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Sistema de arrefecimento

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Rene Cavalcanti em Qui Jul 14, 2016 10:52 am

5 litros do original por Vintão, ou seja, 100, + 50 da troca, por máquina, que esgotou todo o usado e ainda lavou o reservatório.

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Rene Cavalcanti

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por adaolinkin em Qui Jul 14, 2016 11:15 am

Rene, fez na css mesmo?
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Rene Cavalcanti em Qui Jul 14, 2016 8:33 pm

Que nada Adão, foi num posto de troca de óleo, que troca arrefecimento também, bateria, etc. No centro de Guarulhos.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por limafranco1 em Qui Jul 14, 2016 11:29 pm

Pessoal,em um dia normal usando gasolina comum, quanto tempo leva para o carro atingir a temperatura ideal?
O meu está chegando na metade do medidor (painel) em pouquíssimos minutos.
Não sei se é impressão mas antes demorava mais.
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limafranco1

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk em Sex Jul 15, 2016 7:23 am

Fiz um teste agora. Temperatura ambiente: 22º; não ultrapassei os 2000rpm; carro na gasolina; carro totalmente frio: demorou 5min para alcançar a temperatura normal de trabalho.

Em condições diferentes ele aquece bem mais rápido, exemplo: ligar e pegar logo uma rodovia.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo em Sex Jul 15, 2016 9:50 am

É muito rápido mesmo. Isto porque este motor tem duas termostáticas, digamos. Além da usual ele tem outra interna que quando fechada mantém o líquido em torno dos cilindros apenas. Quando ela abre o líquido passa a circular nas demais partes do motor.

Depois, quando abre a "normal" o líquido passa a circular pelo o radiador e tudo aquilo que já sabemos.

Não tenho como afirmar se no Fluence é assim também. Acredito que sim.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por José Carlos em Sex Jul 15, 2016 10:36 am

Rene Cavalcanti escreveu:5 litros do original por Vintão, ou seja, 100, + 50 da troca, por máquina, que esgotou todo o usado e ainda lavou o reservatório.

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" />
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Po RENE!!

que da hora!!

onde vc fez? faz tempo? vou levar o meu lá

vc recomenda 100%?

José Carlos

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Rene Cavalcanti em Sex Jul 15, 2016 12:09 pm

José Carlos escreveu:
Rene Cavalcanti escreveu:5 litros do original por Vintão, ou seja, 100, + 50 da troca, por máquina, que esgotou todo o usado e ainda lavou o reservatório.

" />
" />
" />



Po RENE!!

que da hora!!

onde vc fez? faz tempo? vou levar o meu lá

vc recomenda 100%?

Fiz na Tiradentes sentido Centro a direita, esquina antes da ACM, no farol. Fiz na 2ªf.
Recomendo sim!








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Rene Cavalcanti

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk em Sex Jul 15, 2016 4:31 pm

James T. Kirk escreveu:Fiz um teste agora. Temperatura ambiente: 22º; não ultrapassei os 2000rpm; carro na gasolina; carro totalmente frio: demorou 5min para alcançar a temperatura normal de trabalho.

Em condições diferentes ele aquece bem mais rápido, exemplo: ligar e pegar logo uma rodovia.
Refiz o teste agora a pouco com as mesmas condições e trajeto, a única alteração foi a temperatura ambiente que agora está marcando 36º aqui no interior do PI e ele alcançou a temperatura de trabalho em 2min. O carro estava desligado desde às 9h40.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por WilsonM em Sex Jul 15, 2016 4:41 pm

eu não sei se entendi o objetivo destes testes, mas o fato de chegar na temperatura ideal de funcionamento rápido é fator positivo não?
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk em Sex Jul 15, 2016 5:01 pm

O objetivo é ter um parâmetro para que o amigo limafranco1 possa saber se o carro dele está com um comportamento normal. O ideal do motor é atingir a temperatura de trabalho o mais rápido possível, por isso o mr20de/m4r tem 2 válvulas termostáticas, ou seja, se o motor não aultrapassa a temperatura normal de trabalho, aquecer rápido não é problema.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por nakay em Sex Jul 15, 2016 11:10 pm

Andei monitorando a evolução "das temperaturas" : óleo lubrificante do motor x líquido de arrefecimento e surgiram dúvidas em relação à temperatura normal/ideal de trabalho:

-essa temperatura (ideal) é quando a temperatura do líquido de arrefecimento estabiliza em torno de 84°C ou quando a temperatura do óleo está próxima de sua "melhor" viscosidade (100°C)?
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por limafranco1 em Sab Jul 16, 2016 10:34 am

Galera, muito obrigado pelo retorno. Fico mais tranquilo assim.
Realmente ele aquece rápido, mas depois estabiliza na temperatura ideal.

Valeu
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk em Dom Jul 17, 2016 7:44 pm

Rene Cavalcanti escreveu:5 litros do original por Vintão, ou seja, 100, + 50 da troca, por máquina, que esgotou todo o usado e ainda lavou o reservatório.

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" />
" />

O sistema de arrefecimento do Sentra tem 7,6L, ou seja, ficaram 2,6L de fluído velho ou água da lavagem no sistema.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por raphaelrrc93 em Sex Jul 29, 2016 11:16 pm

Arrefecimento trocado ontem. O carro é 2009/10 e estava com fluido original e em boas condições ainda, porém com nível baixíssimo,abaixo do mínimo. Resolvi trocar tudo.
Foram usados 4l de água desmineralizada e 3l de aditivo AC Delco.
Levei numa oficina com estrutura legal aqui na ilha do governador, no RJ que é onde moro, chegandoa troquei ooleo certinho e depois fomos pro arrefecimento, aí começaram os problemas...
O mecânico aparentemente não sabia operar a máquina do arrefecimento, pra drenar o líquido antigo em vez de abrir o dreno do radiador ele simplesmente soltou a mangueira direto da entrada do radiador, quando vi ja era tarde e já tava tudo ali melecado, máquina conectada e começou a circular pra tirar o líquido antigo. Depois que começou a sair água limpa da máquina hora de colocar a água e aditivo, e adivinha? Deu ar no sistema... Ele conseguiu isso...depois de colocar a água, desligar e ligar motor umas 5 ou 6 vezes pra ir saindo o ar conseguiu colocar tudo e ficou normal.
Líquido e aditivo novinhos, temperatura estável e tudo ok.
Mas não recomendo lá, serviço que não era pra ser complicado acabou ficando.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Lázaro Gomes em Dom Ago 07, 2016 8:52 pm

Tenho um Sentra 2014, o mesmo começou apresentar alta temperatura e corta o ar condicionado quando esta em marcha lenta parado ou trafegando em transito engarrafado.
Porém quando aumento a velocidade volta ao normal e também não baixa água.
Alguém pode ajudar?

Lázaro Gomes

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo em Dom Ago 07, 2016 9:34 pm

Lázaro, leve imediatamente a uma autorizada (imagino que o carro ainda esteja na garantia) ou numa boa oficina.

Os modernos motores com bloco de alumínio são extremamente sensíveis a superaquecimento. Muitas vezes o bloco empena inviabilizando qualquer reparo. É perda total do motor.

Não dê bobeira andando com o carro desse jeito. Você está colocando o motor sob grande risco. Não é mais como nos antigos motores que quando "ferviam" o máximo que acontecia era uma junta de cabeçote queimada.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por CesinhaRJ em Seg Ago 08, 2016 3:27 pm

Boa tarde, pessoal

sou proprietário de um NOVO SENTRA 2014, comprei o carro usado no final do ano passado, bom preço em relação a concorrência, porém logo após a compra fiquei sabendo por amigos de um problema GRAVE no sistema de arrefecimento, em especial no eletro ventilador, ele trava, e com pouco mais de 18.000km tive a infeliz situação de o veiculo parar na rua, onde precisei rebocar o carro e fiquei 4 dias sem o veiculo.

Após esse episodio e mais informado sobre o problema, descobri pro amigos que trabalham na UBER, que alguns veículos Sentra, modelo novo já trocara alguns mais de 4 eletro ventiladores.

Aqui no RJ já fiquei sabendo de uma pessoa que com aval de um revenda local, está tentando solucionar o problema, a garantia vem cobrindo alguns carros, em alguns casos veículos que usam GNV estão recusando a troca, mesmo se tratando de uma peça defeituosa que não atende as necessidade básica de durabilidade para uma peça desse porte e tão importante.

Pessoa o sistema depende em especial com o ar condicionado ligado e no transito do perfeito funcionamento desse sistema e dessa peça, acontece que mesmo levando na revenda em alguns casos a peça não para completamente de funcionar e na revenda parado funciona normalmente.

O defeito relatado por um técnico especializado em motores elétricos, é o desgaste prematuro e acelerado das escovas do rotor, ocasionando em casos extremos, o desgaste do rotor do eletro ventilador.

Esse não é um problema isolado pelo menos aqui no RJ onde o calor costuma ser maior atrelado ao congestionamento e uso de ar condicionado!!

Alguém fora do RJ, já tem conhecimento desse problema?

Abraço

CesinhaRJ

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo em Qua Ago 10, 2016 10:41 am

Lázaro Gomes escreveu:Tenho um Sentra 2014, o mesmo começou apresentar alta temperatura e corta o ar condicionado quando esta em marcha lenta parado ou trafegando em transito engarrafado.
Porém quando aumento a velocidade volta ao normal e também não baixa água.
Alguém pode ajudar?

Lázaro, pode ser que seu problema seja justamente o exposto acima pelo CesinhaRJ. É uma boa pista.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por frksalles em Sab Set 17, 2016 5:37 pm

Cesinha, tenho um B17 tb, o com quase 30k km e ainda não apresentou esse problema. Mas conversando com um profissional da Nissan, fui informado que esse problema é crônico nesse modelo, e que deveria apenas trocar um relé para que a ventoinha ligasse no primeiro estágio, e não no segundo, o q pode elevar a temperatura do motor e danifica lo. Perguntei se a Nissan, concessionária está ciente, ele diz q sim, mas não estão fazendo recall. Isso quer dizer, deixar o abacaxi pra seguradora, se der merda no motor.

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por pimenta59 em Sab Set 17, 2016 5:40 pm

Seguradora não cobre danos ao motor causado por problema mecânico. Só em caso de sinistro.
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Volnir em Sab Out 01, 2016 3:08 pm

Salve amigos! Dei uma geral agora no carro, como sempre faço, reparei que (aparentemente) o nível do líquido do sistema de arrefecimento do meu carro está baixo.
(Ou não).
Não achei os benditos pontos onde marcam "mínimo" e "máximo".
Meu carro é um B17, 2015.
Não tive (ainda) nenhum problema com super aquecimento do carro, mas será que é bom dar uma passada na CCS só para confirmar? Olhei o manual, onde mostra os pontos A e B, olhei, olhei e olhei de novo o reservatório e não achei.
Abri, tem líquido láááá embaixo, mas não sei se é o mínimo, ou se está abaixo disso. Se puderem dar uma dica, agradeço.

Aproveitando, alguém sabe o tanho do reservatório do limpador de para brisa?
Enchi agora, deu exatos 2,5 litros!!!!! Será que é isso ou é maior ainda?

Abs!
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB em Sab Out 01, 2016 6:32 pm

Manual EUA mostra 4.8 L

Brasil mostra 4,5L
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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por LennoX_MS em Sab Out 01, 2016 9:32 pm

Com relação ao nível do arrefecimento, quando quente, o líquido sobe.
E já tem uns tutoriais do MRB q esclarece tudo

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Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Volnir em Seg Out 03, 2016 1:41 pm

LennoX_MS escreveu:Com relação ao nível do arrefecimento, quando quente, o líquido sobe.
E já tem uns tutoriais do MRB q esclarece tudo

Pois é, o meu tem até marca de que "transbordou", pois tem umas manchas verdes do lado de fora do reservatório.
Antes de passar na CCS, vou ligar o motor e ver se o líquido sobe, e até onde ele fica.
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Volnir

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Re: Sistema de arrefecimento

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