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Como deixar o câmbio do March macio?

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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por pimenta59 em Sex Jun 10, 2016 1:36 pm

Não, completamente diferente.
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pimenta59

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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal em Sex Jun 10, 2016 10:53 pm

Qual a periodicidade da troca desse fluído da transmissão manual? Não achei no manual.
Alguém testou o Molykote para câmbio? Será que é compatível com o fluido original?
Segundo diz a última linha desse anúncio de um vendedor não poderia ser utilizado com o tal "óleo vermelho".

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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por pimenta59 em Sex Jun 10, 2016 11:28 pm

Boa pergunta. Não faço nem idéia do que seria óleo de transmissão "vermelho". E analisando o óleo das fotos que Nakay postou, a cor do óleo que está escorrendo da mangueira de enchimento é avermelhada...(...)

Militec, por sua vez, o mesmo produto pode ser usado em tudo (até câmbio automático, quando novo) segundo o fabricante. Se funciona mesmo...não sei, e provavelmente, nunca saberei.

A troca do Óleo de transmissão manual, em geral, é para lá dos 100.000km, ou se houver vazamentos. Em condições de uso MUITO severo é que se troca com alguma regularidade, mesmo que longa.

99% dos carros brasileiros acima de 10 anos provavelmente nunca trocaram.
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pimenta59

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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por icefly em Sab Jun 11, 2016 8:44 am

Acho que MRB já postou que a periodicidade de checagem e troca do fluido da transmissão manual é a parecida com as do Nissan de câmbio CVT e AT; ele postou isso em algum tópico, uma tabela.

"òleo vermelho" que o cidadão fala, acho que ele se refere a fluido de transmissão automática (e por tabela CVT).
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por WilsonM em Sab Jun 11, 2016 9:14 am

fazia tempo que não ouvia o termo hidramático, será que eles se referem àqueles cãmbios antigos? Acho que coisa da década de 1960/1970, este sistema funcionava por pressão do fluido, o sistema injetava fluido sob pressão em cada marcha, conforme a necessidade.

Os câmbios automáticos atuais usam aquelas engrenagens planetárias, que eu sinceramente nunca entendi direito como funcionam.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Samueluser em Seg Jun 13, 2016 2:08 pm

nakay escreveu:Samuel, a inspeção, a complementação, a reposição ou "aditivação", não seria pelo próprio bujão de enchimento?  Só vai precisar de um funil com prolongador ou fazer uma adaptação com uma mangueira.



Veja, o torque é mínimo e o bujão tipo borboleta deve ser pra facilitar e fazer manualmente (sem ferramentas):


Nakay, na verdade eu colocaria pelo respiro do câmbio, é uma pequena mangueira preta que fica na parte superior do câmbio, logo abaixo da bateria, se eu estiver errado me perdoe mas creio que seja a mesma da imagem, mas não consegui analisar a peça.
O MOLYKOTE não muda a viscosidade do óleo de câmbio, fiquem tranquilos.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Samueluser em Seg Jun 13, 2016 2:13 pm

Nakay, segue a foto dos respiro que disse logo acima, ele fica abaixo da bateria, porém não tenho material que me prove que o liquido vai descer até o câmbio sem gerar problemas pelo caminho.

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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal em Seg Jun 13, 2016 9:20 pm

Também não se recomenda aproveitar o bujão borboleta?
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por nakay em Seg Jun 13, 2016 11:46 pm

Samueluser escreveu:Nakay, segue a foto dos respiro que disse logo acima, ele fica abaixo da bateria, porém não tenho material que me prove que o liquido vai descer até o câmbio sem gerar problemas pelo caminho.

Samuel, vc acha que a lubrificação extra (aditivo) não é eficiente pelo orifício de reposição do óleo...nem sabia desse respiro, e vejo mais um motivo para deterioração do óleo do cambio por oxidação/umidade.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por nakay em Ter Jun 14, 2016 12:10 am

leofvidal escreveu:Também não se recomenda aproveitar o bujão borboleta?

Leofvidal, sei que a arruela do bujão do dreno (inferior) é a mesma do motor e deve ser trocada. Não sei como é esse anel de vedação superior...acredito que seja de silicone, já que é um local de reposição e/ou verificação do nível de óleo do cambio. Veja que o parafuso/borboleta é de polímero e o aperto é manual (veja o torque).

Li alguns relatos de troca do óleo com melhoria e suavidade nas trocas de marcha...
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal em Ter Jun 14, 2016 2:26 pm

No manual diz que o óleo da transmissão manual é o NISSAN HQ Multi 75W-85 ou se o óleo de transmissão Genuíno NISSAN (HQ-Multi) não estiver disponível, API GL-4, Viscosidade SAE 75W-85 pode ser utilizado como um substituto temporário.

Alguém sabe quanto tá custando essa troca nas CSS?
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Samueluser em Qua Jun 15, 2016 1:37 pm

nakay escreveu:
Samueluser escreveu:Nakay, segue a foto dos respiro que disse logo acima, ele fica abaixo da bateria, porém não tenho material que me prove que o liquido vai descer até o câmbio sem gerar problemas pelo caminho.

Samuel, vc acha que a lubrificação extra (aditivo) não é eficiente pelo orifício de reposição do óleo...nem sabia desse respiro, e vejo mais um motivo para deterioração do óleo do cambio por oxidação/umidade.

Boa tarde.

Nakay você nai acreditar, verifiquei em um CIVIC 2016 automático e existe este mesmo sistema de respiro, parece que é uma tendência.
Acredito que a alta temperatura deixa a umidade longe, mas existe uma grande possibilidade de entrar pequenas partículas, pois neste carro que é novo tinha bastante poeira.

Cara eu comprei a bisnaga de Moly, mas estou pesquisando as imagens da peça para não cometer erros.

Desta vez vou fazer um vídeo.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal em Qua Jun 15, 2016 5:36 pm

cheers cheers cheers cheers

Agradeço muito Samuel! Esse é um procedimento que estou querendo fazer antes de partir para a troca do óleo.
Estou intrigado com a aspereza do câmbio e sutilmente da embreagem quando o compressor do AC liga. Pretendo sim levar na CSS, mas me sinto obrigado a chegar com uma solução porque nas CSS daqui só tem aprendiz de mecânico.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por nakay em Qua Jun 15, 2016 10:08 pm

Samueluser escreveu:
Acredito que a alta temperatura deixa a umidade longe, mas existe uma grande possibilidade de entrar pequenas partículas, pois neste carro que é novo tinha bastante poeira.
Cara eu comprei a bisnaga de Moly, mas estou pesquisando as imagens da peça para não cometer erros.
Desta vez vou fazer um vídeo.

Legal Samuel,    dei uma olhada no manual: não entendi o porquê dessa "cap" (será que tem um "furinho"?) e o que seria esse conector 2 vias?  

Vou aguardar seu vídeo para entender por que botar Moly por aí...as engrenagens do câmbio manual não ficam imersas no óleo? Como seria a lubrificação na parte superior?
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por nakay em Qua Jun 15, 2016 10:51 pm

leofvidal escreveu:
Agradeço muito Samuel! Esse é um procedimento que estou querendo fazer antes de partir para a troca do óleo.
Estou intrigado com a aspereza do câmbio e sutilmente da embreagem quando o compressor do AC liga. Pretendo sim levar na CSS, mas me sinto obrigado a chegar com uma solução porque nas CSS daqui só tem aprendiz de mecânico.

leofvidal, no seu caso (de "aspereza" e na garantia) pediria para dar uma conferida no nível do óleo e pediria uma amostra, já que vão dizer que não é necessária troca. Só após isso colocaria o aditivo por via normal ou via Samuel.

Dei uma pesquisada como é o óleo Nissan TM: (como ref. no amazon está em torno de US$20)


No manual Nissan não há nenhuma referência para troca (por tempo ou kilometragem) e nem diz que é lifetime. Vi que no honda-fit manual a troca é indicada em 48meses ou 80mil km.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por icefly em Qui Jun 16, 2016 4:58 am

Se nos EUA é US$ 21 (uns R$ 70 por pouco mais de 900 mL), se prepare para algo bem mais caro que isso nas css, chuto na casa dos 3 digitos o valor.

Se fosse trocar, eu consideraria comprar um compatível da mesma especificação do original, afinal o próprio manual diz que pode usar um equivalente; só fica a dúvida se é mineral, semissintético ou sintético:

• Óleo de transmissão Genuíno Nissan XT 4447 75W-80 API-GL-4 ou equivalente.

• Se o óleo de transmissão Genuíno Nissan XT 4447 75W-80 API-GL-4 não estiver disponível, API GL-4, Viscosidade SAE 75W-80 pode ser utilizado como um substituto temporário. Entretanto, use óleo de transmissão genuíno Nissan o mais breve possível.

Como comparação, começo desse ano tive de repor o óleo da caixa manual do Renault Logan aqui (era um 75w80); comprei na css a R$ 45 o litro de óleo da ELF genuíno, em autopeças estava difícil achar e era preço parecido ou até maior.
A título de curiosidade: Logan/Sandero 1.6 têm um problema crônico de rasgar uma coifa que vai junto à homocinética do lado esquerdo e simplesmente vai vazando o fluído aos poucos, as marchas vão ficando duras, até que um belo dia começam a escapar e por fim pode fazer um barulho parecido com rolamento estourado. Não sei se ocorre também nos 1.0.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Samueluser em Qui Jun 16, 2016 10:12 am

leofvidal escreveu:cheers cheers cheers cheers

Agradeço muito Samuel! Esse é um procedimento que estou querendo fazer antes de partir para a troca do óleo.
Estou intrigado com a aspereza do câmbio e sutilmente da embreagem quando o compressor do AC liga. Pretendo sim levar na CSS, mas me sinto obrigado a chegar com uma solução porque nas CSS daqui só tem aprendiz de mecânico.

Bom dia.

Se der tudo certo este final de semana vou fazer o procedimento e colocar o vídeo no meu canal, nos meus processos "mentais" parece ser bem fácil fazer, mas sempre tem um problema no meio do caminho, vou pegar um microfone profissional e gravar o câmbio rodando antes e depois do uso do Moly, olha o nível que chegou a coisa. kkk
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Samueluser em Qui Jun 16, 2016 10:21 am

nakay escreveu:
Samueluser escreveu:
Acredito que a alta temperatura deixa a umidade longe, mas existe uma grande possibilidade de entrar pequenas partículas, pois neste carro que é novo tinha bastante poeira.
Cara eu comprei a bisnaga de Moly, mas estou pesquisando as imagens da peça para não cometer erros.
Desta vez vou fazer um vídeo.

Legal Samuel,    dei uma olhada no manual: não entendi o porquê dessa "cap" (será que tem um "furinho"?) e o que seria esse conector 2 vias?  

Vou aguardar seu vídeo para entender por que botar Moly por aí...as engrenagens do câmbio manual não ficam imersas no óleo? Como seria a lubrificação na parte superior?

Saudações.

Nakay é nessa "CAP" que o sistema de respiro funciona, ela tem duas vias abertas, ela não funciona como vedante total da mangueira, ela possui duas vias de entrada e saída de vapores!! Ela é idêntica ao respiro do CIVIC 2016, são iguais.

E para causar uma pequena tristeza, o projeto original deveria ter uma válvula PCV, no lugar desta piada de respiro.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal em Ter Jul 05, 2016 12:43 pm

Meu Moly pro motor e câmbio chegaram. Falta só um professor me ensinar kkk
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por icefly em Ter Jul 05, 2016 1:19 pm

Vi no Canal do Óleo no YouTube que o Molykote deixou de ser fabricado, quem achar ainda é do estoque já fabricado; não sei se dizer se foi só o aditivo de óleo, ou foi geral, inclusive com linha pra câmbio, diferencial, etc.

Vai ver a badalação do Militec afundou as vendas dele.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal em Ter Jul 05, 2016 7:55 pm

Achei muito interessante o conceito do molykote por não "desgastar" material como acontece no Militec.
Caso utilize o Moly posso adicionar o Militec numa próxima troca de óleo? Ouvi falar que o Moly ainda resiste após algumas trocas.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por pimenta59 em Qua Jul 06, 2016 3:48 am

E o militec "desgasta" material?
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Samueluser em Qua Jul 06, 2016 11:42 am

Bom dia, senhores.

O MOLYKOTE é baseado em Bissulfeto de molibdênio, um antiatritante conhecido em larga escala em maquinário pesado, para vocês terem idéia no motor I-DSI da HONDA eles pulverizam molibdênio no local onde vão os pistões, ele é muito funcional pois é muito duro e suas nano partículas evitam o desgaste do material.

A DOWCORNING (produto MOLY) é uma empresa monstruosa que tem "N" produtos e eu particularmente nunca pesquisei sobre MILITEC, pois tenho a tendencia de ir atras de empresas consagradas e respeitadas no meio industrial, creio que a Dowcorning esta pouco ligando para a MILITEC rs.

Basta pesquisar MOLYKOTE DOWCORNING e o MILITEC, fico estupefato tamanha falta de conhecimento e disseminação de notícias que não agregam dado preciso algum para os membros do fórum, tudo que posto tem base em pesquisa de empresas, pessoas sérias.

Voltando a resposta: produtos baseados em Bissulfeto de Molibdênio em teoria protegem o material lubrificado de rasgo por parte do lubrificante ou seja quando o lubrificante falhar em teoria o "MOLYKOTE" esta la com suas nanopartículas protegendo o material lubrificado e ele não interfere na viscosidade.

Verifique neste vídeo a cor do balde ( produto DOWCORNING ) de material instalado na caixa de engrenagens de um gerador eólico:



Desculpem ser rude mas as vezes precisamos ter base teórica e buscar credenciais para passarmos dados precisos para nossos companheiros do fórum, é terceira vez que vejo palpites que levam a lugar algum e apenas para "encher linguiça" no post, e pelo contrário causa mais dúvida nos interessados, por isso comento apenas o que sei e que acho que posso ajudar.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por pimenta59 em Qua Jul 06, 2016 12:30 pm

Perdoe a sinceridade, mas isso é mais um vídeo da history channel, E O PIOR: FEITO POR UM BRASILEIRO.
Os depoimentos em inglês mostrados todos falam de aplicação industrial, e nem um pio sequer sobre aplicar isso em carro. Aliás, até o título em português do vídeo já deixa claro que se trata da "obra" de um brasileiro, e portanto, passivo de desconfiança automática.

O tal do "Molykote A2" só vende aqui no Brasil, e só isso, já me fez descartar a chance de usá-lo.
Lá nos USA e nos outros cantos tem outros produtos à base disso, e é estranho que uma "gigante" dos produtos químicas venda o produto dela AQUI como aditivo para motores, mas não na própria terra.

O Militec-1 também tem 90% de sua "fan-base" aqui no Brasil, porém, também vende em outros países, e nos EUA é  usado (com sucesso) como lubrificante de armas, e poucos relatos de uso em motores. Usei uma vez, não vi diferença alguma, e a chance de eu usar de novo, é quase zero, especialmente depois de ver vídeos e mais vídeos de carros sem óleo algum funcionando PARADOS sem óleo por muitos minutos a fio, sem nada disso.

Em transmissões, nunca usei, mas transmissões manuais não são difíceis de lubrificar, não é à toa que nem óleo, a rigor, precisa ser trocado.

Minha conclusão pessoal: FATO, até agora, só os vídeos de carro andando sem óleo para "provar a eficácia do produto". Quando botarem lado a lado dois iguais um com e um sem o produto, e ligar ao mesmo tempo, e o com o produto milagroso da vez demorar consideravelmente mais para quebrar, talvez eu pense (novamente) à respeito.

Dito isto, cada qual bota o que quer no motor de seus carros. No meu, pelo menos por enquanto, só óleo, e de CARRO.


Só para não esquecer: antes dessa moda de "redutores de atrito" teve uma de "aditivos para óleo", na década de 90. A Bardahl até hoje vende essas porcarias.
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por WilsonM em Qua Jul 06, 2016 2:18 pm

sobre o assunto do tópico, não tenho como comprovar sem sombra de dúvidas, mas sempre achei que os engates das marchas dos meus carros manuais mais macios nos dias frios. E às vezes depois de aquecer, mesmo no inverno, achava o engate mais duro e áspero.

Sempre atribui isto a dilatação das peças e à perda da viscosidade pelo calor do óleo do câmbio. Talvez se o engate das marchas fosse hidráulico, aí ficasse mais macio, mas nem sei como é o sistema no câmbio dos March.
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