Translate

Nosso Canal Youtube
Nosso anúncio
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Prestigie a gente!


Descarbonização do motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Ter Jul 11, 2017 12:12 pm

Pessoal, aleatoriamente o aviso ´service engine soon´ acende no painel, e usando o OBD2 o código de falha que aparece é o P302, que seria ´misfire´ no cilindro 2.

Já troquei velas, limpei bicos e revisei bobinas e sondas. O funcionamento do motor está perfeito, com médias de 7,5/8,0 km/l na cidade, com transito pesado, e 12,5/13,0 km/l na estrada.
Troco o óleo do motor/filtro regularmente e uso o 5w30 sintético.

Comentei o caso com meu mecânico que me disse que isto está ocorrendo com outras marcas, e provavelmente a culpa é da nossa gasolina (meu Sentra é mono), que com tanta mistura com o tempo vai carbonizando a cabeça dos pistões.
Disse que esta falha pode ser gerada por pontos quentes nos pistões, o que causaria pré-ignição. Já usei dois tanques de gasolina podium pra ver se notava alguma melhora, mas o problema continua. Existe algum meio não muito invasivo de fazer uma limpeza na cabeça dos pistões com algum produto misturado à gasolina? Meu motor está com 130k km e não gostaria de abri-lo.

Alexandre

Mensagens : 559
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por icefly25 em Ter Jul 11, 2017 1:06 pm

Existe sim: usar aditivos de combustível.

Mesmo usado gasolina aditivada ou Podium podes aumentar a carga de aditivo acrescentando aditivos; tem várias marcas como STP, Bardahl, Koube, etc; pode usar regularmente.

A STP faz um mais concentrado/forte para a Nissan, vendido nas css por cerca de R$ 100, mas encontra o equivalente dele por menos

http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/nissan-fuel-system-cleaner-flex
http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/complete-fuel-system-cleaner
http://www.stp.com.br/2014/portal/produtos/limpeza-completa-para-sistema-de-inje

Vc usou mais qual tipo de gasolina nesse Sentra mono??
avatar
icefly25

Mensagens : 2457
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 41
Localização : São Luís - MA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Ter Jul 11, 2017 3:50 pm

Icefly, costumo alternar comum com aditivada, e às vezes antes de uma viagem coloco um STP na gasolina. Já usei também o da Koube uma vez. Peguei o carro com um pouco mais de 40k km, e desde lá sou muito cuidadoso na manutenção. Quando comprei a revisão dos 40k km não havia sido feita, aí combinei com o vendedor que a dos 50k km fosse feita por ele na CCS. Na época estava tudo OK.

Alexandre

Mensagens : 559
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Oskarduke em Ter Jul 11, 2017 5:03 pm

Olá,
Nao tem nada a ver o erro que está sendo detectado no seu carro (Misfire ou falha de combustão no Cilindro 2) com pre-ignição, são 2 fenômenos diferentes. Misfire costuma ser detectado por falhas na vela, na bobina ou no injetor (Ja trocou o injetor do cilindro 2?). Também por combustível adulterado. Mas te repito, pontos quentes nos pistões (Que geram sim pre-ignição) não geram erro de Misfire.

Oskarduke

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/03/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Ter Jul 11, 2017 5:13 pm

Oskar, já troquei velas por um jogo novo, limpei bicos e verifiquei bobinas, tudo em ordem. Nesta equação a única variável seria o combustível adulterado... Costumo abastecer no mesmo posto com bandeira. O que me deixa intrigado é o fato da luz no painel ser intermitente, acende e depois de um tempo apaga sozinha.

Alexandre

Mensagens : 559
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por WilsonM em Ter Jul 11, 2017 5:33 pm

o que o Oskar diz faz todo sentido do mundo, acho que o sensor capta se centelha está ocorrendo no momento que o comando de válvulas ou cilindro se encontram no ponto mais alto.

mas, alexandre, eu continuaria usando uma gasolina melhor. Tá uma verdadeira epidemia de problema de luz vermelha em várias marcas, só pode ser gasolina ruim.
avatar
WilsonM
Admin

Mensagens : 5136
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 53
Localização : Osasco/SP

http://www.nissanclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Oskarduke em Ter Jul 11, 2017 6:11 pm

Alexandre escreveu:Oskar, já troquei velas por um jogo novo, limpei bicos e verifiquei bobinas, tudo em ordem. Nesta equação a única variável seria o combustível adulterado... Costumo abastecer no mesmo posto com bandeira. O que me deixa intrigado é o fato da luz no painel ser intermitente, acende e depois de um tempo apaga sozinha.

Alexandre,
A Luz do painel "pisca" ou fica ligada direto? Se pisca, é porque o número de "Misfires" que estão sendo detectados é muito alto, o que pode destruir o catalisador, mas acredito não seja o caso, ja que você com certeza perceberia o motor falhar.
O fato da luz acender e após de um tempo apagar tem uma explicação: Quando o sistema OBD detecta pela primeira vez a falha de Misfire, fica armazenada mas a luz não acende, somente após do terceiro "trip" com falha. Quando ela liga, e acontecem 3 "trips" em sequencia sem a detecção da falha, a luz é desligada.
Você fala que limpou bicos, mas se o problema continua acontecendo, pode ser que o bico do cilindro 2 já era. Pode tentar trocar o bico do cilindro2 por por exemplo o do cilindro3, e verificar se após um tempo a luz acende e agora falha é P0303 (Misfire no cilindro3), caso isso aconteça, ja confirmaria que o problema é no bico.

Oskarduke

Mensagens : 12
Data de inscrição : 22/03/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por leonardo lucas em Ter Jul 11, 2017 10:02 pm

Alexandre escreveu:Icefly, costumo alternar comum com aditivada, e às vezes antes de uma viagem coloco um STP na gasolina. Já usei também o da Koube uma vez. Peguei o carro com um pouco mais de 40k km, e desde lá sou muito cuidadoso na manutenção. Quando comprei a revisão dos 40k km não havia sido feita, aí combinei com o vendedor que a dos 50k km fosse feita por ele na CCS. Na época estava tudo OK.

só uma curiosidade...essa questão de alternar a gasolina comum com aditivada,é feita com qual objetivo?? em que pese, haver uma redução de custo mínimo,não seria mais interessante,colocar sempre aditivada,para se obter os benefícios a médio/longo prazo...motor mais limpo,gerando uma melhor performance.

leonardo lucas

Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Qua Jul 12, 2017 5:04 pm

Sem dúvida Leonardo, seria o ideal, mas como aqui em POA o preço da gasolina flutua muito, com grandes diferenças entre comum e aditivada, alterno os abastecimentos para diminuir custos, rodo bastante dentro da cidade.

Alexandre

Mensagens : 559
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por leonardo lucas em Qui Jul 13, 2017 12:15 am

ok!! entendido!!

leonardo lucas

Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Júlio César Servilha em Ter Set 19, 2017 2:34 pm

Boa tarde! Só para acrescentar, a gasolina aditivada não é muito melhor que a comum pois embora sejam adicionados aditivos a ela, continua tempo a mesma quantidade de etanol e enxofre, o que detona com o motor, criando verdadeiras crostas de carvão. As melhorzinhas São as Premium pois tem menor quantidade de etanol e enxofre, além de detergentes e outros produtos que, além de limparem o motor, aumentam a octanagem, consequentemente rendendo mais mas, ainda estão longe de ser excelentes combustíveis como os da época em que se abastecida com gasolina azul. Ah, sempre escola entre Shell V-POWER Nitro+ (boa aditivada mas não Premium), Shell V-POWER Racing ou Petrobras Podium (ambas Premium. Essa Racing é um passo pra achar é as duas Premium são uma bica de cartas mas, chegaram até a reduzir uma batidinha de comando que eu ouvia no meu B17.
avatar
Júlio César Servilha

Mensagens : 22
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 52
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por icefly25 em Ter Set 19, 2017 3:07 pm

Depende da premium, pois pela ANP, o limite máximo para gasolina desse tipo é 50 ppm de enxofre, igual da comum e aditivada, o que diferencia elas é ter no minimo octanagem IAD 91 IAD (premium) e 87 (comum e aditivada).

A Podium da Petrobrás por ser mais refinada, tem um limite máximo de 30 ppm (menor) e octanagem IAD mais alta ainda, 95, nesses pontos, é a melhor premium do Brasil.

A Ipiranga lançou recentemente um nova premium a Octapro, com IAD 96, maior que da Podium, mas não vi muitos relatos.
avatar
icefly25

Mensagens : 2457
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 41
Localização : São Luís - MA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Alexandre em Ter Set 19, 2017 3:27 pm

Oskarduke escreveu:A Luz do painel "pisca" ou fica ligada direto? Se pisca, é porque o número de "Misfires" que estão sendo detectados é muito alto, o que pode destruir o catalisador, mas acredito não seja o caso, ja que você com certeza perceberia o motor falhar.
O fato da luz acender e após de um tempo apagar tem uma explicação: Quando o sistema OBD detecta pela primeira vez a falha de Misfire, fica armazenada mas a luz não acende, somente após do terceiro "trip" com falha. Quando ela liga, e acontecem 3 "trips" em sequencia sem a detecção da falha, a luz é desligada.
Você fala que limpou bicos, mas se o problema continua acontecendo, pode ser que o bico do cilindro 2 já era. Pode tentar trocar o bico do cilindro2 por por exemplo o do cilindro3, e verificar se após um tempo a luz acende e agora falha é P0303 (Misfire no cilindro3), caso isso aconteça, ja confirmaria que o problema é no bico.

Oskar, recentemente troquei as velas e pedi para o meu mecânico limpar os bicos, já fazia 70k km da ultima limpeza. O motor ficou bem mais liso e econômico, estou conseguindo 8,5km/l em trânsito pesado, onde antes fazia no máximo 7,0km/l. O motor não falha e ficou um foguete, não parece haver problemas com bicos. Qual seria o sintoma?

Alexandre

Mensagens : 559
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 57
Localização : Porto Alegre/RS.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Júlio César Servilha em Qua Set 20, 2017 9:26 am

Valeu pelas dicas icefly
avatar
Júlio César Servilha

Mensagens : 22
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 52
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por WilsonM em Qua Set 20, 2017 9:58 am

a Podium é excelente, sem dúvida, problema é encontrar ela e o preço, este fim de semana eu paguei coisa de R$4,80 por litro, mais de R$200 pra completar o tanque do meu carro. Aí que geralmente eu acabo usando a Shell V-Power Nitro+ mesmo.

fazendo uma experiência caseira, se pegar uns poucos ml desta gasolina e queimando num bequer, a gente vê que quase não sobra resíduo nenhum.

Já pegando estes querosenes que o pessoal da internet vive apregoando que serve para limpar o sistema de injeção, ao queimar o querosene deixa uma fina camada de carvão. É porque a queima é incompleta e ineficiente, então após a combustão sobra bastante carbono, que é o resíduo preto na forma de carvão que a gente vê. Ou seja, não funciona. Pra piorar ainda mais, o querosene é uma espécie de mistura de hidrocarbonetos, que varia bastante de distribuidor para distribuidor.

Aí que mesmo os aditivos que eu costumava comprar, acabei parando de usar.
avatar
WilsonM
Admin

Mensagens : 5136
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 53
Localização : Osasco/SP

http://www.nissanclube.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Descarbonização do motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum