Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Piloto Automático no Nissan Versa SL CVT

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Piloto Automático no Nissan Versa SL CVT

Mensagem por vsjensen em Sex Out 21, 2016 5:03 pm

Boa tarde a todos.

Sou um feliz proprietário de um Versa SL CVT 2017. Ele está com quase 1.000km e minha única decepção até então, era o fato de não ter piloto automático e limitador de velocidade, coisa que meu Sandero Dynamique 2015 tinha, mesmo sendo câmbio manual.

Pois bem, totalmente irresignado com isso, voltei na concessionária hoje e me disseram (somente hoje, quase um mês depois da compra) que existe como opcional o piloto automático.

Porém, para meu espanto (e creio que também irão ficar surpresos), custa R$2.019,00 instalado.

Perguntei se ele ficaria igual ao do Sentra, com os controles ao lado direito da direção e disseram que não, que iriam colocar uma espécie de haste lateral similar a que é presente no Corolla.

Até aí tudo bem, mas fico com a seguinte pergunta: não seria possível usar o módulo do Sentra nele?

E mais, os amigos acham válido instalar, visto o preço vultuoso?

Abraços.

vsjensen

Re: Piloto Automático no Nissan Versa SL CVT

Mensagem por andre fachini em Sex Out 21, 2016 5:55 pm

Preço de CCS é caro mesmo, pena não dar pra colocar no volante, por este preço teria que ser..esta alavanca nada mais é do que aqueles kits que vendem no ML...é uma adaptação...
andre fachini

Mensagem por vsjensen em Sex Out 21, 2016 5:57 pm

andre fachini escreveu:Preço de CCS é caro mesmo, pena não dar pra colocar no volante, por este preço teria que ser..esta alavanca nada mais é do que aqueles kits que vendem no ML...é uma adaptação...

Exatamente. Até procurei pra ver e no ML tá R$2.145,00, fora a instalação.

Será que vale a pena? Não sei até que ponto isso seria interessante. O bom é que será instalado na própria Nissan, não tendo como perder a garantia.

vsjensen

Mensagem por andre fachini em Sex Out 21, 2016 6:01 pm

Preço por preço faz na CCS obvio por garantia do seu veiculo até, pois alegaram , que em caso de algum problema foi a instalação e vc poderá perder a garantia do veiculo inclusive.....qto a valer a pena....eu usei uma unica vez no sentra qdo eu tinha...só fica bom em estradas quase planas, descidas e tal..senão sobe muito o giro e acaba gastando mais até....

Mas se quer então o coloque na CCS, pelo valor identico.....nem em minha outlander V6 que não sobe o giro eu uso ....então sou suspeito pra isso...
andre fachini

Mensagem por WilsonM em Sex Out 21, 2016 6:09 pm

se for instalar e puder pagar, vai na css mesmo.

apesar de que eu uso tão pouco o cruise control. É bom para quem viaja muito, em estradas planas e retas. Em estradas sinuosas, ou em serra não gosto muito. Subida é ruim porque o motor acelera demais, em descida às vezes o freio motor não é suficiente para frear o carro e vc acaba indo além da máxima.

E muito motorista brasileiro não tem a cultura de cruise control, é comum o pessoal vir te cortando, se entrarem na sua frente e darem um toque no freio, a gente acaba também pisando no freio, e desliga o piloto.
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por lpz em Seg Out 24, 2016 10:33 pm

Enqto isso, nos EUA
http://www.nissanusa.com/buildyournissan/vehicle-images/2017/VSD/XGC70NIC101C0/be65f4ef3a84832a1b70ebdd625b0d98/Versa-Sedan/1.6-S-Plus/Cruise-Control/Interior

Tem pra vender esse módulo no aliexpress, originalmente no volante, igual ao nosso manual do proprietário.
o problema eh saber se nosso volante, ou módulo suporta isso, ou se tb modificaram e nao tem o encaixe pronto.
https://m.pt.aliexpress.com/item/32581094715.html?trace=storeDetail2msiteDetail#autostay
lpz

Mensagem por YamaDi em Sex Nov 11, 2016 8:12 pm

vsjensen escreveu:Boa tarde a todos.

Sou um feliz proprietário de um Versa SL CVT 2017. Ele está com quase 1.000km e minha única decepção até então, era o fato de não ter piloto automático e limitador de velocidade, coisa que meu Sandero Dynamique 2015 tinha, mesmo sendo câmbio manual.

Pois bem, totalmente irresignado com isso, voltei na concessionária hoje e me disseram (somente hoje, quase um mês depois da compra) que existe como opcional o piloto automático.

Porém, para meu espanto (e creio que também irão ficar surpresos), custa R$2.019,00 instalado.

Perguntei se ele ficaria igual ao do Sentra, com os controles ao lado direito da direção e disseram que não, que iriam colocar uma espécie de haste lateral similar a que é presente no Corolla.

Até aí tudo bem, mas fico com a seguinte pergunta: não seria possível usar o módulo do Sentra nele?

E mais, os amigos acham válido instalar, visto o preço vultuoso?

Abraços.

Boa noite caros colegas!

Eu comprei um versa SL 1.6 CVT, o meu esta beirando os 1500 km rodados já.
Pensei a mesma coisa a respeito do piloto automático, e gostaria muito de ter no Versa!

Já rodei nas Internet atrás de soluções, e consegui descobrir algumas coisas:

- Como o Versa é um carro de fabricação mundial e nos EUA possui a versão com Cruise Control, pensei que poderia já estar pré instalado o chicote no volante, para que se tenha o controle de comandos do cruise control no volante. Ainda não consegui tirar a parte da buzina e do air-bag para verificar mesmo se existe, mas olhando na internet, os mesmo volantes desmontados, da para notar que o chicote tem um plug a mais para essa função.

- Se você pesquisar na internet Cruise control, existe os que foram feitos para os carros que possuem ABS e outros que não possuem ABS. O piloto automático que foi feito para carros com ABS usa o sensor de Freio do sistema de ABS. Coisa que o versa já tem.

- Um colega de trabalho possui um Suzuki Jimmy, e com ele não veio alguns opcionais que existiam no carro fora do país. Ele descobriu que no carro dele, havia toda a preparação para esses itens opcionais, inclusive chicotes e fusíveis. Ele apenas comprou a peça e funciona normalmente. E esse não é o único relato que já ouvi.

Estou confiante de que a única coisa que pode faltar para o Cruise Control funcionar seja o controle no volante e talvez o modulo do Cruise Control. Digo talvez o módulo, porque não acho nem o módulo do Sentra do ano 2013, 2014, 15 ou 16 para vender, ás vezes ele já faz parte do carro e não sabemos.

Vou pesquisar muito mais, e descobrir! Quem sabe?!?!

Qualquer coisa, vamos trocando idéia e evoluções por aqui.

Abraços!

YamaDi

Mensagem por lpz em Sab Nov 12, 2016 7:34 pm

Yamaji escreveu:
...
Estou confiante de que a única coisa que pode faltar para o Cruise Control funcionar seja o controle no volante e talvez o modulo do Cruise Control. Digo talvez o módulo, porque não acho nem o módulo do Sentra do ano 2013, 2014, 15 ou 16 para vender, ás vezes ele já faz parte do carro e não sabemos.

Vou pesquisar muito mais, e descobrir! Quem sabe?!?!

Qualquer coisa, vamos trocando idéia e evoluções por aqui.

Abraços!

Aguardando ansioso esse seu estudo!!
Very Happy Very Happy
lpz

Mensagem por YamaDi em Qui Nov 17, 2016 7:46 pm

lpz escreveu:Enqto isso, nos EUA
http://www.nissanusa.com/buildyournissan/vehicle-images/2017/VSD/XGC70NIC101C0/be65f4ef3a84832a1b70ebdd625b0d98/Versa-Sedan/1.6-S-Plus/Cruise-Control/Interior

Tem pra vender esse  módulo no aliexpress, originalmente no volante, igual ao nosso manual do proprietário.
o problema eh saber se nosso volante, ou módulo suporta isso, ou se tb modificaram e nao tem o encaixe pronto.
https://m.pt.aliexpress.com/item/32581094715.html?trace=storeDetail2msiteDetail#autostay

Boa noite galera!

Eu fui parar para ler com calma esse tópico a pouco tempo. Pesquisei nesse mesmo site, esse controle é o mesmo que é utilizado no versa dos EUA.

Pesquisando muito pude ver que esse controle possui 3 plugs, um do som, outro do Cruise Control e o outro é da buzina. Esses plugs são ligados na cinta do airbag. Vários sites dizem que a cinta do airbag para o Versa, Sentra e Frontier são as mesmas.
Liguei na concessionaria que comprei o meu versa e falei que precisava da cinta para um Sentra, e falei que pelo versa ser mais barato, a cinta também seria mais barata e se também poderia servir no carro, ele disse que aparentemente a cinta é a mesma e que só muda o código da peça.
No mercado livre a gente acha a cinta do airbag para o versa do ano de 2012 até o 2016 e ela possui o encaixe dos chicotes, menos o da buzina que é ligado diretamente na buzina.

Consegui o Manual de serviço do Versa, e com ele pude entender como que é o funcionamento do Cruise Control.

Na minha postagem anterior, falei que suspeitava que o cruise control já estava instalado e faltava apenas o controle no volante. Pelo que pude ler, quem faz o controle do Cruise Control é a ECM (Engine Control System). A ECM parece controlar tudo e todos os sensores do carro.

Ela faz a leitura dos sensores de freio, acelerador, controle do volante(cruise control) e cambio, e depois manda o comando para o "Atuador de controle elétrico do acelerador"(Quem acelera o veículo).

Eu ainda não tive tempo para verificar se a cinta do airbag do meu versa realmente possui esses plugs, mas confirmando isso, passarei mais informações, e posteriormente farei o pedido dos controles do volante para fazer o teste final.

Farei também um vídeo e postarei no youtube.

O manual de serviço peguei pela internet, eu estou com a parte da ECM em PDF, assim que conseguir novamente o site para download, divulgarei por aqui.

Abraços!

YamaDi

Mensagem por vsjensen em Sex Nov 18, 2016 10:44 am

Yamaji escreveu:
lpz escreveu:Enqto isso, nos EUA

Tem pra vender esse  módulo no aliexpress, originalmente no volante, igual ao nosso manual do proprietário.

Boa noite galera!

Eu fui parar para ler com calma esse tópico a pouco tempo. Pesquisei nesse mesmo site, esse controle é o mesmo que é utilizado no versa dos EUA.

Pesquisando muito pude ver que esse controle possui 3 plugs, um do som, outro do Cruise Control e o outro é da buzina. Esses plugs são ligados na cinta do airbag. Vários sites dizem que a cinta do airbag para o Versa, Sentra e Frontier são as mesmas.
Liguei na concessionaria que comprei o meu versa e falei que precisava da cinta para um Sentra, e falei que pelo versa ser mais barato, a cinta também seria mais barata e se também poderia servir no carro, ele disse que aparentemente a cinta é a mesma e que só muda o código da peça.
No mercado livre a gente acha a cinta do airbag para o versa do ano de 2012 até o 2016 e ela possui o encaixe dos chicotes, menos o da buzina que é ligado diretamente na buzina.

Consegui o Manual de serviço do Versa, e com ele pude entender como que é o funcionamento do Cruise Control.

Na minha postagem anterior, falei que suspeitava que o cruise control já estava instalado e faltava apenas o controle no volante. Pelo que pude ler, quem faz o controle do Cruise Control é a ECM (Engine Control System). A ECM parece controlar tudo e todos os sensores do carro.

Ela faz a leitura dos sensores de freio, acelerador, controle do volante(cruise control) e cambio, e depois manda o comando para o "Atuador de controle elétrico do acelerador"(Quem acelera o veículo).

Eu ainda não tive tempo para verificar se a cinta do airbag do meu versa realmente possui esses plugs, mas confirmando isso, passarei mais informações, e posteriormente farei o pedido dos controles do volante para fazer o teste final.

Farei também um vídeo e postarei no youtube.

O manual de serviço peguei pela internet, eu estou com a parte da ECM em PDF, assim que conseguir novamente o site para download, divulgarei por aqui.

Abraços!

Show!!!

Esperando ansioso. Se der certo, vou encomendar o meu do AliExpress!

vsjensen

Mensagem por vsjensen em Sex Nov 18, 2016 5:16 pm

Pesquisando, sai R$213,00 o kit no AliExpress.

Falei com o chefe da oficina da Nissan aqui da minha cidade, e ele pediu para eu comprar e levar a peça para ele olhar.

Se a resposta @lpz não vier antes, posto aqui o resultado.

vsjensen

Mensagem por YamaDi em Seg Dez 05, 2016 5:40 pm

vsjensen escreveu:Pesquisando, sai R$213,00 o kit no AliExpress.

Falei com o chefe da oficina da Nissan aqui da minha cidade, e ele pediu para eu comprar e levar a peça para ele olhar.

Se a resposta @lpz não vier antes, posto aqui o resultado.

Você comprou o kit que o @lpz colocou aqui em um dos comentários anteriores?

Observei que esse kit fala que serve para o Versa e tem um botão a mais.

Esse botão a mais é aqueles dois quadradinhos que navega através das funções do Computador de Bordo, tais como hodômetro, hodômetro A e B, consumo em tempo real, Temperatura e outros.

Ele possui um fio a mais no chicote, que provavelmente possa ser desse botão.

Se esse kit realmente funcionar, pode ser que o controle do Computador de Bordo possa ser alterado sem precisar colocar a mão no painel.

Caso contrario, vou ter que aproveitar somente o chicote e o lado do Cruise Control, e usar o controle de som que veio de fábrica com o Versa.

Ontem a tarde tentei verificar o encaixe dos chicotes, mas não tinha uma ferramenta que precisava, meu colega me emprestou hoje, e amanhã coloco o resultado por aqui!

Abraços!

YamaDi

Mensagem por YamaDi em Seg Dez 05, 2016 11:52 pm

Boa noite galera!

Como havia falado, hoje tirei parcialmente o airbag do motorista para ver se o versa possuía o encaixe para o cruise control!

Como eu suspeitava ele possui! O encaixe que vai a parte do cruise control está vago!

Quem for mexer para retirar o airbag do carro, tire o negativo da bateria e deixe desligado, esperar uns 10 minutos para desernegizar o carro, para não correr o risco do airbag estourar e você ou alguém se machucar!

Segue um video pequeno que fiz, mostrando os encaixes do chicote!

https://youtu.be/X9CUkqyDm4Q

O próximo passo será comprar o controle e ver se funciona!

Abraços!

YamaDi

Mensagem por Matheus Rufino em Ter Dez 06, 2016 12:31 am

cara, principalpente pela falta de cruise control e apoio de braço no versa que não compro outro, é inadmissível um carro at não ter esses itens

Matheus Rufino

Mensagem por vsjensen em Ter Dez 06, 2016 9:35 am

Yamaji escreveu:Boa noite galera!

Como havia falado, hoje tirei parcialmente o airbag do motorista para ver se o versa possuía o encaixe para o cruise control!

Como eu suspeitava ele possui! O encaixe que vai a parte do cruise control está vago!

Quem for mexer para retirar o airbag do carro, tire o negativo da bateria e deixe desligado, esperar uns 10 minutos para desernegizar o carro, para não correr o risco do airbag estourar e você ou alguém se machucar!

Abraços!

Show de bola! Eu comprei pela AliExpress, mas demora mais de 50 dias para vir. No e-Bay tem por menor tempo. Tomara que funcione.

Aproveitando, algum de vocês sente uma trepidação ou estalo na direção quando passam em ruas de pedra ou irregulares?

O meu está apresentando um estalo chato, como se fosse uma folga na coluna de direção.

vsjensen

Mensagem por SmithC em Ter Dez 06, 2016 1:33 pm

vsjensen escreveu:

Abraços!

Show de bola! Eu comprei pela AliExpress, mas demora mais de 50 dias para vir. No e-Bay tem por menor tempo. Tomara que funcione.

Aproveitando, algum de vocês sente uma trepidação ou estalo na direção quando passam em ruas de pedra ou irregulares?

O meu está apresentando um estalo chato, como se fosse uma folga na coluna de direção.

É por conta da regulagem. Volta para o original e vai ficar tudo natural, igual antes.

SmithC

Mensagem por vsjensen em Ter Dez 06, 2016 2:03 pm

SmithC escreveu:
vsjensen escreveu:

Abraços!

É por conta da regulagem. Volta para o original e vai ficar tudo natural, igual antes.

Já coloquei em todas as regulagens possíveis. O estalo é quando giro da esquerda para a direita, ou quando retorno a direção de uma curva feita a esquerda.

Não me parece ser um barulho de regulagem, pois é bem característico de folga na coluna. Mais alguém com esse problema?

vsjensen

Mensagem por rafaelfischer em Ter Dez 06, 2016 3:57 pm

vsjensen escreveu:
SmithC escreveu:
vsjensen escreveu:

Abraços!

Já coloquei em todas as regulagens possíveis. O estalo é quando giro da esquerda para a direita, ou quando retorno a direção de uma curva feita a esquerda.

Não me parece ser um barulho de regulagem, pois é bem característico de folga na coluna. Mais alguém com esse problema?

O meu Versa 12/13 apresentou esse barulho e era uma folga na coluna de direção que foi corrigida em uma das revisões...
rafaelfischer

http://www.rafafischer.com

Mensagem por SmithC em Ter Dez 06, 2016 5:05 pm

Vi num video de primeira impressões do versa que a regulagem fazia ela tremer, mas casos são casos.

SmithC

Mensagem por YamaDi em Qua Dez 07, 2016 8:52 pm

vsjensen escreveu:

Abraços!

Rapaz, o que eu também havia visto, é o que o @SmithC falou.

Mas vale a pena levar na concessionária, caso esteja na garantia e mostrar o problema ao Chefe da Oficina.

YamaDi

Mensagem por SmithC em Seg Dez 12, 2016 8:59 pm

Boa noite a todos.
Alguém importou os comandos?
Percebi o seguinte, fuçando na OLX:
Os controles do Sentra, são iguais aos vendidos na AliExpress
(https://pt.aliexpress.com/item/25550-3DA6A-Steering-Wheel-Cruise-Control-Switch-For-Nissan-TIIDA-SENTRA-Livina-SUNNY-ALMERA-VERSA/32471723895.html?ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_2_10065_10068_10084_10083_10080_10082_10081_10060_10061_10062_10056_10055_10054_10059_10099_10078_10079_426_10073_10103_10102_10096_10052_10050_10051,searchweb201603_2&btsid=532c66ed-6b6f-4fd8-b3fb-bf59ed4ba35e)
Ou seja, certamente tem nas CSS, caso alguém tenha medo de importar os comandos.
Só precisa pedir o código da peça e comprar.

SmithC

Mensagem por YamaDi em Qua Dez 14, 2016 10:57 pm

@SmithC também procurei pelo mercado livre! Achei peças de ferro velho, não sei se a OLX tbm é ferro velho!
Mas foi bem lembrado de pegar o número da peça encontrar aqui no Brasil!

YamaDi

Mensagem por vsjensen em Qui Dez 15, 2016 11:55 am

Yamaji escreveu:
vsjensen escreveu:

Abraços!

Rapaz, o que eu também havia visto, é o que o @SmithC falou.

Mas vale a pena levar na concessionária, caso esteja na garantia e mostrar o problema ao Chefe da Oficina.

Das duas boas notícias:

1- o estalo na direção é uma folga no motor elétrico da direção. Agendei para segunda para averiguarem e tentar resolver.

2- conversei com o chefe da oficina novamente sobre o piloto automático. Ele reluta e diz que por ser fabricado no Brasil, que o carro seria diferente do disponibilizado nos EUA. Até aí ok. Mostrei pra ele o vídeo acima e ele disse que realmente pode dar certo.

Notei que se olhar o painel com o sol pegando forte em cima, no lado direito, no velocímetro, tem o sinal da luz do Cruise Control. Isso pra mim é a clara indicação de que há o Cruise Control, faltando apenas os botões de acionamento.

vsjensen

Mensagem por Vinicius.VS em Qui Dez 15, 2016 3:14 pm

[quote="vsjensen"][quote="Yamaji"][quote="vsjensen"]
Yamaji escreveu:

Notei que se olhar o painel com o sol pegando forte em cima, no lado direito, no velocímetro, tem o sinal da luz do Cruise Control. Isso pra mim é a clara indicação de que há o Cruise Control, faltando apenas os botões de acionamento.

E no caso do retrovisor com rebatimento elétrico que tem o botão mas não funciona?

Vinicius.VS

Mensagem por vsjensen em Qui Dez 15, 2016 3:29 pm

Vinicius.VS escreveu:
vsjensen escreveu:
Yamaji escreveu:
vsjensen escreveu:
Yamaji escreveu:

E no caso do retrovisor com rebatimento elétrico que tem o botão mas não funciona?

Onde que tem o botão?

vsjensen

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: