Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Sistema de arrefecimento

Página 9 de 14 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por allanstolt em Seg Maio 09, 2016 7:13 pm

Boa noite, amigos.

Vou relatar brevemente os acontecimentos durante a "troca" do líquido de arrefecimento do meu b16 09. Dá pra dar umas risadas... Kkkk

Coloquei o fluído da Honda como indicado aqui no grupo, comprei 2 galões (após conversar com o dono da oficina e ele dizer que caberiam 7L, como dito aqui no grupo, pensei: esse é bom mesmo, conhece do carro) e paguei menos que 160 com desconto.

Levei pra oficina e começaram a trocar.

Após ver que o mecânico não ía tirar o parafuso do dreno do motor disse pro dono: não vai caber os 7L que você disse.

Ele respondeu: tirou ali o radiador e o reservatório tem mais de onde sair não!

Retruquei: do bloco do motor não vai sair...

Ele disse: não sei de onde você tirou isso!

Fiquei calado e esperei...

Quando terminou o serviço e o outro galão praticamente cheio ainda falei pro dono: eu disse que não caberiam 7L... E ele ficou calado... Kkkkkk

Liguei pra Nissan e perguntei pro mecânico quantos litros entravam na troca geral e a resposta foi 5 de acordo com o manual, mas que geralmente cabem 4L e pouco.

Moral da história: deve ser quase impossível achar um bom mecânico pro snetra

allanstolt

Mensagem por andre fachini em Seg Maio 09, 2016 7:45 pm

O meu fiz em casa, mas o mecanico me alertou do dreno no radiador antes de eu ver até...kkk..não sei se ele faria o certo tbm..mas pelo menos viu o dreno e disse que certo eu eu "lavar" o radiador...
andre fachini

Mensagem por PauloEduardo em Seg Maio 09, 2016 7:49 pm

O problema é que o Sentra tem duas válvulas termostáticas. Uma mais externa, igual a dos outros carros e outra mais interna, que mantém a circulação da água somente dentro dos cilindros quando frio. É por isso que este motor esquenta rápido. Mas a totalidade do líquido nem sei se dá para esgotar.

Mas Allan, você sabe onde fica exatamente o parafuso de dreno do motor? A informação que temos é que fica no lado direito, abaixo do coletor de escape. Um local muito ruim. Sabe se fica ali mesmo?
PauloEduardo
Admin

Mensagem por LennoX_MS em Seg Maio 09, 2016 9:26 pm

Isso de trocar fluido, do radiador ou do CVT, acaba sendo a maioria das vezes uma troca parcial. E, também, por isso, as trocas subsequentes são mais precoces. Isso tudo pra não ficar o dono do carro sujeito aos achismos de mecânicos não habituados a lidar apenas com um veículo. A diversidade hoje é muito grande. E pra dar conta, o que está crescendo é o DIY

LennoX_MS

Mensagem por allanstolt em Seg Maio 09, 2016 9:28 pm

Não sei, Paulo. Antes de fazer a troca li todas as páginas desse tópico e ainda tirei umas dúvidas com Barlotti. Por isso citei o parafuso. Nas férias vou ver se encontro esse parafuso e tiro fotos pra postar aqui!
allanstolt

Mensagem por James T. Kirk em Seg Maio 09, 2016 9:38 pm

Na próxima troca de fluído irei fazer tipo um Flush. Irei retirar o máximo de líquido e completar com água destilada; fazer isso várias vezes, fechando o sistema e deixando o motor trabalhar até o eletroventilador acionar várias vezes e, com isso, fazer com que todo o líquido seja substituido por água pura; após esse processo irei preencher com fluido de arrefecimento concentrado, tentando acertar os 50/50 com a ajuda do termodensímetro.
James T. Kirk

Mensagem por MRB em Ter Maio 10, 2016 12:05 am

MRB

Mensagem por PauloEduardo em Ter Maio 10, 2016 2:24 pm

Boa, MRB sempre nos "salvando". É onde eu lembrava mesmo. Só não sabia que tinha que vedar com silicone de alta temperatura.

Allan, volta lá no seu mecânico e mostra para ele Cool
PauloEduardo
Admin

Mensagem por MRB em Ter Maio 10, 2016 5:50 pm

Só que abrindo a galeria do bloco/cilindros corre-se mais o risco de ficar bolsa de ar no sistema, ainda mais se a válvula respiro das termostáticas estiverem travadas ou entupidas.

Isso foi uma das perguntas que fiz na fábrica, na linha de montagem se usa vácuo.
MRB

Mensagem por PauloEduardo em Qua Maio 11, 2016 11:20 am

Putz! Melhor deixar quieto então Sad

Por todas essas razões é que no fim das contas não acho tão vantajoso assim usar os fluídos que já vêm diluídos tipo da Honda ou da própria Nissan. A não ser que se faça numa oficina ou concessionária que tenha algum sistema tipo esse a vácuo que citou (coisa que acho muito difícil).
PauloEduardo
Admin

Mensagem por raphaelrrc93 em Seg Maio 16, 2016 4:06 pm

Alguem tem dica de uma boa oficina no RJ (capital) ou uma CCS que nao tenha um serviço ruim pra uma revisao geral? Aqui em casa pegamos o carro vai fazer 1 mes e chegou aos 41mil km, pegamos com 40 e a ultima troca de óleo foi aos 37.1k km, mas nao sei se o antigo dono trocou fluido de arrefecimento, nao sei o tipo do oleo, fluido de freios etc. é mais por segurança mesmo. o rodar do carro é suave, nao tem barulhos nem engasgos nem nada de anormal. So acho que as vezes com alcool ele demora um pouquinho mais que o normal a pegar, mas nem chega a uma segunda tentativa. Não sei se é normal isso desse carro.
raphaelrrc93

Mensagem por FRDR (Fábio) em Sex Jun 10, 2016 9:28 am

Meus caros, vou retomar um assunto que há foi parcialmente discutido aqui, mas, não ficou claro para mim. A mesma pergunta eu enviei pra Nissan, já que o mecânico da própria não soube me responder:

A dúvida é técnica, sobre o arrefecimento do Sentra (2012 CVT).
A água do sistema de arrefecimento flui constantemente pelo radiador de ar quente, saindo do cavalete, circulando no radiador e retornando ao cavalete. A dúvida é: se este radiador entupir, ou estiver obstruído, ou parcialmente entupido, a água conseguirá fluir ainda assim no sistema do motor, através de outro caminho, ou, para ela recircular precisa necessariamente fazer esse caminho pelo radiador de ar quente? O sistema de arrefecimento poderia, em tese, sofrer superaquecimento apenas com a obstrução do radiador de ar quente?

Se alguém souber responder precisamente, será ótimo. A verdade é que os mecânicos da Nissan ainda têm muito a aprender sobre os carros deles!
Obrigado!

FRDR (Fábio)

Mensagem por MRB em Sex Jun 10, 2016 5:25 pm

O sistema de trocador de calor do AC faz parte de um porcentual de volume de líquido circulado pelo sistema porem não é correto restringir ou fechar tal circuito.
MRB

Mensagem por FRDR (Fábio) em Sab Jun 11, 2016 1:26 pm

MRB escreveu:O sistema de trocador de calor do AC faz parte de um porcentual de volume de líquido circulado pelo sistema porem não é correto restringir ou fechar tal circuito.
MRB, o sistema de trocador de calor do AC a que você se refere é o tal radiador do ar quente que fica abaixo do console central, próximo ao assoalho, ao lado dos pedais?

FRDR (Fábio)

Mensagem por James T. Kirk em Sab Jun 11, 2016 1:32 pm

FRDR escreveu:
MRB escreveu:O sistema de trocador de calor do AC faz parte de um porcentual de volume de líquido circulado pelo sistema porem não é correto restringir ou fechar tal circuito.
MRB, o sistema de trocador de calor do AC a que você se refere é o tal radiador do ar quente que fica abaixo do console central, próximo ao assoalho, ao lado dos pedais?
Sim. Inclusive, se der algum problema ali, deve-se fazer um bypass ali, caso o sistema esteja comprometido e nunca fechar totalmente a passagem, pois o sistema de ar quente está interligado de forma integral ao sistema de arrefecimento.
James T. Kirk

Mensagem por FRDR (Fábio) em Sex Jun 24, 2016 1:04 pm

Na verdade a solução que eu encontrei foi mandar fazer duas junções em "T" (bypass) para colocar nas mangueiras do radiador do ar quente e fazer uma ponte entre elas. Como o radiador não estava totalmente obstruído, parte da água ainda vai passar por ele e parte vai passar pela ponte. Assim não fico sem ar quente no carro, o que faz falta aqui no Sul!
Atualmente, estou somente com o bypass e o radiador está isolado. Assim que instalar a ponte entre as mangueiras, ativando novamente o radiador de ar quente, posto aqui minhas impressões e conclusões.

FRDR (Fábio)

Mensagem por PauloEduardo em Sab Jun 25, 2016 1:25 pm

Mandei trocar hoje cedo o líquido de arrefecimento. Serviço feito por máquina. No total foram gastos cinco litros de água desmineralizada e praticamente três de aditivo; Total Glacelf Supra Orgânico (amarelo), original usado pela Renault.

PauloEduardo
Admin

Mensagem por absilva em Sab Jun 25, 2016 2:15 pm

Paulo, a proporção correta não é 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada? Do jeito que você fez, essa relação ficou em cerca de 40% de aditivo e 60% de água...
absilva

Mensagem por PauloEduardo em Sab Jun 25, 2016 2:45 pm

Segundo o técnico este é concentrado e rende um pouco mais do que a maioria.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por James T. Kirk em Dom Jun 26, 2016 9:24 am

O correto é medir com um termodensímetro. No entanto, tenho certeza que está no máximo em 40% e se estiver em 40% está ótimo, pois a concentração mínima deve girar em torno de 30%, ao menos é o que consta na sua ficha técnica. Na ficha técnica do Valvoline Longlife consta que deve-se usar no mínimo 33%. Claro, o ideal são os 50% que a montadora indica, mas uma pequena alteração para menos, ao menos dentro do padrão do fabricante do fluido de arrefecimento, creio eu que não irá comprometer o sistema.
James T. Kirk

Mensagem por Rene Cavalcanti em Sab Jul 09, 2016 12:05 pm

Pessoal, pelo que entendi para troca do líquido de arrefecimento é necessário 5 litros.
Quanto estão pagando?
Consegui na Nissan por R$20/litro
Rene Cavalcanti

Mensagem por andre fachini em Sab Jul 09, 2016 12:26 pm

Pode comprar tbm ta muito bom preço!
andre fachini

Mensagem por icefly25 em Sab Jul 09, 2016 2:16 pm

R$ 20 o litro???

Pode comprar que tá muito barato!
Aqui sai por R$ 45 o litro.
icefly25

Mensagem por MRB em Sab Jul 09, 2016 6:09 pm

Rene mais esse a 20reais é o azul mesmo da nissan pronto uso?
MRB

Mensagem por Rene Cavalcanti em Seg Jul 11, 2016 10:06 pm

MRB escreveu:Rene mais esse a 20reais é o azul mesmo da nissan pronto uso?
ex ok

Sim
Rene Cavalcanti

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 9 de 14 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: