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Mensagem por sandra ormonde Seg Jan 16, 2017 4:18 pm

OLÁ BOA TARDE
MEU CARRO LIVINA TEM UM BARULHO QUE NÃO CONSEGUIMOS IDENTIFICAR O DEFEITO.
PARECE ALGO SOLTO, E PASSA EM QUALQUER DESLIZE NAS RUAS, E BATE TUDO.
PARECE QUE É EMBAIXO..
AGUEM JÁ TEVE ESSE PROBLEMA?

sandra ormonde

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Mensagem por WilsonM Seg Jan 16, 2017 4:25 pm

movido para seção do Livina.

palpite: escapamento solto?
ou talvez o catalisador. Num antigo Ford Escort que eu tinha, uma vez acabei numa enchente. No dia seguinte, quando fui andar, fazia uma barulhão, parecia um monte de pedra numa caixa de metal. Era o catalisador, ele estava quente, entrou em contato com a água fria, transformou os minerais do catalisador em brita.
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Mensagem por SYT Seg Jan 16, 2017 4:55 pm

Olá Sandra !

Então, minha esposa tem uma livina SL 1.8AT, e também tinha diversos barulhos não identificados, que chegavam a me incomodar muito, pois no meu sentra não tem um ruído sequer.
No meu caso, a lista de "reparos" foi:
- Banco traseiro bi-partido com "folga" nas travas. Solucionado com calços onde os bancos apoiam;
- Rangido nas portas. Colocado feltro por todos os lados dos acabamentos plasticos;
- Barulhos no painel. Solução parcial, mas melhor muito, colocando feltros por todos os lados, inclusive nos dutos internos do ar condicionado, onde tem muita folga e faz muitos barulhos;
- Tampão do porta-mala: Colocado velcro para fixar melhor o tampão e não ficar pulando em ruas irregulares;
- Grelha do para-brisa: Colocado feltros entre o vidro e a peça plastica;
- Haste do capô, colocado feltro onde é fixado no suporte quando o capô está fechado;
- Borrachas das portas: Fazia um nhec nhec toda vez que o carro "torcia", então lubrifiquei as mesmas e melhorou bastante, mas tem que fazer continuamente;
- Geral: A cada 20 mil KM, normalmente reaperto todos os parafusos e presilhas dos acabamentos internos, pois começam a ficar folgadas, e começa a fazer barulhos.
- Tem o barulho do escapamento ou das proteções térmicas, que precisa levantar o carro, no meu não tem problema aí ainda.

Espero que ajude...

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Mensagem por absilva Seg Jan 16, 2017 11:42 pm

@Sandra,
Se foi instalado protetor de cárter, verifique como está sua fixação e se ele está amassado e encostando em outras peças. Verifique também as presilhas de fixação daquelas peças de plástico preto que contornam as rodas dianteiras (conhecidas como "asa de urubu"). Raspa aqui, bate alí e as presilhas acabam se soltando e deixando coisas soltas embaixo do carro.
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Mensagem por Fabiano Prodossimo Ter Mar 21, 2017 9:19 am

No meu Livina, com 50.000 km rodados, começaram aparecer barulhos estranhos na suspenção, levei em várias oficinas pra identificar o problema, mas ninguém sabia dizer exatamente o que realmente era, até que então uma oficina aqui de Curitiba conseguiu descobrir, a principio tive que trocar buchas do agregado, pois as mesmas estavam deterioradas, quando passava por uma ondulação na pista ou um buraco, fazia um barulho seco, como batida de ferro com ferro.
Tive que trocar as Bieletas, pois já estavam com folga, aproveitem tbem pra trocar o kit de amortecedor completo.
A principio ficou bom, porem tive que voltar a oficina mais duas vezes para substituir as buchas do agregado, pois a cada mês voltavam a dar problemas.

Amanhã vou entregar meu Livina na concessionaria, acabei trocando por um Kicks SV Limited 16/17, espero não ter surpresas...

Grande abraço a todos.
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Mensagem por andre fachini Ter Mar 21, 2017 12:05 pm

Hum..talvez algumas terá todo carro dá..mas espero menos desagradaveis do que as suas com a livina..e agora entendi pq nem fez questão do preço qdo começa arruma e não fica bom hr vender o carro...eu pelo menos não fico com um que me dê dor de cabeça...
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Mensagem por Ledsurto Qua maio 10, 2017 7:37 pm

A minha Livina SL 2012 veio com um barulho terrível na parte traseira, barulhos de plastico, rangidos, barulhos de ferro, mesmo o carro esteticamente estar bem cuidado sem marcas no porta malas ou pinos de fixação quebrados ele fazia barulhos bem chatos, como ja tive outros carros Hatch fui eliminando na seguinte ordem:

1- Tirei a lateral plástica do porta malas e coloquei pedaços de espuma entre a lataria e o plástico em todos os lugares de contato, coloquei uma "tampa de espuma" na lateral da carroceria reduzindo a reverberação entre lata/plastico e no assoalho coloquei uma tira de feltro para o acabamento plastico "repousar" sobre a lataria.
2- Troquei os pinos de fixação por um modelo mais resistente (usei do Gol é aproximadamente 1mm mais largo, suficiente pra dar uma boa fixação)
3- Passei 1 filete de WD40 na junção da parte de plastico do porta malas e da parte da moldura do vidro.
4- Ajustei as travas dos bancos bipartidos, ficavam vibrando e fazendo barulho, também dei uma volta de fita isolante nos batentes da carroceria onde encaixa a trava do banco bibartido.
5- 2 voltas de fita isolante no batente da tranca da porta traseira que fica na carroceria
6- Coloquei feltro adesivo na guarnição de plastico quadrada que vai na tranca traseira na carroceria.
7- Coloquei feltro no encaixe do brake light.
8 - Coloquei feltro na proteção de plástico do motor do limpador traseiro e também no acabamento da tampa traseira.
9- Coloquei uma tira de velcro fazendo um berço para o tampão traseiro

Todos estes itens fiz com um acabamento que contorna bem as peças dando um ar de que saiu de fábrica assim.

Com estes "ajustes técnicos" consegui quase zerar o barulho traseiro do carro, deixando ele parecendo novo novamente.

Mas tem que se acostumar com algumas vibrações que são normais de carro hatch com porta malas " pra dentro" da cabine, isolamento igual a um sedan nunca vai ser.

Ledsurto

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Mensagem por Fabio85 Sex maio 19, 2017 6:47 pm

Legal as dicas, galera. Tenho uma Livina e também acho que ela faz barulho excessivo dos acabamentos/peças plásticas.

Quando sobrar um tempo no meu dia vou desmontar alguns acabamentos e passar wd, colocar uns feltros adesivos e fita isolante para ver se melhora.

O painel da minha faz um barulho terrível de acabamento.

Fabio85

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Mensagem por Erica Alessandra Qua maio 31, 2017 12:41 am

Olá Pessoal! Comprei uma Livina Ex gear 2011 e faz um barulho terrivel na parte traseira interna. O que pode ser?

Erica Alessandra

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Mensagem por dtyonline Qua maio 31, 2017 3:07 am

Erica seja bem vinda e parabéns pelo Livina!

Qual a característica do barulho? Pois podem ser várias coisas, desde acabamento interno ao externo como parte de suspensão traseira.

Se puder gravar um áudio ou um vídeo com o áudio e publicar para nós e dizer a área exata que nota o barulho.

Abraços,
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Mensagem por Cassius Sex Set 29, 2017 11:37 am

Oi pessoal tudo bem?

Sou novo aqui no forum, pois há uma semana peguei uma Livina 1.8 SL X-Gear 2014. Um achado com 15.000 Km apenas.
Apesar da baixa quilometragem, começo a me perguntar se esses 15.000 Km foram rodados nas ruas de Paraty-RJ ou Ouro Preto-MG (pra quem não conhece, ruas de pedras do tempo colonial).
Muitos barulhos pra um carro com esta quilometragem.
Vi aqui soluções interessantes, porém admito que não sou aqueles caras que abrem um carro e resolvem do tipo "faça você mesmo". Tenho a impressão que se eu fizer isso vai ficar pior ainda.
Então minha pergunta é, vocês fizeram esses reparos vocês mesmos ou pediram a oficinas especializadas ou mesmo concessionárias?

Obrigado a todos que puderem colaborar.

Abc.

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Mensagem por andre fachini Sex Set 29, 2017 11:53 am

Maioria faz nos caça-grilos....outros na propria CCS qdo zeros.... qto a Km 15.000 sendo 2014....se tem revisão em CCs que prova isso bem..senão um dos motivos do barulho...ou cara rodou só em estrada de terra com as famosas costelinhas..piores que a rua de Paraty...kkk
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Mensagem por WilsonM Sex Set 29, 2017 12:32 pm

ou a km foi adulterada....
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Mensagem por Cassius Sáb Set 30, 2017 9:25 am

Pois é, até pensei na questão da adulteração de quilometragem, mas o carro internamente e no motor está com uma aparência impecável. Até os pneus são originais com o estepe ainda sem ser utilizado. Se adulteraram a quilometragem, me enganaram bem Smile
Mas acho que vou dar um pulo num caça-grilos. Tem um aqui em São Paulo que parece ser bom, mas tenho medo da "facada" hehehehehehe...

Obrigado.

Cassius

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Mensagem por WilsonM Sáb Set 30, 2017 9:47 am

hehehe realmente pode ser um pouco caro.
mas avalie você meter a mão na massa, pequenos reparos sempre são fáceis de fazer. Os norte-americanos sempre dizem que é melhor sujar um pouco as mãos do que limpar os bolsos.

uma parte do material para isolamento acústico a gente compra em lojas de marerias de construção, são mantas e isolantes de portas. Em outro carro eu cheguei a usar até aqueles botões de silicone que se usam em armários de cozinha, e costuma ficar bastante razoável.

Uma das maiores fontes de ruído costumam vir do porta-malas, em especial do tampão e do local onde está o estepe. As ferramentas como chaves de roda, macaco e triangulo podem ser embrulhadas firmemente em espuma ou tecido.

No painel do carro é mais difícil, já que aí precisa desmontar, mas também dá para fazer.

só na parte do cofre do motor e suspensão que não é viável mexer, aí precisa de ferramenta e é melhor deixar para uma boa oficina mecânica resolver.
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Mensagem por zimmer Seg Mar 14, 2022 9:15 pm

Pessoal, boa noite.

Fora os grilos de plástico, eu tenho um problema que parece vir da suspensão traseira, quando passo por um quebra molas ou uma pequena vala dessas de remendo de asfalto, e o carro baixa, ele tem um ploc, ploc, ploc, no porta malas. Já foi trocado amortecedores, continuou e o mecânico trocou outra vez na garantia, marca monroe. Coxins estão bem justos. Buchas do eixo traseiro estão ok. Andando sem amortecedores pra teste, o ruído não ocorre. Mistério. Fato é que já estou ficando de saco cheio, apesar de gostar muito do carro de um modo geral. Verificamos as presilhas do escapamento, estão nos conformes. Retiramos todas as tralhas de dentro, estepe, triangulo, chaves, macaco, tampão, vazio total. Segue a encrenca...

Alguém já passou por esta situação específica, se sim, encontrou a causa/solução?

Grato.

Zimmer.

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Mensagem por absilva Seg Mar 14, 2022 9:52 pm

@zimmer,
Dá uma verificada no estado dos suportes de borracha que seguram o silencioso traseiro.
Se tiver algum rasgado, é fonte de barulho.
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