança trazidas aos clientes, mas, esse somente resolverá o meu problema! Mas você levantou o de todos! para que o recall seja feito para todos, preciso de no minimo uns 20 proprietários dispostos a ingressar com a ação, tendo em vista que a partir do momento que ingressarem um determinado numero de ações, eu consigo trazer o Ministério Público aos autos e, somente, este tem o poder de verificando o dano e risco a coletividade determinar que seja feito o recall!

Bom e agora? Vamos? Eu faço o de todos? me coloco a disposição, que através da nossa ação mudaremos para a coletividade.


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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Ter Mar 20, 2018 9:07 am

estou de saída...fico de responder,hoje a noite,ok!!

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por leonardo lucas em Ter Mar 20, 2018 9:37 pm

A ação judicial em face da Nissan do Brasil, reconheço que seria o melhor caminho!
Como na justiça,não basta alegar,tem que provar,eu particularmente,teria problema,pois,resolvi a questão das escovas numa loja informal ( sem nota fiscal /veja postagem há algum tempo atrás, nesse tópico ).

Outro fato também,que levo em consideração,e vc há de convir comigo...a justiça é lenta e cara !! mesmo que resolvesse ajuizar uma ação,apenas com testemunhas,implicaria em gastos (custas do processo + perícia ),e nesse momento estou evitando fazer despesas adicionais,portanto,melhor do que a ação judicial,seria fazermos pressão de todas as formas,para que ,a mesma fizesse o recall,espontâneamente (difícil,mas,não impossível!!),sendo assim,é dessa forma que pretendo ajudar a todos conforme mencionei (já fiz reclamação,junto a própria nissan/revista quatro rodas-antes da matéria "calor da hora" e outras mais, redes sociais da qual faço parte..atuando infelizmente,com o marketing negativo,que não resta dúvida,prejudica a marca,até eles reverem,essa postura,de total omissão e falta de responsabilidade.

Finalizando,coloco-me ao inteiro dispor,no que vc precisar,caso de fato resolva ingressar com a referida ação...a começar sugerindo,que abra um tópico específico,sobre o assunto,informando,seu estado e fazendo uma chamada geral,neste site,de todos os interessados na ação,explicando os prós e contra,a documentação necessária e com isso,já tendo uma prévia do quantitativo de proprietários,com animus,para resolver formalmente essa situação.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por dudmtl em Qua Abr 25, 2018 2:35 pm

Pessoal, boa tarde!

Acabei de me cadastrar no forum depois de ler todos os posts deste tópico. Tenho um sentra b17 com 37.000km e esta semana passou a apresentar estes sintomas (como era de se esperar, depois da garantia). Aconteceu algumas vezes e de modo geral não tem sido muito frequente.

Algumas das vezes que aconteceu, eu consegui "controlar" a temperatura desligando o AC, aumentando toda a temperatura do ar na cabine e abrindo todas as saídas de ar. Deste modo a temperatura abaixa e se mantém suficientemente baixa para conseguir terminar de se deslocar ou ao menos encontrar um local seguro para parar o carro.

Como o custo do reparo na concessionária divulgado pelo pessoal aqui é bastante proibitivo, e já tem alguns que fizeram o reparo em casa com êxito, creio que vou aproveitar o feriado que está por vir e irei realizar o reparo eu mesmo.

Pretendo remover o eletroventilador, desmontar o motor, limpá-lo com ar comprimido/alcool isopropílico/lixa extremamente fina e substituir as escovas.

Creio que seja um processo trabalhoso, mas não complexo de fato. Minha dúvida, e motivo pelo qual estou postando esta mensagem, refere-se às escovas: Existe algum modelo específico ou especificação para a compra das mesmas?

Tenho alguns dias pela frente para conseguir descobrir aonde comprá-las.

Espero conseguir tirar fotos e documentar o processo de ponta a ponta, para auxiliar quem mais porventura tenha interesse em realizar o processo em casa também.

Abraços a todos!

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por Leandro Faulhaber em Ter Maio 01, 2018 8:52 pm

Pessoal,
Demorei mas vou postar aqui. Tive o mesmo problema, carro não estava na garantia. Achei em uma das postagens uma indicação: REI DAS VENTOINHAS.
Reforço as recomendações do colega: é uma birosca, MAS MUITO EFICIENTE. O Sr. Daniel entende e muito do funcionamento da ventoinha. Desmontou e montou corretamente. E o problema realmente eram as escovas. Me cobrou R$ 500.00, depois de uma negociação ficou em R$ 450.00.

Abaixo seguem os dados. Acho que ficou um bom custo beneficio.
REI DAS VENTOINHAS - Daniel Eletricista
RUA CARMO NETO 242 - CIDADE NOVA - RIO DE JANEIRO/RJ

TEL: 99198-7607

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por dudmtl em Qua Maio 16, 2018 5:08 pm

Bem pessoal, fiz o serviço eu mesmo. Infelizmente não consegui detalhar o processo de desmontagem do carro com fotos mas queria dar algum auxilio neste aspecto, então vou tentar descrever abaixo os passos e enumerá-los em algumas das fotos que tirei.

1- Retirar aquela capa preta que cobre parte do motor. Cuidado com as travas pois elas custam 20 reais cada na Nissan e vão cerca de 18 sobre e abaixo da capa. Encontrei um pacote com 20 dessas travas por 30 reais em http://www.acheipresilhas.com.br

2- Solte a mangueira superior do radiador, você irá perder alguma água do radiador neste processo;

3- Solte o parafuso que segura a estrutura que tem a tampa do radiador. Não soltei esta mangueira, apenas dobrei ela com cuidado em direção a sua ponta oposta;

4- Tirar o reservatório de expansão do radiador. Ele fica preso apenas com 1 parafuso na parte superior. Cuidado para não enroscar a mangueira dele e traga-a junto;

5- Soltar o sensor de abertura (?) do capô (Não aparece na foto);

6- Soltar os 2 conectores de alavanca que ficam atras e não aparecem na foto e retirar esta caixa preta de fusiveis do caminho pois atrapalha a retirada;




Agora começa uma das partes mais chatas. Aqui você já tem o caminho liberado para retirar o suporte da ventoinha, mas ele fica preso embaixo daquela travessa, mini-frente ou sei la. Precisa retirar ela;

7- Solte os dois parafusos que seguram ela. Ela ainda é presa pela frente, mas isso dá espaço e jogo suficiente para conseguir inclinar todo o conjunto do radiador para trás e conseguir liberar o suporte da ventoinha;

8- Solte os 3 conectores que conectam no motor do radiador. Os conduítes deles ficam amarrados por abraçadeiras que por sua vez possuem um clipe que as prente no suporte também. Consegui soltar este clipe, mas teve um deles, o inferior, que eu meti alicate na abraçadeira logo;

9- Na mangueira inferior do radiador, há uma abraçadeira que a prende no suporte. Também cortei esta abraçadeira;

10- O suporte da ventoinha é preso por 4 travas. As 2 superiores você aperta com a mão e libera a trava. Já as duas inferiores são bastante ruins de liberar a trava com a mão. No meu caso, eu coloquei uma chave de fenda segurando esta trava de um lado e apertei a trava de cima do mesmo lado. Com ele solto, levantei o suporte e coloquei um calço para não encaixar novamente. Faça o mesmo procedimento do outro lado e o suporte do radiador está solto.

11- Solte a porca que segura a ventoinha no motor;

12- Solte os 3 parafusos que seguram o motor no suporte;

13- Desconecte o conector do chicote da estrutura;

Pronto, motor solto.

No próximo post, vou detalhar a abertura e desmontagem do motor elétrico. Esse sim tenho um pouco mais de fotos.

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

Mensagem por dudmtl em Qua Maio 16, 2018 6:15 pm

Sugiro que trabalhem em um local bem arejado e que usem uma máscara pois o pó gerado é extremamente fino e voa para todo o lado. Ele é MUITO ruim de limpar, seja de superfícies ou do corpo.

1- O motor elétrico é preso por 4 linguetas que mantém as 2 partes presas. Com uma chave de fenda, abra estas 4 linguetas.



2- Force para separar as 2 laterais que agora estão unidas apenas pelo magnetismo das peças, que é bastante forte. Ao separá-las, note o caos que encontra-se o interior:





3- Ao olhar a parte do porta-escovas, você encontrará uma situação parecida com esta. Percebam que os dois inferiores estão no limite de seu uso e algo estão agarrando eles e não permitindo que a mola empurre-os totalmente para fora(como pode-se notar nos superiores). Os superiores, já não tem nenhuma escova e uma delas encontra-se até perdida/jogada dentro do motor elétrico.





4- Retire as 4 molas, e deixe-as separadas. Retire também uma "arruela" que fica bem no local de encaixe eixo, meio que como um mancal.

5- LIMPE TUDO! Batidinhas, pincel, escova, tudo isso ajuda bastante, especialmente se você estiver em algum lugar que precise tomar muito cuidado para não sujar tudo. faça toda a limpeza em cima de um saco que você mandará direto para o lixo. Se tiver como, um compressor de ar e muito ar livre (ou talvez um aspirador) ajuda a fazer a limpeza mais detalhada. Ao final, você deverá ter algo parecido com a foto abaixo. Muito melhor.



6- Retire a malha que conecta as escovas atuais ao porta escovas. Eu tentei aquecer com um ferro de solda mas não saia de jeito nenhum, então cortei bem rente com um alicate e com uma Dremel e lixa, lixei todo o restante deixando a peça bastante lisa. Usei também uma escova de metal para limpar toda a superfície que receberia a solda e alcool isopropílico para retirar qualquer contaminante.

7- Soldei a ponta das malhas com estanho comum de eletrônicos. Aqueça bem a base aonde receberá a solda e coloque o estanho de modo a cobrir esta peça. Aí então, ,encoste a ponta da malha sobre esta "bolha" de solda e por cima dela, encoste o ferro de solda até que a malha "afunde" para dentro da bolha. Remova tudo e confira se não ficou solda fria. Uma superfície lisa e brilhante indica que a solda está legal. Se ficar opaca e/ou áspera, refaça o serviço. Algumas das soldas as fotos seguintes foram refeitas antes de montar tudo. Na foto abaixo, encaixei as escovas sem as molas apenas para certificar que estava tudo correto.





8- Com um arame e um alicate em mãos, coloque a mola e a escova dentro do local e empurre até o final. Coloque o arame nas identações e amarre-o atrás. É importante que o arame seja bem fino, pois o espaço ali fica bastante justo.




9- Retire o eixo + bobinas da carcaça e faça uma limpeza da mesma forma que fez do outro lado. Além disso, fiz a limpeza do eixo com uma lixa bem fina e com a escova de metal e usei a Dremel com lixa mais grossa apenas para suavizar algumas das partes mais ásperas do eixo. Algum desgaste nesta área é esperado, mas notem que existem pontos que ele está bastante acentuado, provavelmente por conta do contato da ponta das molas que estavam sem escovas diretamente com o cobre.





10- Após isto, coloque a arruela que você separou logo ao abrir o motor e encaixe o eixo. Remova os arames que seguram as escovas e estas deverão soltar e encostar no eixo.

11- Coloque a carcaça de volta. Cuidado pois há muita força por conta dos imãs na carcaça, e se eles trouxerem o eixo para o alto, voce precisará recuperar as molas que provavelmente sairão voando e reiniciar todo o processo novamente. eu passei uma chave de fenda pelo buraco na carcaça, posicionei na ponta do eixo e fui baixando ela com cuidado.

12- Dobrem de volta as linguetas que voce abriu no passo anterior e feche o motor. Eu aproveitei e passei um esmalte em cima das partes aonde a tinta descascou apenas para evitar qualquer problema com oxidação.

13- Testem o motor em qualquer fonte 12v. Infelizmente, não lembro ao certo quais são os pares, mas façam contato em um dos contatos e testem os outros. Existem 2 pares que deverão ser testados. Cuidado pois o motor dá um belo tranco quando entra em funcionamento.

Com isso, remonte tudo no carro e saia para testar e tomar umas com a grana que economizou.




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Custo total da brincadeira:

produtopreço
3 pares de escovasR$10,50
3 litros de agua desmineralizadaR$21,00
estanho para soldaR$6,00
TOTALR$37,50

Aproximadamente umas 3 ou 4 horas de trampo em um feriado morto. Acho que valeu a pena!

Espero que isso ajude quem precisar.

Abs,

dudmtl

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Re: Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall

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