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Descarbonização do motor

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Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Ter Jul 11, 2017 12:12 pm

Pessoal, aleatoriamente o aviso ´service engine soon´ acende no painel, e usando o OBD2 o código de falha que aparece é o P302, que seria ´misfire´ no cilindro 2.

Já troquei velas, limpei bicos e revisei bobinas e sondas. O funcionamento do motor está perfeito, com médias de 7,5/8,0 km/l na cidade, com transito pesado, e 12,5/13,0 km/l na estrada.
Troco o óleo do motor/filtro regularmente e uso o 5w30 sintético.

Comentei o caso com meu mecânico que me disse que isto está ocorrendo com outras marcas, e provavelmente a culpa é da nossa gasolina (meu Sentra é mono), que com tanta mistura com o tempo vai carbonizando a cabeça dos pistões.
Disse que esta falha pode ser gerada por pontos quentes nos pistões, o que causaria pré-ignição. Já usei dois tanques de gasolina podium pra ver se notava alguma melhora, mas o problema continua. Existe algum meio não muito invasivo de fazer uma limpeza na cabeça dos pistões com algum produto misturado à gasolina? Meu motor está com 130k km e não gostaria de abri-lo.

Alexandre

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por icefly25 em Ter Jul 11, 2017 1:06 pm

Existe sim: usar aditivos de combustível.

Mesmo usado gasolina aditivada ou Podium podes aumentar a carga de aditivo acrescentando aditivos; tem várias marcas como STP, Bardahl, Koube, etc; pode usar regularmente.

A STP faz um mais concentrado/forte para a Nissan, vendido nas css por cerca de R$ 100, mas encontra o equivalente dele por menos

http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/nissan-fuel-system-cleaner-flex
http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/complete-fuel-system-cleaner
http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/limpeza-completa-para-sistema-de-inje

Vc usou mais qual tipo de gasolina nesse Sentra mono??
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icefly25

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Ter Jul 11, 2017 3:50 pm

Icefly, costumo alternar comum com aditivada, e às vezes antes de uma viagem coloco um STP na gasolina. Já usei também o da Koube uma vez. Peguei o carro com um pouco mais de 40k km, e desde lá sou muito cuidadoso na manutenção. Quando comprei a revisão dos 40k km não havia sido feita, aí combinei com o vendedor que a dos 50k km fosse feita por ele na CCS. Na época estava tudo OK.

Alexandre

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Oskarduke em Ter Jul 11, 2017 5:03 pm

Olá,
Nao tem nada a ver o erro que está sendo detectado no seu carro (Misfire ou falha de combustão no Cilindro 2) com pre-ignição, são 2 fenômenos diferentes. Misfire costuma ser detectado por falhas na vela, na bobina ou no injetor (Ja trocou o injetor do cilindro 2?). Também por combustível adulterado. Mas te repito, pontos quentes nos pistões (Que geram sim pre-ignição) não geram erro de Misfire.

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Ter Jul 11, 2017 5:13 pm

Oskar, já troquei velas por um jogo novo, limpei bicos e verifiquei bobinas, tudo em ordem. Nesta equação a única variável seria o combustível adulterado... Costumo abastecer no mesmo posto com bandeira. O que me deixa intrigado é o fato da luz no painel ser intermitente, acende e depois de um tempo apaga sozinha.

Alexandre

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por WilsonM em Ter Jul 11, 2017 5:33 pm

o que o Oskar diz faz todo sentido do mundo, acho que o sensor capta se centelha está ocorrendo no momento que o comando de válvulas ou cilindro se encontram no ponto mais alto.

mas, alexandre, eu continuaria usando uma gasolina melhor. Tá uma verdadeira epidemia de problema de luz vermelha em várias marcas, só pode ser gasolina ruim.
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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Oskarduke em Ter Jul 11, 2017 6:11 pm

Alexandre escreveu:Oskar, já troquei velas por um jogo novo, limpei bicos e verifiquei bobinas, tudo em ordem. Nesta equação a única variável seria o combustível adulterado... Costumo abastecer no mesmo posto com bandeira. O que me deixa intrigado é o fato da luz no painel ser intermitente, acende e depois de um tempo apaga sozinha.

Alexandre,
A Luz do painel "pisca" ou fica ligada direto? Se pisca, é porque o número de "Misfires" que estão sendo detectados é muito alto, o que pode destruir o catalisador, mas acredito não seja o caso, ja que você com certeza perceberia o motor falhar.
O fato da luz acender e após de um tempo apagar tem uma explicação: Quando o sistema OBD detecta pela primeira vez a falha de Misfire, fica armazenada mas a luz não acende, somente após do terceiro "trip" com falha. Quando ela liga, e acontecem 3 "trips" em sequencia sem a detecção da falha, a luz é desligada.
Você fala que limpou bicos, mas se o problema continua acontecendo, pode ser que o bico do cilindro 2 já era. Pode tentar trocar o bico do cilindro2 por por exemplo o do cilindro3, e verificar se após um tempo a luz acende e agora falha é P0303 (Misfire no cilindro3), caso isso aconteça, ja confirmaria que o problema é no bico.

Oskarduke

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por leonardo lucas em Ter Jul 11, 2017 10:02 pm

Alexandre escreveu:Icefly, costumo alternar comum com aditivada, e às vezes antes de uma viagem coloco um STP na gasolina. Já usei também o da Koube uma vez. Peguei o carro com um pouco mais de 40k km, e desde lá sou muito cuidadoso na manutenção. Quando comprei a revisão dos 40k km não havia sido feita, aí combinei com o vendedor que a dos 50k km fosse feita por ele na CCS. Na época estava tudo OK.

só uma curiosidade...essa questão de alternar a gasolina comum com aditivada,é feita com qual objetivo?? em que pese, haver uma redução de custo mínimo,não seria mais interessante,colocar sempre aditivada,para se obter os benefícios a médio/longo prazo...motor mais limpo,gerando uma melhor performance.

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Qua Jul 12, 2017 5:04 pm

Sem dúvida Leonardo, seria o ideal, mas como aqui em POA o preço da gasolina flutua muito, com grandes diferenças entre comum e aditivada, alterno os abastecimentos para diminuir custos, rodo bastante dentro da cidade.

Alexandre

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Re: Descarbonização do motor

Mensagem por leonardo lucas em Qui Jul 13, 2017 12:15 am

ok!! entendido!!

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Re: Descarbonização do motor

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