Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Óleo para o motor do Sentra

Página 3 de 33 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 18 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Óleo para o motor do Sentra

Mensagem por PauloEduardo em Ter Nov 24, 2015 12:08 pm

Tudo isso foi exatamente o que aconteceu comigo. Por isso sou contra mudar a viscosidade do óleo depois de uma certa quilometragem.
Maior ruído para mim é sinal de folga e maior desgaste. Tô fora!
Muito tempo atrás experimentei o 5w30. Na primeira acelerada que dei notei o motor bem mais ruidoso. Definitivamente não deu certo. Na ocasião o carro tinha uns 50k e tantos rodados e até então só havia usado o 10w40 das revisões.
Depois disso por muito tempo rodei com o excelente Elaion 5w40. Deixava o motor muito silencioso na marcha lenta e até os 3000 rpms. Acima disso já dava um certo ruído. Achava que a viscosidade a quente sendo a mesma (40) nada mudaria. Ledo engano. Incomodado com o ruído em alta rotação finalmente resolvi experimentar o 10w40 (do qual nunca deveria ter saído), só que da Shell (Helix). Diminuiu muito o ruído em alta e manteve o silêncio em baixa. Agora sim, motor silencioso em qualquer situação. E confesso que não senti diferença alguma no desempenho ou consumo, seja com 5w30, 5w40 ou 10w40.
Resumo da ópera; do 10w40 semi não saio mais. Ainda mais agora que o carro já está com mais de 80k rodados. E tal qual o kbeloto não me importo mais entre ser 100% sintético ou semi, já que também troco aos 5k. Gostaria de achar o Elaion 10w40 mas é muito difícil. É muito popular entre os 5w40. Por isso vou de Shell mesmo. E se achar na concessionária o original Nissan a um bom preço será este que vou colocar, já que é o Helix mesmo.
Sou a favor dos óleos mais finos atuais. Na minha opinião podem ser usados durante toda a vida do motor sem problema algum. Ajudam na performance, economia e na lubrificação a frio, mas desde que usados desde 0km ou até no máximo uns 20 ou 30k rodados. Mudar para eles depois disso acho arriscado. Vai depender da reação do motor.

Última edição por PauloEduardo em Qua Nov 25, 2015 5:06 pm, editado 1 vez(es)
PauloEduardo
Admin

Mensagem por andre fachini em Ter Nov 24, 2015 12:13 pm

Então quanto ao consumo, eu já acho que p meu piorou depois de drenar o 10w40 antigo e migrar para o 5w40 e agora para o 5w30....teve tbm o aumento da % do alcool na gasolina, mas vindo de Sp Capital, quando adquiri o Sentra, fiz media de 14,7 km/l andando entre 100 e 130 km/h ...hj consigo isso somente andando entre 90 e 110 km/h no maximo....e em estradas bem planas....
andre fachini

Mensagem por PauloEduardo em Ter Nov 24, 2015 12:17 pm

Volte para o 10w40 e seja feliz Cool
PauloEduardo
Admin

Mensagem por andre fachini em Ter Nov 24, 2015 12:52 pm

Vou ter que esperar um pouco, não quero perder$$$$$ troquei e rodei 600 km só depois da troca...kkkk
andre fachini

Mensagem por keydril em Ter Nov 24, 2015 12:55 pm

Amigos,

Lembram no outro forum, que falei do shell 10W40 , fiz contato com a area tecnica da shell perguntando a diferença do Nissan Oil etc etc e ai muitos me falaram que recomendado era 05W30 sintetico e que eu estava atrasado em usar o velho semi sintetico , agora vejo vcs voltando as origens..penso que estava certo.
keydril

Mensagem por andre fachini em Ter Nov 24, 2015 12:58 pm

Eu como sou maria vai com as outras estou fazes de testes..kkk mas que o 5w40 da propria Shell tbm , era melhor do que este 5w30 novo da shell pra mim, era com certeza...e acho que vc estava certo sentra acima de 80.000 km e que usavam ou usaram o 10w40 por muito tempo, como o meu, não se deve mudar nada...evitar dor cabeça futura...
andre fachini

Mensagem por icefly25 em Ter Nov 24, 2015 1:05 pm

PauloEduardo escreveu:Tudo isso foi exatamente o que aconteceu comigo. Por isso sou contra mudar a viscosidade do óleo depois de uma certa quilometragem.
Maior ruído para mim é sinal de folga e maior desgaste. Tô fora!
.

No seu caso tem uma boa justificativa para ficar no 10w40 rssrs.

PauloEduardo escreveu:E se achar na concessionária o original Nissan a um bom preço será este que vou colocar, já que é o Helix mesmo.

Sou a favor dos óleos mais finos atuais. Na minha opinião podem ser usados durante toda a vida do motor sem problema algum. Ajudam na performance, economia e na lubrificação a frio, mas desde que usados desde 0km até no máximo uns 20 ou 30k rodados. Depois disso acho arriscado. Vai depender da reação do motor.

Quanto ao 10w40 Nissan dificilmente vais encontrar nas css, a informação que tive é que a Nissan deixou de trabalhar com ele e vai ficar só com 5w30 a venda no balcão de peças.

Também sou a favor de óleos modernos, até mesmo nos carros antigos daqui eu passei a usar óleo com API no mínimo SM, que em tese protege e limpa mais que a SL.

Por sinal, se não me engano, próximo ano ou em 2017, no Brasil as API mais antigas serão banidas, proibidas de vender por não ser tão eficiente, senão me engano de SJ para trás serão as primeiras.

* Edit: tai a informação nesse link aqui sobre as API, fica de aviso para quem tem carros mais antigos.
icefly25

Mensagem por PauloEduardo em Ter Nov 24, 2015 2:39 pm

APIs mais novas são sempre bem vindas qualquer que seja o carro. Faço questão de SN sempre. Nem SM coloco mais. SJ se não me engano é dos anos 1980 ou 90. As mais velhas tem que ser banidas mesmo.
Quanto ao óleo Nissan, se não achar mais o 10w40 vou de Shell Helix mesmo ou Elaion se achar.
Existe uma opção do Ipiranga 10w40 totalmente sintético. Não sei da reputação dos óleos Ipiranga, mas pode ser uma boa opção.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por icefly25 em Ter Nov 24, 2015 3:47 pm

Esse Ipiranga é o que uso no Logan 1.6 16v da esposa.

É o F1 Master, SM 10w40, na etiqueta diz que é sintético; curiosamente na etiqueta atrás, tem a informação de que é compatível com motores Nissan que requerem essa especificação; lembro que em manuais de 2012 a Nissan falava que podia usar API SM e SAE 10w40.

Se a Ipiranga conseguisse fazer ele com API SN iria vender bastante por ser sintético.
icefly25

Mensagem por PauloEduardo em Ter Nov 24, 2015 4:53 pm

Verdade. O 10w40 SN da Ipiranga é o semi-sintético. Por ser uma especificação relativamente recente, podemos usar a SM nos nossos motores. Mas eu particularmente prefiro não. Uma pena.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por PauloEduardo em Qua Nov 25, 2015 5:32 pm

keydril escreveu:Amigos,

Lembram no outro forum, que falei do shell 10W40 , fiz contato com a area tecnica da shell perguntando a diferença do Nissan Oil etc etc e ai muitos me falaram que recomendado era 05W30 sintetico e que eu estava atrasado em usar o velho semi sintetico , agora vejo vcs voltando as origens..penso que estava certo.

Não vejo problema algum em usar o 5w30, pelo contrário. Mesmo num motor muito rodado. Desde que comece a usar num motor novo ou que rodou pouco com outro óleo mais grosso. O problema é começar a usá-lo num motor que rodou toda uma vida com outro lubrificante de viscosidade mais grossa. Aí sou contra pois não há garantias de que nada de ruim possa acontecer. Vejam:

"A montadora Honda descreve nos manuais de seus veículos fabricados até 2012, a recomendação de óleo lubrificante 10W30 API SL em seus motores, e deixa frisado que “a Honda não recomenda o uso de lubrificantes sintéticos”, pois bem, recentemente no final de 2012 a montadora lançou no mercado nacional o lubrificante 0W20 API SL Sintético para atender sua frota, e a partir desta data as concessionárias tem aplicado este lubrificante 100% sintético nos motores de veículos fabricados anterior a 2013 contrariando a própria recomendação do fabricante que indica o uso do 10W30, como complemento de informação o óleo genuíno Honda 10W30 é mineral, e quando você leva seu Honda a uma autorizada para efetuar a manutenção de troca de óleo eles fazem esta alteração de óleo do motor sem se quer informar ao proprietário do veículo tal mudança, que no meu ponto de vista é uma prática incorreta, grande parte destes proprietários na maioria das vezes se quer atentam-se para esta divergência, já por outro lado aqueles que fazem questão de ler informações básicas nos manuais dos proprietários é que acabam descobrindo esta mudança de óleo ao pegar a nota fiscal, ou também nos casos em que o motor de seu carro começou a apresentar um “tec-tec” logo após a troca de óleo.

Quando esta troca de óleo é realizada em motores com baixa quilometragem, ou em veículos com manutenções impecáveis e que foram utilizados em regime de uso normal, é muito provável que não ocorra nenhuma alteração de funcionamento, mas casos em que os motores já estão com um maiores folgas e desgaste de uso, que foram utilizados sob regime severo, e demais desgastes originados por trocas de óleo irregulares e fora dos prazos estabelecidos podem ocasionar problemas de maior aquecimento das peças do motor, falhas no processo de lubrificação e maior consumo de óleo devido ao uso de um lubrificante mais fino.

Tudo bem que trata-se de um novo lubrificante, com tecnologia superior ao 10W30 mineral, melhores aditivos que conseqüentemente proporcionarão menor consumo de combustível, menos emissão de poluentes, maior proteção e vida útil ao motor, isso é inquestionável, o único e maior problema é não obedecer a própria recomendação, e assim induzir o cliente aplicar um produto fora do especificado, e caso ocorra algum problema a este motor em que foi alterado a aplicação do lubrificante, a autorizada vai arcar com qualquer ônus que o proprietário venha ter futuramente??? Acredito que não, mas ao fazer esta alteração sem o aval do proprietário no meu ponto de vista a autorizada está desta forma assumindo este risco!!!"

Fonte Olho no Óleo Um cara que entende profundamente de lubrificantes. Tem um canal no Youtube inclusive.

Por outro lado sou ainda mais contra os mecânicos de fundo de quintal que tacam antigos óleos grossos 20w50 ou 20w60 em qualquer motor só por que este ultrapassou os 100k rodados. É de um absurdo sem limites. Aí é pior ainda do que o óleo fino.

Ou seja, se seu motor ainda está novo e a montadora mudou o óleo para mais fino, manda bala! Caso contrário permaneça com o óleo da viscosidade que sempre usou. Simples assim.

No que diz respeito a API, quanto mais nova melhor. Sempre. Mudar para uma base mais moderna (mineral para semi-sintético ou semi para sintético) também é sempre bom levando em consideração o estado do motor. Se estiver no bagaço é melhor deixar quieto.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por Paul PAL em Qui Nov 26, 2015 12:40 am

Muito bem colocado, PauloEduardo: se está funcionando perfeito, e é oleo de qualidade, permanecendo-se com a viscosidade -sem problemas -simples assim !
gde abraço.
(B16 2008/09 com 10w40 semi).

Paul PAL

Mensagem por kbeloto em Sex Nov 27, 2015 6:13 pm

na proxima troca vou de 10w40 e ver como o carro se comporta. mas sempre com troca a cada 5mil km isso não abro mão, pois acredito em mais benefícios que custos
kbeloto

Mensagem por andre fachini em Sex Nov 27, 2015 6:19 pm

Eu então qto mais ando com o 5w30 que coloquei recentemente da shell mais me arrependo de ter saido do 5w40 e vou voltar ao 10w40 com certeza....
andre fachini

Mensagem por trfilho em Ter Dez 01, 2015 12:27 pm

Finalmente a CCS local dispõe de óleo 100% sintético para usar na revisão de 20.000 Km de nossa nave. E num preço ótimo! Apenas R$35,00 o litro.
Cansei de procurar nos postos Shell pelo similar! Cool

trfilho

Mensagem por PauloEduardo em Ter Dez 01, 2015 12:37 pm

Para os veículos novos é um dos melhores com certeza!
PauloEduardo
Admin

Mensagem por kbeloto em Qua Dez 02, 2015 4:53 pm

Pois é, mas pros motores maduros (próximo aos 100 mil km) chamo de maduro por ser Nissan, se fosse outra montadora chamaria de cansado, mas os nossos só serão considerados cansados por volta dos 500 mil km, certo? rsrsrsrs
para os maduros, acredito que um whisky mais encorpado será o ideal, vou ter mais confiança na proxima troca.
kbeloto

Mensagem por Alexandre em Qua Dez 02, 2015 5:16 pm

Estou usando o Elaion 5w40 sintético, motor fica macio e silencioso.

Alexandre

Mensagem por PauloEduardo em Qua Dez 02, 2015 5:25 pm

Elaion ... O melhor 5w40 que já vi. Pena que mesmo com ele o motor dava uma leve rajada por volta dos 2000/2500rpms. Uma pena. Voltei ao 10w40 e agora é só silêncio. Fiquei surpreso com o Shell Helix 10w40 semi que estou usando agora. Também excelente. Ficou tão silencioso quando o Elaion. Mas aí acredito que pela maior viscosidade.
Gostaria de achar o Elaion 10w40 mas é difícil. É muito popular como 5w40, talvez pelo fato de ter sido o óleo oficial da VW por muito tempo.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por PauloEduardo em Qua Dez 02, 2015 5:27 pm

Mas me causa estranheza o fato de um 10w40 ter maior viscosidade mesmo a quente do que um 5w40. A quente os dois são 40 e deveriam ter a mesma viscosidade.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por kbeloto em Qui Dez 03, 2015 5:37 pm

Sempre ví muito 10w40 e 5w30, mas o 5w40 pode ser percepção, mas a pouco tempo que eu vejo nessa espec. será que é uma adaptação que não deu muito certo, talvez ele esteja mais para 30 que 40? Falei besteira? algo me diz que tô viajando, digam vcs, rsrsrs
kbeloto

Mensagem por andre fachini em Qui Dez 03, 2015 5:48 pm

Se esta viajando não sei, pode ter sido um meio termo...mas que vou voltar para o 10w40 da Shell vou...esse novo 5w30 da nissan não ficou legal no meu carro não....eu não gostei...
andre fachini

Mensagem por James T. Kirk em Sex Dez 04, 2015 2:18 pm

andre fachini escreveu:Se esta viajando não sei, pode ter sido um meio termo...mas que vou voltar para o 10w40 da Shell vou...esse novo 5w30 da nissan não ficou legal no meu carro não....eu não gostei...
Mais um motivo para eu continuar com o Valvoline Synpower 5w30, que já utilizo a 3 trocas sem problemas. Eu iria experimentar o original Nissan, mas vou deixar quieto.
James T. Kirk

Mensagem por PauloEduardo em Sex Dez 04, 2015 4:03 pm

kbeloto escreveu:Sempre ví muito 10w40 e 5w30, mas o 5w40 pode ser percepção, mas a pouco tempo que eu vejo nessa espec. será que é uma adaptação que não deu muito certo, talvez ele esteja mais para 30 que 40? Falei besteira? algo me diz que tô viajando, digam vcs, rsrsrs

É porque tanto o 10w40 quanto o 5w30 existem na base semi-sintética. Já o 5w40 pegou a fase inicial dos totalmente sintéticos, que até pouco tempo eram caros. Com a popularização ficou mais barato e passou a ser mais popular. É o recomendado pela VW para o Gol e afins. Só que agora com a tendência de óleos mais finos grande parte das montadoras (incluindo a Nissan) "pulou" dos antigos semi diretamente para o 5w30 sintético. É um excelente óleo.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por PauloEduardo em Sex Dez 04, 2015 4:06 pm

James T. Kirk escreveu:
andre fachini escreveu:Se esta viajando não sei, pode ter sido um meio termo...mas que vou voltar para o 10w40 da Shell vou...esse novo 5w30 da nissan não ficou legal no meu carro não....eu não gostei...
Mais um motivo para eu continuar com o Valvoline Synpower 5w30, que já utilizo a 3 trocas sem problemas. Eu iria experimentar o original Nissan, mas vou deixar quieto.

Sempre ouço falar bem do Valvoline. Na próxima troca se achar vou experimentar.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 33 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 18 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: