Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Ajuda Livina falhando pós descarbonização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda Livina falhando pós descarbonização

Mensagem por leandrocaixeiro em Seg Out 30, 2017 12:39 am

Caros, estou precisando de uma ajuda para um mecânico amador.
Já tive diversos carros com GNV (GM, Fiat, Toyota e Honda) e notei que o motor nissan sofre um pouco mais.
Realizei a limpeza da TBI seguindo um passo a passo excelente que tem aqui no fórum e nessa de desmontar o coletor de admissão foi que notei a carbonização da parte dos dutos de admissão.

Enfim, realizei uma limpeza nessas galerias com car80, deu um bom trabalho devido à quantidade de carbonização que estava, tomei cuidado de aspirar os resíduos da limpeza que se soltaram sobre as válvulas, porém a parte de cima das válvulas não limpou, parece que é até o metal que possui a superfície mais rugosa, e também não tentei raspar por medo de cair um pedaço de crosta no cilindro.

Após montagem o carro funcionou perfeitamente, usei no sábado sem nenhum problema e no domingo após alguns minutos ligado começou a falhar, tanto no combustível líquido quanto no gnv, o que me da indícios de se tratar de ignição e não injeção.
O scaner OBDII acusa código P0303, logo problema na queima do cilindro 3.
Como as velas estão com cerca de 30000km, me parece difícil ser problemas de vela, mas mesmo assim vou tirar o conjunto vela+bobina do cilindro 3 e colocar no cilindro 1 e ver se a avaria passa a ser no cilindro 1 P0301, isso me dará um norte.
Meu medo é que tenha se soltado alguma crosta que estava sobre a válvula e esteja atrapalhando o fechamento de uma das válvulas de admissão, é aí que eu preciso de ajuda..rs
Caso a falha se mantenha no cilindro 3 será indicio de que isso tenha ocorrido. A dúvida é: nesse caso, quais sintomas de um cilindro com a válvula de admissão sem vedação? O carro está falhando exatamente como se o cilindro estivesse sem faísca, perde potência no arranque mas até que estica bem a rotação se forçar.
O próximo passo será alterar o conjunto bobina+vela. Alguém tem alguma sugestão ou dica para me ajudar nesse diagnóstico??
Qual o parâmetro para verificar as velas iridiun?
Existe algum descarbonizante ideal para essa carbonização mais forte nas válvulas?
Tem como testar a bobina sem ferramental ou equipamento específico? (tenho multímetro apenas).

Informações:
116000km, GNV deste 86000km.

Obrigado!!!

Última edição por leandrocaixeiro em Sab Nov 04, 2017 2:46 am, editado 1 vez(es)

leandrocaixeiro

Re: Ajuda Livina falhando pós descarbonização

Mensagem por WilsonM em Seg Out 30, 2017 9:20 am

olha tem um vídeo excelente feito pelo nosso colega Jordan:
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por leandrocaixeiro em Ter Out 31, 2017 12:35 am

Atualizando:
Conversei com um amigo mecânico de profissão sobre o ocorrido e ele me disse duas coisas, uma boa e outra ruim...rs
A ruim é que se tiver que remover o cabeçote para reparar o assentamento das válvulas o valor é bem salgado.
A boa é que se confirmada a suspeita de desprendimento da carbonização atrapalhando na vedação das válvulas, que isso nem sempre danifica as válvulas e que vale aplicar o descarbonizante até dissolver o que estiver por lá.
Ele me sugeriu testar a compressão dos cilindros, mas não tenho o dispositivo de teste.
Bom chegando em casa, fiz a desmontagem da admissão e logo de cara pude ver que os depósitos sobre as válvulas estavam realmente se desprendendo e que possivelmente pode estar atrapalhando a vedação das válvulas.

Iniciei nova limpeza, desta vez nas válvulas, removendo pacientemente os depósitos e aspirando com um dispositivo que montei com o aspirador de pó.

Fiz o teste das bobinas baseado no vídeo que o amigo WilsonM indicou e constatei que estão todas boas, aproveito para agradecer a dica.
Próximo passo será aplicar car80 repetidas vezes até remover todo o depósito das válvulas.
Desse início de brincadeira já pude ter um aprendizado. O descarbonizante acabou escorrendo em um dos cilindros, acabou limpando ele mas provavelmente contaminou o óleo que troquei na semana passada, ao termino dessa empreitada terei que trocar novamente. Vale também ter mais cuidado e paciência para não escorrer o descarbonizante para o pistão, pela contaminação do óleo e pelo risco de alguma sujeira se desprender e atrapalhar a vedação das válvulas de escape, se isso tiver ocorrido complicará demais meu caso.
Se possível gostaria de tirar duas dúvidas:
1 – O cilindro 1 é o do lado da TBI, correto? (Já me responderam isso no passado, mas perdi a postagem).
2 – Notei uma quantidade de óleo muito grande no coletor de admissão, a ponto de colocar ele de pé e ver uma fina camada escorrendo dentro dele. Isso é normal?? Se não, o que pode ser?

Última edição por leandrocaixeiro em Sab Nov 04, 2017 2:57 am, editado 1 vez(es)

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Qui Nov 02, 2017 6:45 pm

Atualizando...

Bom, com muito custo consegui remover todo deposito sobre as válvulas.
Fiz o teste das bobinas conforme citei anteriormente e também um teste das velas com
um vídeo que encontrei na net.
Segundo o vídeo, as velas devem ter resistência elétrica acima de 4kΩ, sendo que uns 3,9 ainda vai. Ja segundo o catalogo da NGK, as velas devem ter entre 3 e 7,5kΩ.
No teste que fiz em minhas velas, encontrei 3,9 / 4,0 / 4,0 e 3,5kΩ. Esse 3,5.... Mas enfim tenho que esperar o cartão de credito virar para fazer qualquer compra, deve virar dia 3 ou 4 e então resolvi montar novamente a admissão, e montei exatamente como estava, sem alternar a posição das velas e das bobinas. Resultado, continua falhando, parece que melhorou um pouco, mas continua falhando.
Estou tentando conseguir emprestado um medidor de compressão de cilindro, ja que vou ter que tirar as velas novamente, assim aproveito e verifico a vedação das válvulas.
O próximo passo antes de comprar as velas, será aplicar o car 80 através dos bicos de gnv que ficam bem na entrada do cabeçote, assim remove alguma carbonização mais difícil.
Gostaria de pedir mais uma vez uma ajuda, qualquer resposta será bem vinda:

1 - Esse 3,5kΩ dessa vela, pode fazer ela falhar ou eu teria uma menor qualidade de centelha? A minha insistência nela é pelo catalogo que diz de 3 a 7,5kΩ e também por o problema ter começado depois da limpeza apenas.

2 - Um scanner profissional, desses utilizados em oficina, consegue especificar se o problema é na vela ou aparece apenas queima irregular igual no meu scanner OBDII (bluetooth de celular)?

3 - Ainda tenho a duvida sobre a quantidade de óleo no coletor de admissão, é normal?

4 - Essa pode até ser uma ofensa...rsrs mas alguém já utilizou vela sem ser dessa iridiun neste motor (MR18DE)? Estou bem decepcionado com essa durabilidade de 30000km caso se confirme. Tudo bem o carro tem gnv, mas o carro com gnv que mais rodei até hoje (um palio fire 1.4) eu troquei as velas com quase 100.000km, porque começou a falhar e pipocar no coletor.

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Sex Nov 03, 2017 12:07 am

Outra coisa que acabei de testar depois de vir pra casa, bastante dificuldade na primeira partida (motor frio).

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Sex Nov 03, 2017 11:17 am

Acabei de achar este vídeo com uma situação muito parecida com a minha!!
https://www.youtube.com/watch?v=y-cYbzMy3AQ

Acho que o teste alternando a posição da bobina e das velas teria me dado alguma resposta, farei isso hoje!!

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Sex Nov 03, 2017 11:20 am

Agora a duvida quanto a posição dos cilindros continua..rsrs
Em um vídeo que encontrei fala que aquela bobina que fica acessivel (ao lado da TBI) é a 4 e outro vídeo fala que conta os cilindros a partir da TBI.

Alguem tem essa informação precisa??

Me veio na cabeça ligar na concessionária e o rapaz da oficina me orientou a contar da polia para a TBI, logo, meu conceito estava errado.
Agora é chegar em casa e Colocar a bobina 3 no cilindro 1 e a vela 3 no cilindro 4, e ver se muda a indicação do scanner!!!

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Sab Nov 04, 2017 12:17 am

E a saga continua...
Hoje ao chegar em casa desmontei a admissão novamente e medi novamente a resistencia das bobinas e das velas, onde encontrei os seguintes valores:
Bobina 1 - 2,79kΩ
Bobina 2 - 2,68kΩ
Bobina 3 - 2,51kΩ
Bobina 4 - 2,56kΩ
Vela 1 - 3,78kΩ
Vela 2 - 3,51kΩ
Vela 3 - 3,88kΩ
Vela 4 - 3,98kΩ
Então, a unica coisa que sai do padrão das demais é a vela do cilindro 2, massss, meu problema está acontecendo no cilindro 3. Então montei novamente colocando a vela 3 + bobina 1 no cilindro 1, vela 2 + bobina 2 no cilindro 2, vela 4 + bobina 4 no cilindro 3 e vela 4 + bobina 3 no cilindro 4, assim eu dividi minha falha no cilindro 3 em duas partes, cilindro 1 e cilindro 4.
Agora vai, certo???? Errado #@$$@#%
Ao ligar o carro, ele estava falhando bem mais, e muito mais fraco (esperado para  quando é um cilindro da ponta que falha), mas a danada da luz da injeção não ascendeu, não acusou nenhum código de falha no scanner, para meu desespero...rsrs de repente percebi o catalizador incandescente... desliguei o carro e naquela frustração medonha eu comecei a pensar, ver outros vídeos e resolvi ver minhas anotações da posição da montagem.
Opa!!! Eu coloquei a bobina 3 no cilindro 4 e este é a unica bobina que conseguimos acessar com a admissão montada!!!
Liguei o carro novamente e ao desligar o chicote dela, nenhuma alteração!!!
Amanhã vou comprar a bobina que ja havia pesquisado hoje e substituir, agradecido de não ter mais que desmontar a admissão.
Depois de uma semana apanhando, se não resolver desta vez acho que passarei por cima do meu orgulho e correndo o risco de comprometer as compras de natal, levarei em uma oficina, e se tudo der certo, ainda torcer para não ter danificado o catalizador!

leandrocaixeiro

Mensagem por WilsonM em Sab Nov 04, 2017 9:27 am

nem respondi antes, mas o cilindro 1 é sempre o do lado da polia.

seu carro tem GNV, de qual geração?
Tem como tentar uma regulagem da injeção?
WilsonM
Admin

Mensagem por leandrocaixeiro em Sab Nov 04, 2017 12:19 pm

WilsonM escreveu:nem respondi antes, mas o cilindro 1 é sempre o do lado da polia.

seu carro tem GNV, de qual geração?
Tem como tentar uma regulagem da injeção?

É GNV de 5° geração.
Essa regulagem que vc sugere é do GNV? Pois esses testes que tenho feito são na gasolina mesmo. Antes da descarbonização estava rodando bem redondo no GNV.

leandrocaixeiro

Mensagem por WilsonM em Sab Nov 04, 2017 12:36 pm

te perguntei isto porque tenho acompanhado posts aqui no clube de gente que retificou o motor ou instalou GNV, em ambos os casos o pessoal tem apanhado bastante com os motores Nissan, geralmente este problema da luz vermelha.
WilsonM
Admin

Mensagem por leandrocaixeiro em Sab Nov 04, 2017 3:50 pm

Jogando a toalha...
Montei a nova bobina e ainda continua a falhar. Acho que minhas possibilidades amadoras se esgotaram. Vou montar a injeção do GNV e levar para um profissional.

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Sab Nov 04, 2017 9:48 pm

Estou aqui pensando....
Agora acendeu a luz da injeção e acusou falha no cilindro 2, logo o que a vela está com a resistência mais baixa.. Acho que vou arriscar um jogo de velas novo, pois é bem provável que seja trocado com o profissional.
De qualquer forma já botei minha Caravan na ativa novamente, o problema dela foi mais fácil, só um cilindro de roda estourado, pelo menos não fico a pé na próxima semana!!

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Seg Nov 06, 2017 1:48 pm

Conversei com meu mecânico de confiança e ele só poderá pegar o carro na 5° feira.
Como só poderá pegar o carro na 5° decidi comprar um jogo de velas novo e trocar.
Nessa troca, vou colocar a bobina do cilindro 2 (que acusou falha desde a ultima montagem) no cilindro 4, assim se acusar falha eu tenho a opção de remover a bobina e vela sem desmontar toda a admissão.
E vamos para mais uma semana de sofrência!!!

leandrocaixeiro

Mensagem por Brates em Seg Nov 06, 2017 4:20 pm

leandrocaixeiro escreveu:Conversei com meu mecânico de confiança e ele só poderá pegar o carro na 5° feira.
Como só poderá pegar o carro na 5° decidi comprar um jogo de velas novo e trocar.
Nessa troca, vou colocar a bobina do cilindro 2 (que acusou falha desde a ultima montagem) no cilindro 4, assim se acusar falha eu tenho a opção de remover a bobina e vela sem desmontar toda a admissão.
E vamos para mais uma semana de sofrência!!!
Que saga, heim amigo. Estou acompanhando de perto. Se possível, vai nos falando...

Brates

Mensagem por Brates em Seg Nov 06, 2017 4:22 pm

E de quebra, que bela caravan! Sou apaixonado por esse carro! Se for vender um dia, o que acredito que não fará, dê um alô, ok?

Brates

Mensagem por leandrocaixeiro em Seg Nov 06, 2017 11:34 pm

Brates escreveu:E de quebra, que bela caravan! Sou apaixonado por esse carro! Se for vender um dia, o que acredito que não fará, dê um alô, ok?

Obrigado!!
Fazia quase um ano que não saia com ela por necessidade, apenas umas voltas pequenas no bairro, agora por enquanto está de volta à ativa!!!

leandrocaixeiro

Mensagem por leandrocaixeiro em Seg Nov 06, 2017 11:53 pm

Hoje desmontei novamente a admissão.
O que encontrei foi intrigante...

Durante esta saga, verifiquei um manchamento fluorescente no cofre, bem abaixo do compressor do AC e com marca de vazamento na mangueira, e também umas manchas na parte de baixo do radiador, como temos também o radiador do AC.

Pensei... "bom, está vazando gás aqui e condensando nessa cor fluorescente, depois de resolver isso vou atrás de reparar esse vazamento para não passar calor no final do ano..."
Vou criar um tópico específico sobre esse vazamento fluorescente, para confirmar algo que parece óbvio, afinal na mangueira do AC está bem destacada esta mancha.

Agora o que me deixou intrigado hoje, foi que quando removí a admissão, sobre as válvulas estava um resíduo verde, muito parecido com esse que manchou o cofre....

Fiz uma pesquisa rápida no google (https://www.carrodegaragem.com/vazamentos-carro-como-diagnostica-los/) e nela encontrei que vazamento amarelo pode ser do arrefecimento, porém no reservatório de expansão, a cor é azul..

Será a junta do cabeçote que queimou???
Mas por onde estaria subindo para os dutos da admissão???
Pelos vapores do óleo?? Mas o óleo está limpinho, sem nenhum indicio de água!! Além disso, medi a compressão com um dispositivo que montei e embora não tenha ficado preciso para medir a compressão, deu para comparar todos os cilindros e aparentemente estão iguais.

Como comprei as velas e elas devem chegar antes da quinta feira, devo montar mais uma vez a admissão, até porque eu preciso levar o carro para a oficina e pretendo ir andando para chegar com um minimo de dignidade...rsrs

Enquanto isso vou procurar uma vista explodida do motor MR18DE para ver se existe algum ponto que não seja  a junta do cabeçote que pode permitir passagem de liquido de arrefecimento para os dutos de admissão.

leandrocaixeiro

Mensagem por WilsonM em Ter Nov 07, 2017 9:51 am

parece líquido de arrefecimento mesmo.
WilsonM
Admin

Mensagem por leandrocaixeiro em Ter Nov 07, 2017 10:18 am

Essa foto  salvou minha manhã!!
Encontrei uma ligação que pode passar líquido do arrefecimento para a admissão.

Origem da imagem.
https://www.youtube.com/watch?v=bdTJHkbu5KY

leandrocaixeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: