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Troca do óleo do CVT - Nissan Sentra B16 Empty Troca do óleo do CVT - Nissan Sentra B16

Mensagem por PauloEduardo Qua Out 21, 2015 5:42 pm

Este guia trata do procedimento da troca do fluído do CVT no Nissan Sentra geração B16 (2007-2013)

Infelizmente a Nissan nunca deixou clara a política de troca do fluído da transmissão do Nissan Sentra aqui no Brasil. Algumas concessionárias indicam a cada 100.000km e outras simplesmente alegam que o fluído é "lifetime" (não é bem assim). Oficialmente a montadora, por sua vez, recomenda apenas a verificação do nível do fluido com reposição caso necessário. Uma política praticamente nula. Mas isso não é privilégio da Nissan. Boa parte das montadoras nacionais (e de fora também) ainda não se atentaram para o fato e não dão a devida atenção para um item tão importante e caro num automóvel. Lamentável!

Enquanto isso, no dia a dia dos reparadores de transmissões automáticas a realidade é bem outra. Absolutamente todos, sem exceção, apontam como principal causador de problemas e quebras a não substituição do fluido de maneira regular. O senso comum entre eles é que a maioria das transmissões automáticas deve ter seu fluído trocado a cada 40.000km ou 60.000km no máximo. E o Sentra não é exceção. Diante de tudo isto não nos resta outra alternativa a não ser recorrer a informações de terceiros, já que a montadora não as fornece de maneira clara e objetiva.

Portanto, são as maneiras de trocar o fluído da transmissão automática do Sentra;

- Por escoamento pelo bujão do cárter: Praticamente igual a uma troca de óleo de motor. Escoa-se o fluído por um bujão do cárter da transmissão e adiciona-se fluído novo.
- Com retirada da tampa do cárter: Numa transmissão automática uma boa quantidade de fluído velho permanece em seu interior dentro de vários componentes internos (conversor de torque, corpo de válvulas, etc) ao escoar o fluído pelo bujão do cárter. Não há muita coisa que se pode fazer em relação a isto. Entretanto, parte deste fluído velho fica também no fundo do cárter e não sai pelo bujão. A retirada da tampa do cárter da transmissão é uma boa forma de se retirar mais fluído velho e amenizar o problema.
- Por uma máquina especial; Liga-se uma máquina que injeta óleo novo e retira o velho com a transmissão em funcionamento (com o motor ligado). Assim, o óleo novo vai aos poucos substituindo o velho até que não sobre mais nada deste. Sem dúvida alguma é o melhor método. Mas é caro e nem sempre existem lugares onde se pode realizar uma empreitada dessas.
- Desmontagem total ou parcial da transmissão. Obviamente este método é usado quando se faz algum tipo de manutenção na transmissão.
- Trocas sucessivas. Se quisermos um fluído praticamente novo sem o uso de máquina temos que optar por este método. Consiste em realizar várias trocas sucessivas a modo de deixar o fluído mais limpo possível. Pode-se retirar a tampa do cárter ou não.

Troca do óleo do CVT - Nissan Sentra B16 Troca_oleo_cvt

Neste guia vamos tratar dos dois métodos mais comuns usados no Sentra O do escoamento pelo cárter sem e com a retirada da tampa do mesmo e com e sem as trocas sucessivas.

Começando pelo método mais simples: Uma troca parcial. Significa que vamos simplesmente escoar o fluído pelo bujão do cárter e vamos colocar fluído novo uma única vez. É um método bem simples, que praticamente dá a mesma mão de obra de uma troca de óleo de motor: Escoa-se o fluído pelo bujão do cárter e adiciona-se o fluído novo na exata quantidade que saiu do velho. Ou seja, devemos escoar o velho em algum recipiente onde se possa medir o volume. A colocação do fluído novo será efetuada pelo tubo da vareta de medição através de um funil limpo e seco. Tenha-o em mãos antes de iniciar o procedimento. Neste caso, geralmente o volume de fluído substituído fica em torno dos 4L.

Troca do óleo do CVT - Nissan Sentra B16 IMG_6008_zpsce8e4c74

O segundo método é retirando-se a tampa do cárter da transmissão. Neste caso além dos 4L escoados pelo cárter costuma sair de 1 a 1,5L de fluído a mais. Neste caso a tampa deve ser retirada, limpa e recolocada no lugar antes da transmissão receber o novo fluído. Atenção especial aos ímãs de limalha que ficam no fundo da tampa. Devem ser limpos também. A tampa leva uma junta, que a princípio pode ser limpa e reutilizada. Muita atenção ao aperto dos parafusos. Deve ser feito por torquímetro.  Os parafusos da tampa do cárter levam 8Nm de torque enquanto o bujão recebe 34Nm.

Troca do óleo do CVT - Nissan Sentra B16 IMG_20140607_124408_zpsd93ef55b

Se a opção for por trocas sucessivas (duas ou três) não há mistério algum. Simplesmente faz-se as trocas indicadas acima mais de uma vez. Se optar pela retirada da tampa do cárter faça-a na última troca. O intervalo entre as trocas pode ser desde algumas voltas no quarteirão a uma semana. (este último é o indicado, pois dá tempo para que o novo fluído enxague e limpe a transmissão internamente).

Pronto! O fluído está trocado. Já podemos andar com o carro não? Não! Falta um último detalhe muito importante: A retirada de ar do sistema.

Mas não se aflija, este procedimento é bastante simples:

Após a troca (ou depois de cada uma delas), ligue o carro (que deverá estar em parking). Pise no freio e com o carro ligado vá passando por todas as posições da alavanca de câmbio dando um intervalo de 2s em cada posição. Vá do P ao L e volte, sempre atento ao intervalo de tempo. Para garantir, repita uma ou duas vezes o procedimento.

Por fim, meça o nível do fluído pela vareta de medição (MUITO IMPORTANTE). Se o nível estiver normal pode usufruir do carro à vontade agora.

Segue um vídeo (em inglês) da realização de uma troca simples apenas. Mesmo sem entender a língua é muito útil.


Qual o fluído indicado?

A princípio o fluído a ser usado deve ser o original Nissan padrão NS-2, que era o fluído aplicado ainda na fábrica e que pode ser encontrado em qualquer concessionária da marca. Contudo, recentemente, este saiu de linha e foi substituído pela montadora pelo novo NS-3. Embora a Nissan afirme que este último possa ser aplicado ao CVT do Sentra B16, na realidade este fluído foi idealizado para a transmissão do Sentra B17 (novo Sentra), mais moderna e atual. Ele apresenta viscosidade mais baixa (mais fino). Embora indicado pelo fabricante alguns questionam a aplicação do NS-3 em transmissões mais antigas. É comercializado a preços não tão em conta.

Além disso hoje em dia já se encontra no Brasil várias outras opções de fluídos compatíveis com o padrão NS-2 do Sentra. Algumas delas já usadas aqui por integrantes do fórum:

Lubrax/Mitsubishi J4: Este óleo é fruto da parceria entre a Lubrax e a Mitsubishi Brasil. É o fluído original de fábrica usado no Lancer, ASX e outros carros da marca. É compatível com o NS-2 uma vez que o Lancer CVT utiliza exatamente a mesma transmissão do Sentra B16. É vendido a granel e somente nas  concessionárias da Mitsubishi a um ótimo preço. Infelizmente a Lubrax ainda não o comercializa no varejo.

Valvoline CVT: É importado dos EUA e muito popular por lá nos carros da Nissan. De preço mais elevado no início começa a ser comercializado a preços mais baixos também. É uma ótima opção para o B16.

Motul MULTI CVTF: A Motul sempre gozou de uma reputação de excelência em seus produtos. Não há tanta informação sobre seu uso no Sentra B16 pois seu preço é um tanto elevado. Entretanto, acredita-se que seja uma ótima opção para quem faz questão de um produto de alta qualidade.

Febi Bilstein: Começou a se comercializado recentemente no Brasil e também goza da mesma fama de alta qualidade do Motul. Mas o preço também é elevado.

ELFMatic CVT: É o fluído original da Renault para o Fluence, que além do câmbio compartilha também o motor com o Sentra B16. O preço fica entre o NS-2/3 original Nissan e os mais populares.

Estes são os fluídos mais comentados aqui no fórum. E todos eles (exceto o Lubrax/Mit, do qual ainda não se encontra maiores informações técnicas) trazem de forma explícita nas suas fichas técnicas a compatibilidade com o padrão NS-2. A princípio podem ser usados sem maiores preocupações.

Outros fluídos CVT tais como Honda HCF-2 e Toyota CVT FE também são comercializados no país pelas respectivas concessionárias. Apesar da maioria dos fluídos alternativos apresentados acima acusarem compatibilidade também com estes eles não trazem em seus rótulos indicação de compatibilidade com o padrão NS-2 ou 3. Então não há maiores garantias. Melhor evitá-los.

Por fim, um apelo: Fluídos de transmissão automática convencionais tais como Dexron (III, IV ou V) Mercon, Nissan Matic-D (ou E) e afins JAMAIS DEVEM SER APLICADOS EM UMA TRANSMISSÃO CVT!!! NUNCA!!! O fluído CVT é um fluído muito especial, com uma característica única não encontrada em nenhum outro fluído que existe (o princípio da aderência sob alta pressão). Somente ele e nenhum outro pode ser aplicado em uma transmissão CVT. Com um fluído convencional o carro até anda mas a transmissão sofrerá um desgaste terrível e certamente terá sua vida útil drasticamente reduzida. O grande problema é que estes fluídos convencionais costumam ser muito mais baratos, por isso são tentadores para os incautos e ignorantes no assunto.

Troca dos Filtros

Para carros com a quilometragem já bem alta (acima dos 70.000km), principalmente para aqueles que nunca trocaram o fluído antes, além da troca completa do mesmo é altamente recomendada a troca dos filtros internos. No caso do Sentra B16, se optar por fazê-lo, além do procedimento de abrir o cárter já mencionado os filtros internos do câmbio deverão ser substituídos.

No Sentra B16 estes filtros são os dois: O de tela e o de cartucho:

Troca do óleo do CVT - Nissan Sentra B16 Filtro-cambio-nissan-sentra-interno-e-externo-469811-MLB20657555428_042016-F

A substituição do filtro de tela é bastante fácil. Este é o metálico, se encontra junto ao corpo de válvulas e é facilmente acessível logo ao se retirar o cárter.

Mas com o filtro de cartucho as coisas complicam um pouco. Este se encontra na base do trocador de calor do câmbio. Portanto para acessá-lo e trocá-lo precisa-se retirar o trocador de calor:

Troca do óleo do CVT - Nissan Sentra B16 E411g8s-480_zps69d39ebf

Neste caso a substituição é um tanto mais complicada e deverá ser executado com um profissional plenamente capacitado. O acesso ao trocador, por exemplo, é realizado através da caixa de roda dianteira esquerda. Tanto a roda como a proteção plástica interna dos para lamas deverão ser retiradas. Vale lembrar que a vedação do trocador de se dá por um anel de borracha que também deve ser substituído.

Para maiores detalhes sobre a troca dos filtros internos siga este tópico: http://www.nissanclube.net.br/t3p275-problema-no-cambio-cvt-zunido-perda-de-potencia-etc#18383 Neste caso deverá ser executada a troca total do óleo.

A lista de peças para a troca completa do fluído mais os filtros está aqui: http://www.nissanclube.net.br/t3p200-problema-no-cambio-cvt-zunido-perda-de-potencia-etc#17165

Segue um vídeo do Teomave (um dos melhores reparadores de cambio automático do país) sobre a troca do fluído e filtros do CVT do Sentra:



Última edição por PauloEduardo em Ter Jul 11, 2017 12:15 pm, editado 31 vez(es)
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Mensagem por andre fachini Qui Out 22, 2015 1:06 pm

Tava faltando isso...bem detalhado para quem ainda tinha alguma duvida...
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Mensagem por James T. Kirk Qui Out 22, 2015 7:20 pm

Muito bom o tutorial. Pena não ter como "curtir" a postagem, mas considere curtido. Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por kbeloto Qua Out 28, 2015 5:46 pm

Eu reforçaria o cuidado de não misturar o óleo CVT com outros óleos. Se a troca for feita em casas de óleo, avise sempre quem vai trocar para não usar estopa suja, funil sujo. A primeira vez que fiz a troca orientei detalhadamente e quando ele foi medir o óleo na vareta, estava com um pano usado para limpar, se eu não estou atento...
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Mensagem por PauloEduardo Qui Out 29, 2015 12:21 am

Bem lembrado, kbeloto.
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Mensagem por Luiz Henrique Seg Nov 30, 2015 6:49 pm

Para retirar um pouco do óleo para acertar o nível, qual a melhor dica? Tenho que soltar o parafuso e depois completar? Tenho 2L do j4 e meu óleo eu medi e está um pouco acima do nível, gostaria de deixar na rasura para o melhor funcionamento, alguém que já acertou o nível recomenda algo???

Obgdo!
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Mensagem por James T. Kirk Seg Nov 30, 2015 6:57 pm

Uma seringa grande e uma mangueira fina, não sei a medida , que vende em loja de construção a metro. Retire o excesso pela entrada da vareta de medição. Fiz assim e deu certo.
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Mensagem por PauloEduardo Seg Nov 30, 2015 7:03 pm

O Fluence vem com excesso também ou foi depois de uma troca?
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Mensagem por James T. Kirk Seg Nov 30, 2015 7:07 pm

Depois da troca que fiz, ficou um pouco acima e retirei meio litro. O problema foi que o mané que fez a troca não esperou o fluido escorrer por completo e fechou logo o bujão do carter. Coloquei os mesmos 5L da primeira troca e ficou com excesso.
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Mensagem por andre fachini Seg Nov 30, 2015 7:32 pm

Qual o problema real de ficar com excesso ? Forçar o cambio, ou piorar seu funcionamento?
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Mensagem por James T. Kirk Ter Dez 01, 2015 6:18 am

E que pode ocorrer por excesso de fluido é o aparecimento de bolhas e, com isso, a ocorrência da famigerada cavitação e aí bye-bye câmbio...
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Mensagem por andre fachini Ter Dez 01, 2015 8:10 am

Traduzindo, faz perder desempenho, aquece muito mais, e não funciona direito até dar pau....kkkk...blz...
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Mensagem por JoaoOtavio Sex Jan 15, 2016 9:48 pm

Boa noite.
O meu é um S 09/10, agora com 100k e tenho dúvidas à respeito da troca do fluido do CVT. Primeiro porque não sei se o antigo dono o fez. Segundo porque não notei qualquer problema de desempenho desde quando o adquiri até a presente data. Terceiro: não conheço em Juazeiro/BA ou Petrolina/PE alguma oficina especializada neste câmbio para fazer a troca, a não ser a própria CCS, o que custaria bem caro fazer o serviço lá. Daí pergunto: qualquer mecânico, seguindo o passo a passo acima, pode realizar a troca? Existe algum sinal indicativo de que seja necessária a troca? Obrigado!


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Mensagem por PauloEduardo Sáb Jan 16, 2016 12:04 am

Seguindo os passos acima qualquer um faz. Até você mesmo Razz Portanto, um bom mecânico faz sim.

Na Bahia sei do Teomave, na capital. Um cara fodástico em automáticos. Um dos melhores do país diria. Tem um canal dele o Youtube.
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Mensagem por JoaoOtavio Ter Jan 19, 2016 11:58 pm

Valeu Paulo Eduardo, muito obrigado!

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Mensagem por cippiciani Ter Jan 26, 2016 2:34 pm

Boa tarde.

Onde moro também não tem ninguém especializado, então vou mesmo em um posto ou mecânico fazer a troca.

Agora preciso que me ajudem em duas duvidas.

A primeira é que irei pelo jeito mais fácil que é a troca sucessiva (como troca de óleo de motor, sem retirar o cárter), a quantidade que irei usar da primeira vez é mais ou menos 4L. A segunda troca (depois de 1 semana) eu tenho que retirar todo o óleo novamente e usar mais 4L?

A segunda duvida é vocês podem me recomendar marca e onde posso comprar esses óleos?


Obrigado.

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Mensagem por andre fachini Ter Jan 26, 2016 2:47 pm

Faça em oficina não em posto primeira dica, segundo repõe o que sair , em media 4 a 4,5 litros...meça o que sair, e sim na segunda vc recoloca a mesma quantidade que colocou na primeira vez....oléo..compre na Mitsubishi ...em média 38,00 o litro ou pouco mais...compre uns 9 litros pelo menos pra fazer as duas trocas, ok...e quando der faça a que retira a tampa do carter..mas fazendo estas duas em sequencia pode rodar bastante...sem medo...
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Mensagem por cippiciani Ter Jan 26, 2016 3:20 pm

Muito Obrigado André.

Como comprei meu carro ja com mais de 80.000km e estou perto dos 100.000km, lendo as instruções do Paulo, percebi que passei do tempo da troca. Ainda mais porque comprei usado e não se antigo dono fez.

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Mensagem por PauloEduardo Ter Jan 26, 2016 4:24 pm

Olha, com essa quilometragem acho melhor trocar também os filtros. Neste caso a troca dos mesmos deverá ser feita na segunda troca do óleo (depois de 1 semana).

O que acontece é que com essa quilometragem o câmbio certamente estará muito sujo internamente. A tendência é que o óleo da primeira troca limpe o câmbio internamente mantendo a sujeira em suspensão. O problema é que essa sujeira toda vai parar nos filtros, chegando a entupi-los nos casos mais graves. Por isso troca-se tudo na segunda vez.

Aí ou vai precisar de um serviço especializado ou de um mecânico muito bom que encare a empreitada. O serviço em si não é tão complicado, mas lidar com câmbio automático é sempre algo muito delicado.
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Mensagem por RaphaelRibeiro Ter Fev 16, 2016 11:55 am

Meu caro Paulo, a troca do filtro interno, só com a retirada do carter é possivel substituí-lo, ou teria que desmontar peças internas?

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Mensagem por andre fachini Ter Fev 16, 2016 11:56 am

Somente a retirada da tampa do carter já se troca 1 dos 2 que tem, o outro fica dentro do trocador de calor do cambio, lado externo...
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Mensagem por PauloEduardo Ter Fev 16, 2016 2:31 pm

E se bem me lembro o acesso para a retirada do trocador de calor é feita pelo vão da roda esquerda. Tem que retirar a roda e aquelas proteções plásticas internas.
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Mensagem por andre fachini Ter Fev 16, 2016 2:59 pm

Isso mesmo, tem que retirar roda esquerda e a proteção plastica do cambio,demora mais pra desmontar do que para trocar.
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Mensagem por RaphaelRibeiro Ter Fev 16, 2016 4:47 pm

Então para auto entusiastas ou "semi mecânicos" como nós, é um serviço teoricamente fácil?

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Mensagem por andre fachini Ter Fev 16, 2016 4:52 pm

Sim se tiver chave e paciencia até em casa faz....fora um elevador tbm e um macaco jacaré...kkkk
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