Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Савети за избор кладионице
Descarbonização do motor EmptyHoje à(s) 4:03 am por ADAM

» Palheta B17
Descarbonização do motor EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Descarbonização do motor EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Descarbonização do motor EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Descarbonização do motor EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Descarbonização do motor EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Descarbonização do motor EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

» Camera Sentra SV B17 2014, ONDE EU ERREI??
Descarbonização do motor EmptySeg Mar 25, 2024 4:45 pm por guigow

» Um novo Nissan Kicks em 2025?
Descarbonização do motor EmptySeg Mar 25, 2024 9:14 am por WilsonM

Inscreva-se!


Descarbonização do motor

+3
Oskarduke
icefly
Alexandre
7 participantes

Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre Ter Jul 11, 2017 12:12 pm

Pessoal, aleatoriamente o aviso ´service engine soon´ acende no painel, e usando o OBD2 o código de falha que aparece é o P302, que seria ´misfire´ no cilindro 2.

Já troquei velas, limpei bicos e revisei bobinas e sondas. O funcionamento do motor está perfeito, com médias de 7,5/8,0 km/l na cidade, com transito pesado, e 12,5/13,0 km/l na estrada.
Troco o óleo do motor/filtro regularmente e uso o 5w30 sintético.

Comentei o caso com meu mecânico que me disse que isto está ocorrendo com outras marcas, e provavelmente a culpa é da nossa gasolina (meu Sentra é mono), que com tanta mistura com o tempo vai carbonizando a cabeça dos pistões.
Disse que esta falha pode ser gerada por pontos quentes nos pistões, o que causaria pré-ignição. Já usei dois tanques de gasolina podium pra ver se notava alguma melhora, mas o problema continua. Existe algum meio não muito invasivo de fazer uma limpeza na cabeça dos pistões com algum produto misturado à gasolina? Meu motor está com 130k km e não gostaria de abri-lo.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por icefly Ter Jul 11, 2017 1:06 pm

Existe sim: usar aditivos de combustível.

Mesmo usado gasolina aditivada ou Podium podes aumentar a carga de aditivo acrescentando aditivos; tem várias marcas como STP, Bardahl, Koube, etc; pode usar regularmente.

A STP faz um mais concentrado/forte para a Nissan, vendido nas css por cerca de R$ 100, mas encontra o equivalente dele por menos

http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/nissan-fuel-system-cleaner-flex
http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/complete-fuel-system-cleaner
http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/limpeza-completa-para-sistema-de-inje

Vc usou mais qual tipo de gasolina nesse Sentra mono??
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre Ter Jul 11, 2017 3:50 pm

Icefly, costumo alternar comum com aditivada, e às vezes antes de uma viagem coloco um STP na gasolina. Já usei também o da Koube uma vez. Peguei o carro com um pouco mais de 40k km, e desde lá sou muito cuidadoso na manutenção. Quando comprei a revisão dos 40k km não havia sido feita, aí combinei com o vendedor que a dos 50k km fosse feita por ele na CCS. Na época estava tudo OK.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Oskarduke Ter Jul 11, 2017 5:03 pm

Olá,
Nao tem nada a ver o erro que está sendo detectado no seu carro (Misfire ou falha de combustão no Cilindro 2) com pre-ignição, são 2 fenômenos diferentes. Misfire costuma ser detectado por falhas na vela, na bobina ou no injetor (Ja trocou o injetor do cilindro 2?). Também por combustível adulterado. Mas te repito, pontos quentes nos pistões (Que geram sim pre-ignição) não geram erro de Misfire.

Oskarduke

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre Ter Jul 11, 2017 5:13 pm

Oskar, já troquei velas por um jogo novo, limpei bicos e verifiquei bobinas, tudo em ordem. Nesta equação a única variável seria o combustível adulterado... Costumo abastecer no mesmo posto com bandeira. O que me deixa intrigado é o fato da luz no painel ser intermitente, acende e depois de um tempo apaga sozinha.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por WilsonM Ter Jul 11, 2017 5:33 pm

o que o Oskar diz faz todo sentido do mundo, acho que o sensor capta se centelha está ocorrendo no momento que o comando de válvulas ou cilindro se encontram no ponto mais alto.

mas, alexandre, eu continuaria usando uma gasolina melhor. Tá uma verdadeira epidemia de problema de luz vermelha em várias marcas, só pode ser gasolina ruim.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Oskarduke Ter Jul 11, 2017 6:11 pm

Alexandre escreveu:Oskar, já troquei velas por um jogo novo, limpei bicos e verifiquei bobinas, tudo em ordem. Nesta equação a única variável seria o combustível adulterado... Costumo abastecer no mesmo posto com bandeira. O que me deixa intrigado é o fato da luz no painel ser intermitente, acende e depois de um tempo apaga sozinha.

Alexandre,
A Luz do painel "pisca" ou fica ligada direto? Se pisca, é porque o número de "Misfires" que estão sendo detectados é muito alto, o que pode destruir o catalisador, mas acredito não seja o caso, ja que você com certeza perceberia o motor falhar.
O fato da luz acender e após de um tempo apagar tem uma explicação: Quando o sistema OBD detecta pela primeira vez a falha de Misfire, fica armazenada mas a luz não acende, somente após do terceiro "trip" com falha. Quando ela liga, e acontecem 3 "trips" em sequencia sem a detecção da falha, a luz é desligada.
Você fala que limpou bicos, mas se o problema continua acontecendo, pode ser que o bico do cilindro 2 já era. Pode tentar trocar o bico do cilindro2 por por exemplo o do cilindro3, e verificar se após um tempo a luz acende e agora falha é P0303 (Misfire no cilindro3), caso isso aconteça, ja confirmaria que o problema é no bico.

Oskarduke

Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por leonardo lucas Ter Jul 11, 2017 10:02 pm

Alexandre escreveu:Icefly, costumo alternar comum com aditivada, e às vezes antes de uma viagem coloco um STP na gasolina. Já usei também o da Koube uma vez. Peguei o carro com um pouco mais de 40k km, e desde lá sou muito cuidadoso na manutenção. Quando comprei a revisão dos 40k km não havia sido feita, aí combinei com o vendedor que a dos 50k km fosse feita por ele na CCS. Na época estava tudo OK.

só uma curiosidade...essa questão de alternar a gasolina comum com aditivada,é feita com qual objetivo?? em que pese, haver uma redução de custo mínimo,não seria mais interessante,colocar sempre aditivada,para se obter os benefícios a médio/longo prazo...motor mais limpo,gerando uma melhor performance.

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre Qua Jul 12, 2017 5:04 pm

Sem dúvida Leonardo, seria o ideal, mas como aqui em POA o preço da gasolina flutua muito, com grandes diferenças entre comum e aditivada, alterno os abastecimentos para diminuir custos, rodo bastante dentro da cidade.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por leonardo lucas Qui Jul 13, 2017 12:15 am

ok!! entendido!!

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Júlio César Servilha Ter Set 19, 2017 2:34 pm

Boa tarde! Só para acrescentar, a gasolina aditivada não é muito melhor que a comum pois embora sejam adicionados aditivos a ela, continua tempo a mesma quantidade de etanol e enxofre, o que detona com o motor, criando verdadeiras crostas de carvão. As melhorzinhas São as Premium pois tem menor quantidade de etanol e enxofre, além de detergentes e outros produtos que, além de limparem o motor, aumentam a octanagem, consequentemente rendendo mais mas, ainda estão longe de ser excelentes combustíveis como os da época em que se abastecida com gasolina azul. Ah, sempre escola entre Shell V-POWER Nitro+ (boa aditivada mas não Premium), Shell V-POWER Racing ou Petrobras Podium (ambas Premium. Essa Racing é um passo pra achar é as duas Premium são uma bica de cartas mas, chegaram até a reduzir uma batidinha de comando que eu ouvia no meu B17.
Júlio César Servilha
Júlio César Servilha

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 58
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por icefly Ter Set 19, 2017 3:07 pm

Depende da premium, pois pela ANP, o limite máximo para gasolina desse tipo é 50 ppm de enxofre, igual da comum e aditivada, o que diferencia elas é ter no minimo octanagem IAD 91 IAD (premium) e 87 (comum e aditivada).

A Podium da Petrobrás por ser mais refinada, tem um limite máximo de 30 ppm (menor) e octanagem IAD mais alta ainda, 95, nesses pontos, é a melhor premium do Brasil.

A Ipiranga lançou recentemente um nova premium a Octapro, com IAD 96, maior que da Podium, mas não vi muitos relatos.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre Ter Set 19, 2017 3:27 pm

Oskarduke escreveu:A Luz do painel "pisca" ou fica ligada direto? Se pisca, é porque o número de "Misfires" que estão sendo detectados é muito alto, o que pode destruir o catalisador, mas acredito não seja o caso, ja que você com certeza perceberia o motor falhar.
O fato da luz acender e após de um tempo apagar tem uma explicação: Quando o sistema OBD detecta pela primeira vez a falha de Misfire, fica armazenada mas a luz não acende, somente após do terceiro "trip" com falha. Quando ela liga, e acontecem 3 "trips" em sequencia sem a detecção da falha, a luz é desligada.
Você fala que limpou bicos, mas se o problema continua acontecendo, pode ser que o bico do cilindro 2 já era. Pode tentar trocar o bico do cilindro2 por por exemplo o do cilindro3, e verificar se após um tempo a luz acende e agora falha é P0303 (Misfire no cilindro3), caso isso aconteça, ja confirmaria que o problema é no bico.

Oskar, recentemente troquei as velas e pedi para o meu mecânico limpar os bicos, já fazia 70k km da ultima limpeza. O motor ficou bem mais liso e econômico, estou conseguindo 8,5km/l em trânsito pesado, onde antes fazia no máximo 7,0km/l. O motor não falha e ficou um foguete, não parece haver problemas com bicos. Qual seria o sintoma?

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Júlio César Servilha Qua Set 20, 2017 9:26 am

Valeu pelas dicas icefly
Júlio César Servilha
Júlio César Servilha

Mensagens : 23
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 58
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por WilsonM Qua Set 20, 2017 9:58 am

a Podium é excelente, sem dúvida, problema é encontrar ela e o preço, este fim de semana eu paguei coisa de R$4,80 por litro, mais de R$200 pra completar o tanque do meu carro. Aí que geralmente eu acabo usando a Shell V-Power Nitro+ mesmo.

fazendo uma experiência caseira, se pegar uns poucos ml desta gasolina e queimando num bequer, a gente vê que quase não sobra resíduo nenhum.

Já pegando estes querosenes que o pessoal da internet vive apregoando que serve para limpar o sistema de injeção, ao queimar o querosene deixa uma fina camada de carvão. É porque a queima é incompleta e ineficiente, então após a combustão sobra bastante carbono, que é o resíduo preto na forma de carvão que a gente vê. Ou seja, não funciona. Pra piorar ainda mais, o querosene é uma espécie de mistura de hidrocarbonetos, que varia bastante de distribuidor para distribuidor.

Aí que mesmo os aditivos que eu costumava comprar, acabei parando de usar.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Ronaldo Rodrigues Ter Ago 21, 2018 1:50 pm

Amigos

Qdo tiver um Spacefox, o mesmo apresentou problemas de carbonização.

Um amigo meu mecânico que trabalhou na vw, orienrou-me a colocar um litro de querosene e encher o tanque...rodar até a reserva e repetir a operação. O resultado foi mesmo satisfatório, pois, o veículo ficou econômico e não tive mais o problena de pre-ignicao!!

Abraços

Ronaldo Rodrigues

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/08/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Código de falha P0300 - RESOLVIDO!!!

Mensagem por Alexandre Ter Ago 21, 2018 2:05 pm

Pessoal, problema resolvido! Troca do jogo de velas, limpeza da TBI e limpeza e regulagem de dois bicos injetores que estavam travados abertos. O aviso no painel sumiu e o carro fico com lenta regular e econômico. Fica a dica para quem estiver com problema parecido.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por WilsonM Ter Ago 21, 2018 6:08 pm

ando pensando em aplicar o descarbonizante da STP, aquele que coloca via tanque.
Vocês sabem se ainda está a venda no Brasil?

mais que isso, será que funciona?

eu uso só gasolina, então certamente algum nível de carbonização o motor do meu carro pode apresentar, apesar de eu só abastecer com a V-Power. Em teoria, os aditivos e detergentes desta gasolina podem ajudar, mas acho que pra comprovar só usando um endoscópio.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre Qua Ago 22, 2018 2:15 pm

WilsonM escreveu:ando pensando em aplicar o descarbonizante da STP, aquele que coloca via tanque.
Vocês sabem se ainda está a venda no Brasil?

mais que isso, será que funciona?

eu uso só gasolina, então certamente algum nível de carbonização o motor do meu carro pode apresentar, apesar de eu só abastecer com a V-Power. Em teoria, os aditivos e detergentes desta gasolina podem ajudar, mas acho que pra comprovar só usando um endoscópio.

Tenho usado o Perfect Clean da Koube, coloco em um tanque quando viajo e aproveito para dar umas esticadas. A hipótese de carbonização do motor, aventada por um dos mecânicos consultados, parece não ter sido a causa, pois com as trocas de peças e limpeza o problema foi solucionado.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por icefly Qua Ago 22, 2018 3:54 pm

Sei que tem a venda nos MercadoCar
https://www.mercadocar.com.br/aditivo-para-combustivel-limpeza-completa-stp-450-ml/p

Acha também os outros que citei mais acima no Mercado Livre, com preço mais em conta
https://carros.mercadolivre.com.br/pecas/aditivo-stp_BestSellers_YES

Pra vc ai em SP facilita encontrar essas coisas, seja na web seja em loja fisica; a STP tinha no site deles uma lista das revendas em várias cidades.

Se funciona?
Acho que funciona sim, no nosso antigo fórum teve um usuário que testou um produto parecido o Perfect Clean da Koube; as fotos do antes e depois tinham no Facebook da Koube, não sei se ainda existem.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por WilsonM Qua Ago 22, 2018 4:24 pm

vi nas instruções que recomendam trocar o filtro de combustível depois de aplicar o produto.

e se tiver algum depósito, o produto pode remover, e provavelmente estas sujidades vão pro carter?

Eu ia colocar agora no meu carro, mas acho melhor programar para colocar junto com a próxima troca de óleo e filtros, que azar, acabei de fazer a troca do óleo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por icefly Qua Ago 22, 2018 5:31 pm

Se não quer esperar, use algum aditivo dos menos concentrados; se for de STP, tem o frasco amarelo, o preto e o verde; da Bardahl se não me engano o vermelho, esses foram os que já usei.

Já vi (não recordo qual) que depois de uso desses produtos mais concentrados/fortes, o ideal seria trocar o óleo; tem fundamento, pois a queima do combustível entra em contato com o óleo; já cheirou óleo velho? Laughing dá prá sentir um leve cheiro de gasolina; já vi essa recomendação também de troca do filtro de combustível, mas isso varia com o tipo/marca produto, por ex da STP desses mais concentrados deve ter algum que não precisa troca logo óleo ou filtros, dá uma olhada no site deles.

STP - http://www.stp.com.br/2014/portal/areasdeatuacao.php#um
Bardahl - http://www.lojabardahl.com.br/loja/automotiva-2/aditivos-combustivel.html?dir=asc&order=price
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Descarbonização do motor Empty Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos