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Re: Sistema de arrefecimento
HUm pelo youtube tbm vejo suas postagens...mas no clubnissan se for um que achei ta mais morto do que o antigo nosso...kkk tem 106 pessoas e 98 postagens...oloco...ele tbm foi criticado pelo ADG , por fazer um comentario em um video dele...ai desanima mesmo...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Precisava que ele desse uma varrida no meu, já que dos digamos 3 versões do B16 , o meu 07/08 é um dos mais chatos para scanear...PauloEduardo escreveu:Tive a oportunidade de conhecê-lo no encontro aqui no RJ. Gente fina. Inclusive deu aquela "tunada" no meu carro com o Consult3.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
Puxa, então ficou metade do fluido antigo no carro! Muito bom esse video, acho que vou comprar mais um galão e trocar por conta própria.
Valeu!
Valeu!
zefelino- Mensagens : 58
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Sistema de arrefecimento
Efetuei a troca do líquido de arrefecimento na revisão de 30k do meu Sentra SL 2010, após a revisão não observei o nível, hoje meu carro está com 44k e notei que o nível está quase no mínimo.
Quero saber se posso simplesmente completar e se é normal esse nível baixar? Pois não creio que saiu da CSS dessa forma.
Agradeço pela atenção.
Quero saber se posso simplesmente completar e se é normal esse nível baixar? Pois não creio que saiu da CSS dessa forma.
Agradeço pela atenção.
diegofersilva- Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 38
Localização : São Paulo
Re: Sistema de arrefecimento
Com certeza com 14.000 rodados , baixa mesmo...coloca meio a meio, bom eu faço isso, metade aditivo metade agua(sem ser de torneira)....fiz isso já que comprei e nunca mais coloquei agua, já rodei 9.000 km...nem mexeu nivel...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Sistema de arrefecimento
andre fachini escreveu:Com certeza com 14.000 rodados , baixa mesmo...coloca meio a meio, bom eu faço isso, metade aditivo metade agua(sem ser de torneira)....fiz isso já que comprei e nunca mais coloquei agua, já rodei 9.000 km...nem mexeu nivel...
André, obrigado pela resposta!
Procederei conforme você falou, abraços.
diegofersilva- Mensagens : 21
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 38
Localização : São Paulo
Re: Sistema de arrefecimento
Postando o vídeo na página
mmalafaia- Mensagens : 49
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 41
Localização : Vitória - ES
Re: Sistema de arrefecimento
Preciso checar como está no meu carro. Se bem me lembro estava meio marrom e acima do nível
limafranco1- Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP
Re: Sistema de arrefecimento
Líquido de arrefecimento da Radiex, muito bom e barato, fiz no meu antigo carro e ficou muito bom.
Pretendo fazer no meu Sentra, usando água desmineralizada e líquido da Radiex.
Pretendo fazer no meu Sentra, usando água desmineralizada e líquido da Radiex.
Marpers- Mensagens : 30
Data de inscrição : 11/01/2016
Re: Sistema de arrefecimento
Isso ai, coloca Radiex mesmo, bem barato e eficiente.
Depois reclama do valor para fazer o motor.
Depois reclama do valor para fazer o motor.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Sistema de arrefecimento
Eu não colocaria Radiex nem de graça no meu carro. Um fluido de arrefecimento bom, tipo o Valvoline, Petronas, Havoline, BR, Bardhal, etc... duram no mínimo uns 3 anos, sendo paranóico e trocando antes dos 5 anos recomendados, custam barato e protegem de verdade o sistema de arrefecimento. Não vale a pena colocar produto meio boca e depois ter que fazer o motor.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
No canal do Adg, foi feita uma reportagem na fábrica dos caras, achei que era bom.
Ao que parece eles seguem os padrões de produção de fluidos de arrefecimento.
Foi devido a isso que eu comprei o produto deles no meu antigo carro.
Mas amigos, estou aqui para aprender cada dia mais.
Mrb, não precisa ficar nervoso!!!
Ao que parece eles seguem os padrões de produção de fluidos de arrefecimento.
Foi devido a isso que eu comprei o produto deles no meu antigo carro.
Mas amigos, estou aqui para aprender cada dia mais.
Mrb, não precisa ficar nervoso!!!
Marpers- Mensagens : 30
Data de inscrição : 11/01/2016
Re: Sistema de arrefecimento
Prefiro não arriscar e colocar um fluido com a mesma composição do que vem de fábrica, que no meu carro, com 4 anos de uso, estava em perfeito estado. Não esquecendo de adicionar água destilada/desmineralizada e não da torneira para compor o sistema, caso o aditivo seja concentrado.
Última edição por James T. Kirk em Seg Jan 18, 2016 6:35 am, editado 1 vez(es)
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Pessoal, em relação ao ADG já tivemos problemas com ele no antigo fórum. E segundo ele mesmo já chegou acionar judicialmente uns e outros na Internet.
Portanto, peço muito cuidado nos posts ao se referir a um terceiro. Não queremos trazer complicações ao administrador do fórum.
Portanto, peço muito cuidado nos posts ao se referir a um terceiro. Não queremos trazer complicações ao administrador do fórum.
Última edição por PauloEduardo em Seg Jan 18, 2016 11:03 am, editado 1 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
Quanto ao Radiex, não tenho como opinar pois nunca usei. Só sei que muita gente não gosta mesmo. Além disso ainda não estou convencido que os tais aditivos a base de polímeros tragam benefícios maiores ao motor em relação aos tradicionais baseados em etilenoglicol.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
O obrigado Paulo pela dica..
Marpers- Mensagens : 30
Data de inscrição : 11/01/2016
Re: Sistema de arrefecimento
Essa historia do Radiex vem desde o outro forum, rs. Melhor evitar.
Um mecanico havia me falado sobre tirar a mangueira que segura o liquido e limpar com agua comum, depois, recoloca-la e preencher com o fluido.
Nao sei se é uma boa ideia ou se é melhor meter a mao na massa como no video do amigo MRB
Um mecanico havia me falado sobre tirar a mangueira que segura o liquido e limpar com agua comum, depois, recoloca-la e preencher com o fluido.
Nao sei se é uma boa ideia ou se é melhor meter a mao na massa como no video do amigo MRB
limafranco1- Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP
Re: Sistema de arrefecimento
Não arriscaria comprar marcas tipo essa ai. No máximo uma STP - Petroplus.
Simplesmente prefiro comprar o aditivo vendido na css, não é muito caro, já é pronto para uso e fico tranquilo; só não compraria se fosse absurdo de caro.
Simplesmente prefiro comprar o aditivo vendido na css, não é muito caro, já é pronto para uso e fico tranquilo; só não compraria se fosse absurdo de caro.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Sistema de arrefecimento
minha opinião:
acho que estes aditivos até podem cumprir o prometido, por exemplo, podem ajudar a limpar os dutos do radiador. Mas nos casos em que o sistema está com o líquido original, ou se foi trocado regularmente no prazo, esta função pode ser desnecessária. Mas se o líquido amarelou ou enferrujou, não tem como um vidrinho de aditivo resolver.
E talvez até eleve o ponto de ebulição do liquido, mas os sensores deveriam parar o motor antes de atingir o PE normal do líquido.
Poderia ser benéfico se o aditivo fosse mais eficiente em termos de troca térmica do que o etilenoglicol e água.
Provavelmente nem faça mal ao carro, mas talvez seja inócuo.
acho que estes aditivos até podem cumprir o prometido, por exemplo, podem ajudar a limpar os dutos do radiador. Mas nos casos em que o sistema está com o líquido original, ou se foi trocado regularmente no prazo, esta função pode ser desnecessária. Mas se o líquido amarelou ou enferrujou, não tem como um vidrinho de aditivo resolver.
E talvez até eleve o ponto de ebulição do liquido, mas os sensores deveriam parar o motor antes de atingir o PE normal do líquido.
Poderia ser benéfico se o aditivo fosse mais eficiente em termos de troca térmica do que o etilenoglicol e água.
Provavelmente nem faça mal ao carro, mas talvez seja inócuo.
Re: Sistema de arrefecimento
Se a nissan manteve a proporção 50/50 com glicol aqui no brasil é porque tem motivo para ser assim. Seria muito mais rentável para a nissan ter em estoque e abastecer com polímeros, se fosse realmente bom para um motor que toca os 100graus direto.
Mesma coisa para velas de ignição, pastilha de freio de qualidade inferior,....
Estou vendo diversos casos de nissan queimando junta, empenando,... por um simples descuido de manter um líquido bom no sistema. O custo do líquido se torno irrisório perto do preço e do tempo perdido parado na oficina para refazer um motor de um nissan.
Wilson o líquido não precisa ser melhor em troca térmica, pois o eletroventilador e o radiador já da conta perfeitamente, inclusive em viagens a válvula termostática tem até que fechar para não resfriar de mais o motor. O problema maior é aguentar um ponto de ebulição X no caso de baixa pressurização do sistema.
Isso que ocorre com líquido ruim + pressão baixa.
Mesma coisa para velas de ignição, pastilha de freio de qualidade inferior,....
Estou vendo diversos casos de nissan queimando junta, empenando,... por um simples descuido de manter um líquido bom no sistema. O custo do líquido se torno irrisório perto do preço e do tempo perdido parado na oficina para refazer um motor de um nissan.
Wilson o líquido não precisa ser melhor em troca térmica, pois o eletroventilador e o radiador já da conta perfeitamente, inclusive em viagens a válvula termostática tem até que fechar para não resfriar de mais o motor. O problema maior é aguentar um ponto de ebulição X no caso de baixa pressurização do sistema.
Isso que ocorre com líquido ruim + pressão baixa.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Sistema de arrefecimento
Exato, MRB. O etilenoglicol pode não ter a mesma eficiência na troca térmica quanto a água pura mas se o fabricante recomenda 50/50% é porque ele dimensionou o sistema de arrefecimento para tal. Rodando com água pura ou aditivo a base de polímeros na realidade você vai estar desbalanceando o sistema. Pelo menos é o que imagino.
E pior, antigamente com os motores com bloco de ferro, quando o carro fervia o máximo que acontecia era queimar a junta do cabeçote (dando muito azar). Hoje em dia os modernos blocos de alumínio empenam muitas vezes a ponto de inutilizar o motor. Aí só jogando o motor fora e providenciando outro.
Portanto, o cuidado com o sistema de arrefecimento é muito mais crítico hoje em dia do que no passado.
E pior, antigamente com os motores com bloco de ferro, quando o carro fervia o máximo que acontecia era queimar a junta do cabeçote (dando muito azar). Hoje em dia os modernos blocos de alumínio empenam muitas vezes a ponto de inutilizar o motor. Aí só jogando o motor fora e providenciando outro.
Portanto, o cuidado com o sistema de arrefecimento é muito mais crítico hoje em dia do que no passado.
Última edição por PauloEduardo em Ter Jan 19, 2016 10:53 am, editado 1 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
No meu carro, fiz a troca total uns dois anos atrás e estou usando o aditivo orgânico rosa concentrado da Delphi.
Última edição por PauloEduardo em Ter Jan 19, 2016 10:53 am, editado 1 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sistema de arrefecimento
O etilenoglicol, fluido orgânico, dura 5 anos e o fluido a base de polímeros dura 1 ano, ou seja, o cara acha que está economizando, no entanto terá que substituir o fluído muito mais vezes para tentar manter o sistema limpo. Não vale a pena.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Sistema de arrefecimento
Só relembrando, a troca simples iria por volta de 4L?
limafranco1- Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP
Re: Sistema de arrefecimento
MRB escreveu:
Estou vendo diversos casos de nissan queimando junta, empenando,... por um simples descuido de manter um líquido bom no sistema.
O custo do líquido se torno irrisório perto do preço e do tempo perdido parado na oficina para refazer um motor de um nissan.
Exatamente o que penso também, acaba virando economia de palito; o cidadão economiza R$ 10 - 20 num litro de fluido de radiador, que é trocado a cada 4 anos.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
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