Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Sistema de arrefecimento

Página 3 de 14 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 8 ... 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Luiz Marini em Sex Jan 29, 2016 9:55 am

Pessoal,

Possuo um Sentra S 2012/13 com 37000 Km rodados.

Fiz uma burrada, o reservatório ao lado do radiador estava completamente vazio e eu, no automático, preenchi com água da torneira (como fazia no antigo carro, um Siena). Pegou quase um litro de água.
E agora, será que ficou comprometido todo o conteúdo do líquido do sistema de arrefecimento?

Na semana que vem viajo +- 500Km direto, 8 horas de carro ligado. Estou em dúvida se mando trocar logo.

Por via das dúvidas, já liguei para a CC Honda perto da minha casa e vi o preço do galão (3.75 l) por R$ 81 reais.

Um abração a todos.
Luiz Marini

Mensagem por WilsonM em Sex Jan 29, 2016 10:22 am

água de torneira tem impurezas, que podem comprometer o sistema a médio prazo.

Para resfriar o motor, nem tanto problema, a água dá conta do recado. O que você fez é um procedimento, digamos, de emergência, então quanto antes trocar todo o fluido, melhor.

E sendo um modelo 2012, já estava chegando a hora de trocar o fluido de qualquer forma.
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por PauloEduardo em Sex Jan 29, 2016 11:42 am

Fique tranquilo, Luiz.  A água não vai danificar nada a curto prazo. Contudo, o preocupante nem é tanto a água mas o porquê do reservatório estar vazio. Não era para estar.

Melhor mandar verificar logo todo o sistema de arrefecimento, ainda mais se você não souber ao certo se a água foi baixando lentamente através dos anos ou se começou um vazamento maior recentemente. E este segundo caso pode comprometer sua viagem.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por icefly25 em Sex Jan 29, 2016 12:00 pm

Numa emergência até rola jogar água de torneia, mas completar por tempo indeterminado, não é legal, porque a água com o tempo vai reagir com o metal e criar ferrugem e tambem porque completando com água, acabou alterando a proporção de aditivo no sistema.

Eu iria numa oficina pra ¹ investigar possíveis vazamentos, faria uma revisão geral, e ² pra drenar, limpar todo o sistema e reabastecer com um bom aditivo.
Eu compraria um aditivo de pronto uso; esse tipo não precisa diluir em água, já vem pronto pra colocar; tem o Nissan e o Honda.

E fique monitorando o nível enquanto não vai na oficina, mas eu iria logo, pois pra ter esvaziado completamente, é porque pode ter ocorrido vazamento. Não deixe de dar um retorno aqui, pra nos contar o que houve.
icefly25

Mensagem por Luiz Marini em Sex Jan 29, 2016 12:05 pm

Pessoal,

Realmente fiquei preocupado com o desaparecimento do líquido.

Como hoje estou com tempo, vou levar o Sentra numa empresa especializada aqui na minha cidade.

Fica mais barato consertar agora do que esperar uma pane.

Grato a todos.
Luiz Marini

Mensagem por James T. Kirk em Sab Fev 27, 2016 10:10 am

Por isso eu não recomendo o uso de aditivo sintético. Com 8 meses de limpeza e troca do fluido, o vectra já apresentou defeito na válvula termostática, fora o reservatório que ficou bem mais escuro. O tradicional LongLife, a base de etilenoglicol, ainda é a melhor opção. Vou postar o vídeo da limpeza e, em seguida, o vídeo da troca da válvula termostática.

James T. Kirk

Mensagem por Alexandre em Seg Fev 29, 2016 10:11 am

Fiz uma troca preventiva no meu carro, usei o líquido de arrefecimento vendido pela Honda, um galão de 3,5l que custou, se não me engano, por volta de R$ 90, já vem pronto pra uso.

Alexandre

Mensagem por icefly25 em Seg Fev 29, 2016 11:05 am

Esse ai?
Na verdade ele é 1 galão americano, por isso dá essa medida diferente de 3,7 litros e uns quebrados.
icefly25

Mensagem por Alexandre em Seg Fev 29, 2016 11:45 am

Sim, este mesmo, levei no meu mecânico que fez a troca.

Alexandre

Mensagem por taguera em Seg Fev 29, 2016 4:43 pm

Qual é indicado par Sentra 2008 S? Nos meus antigos carros sempre ouvi falar nos organicos e nos inorganicos, qual é o certo para sentra? Usava da Delphi no gol concentrado (parece rosa). e a concentração era 30/70 de aditivo/agua desmineralizada.

Abraços.

taguera

Mensagem por icefly25 em Seg Fev 29, 2016 5:29 pm

O original da Nissam ou esse ai da Honda servem.
O da Honda leva a vantagem de ser geralmente mais barato, ele vende nesse galão ao da foto de 3,7L (uns R$ 100), mas pode ser que na autorizada o Nissan esteja mais barato, ele é vendido em garrafa de 1L (uns R$ 35); eu faria uma tentativa de cotar na autorizada, vai que esteja barato.
icefly25

Mensagem por taguera em Seg Fev 29, 2016 5:37 pm

Obrigado Amigo icefly25, você acha que vale a pena colocar 50%? pois o carro hoje está só na agua (antigo proprietario só colocava agua).

Abs.

taguera

Mensagem por PauloEduardo em Seg Fev 29, 2016 5:53 pm

Pode usar o Honda daí de cima. A vantagem é que já vem diluído na proporção correta.

O orgânico rosa da Delphi também serve. Estou usando ele, inclusive.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por WilsonM em Seg Fev 29, 2016 5:55 pm

sério, o cara só usava água? Shocked Shocked
direto da torneira, deve ser...

bem, sempre me disseram que a água tem muita eficiência térmica, felizmente.
o líquido original dos carros tem como principal característica ter um ponto de ebulição mais elevado, além de estar livre de impurezas que possam causar ferrugem ou entupimentos.

porque não pode simplesmente trocar toda a água pelo fluido original da Nissan?
WilsonM
Admin

Mensagem por taguera em Seg Fev 29, 2016 6:14 pm

Então Wilson me corrija se eu estiver errado, o aditivo não tem a finalidade de proteger o sistema? Então da mesma forma que protege ele limpa, ou seja, se o antigo dono só usava água por x tempo, provavelmente deve ter pontos de ferrugem ou até mesmo desgaste excessivo de algumas peças como bomba dágua, meu medo de por na proporção indicada é proteger tanto que possa desplacar partículas q hoje serviria como um tipo de camuflamento.

Falo isso pois já peguei um gol g3 Sport onde fuu seguir o manual coloquei aditivo orgânico na proporção acabou limpando até demais, q é o certo... Mas...rsrs

Abracos

taguera

Mensagem por WilsonM em Seg Fev 29, 2016 6:28 pm

pois então, se houver depósito de ferrugem ou calcificação, existe sempre a possibilidade destes pedaços se soltarem e irem entupir alguma coisa seja com água, seja com fluido, apesar de que pode ser que o fluido original acelere o processo.

Existe uma máquina que faz a filtragem da água do radiador, como se fosse uma diálise, pode ser uma opção.

o fluido de arrefecimento tem duas características principais:
- ponto de ebulição mais alto que da água pura
- ponto de congelamento mais baixo que água pura.

possivelmente são aditivados com detergentes, mas não sei te dizer com certeza.

Em teoria, os carros funcionam bem com água simplesmente, preferencialmente destilada, pois a água é bem eficiente na troca de calor.

No seu caso, eu não sei o que eu fazer, mas tendo a preferir trocar todo o fluido, ou mesmo fazer duas ou três trocas sucessivas.
WilsonM
Admin

Mensagem por taguera em Seg Fev 29, 2016 6:56 pm

É esse Sentra vai me dar um pouquinho de trabalho mas quando ficar show vai parecer um zerado, rsrsrs.

Obrigado Wilson acho q vou fazer umas 2/3 limpezas antes de colocar o líquido.

Abs

taguera

Mensagem por icefly25 em Seg Fev 29, 2016 7:52 pm

Existem produtos de limpeza de radiador, sei que tem da STP, Koube, etc, pode ser uma boa no seu caso, fazer a limpeza antes de colocar o aditivo definitivo.

Mais detalhes no spoiler:
Spoiler:
Água de torneira, só usei em emergência em outros carros que passei esse problema, depois passada a emergência, o jeito foi comprar água destilada (também chamada desmineralizada) e mais o aditivo certo pro carro.

Nos velhos tempos eu lembro de ser moleque e ajudava meu pai a usar mangueira a limpar o radiador do Maverick, a água saía amarela de ferrugem  Shocked naqueles tempos não se sabia o que era aditivo, acho que nem era recomendando no manual. Shocked

Essa semana mesmo, o Logan da minha mulher descobri que estava no minimo o nivel, comprei 1L de água destilada por R$ 6 e completei o nível, usando quase metade disso; o certo seria fazer a mistura também com o aditivo, mas como eu não sei qual foi usado na última troca, o jeito foi colocar só água destilada; na verdade o mais correto era trocar tudo, mas como a menos de ano foi trocado eu não queria fazer isso, e afinal de contas ia sair bem mais caro :/

icefly25

Mensagem por James T. Kirk em Seg Fev 29, 2016 8:04 pm

Se o sistema já estiver comprometido, o ideal é fazer uma limpeza e seguir acompanhando, pois pode aparecer vazamentos, mas isso não é culpa do fluido e sim da negligência à manutenção do sistema de arrefecimento. Faça a troca e vá acompanhando para ter certeza que o sistema não está comprometido e, caso esteja, faça o conserto, pois somente dessa forma você irá ter a certeza de que o sistema está 100%.
James T. Kirk

Mensagem por taguera em Seg Fev 29, 2016 8:28 pm

Vou fazer isso galera gostei muito do fórum vou continuar postando e acompanhando vcs... Muito obrigado galera

taguera

Mensagem por Akira Oshiro em Ter Mar 08, 2016 11:15 am

Pessoal este assunto de já me deixou a um tempo atrás quase louco rsrsr, tanto que comprei o limpa radiador coloquei no carro rodei uma semana como manda o manual, abri o radiador esgotei o fluido e coloquei fluido novo Bardahl concentrado (rosa) na proporção de 50/50 a agua utilizada foi agua destilada comprada em casas de bateria.
O problema todo é que depois fiquei pensando, e o restante que ficou preso ao bloco do motor?
Conclusão após a troca do liquido refrigerante, se é que podemos chamar assim, rodei aproximadamente 2000km e fiz novamente a troca, a fim de tentar tirar ao máximo vestígios do produto de limpeza.
Pergunta será que foi removido todo o liquido de limpeza? Será que estou rodando com algo corrosivo dentro do motor?

Akira Oshiro

Mensagem por taguera em Ter Mar 08, 2016 12:00 pm

falar nisso alguem tem procedimento com fotos ou video, de procedimento de troca de liquido de arrefecimento do sentra?

taguera

Mensagem por Akira Oshiro em Ter Mar 08, 2016 12:34 pm

taguera escreveu:falar nisso alguem tem procedimento com fotos ou video, de procedimento de troca de liquido de arrefecimento do sentra?

Do sentra em si não, mas no youtube tem um do tiida, foi baseado no video que fiz o meu.

Akira Oshiro

Mensagem por taguera em Ter Mar 08, 2016 12:40 pm

Akira Oshiro escreveu:
taguera escreveu:falar nisso alguem tem procedimento com fotos ou video, de procedimento de troca de liquido de arrefecimento do sentra?

Do sentra em si não, mas no youtube tem um do tiida, foi baseado no video que fiz o meu.

Valeu Akira!

taguera

Mensagem por William em Ter Mar 08, 2016 12:48 pm

A aproximadamente 1 ano atrás, fiz a troca completa do fluido de arrefecimento, meu mecanico esgotou a água do bloco, e coloquei o Glacelf auto freeze da ELF (orgânico) + Àgua desmineralizada. Esse ano pretendo trocar porque é relativamente barato e assim vou evitar problemas.

William

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 14 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 8 ... 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: