Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Viajar - Etanol ou Gasolina ???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Viajar - Etanol ou Gasolina ???

Mensagem por will.sir em Qua Jun 14, 2017 6:54 pm

Pessoal, estou pra viajar e gostaria de saber qual a melhor opção de combustível ???

Na minha cidade a Gasolina esta 4,00 e Etanol 3,00

will.sir

Re: Viajar - Etanol ou Gasolina ???

Mensagem por icefly25 em Qua Jun 14, 2017 8:02 pm

Etanol + desempenho
Gasolina + autonomia

Eu iria de gasolina; etanol só se estivesse mais barato que isso, tipo quase R$ 2, como em alguns Estados.
icefly25

Mensagem por PauloEduardo em Sex Jun 16, 2017 7:38 am

Devido a baixa taxa de compressão do motor etanol não vale a pena. Só se estiver realmente muito barato como bem colocou o icefly.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por will.sir em Sex Jun 16, 2017 11:37 am

Vlw galera, viajei na gasolina mesmo. Só uma pergunta. Misturar combustível não é numa boa né??

will.sir

Mensagem por Jordan Kanduxo em Sex Jun 16, 2017 12:15 pm

Nesses seis meses que estou de Sentra e 4.000 km rodados, eu só andei com gasolina até essa semana. Como vi o etanol a um preço bacana, resolvi experimentar. O consumo caiu um pouco, e eu gostei bastante do desempenho.
Mesmo assim, acredito que a gasolina continue sendo o mais interessante para longas viagens.
Quanto a taxa de compressão, realmente é bem baixa. Com o post do Paulo resolvi pesquisar e realmente não é o ideal para andar (bem) no etanol.
Jordan Kanduxo

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com.br/

Mensagem por icefly25 em Sex Jun 16, 2017 8:36 pm

will.sir escreveu:Vlw galera, viajei na gasolina mesmo.  Só uma pergunta. Misturar combustível não é numa boa né??

Para uma viagem, não vejo maiores problemas.

Se quer uma tocada mais forte na estrada, acrescente alguns litros de etanol no tanque, o resto vai de gasolina; uns 30% - 40% de etanol no tamanho do tanque, o resto põe gasolina.

Claro que isso, para motor flex.
icefly25

Mensagem por Evandro Cartaxo em Sex Jun 23, 2017 6:56 am

icefly25 escreveu:
will.sir escreveu:Vlw galera, viajei na gasolina mesmo.  Só uma pergunta. Misturar combustível não é numa boa né??

Se quer uma tocada mais forte na estrada, acrescente alguns litros de etanol no tanque, o resto vai de gasolina; uns 30% - 40% de etanol no tamanho do tanque, o resto põe gasolina.

A NISSAN informa que não há ganho de potência ou torque com Etanol no SENTRA
Evandro Cartaxo

Mensagem por lamark em Sex Jun 23, 2017 4:53 pm

SENTRA SL 2014/2015
64.000 km
Média de consumo (l/km):
GASOLINA
rodovia: 14,5 (100km/h); 16 (80km/h)
cidade: 10 (1/2h rodando 60km/h, 10 paradas); 8 (1/2h rodando 40 km/h, pára-anda)
ETANOL
rodovia: 10,5 (100km/h); 11,5 (80km/h)
cidade: 8 (1/2h rodando 60km/h, 10 paradas); 6,5 (1/2h rodando 40 km/h, pára-anda)
1/2+1/2 (GAS+ETA)
rodovia: 12,75 (100km/h); 13,75 (80km/h)
cidade: 11,5 (1/2h rodando 60km/h, 10 paradas); 9,25 (1/2h rodando 40 km/h, pára-anda)

TANQUE (l)
Painel indicando -- (ou seja, abaixo/depois de 20 km de autonomia restante) até 'estalo' do gatilho da bomba: 38
Painel indicando -- (ou seja, abaixo/depois de 20 km de autonomia restante) até 'estalo' do gatilho da bomba e tendo rodado em estrada a 100 km/h 150km (1/2+1/2 GAS+ETA): 45

(Observações:
#1 - sem dúvida o meio a meio compensa pelo preço e autonomia, pois supera andar apenas de gasolina ou apenas de etanol
#2 - o tanque cabe uns 50l mas a luz de reserva e o painel mostrador de autonomia por km deixam o condutor 'às escuras')

lamark

http://www.lamarkdosreis.blogspot.com

Mensagem por Regina Célia Zanelatto em Qua Ago 02, 2017 3:43 pm

Olá. Surgiu uma dúvida quanto ao combustível que coloco no Sentra (B16). Geralmente coloco Gasolina Aditivada. Contudo, já me alertaram que estão colocando muito pigmento nela e que isto tem ocasionado problemas em muitos carros e que seria melhor colocar a Gasolina Comum mesmo. Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito. Abraços, Regina

Regina Célia Zanelatto

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 02, 2017 3:58 pm

problema é identificar se o combustível foi adulterado e isto sim é prejudicial
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por lamark em Qua Ago 02, 2017 4:09 pm

De fato, como disse o WilsonM, se estão vendendo como aditivada, mas é adulterada, então, colocam pigmento pra dar essa aparência.
Contudo, a 'genuína' aditivada não causa nenhum entupimento - o contrário, sua coloração é em virtude de substâncias que removem depósitos, especialmente nos bicos injetores.

lamark

Mensagem por DiegoSD em Qua Ago 02, 2017 4:17 pm

lamark escreveu:SENTRA SL 2014/2015
64.000 km
Média de consumo (l/km):
GASOLINA
rodovia: 14,5 (100km/h); 16 (80km/h)
cidade: 10 (1/2h rodando 60km/h, 10 paradas); 8 (1/2h rodando 40 km/h, pára-anda)
ETANOL
rodovia: 10,5 (100km/h); 11,5 (80km/h)
cidade: 8 (1/2h rodando 60km/h, 10 paradas); 6,5 (1/2h rodando 40 km/h, pára-anda)
1/2+1/2 (GAS+ETA)
rodovia: 12,75 (100km/h); 13,75 (80km/h)
cidade: 11,5 (1/2h rodando 60km/h, 10 paradas); 9,25 (1/2h rodando 40 km/h, pára-anda)

TANQUE (l)
Painel indicando -- (ou seja, abaixo/depois de 20 km de autonomia restante) até 'estalo' do gatilho da bomba: 38
Painel indicando -- (ou seja, abaixo/depois de 20 km de autonomia restante) até 'estalo' do gatilho da bomba e tendo rodado em estrada a 100 km/h 150km (1/2+1/2 GAS+ETA): 45

(Observações:
#1 - sem dúvida o meio a meio compensa pelo preço e autonomia, pois supera andar apenas de gasolina ou apenas de etanol
#2 - o tanque cabe uns 50l mas a luz de reserva e o painel mostrador de autonomia por km deixam o condutor 'às escuras')

Muito bom o consumo lamark, porém não consigo manter essa velocidade, viajei agora 1000KM com 100% Etanol e fiz uma media de 8,5km/l.
Velocidade entre 130 a 140.
DiegoSD

Mensagem por lamark em Qua Ago 02, 2017 4:49 pm

Acredito DiegoSD, pois por aqui (estado SP) manter 130-140km/h, com tantos radares, o consumo aumenta mais ainda... Laughing

lamark

Mensagem por icefly25 em Qua Ago 02, 2017 7:32 pm

Evandro Cartaxo escreveu:
icefly25 escreveu:

A NISSAN informa que não há ganho de potência ou torque com Etanol no SENTRA

Informar nas especificações é uma coisa, na prática é outra; se puder medir no dinanômetro verá que tem diferença sim; já rodei no B17, e com etanol o carro fica mais esperto, porém lógico que o consumo aumenta comparado a gasolina.
icefly25

Mensagem por Emerson68 em Dom Out 15, 2017 1:26 am

Então vamos lá, ultima viagem realizada de ida e volta.  Foram aproximadamente 440 km na velocidade de 120 km/h.  Com alcool/Etanol, medido na bomba, abastecimento, fez 8.1 km/l.  Depois outro dia os mesmos 440 km na mesma velocidade de 120 km/h com gasolina Dt-Clean/Ipiranga, fez 12,5 km/l.  Sempre com Ar ligado 100% do tempo. Pista simples e pega-se um pouco de serra, 2 pessoas e 2 malas média.  Resumindo:

velocidade:  120 km/h  ( no piloto automatico)
Etanol: 8.1 km/l   ( R$ 2,90  o litro)
Gasolina: 12,5 km/l  ( R$ 4,43 o litro)
portanto a razão de 0,654%

Oleo: 5w30 SN Magnatec com militec-1, pneus calibrados a 33 psi, tanque com Perfect Clean.

Creio que possa melhorar após pegar o jeito de andar com o CVT, lance de aproveitar inércia, etc, etc.
A julgar pelo preço do Etanol aqui no MT (2,90) e gasolina (4,43), seria um pouquinho mais vantajoso o Etanol, porém
pela baixa autonomia com Etanol, estou dando preferencia pela gasolina. Quando venho pra capital dou preferencia pela Shell V-Power, sinto uma leve melhora no carro.

Com relação ao Militec, usei ele em um Fusion zero km que comprei em 2008, e o vendi com 126 mil km, o motor do carro estava lisinho, funcionando redondinho e silencioso, portanto acho que o militec fez seu papel a longo prazo, porisso tbem estou usando no Sentra SL desde que o comprei. Com relação a isto eu sou assim digamos "chato" com carro.  Faço uma espécie de controle de bordo, onde anoto tudo que faço no carro e a km registrado, então no caso do Fusion eu passei pro novo proprietario este diário de bordo, onde está anotado cada km e a manutenção feita, tipo Revisão, troca de oleo, pneu, velas, pastilha freio, bateria, etc, etc.  Neste 126 mil km o carro nunca me deixou na mão, é um bom carro, não posso reclamar, onde eu fazia 10 km/l com o Fusion estou fazendo 12,5 km/l com o sentra, mesma velocidade. Agora estou fazendo o mesmo com o Sentra SL e espero no minimo o mesmo resultado, com melhoras no lado do consumo é claro.
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Ontem à(s) 7:24 pm

Will.Sir,

Então, misturar Etanol e gasolina em carros flex, não tem problema, nem quanto a proporção. A grande maioria dos carros se não for a totalidade, exceto o Sentra, dão boas diferenças quando se usa etanol ou gasolina. Normalmente quando se usa etanol o carro fica mais esperto, mais forte, ágil, pois há um aumento de torque e CVs, então fica melhor mesmo, porém o consumo aumenta. No caso do Sentra não existe isto (ou ela é muiuuiito sutil), o carro é o mesmo, responde igual, anda igual, dá partida igual, só aumenta o consumo igual aos outros veículos. Por experiência e autonomia, eu normalmente uso gasolina e só uso etanol quando o encontro em um preço muito baixo, tipo mais barato do que pegando o preço da gasolina x 0,67. No caso do Sentra daí passa a ter alguma economia com etanol, ou quando passa muuuuuuuiiiiito tempo na gasolina, daí tbem uso uns 2, 3, 4 tanques de etanol para "limpar" os resíduos da gasolina. Não sei se o Sentra é único a não mudar nada ou quase nada (salvo o consumo), mas o carro é o mesmo quando se uso qquer um dos combustíveis. Eu tbem o aconselharia a dar preferência a combustíveis de marca, Shell, BR, Ipiranga, etc, nada de desconhecidas, usar um bom oleo sintético 5w30 ou 10w40, e habituar-se ao display de economia no painel do carro, ajuda bastante. Por estes motivos e autonomia dou preferência a gasolina, para-se menos em postos, ganha-se tempo.

Por experiência própria já tive 1 corolla 1.8 Flex e tenho 1 Onix 1.4 Flex.  São 2 carros que quando estão com Etanol ou gasolina são muito diferentes. Já o Sentra não. Agora quer sentir realmente diferença em performance e autonomia, consiga com algum conhecido que trabalhe em Usina, compre uns 30 litros e alcool Anidro (99%) e complete o resto do tanque com alcool do posto ou gasolina. meu amigo, aí sim a coisa muda.  hehehehehe, fiz isso uma vez em um Gol 1.0 a alcool, o carro parecia e andava igual a 1.6.
Emerson68

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: