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Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

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Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Sex Fev 05, 2016 11:24 am



Galerinha essa é a minha 1ª partida do dia; será que está na hora de fazer uma geral em velas, bicos de injeção, limpeza da TBI?

Será necessário fazer o reset da central após isso?

É um SV 1.6 com 4 anos e 41 mil km.


Última edição por icefly25 em Sex Fev 16, 2018 4:00 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por WilsonM em Sex Fev 05, 2016 11:32 am

adorei o volante encapado.

bom, pra velas eu acho bem cedo para mexer,
bicos me falaram que atualmente eles são auto-limpantes, mas que se eu quisesse fazer, teria de desmontar para limpar.
já a TBI, não sei, vc nunca limpou?
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Sex Fev 05, 2016 11:57 am

WilsonM escreveu:
já a TBI, não sei, vc nunca limpou?

Nunca, em 4 anos e 41 mil km; uma vez pedi na css e disseram ser desnecessário Rolling Eyes

WilsonM escreveu:
bom, pra velas eu acho bem cedo para mexer,

bicos me falaram que atualmente eles são auto-limpantes, mas que se eu quisesse fazer, teria de desmontar para limpar.

Pois é... nem sei se as Iridium podem ser limpas; só sei que o manual manda trocar com 100 mil km, mas já vi casos de troca com 70 mil km por estarem ruins.

Bicos auto limpantes?
No creio rsrs, um dia vão sujar.

WilsonM escreveu:adorei o volante encapado.

Wink R$ 100 na época, mandei fazer; hoje em dia deve estar uns R$ 150.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por andre fachini em Sex Fev 05, 2016 5:16 pm

Use alguns aditivos no tanque, ajudam bem na limpeza do sistema e nos bicos, eu nem desmonto mais bicos, só se nunca o fez e estiver com uns 100.000 km...mas TBi não tem milagre...tem que fazer limpeza sim....e velas são para 100 mas...com combustivel ruim pode acontecer de om menos que isso perder eficiencia...
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por leofvidal em Sex Fev 05, 2016 7:42 pm

icefly25, engraçado a css falar que é desnecessária a limpeza da TBI.
O meu com 16 mil km apresentou exatamente esse sintoma na partida. Às vezes até quando parava no sinal (com o ar ligado) ele dava essas aceleradas pra não morrer.
Ao ter acesso ao corpo borboleta notei um anel preto bem viscoso nos perímetros da parede.
Fiz a limpeza com o CAR80 e aprendizado conforme o video do MRB (sem dar partida no motor) e o carro ficou novo.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Sex Fev 05, 2016 8:55 pm

leofvidal escreveu:icefly25, engraçado a css falar que é desnecessária a limpeza da TBI.
O meu com 16 mil km apresentou exatamente esse sintoma na partida. Às vezes até quando parava no sinal (com o ar ligado) ele dava essas aceleradas pra não morrer.
Ao ter acesso ao corpo borboleta notei um anel preto bem viscoso nos perímetros da parede.
Fiz a limpeza com o CAR80 e aprendizado conforme o video do MRB (sem dar partida no motor) e o carro ficou novo.

Foi um fdp de um consultor na css daqui; era a revisão de 30 mi km, pedi que fizessem limpeza de bicos e da TBI; ok sabia que bicos era desnecessário mesmo, mas pelo menos a TBI, ai ele me disse "esses carros não precisam de limpeza disso".
Shocked  Evil or Very Mad

Se eu voltar lá agora, sem cobertura de garantia, com certeza ele iria querer me empurrar esse serviço como necessário.

Se a sua com 16 mil km estava suja, que dirá a minha com 41 mil km; lembro também no antigo fórum o pessoal ter comentado limpar com uns 30 mil km.
Verei se faço em casa (tenho um Car80 na garagem) ou se levo numa oficina; meu medo é o aprendizado da borboleta e o sensor MAF.

andre fachini escreveu:Use alguns aditivos no tanque, ajudam bem na limpeza do sistema e nos bicos,

Já faço uso regular disso, geralmente a cada 2 ou 3 tanques.


Última edição por icefly25 em Sex Fev 05, 2016 9:01 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por andre fachini em Sex Fev 05, 2016 8:59 pm

Ajuda bem, não fica 100% mas ajuda na limpeza...se roda muito com alcool , use uns 2 ou 3 tanques para dar uma limpeza daquela coma do alcool e para lubrificar mais o sistema, pois o alcool tende a corroer e a ressecar, ok.


Com gasolina no tanque digo, faltou mencionar!
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por pimenta59 em Dom Fev 07, 2016 12:03 pm

Limpa a TBI antes de tudo. É fácil, rápido e Saulo no clube antigo tinha exatamente esse problema e foi limpando a TBI que resolveu.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por nakay em Seg Fev 08, 2016 5:20 pm

Pelos relatos dos usuários vejo que a manutenção preventiva da TBI é em torno de 10mil km...acima disso, consideraria, corretiva.

Nos marchs HR16DE, as velas NGK PLZKAR6A-11D com iniciais "P" são com eletrodo de "platina" (laser platinum) e o "D" final é a identificação de uma proteção especial para o etanol, com previsão para troca aos 100mil Km (meio exagerado para alguns) ... As Iridiuns tem iniciais "IX" ou "IR"

Para os marchs D4D as velas LZKAR7A-D a previsão para troca é aos 40mil Km
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Ter Fev 09, 2016 12:45 am

andre fachini escreveu:Ajuda bem, não fica 100% mas ajuda na limpeza...se roda muito com alcool , use uns 2 ou 3 tanques para dar uma limpeza daquela coma do alcool e para lubrificar mais o sistema, pois o alcool tende a corroer e a ressecar, ok.

Raramente uso etanol; uns 3 a 4 tanques por ano, se muito.

nakay escreveu:Pelos relatos dos usuários vejo que a manutenção preventiva da TBI é em torno de 10mil km...acima disso, consideraria, corretiva.

10 mil nem tanto, consideraria talvez uns 20 a 30 mil km.

Talvez o fato de regularmente usar aditivos tenha me ajudado a esticar, e também sempre trocar óleo no tempo certo ou antecipar as trocas.

Verei se faço a limpeza com Car80 na minha garagem mesmo; mas não tenho coragem de tirar a TBI como um companheiro fez num tópico aqui; seria o ideal pra limpeza completa.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por pimenta59 em Ter Fev 09, 2016 12:47 am

Aditivo no combustivel ajuda a limpar a TBI? A sujeira da TBI é causada pelos vapores de óleo DO CÁRTER. Não pelo combustível do carro...
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Ter Fev 09, 2016 10:11 am

Verdade, aditivo não funciona nesse caso; desculpa, não me toquei da besteira que escrevi kkkk. Aditivo funciona pra bicos, velas, etc.
Sorry!
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por leofvidal em Ter Fev 09, 2016 10:00 pm

Ao desmontar o duto pra ter acesso ao corpo borboleta, o sensor MAF não será requisitado pelo sistema, pois não será dada a partida no motor. Desmontar a TBI não vejo tanta necessidade já que a sujeira mais prejudicial a marcha lenta é justamente a próxima do corpo borboleta, quando a ECU fica tentando regular a entrada de ar milimetricamente obstruída.
O aprendizado é automático. Após ligar o painel, sem dar partida, por volta de 1 min escuta-se o abre e fecha da borboleta.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Sex Fev 26, 2016 3:59 pm

Fiz a limpeza da TBI pessoal.
Agradecer ao Samueluser e ao MRB pelas dicas e videos Smile

Ia fazer só por fora sem retirar o corpo, mas por coincidência meu irmão tinha buscado o mecânico, pra consertar um carro na garagem onde meu carro fica; ai ele se ofereceu a desmontar o  corpo; no começo não queria e continuei a borrifar Car80 só por fora.

Depois lembrei da dica de ligar a chave e pisar no acelerador pra abrir a borboleta; pedi pro mecânico fazer isso, ai deu pra ver que tava bem escuro na borda e na parte de trás.

O estado inicial
-

Os parafusos deram trabalho pra sair, estavam encravados, logo no primeiro quebrou uma das chaves no meio Shocked (dai pensei a Nissan é tão fod@% e forte que o aperto de parafuso quebra uma chave  Laughing ), o último que fica atrás foi o pior e mais demorado pra sair.

Car80 agindo
- -

Fui limpando com pano e escova de dentes velha, sem tocar na borboleta, segurando o corpo com a parte da eletrônica virada pra cima pra não escorrer Car80 pra dentro.
Na frente foi rápido, mas na parte de atrás foi bem mais demorado, batia Car80 e nada de sair fácil, tinha um fiozinho de óleo e sujeira que parecia mais uma borrachinha derretida, essa deu mais trabalho.

Estado final, depois de limpo e tudo montado
-

Por fim, desligamos o negativo da bateria só por precaução, pra não registrar nada na central e não acender a luz da injeção no painel.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por nakay em Sex Fev 26, 2016 11:54 pm

legal icefly, ficou "novo".   Tenho certeza que resolveu os problemas...

Ainda acho que a limpeza preventiva é em torno de 10mil Km. No meu caso tive problemas com 13mil, o leofvidal com 16mil...e insisto que os primeiros marchs a rpm da marcha lenta era mais baixa que os atuais.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por Samueluser em Seg Fev 29, 2016 8:56 am

Muito bom trabalho Icefly25, ficou novo, é um trabalho simples que ajuda muito na vida útil do carro!!

Parabéns pela iniciativa e pelas fotos.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Seg Fev 29, 2016 10:18 am

Samueluser e nakay; ainda não tinha feito a limpeza com receio de fazer besteira; não sou mecânico, mas gosto de cuidar de carro, tô mais pra entusiasta que expert Very Happy

E se eu tivesse partido pra desmontar sozinho teria parado no 1º parafuso, pois estava muito apertado mesmo, todos os 4!
Uma pena não ter filmado a chave quebrando no meio na mão do mecânico rsrs; até gravei uma coisa, mas foi a partida depois do serviço; e sorte ter levado ela, pois com umas 5 fotos, apareceu o alarme de bateria fraca da outra câmera (fotografica), por isso tem algumas com resolução diferente e qualidade menor.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Seg Fev 29, 2016 10:24 am

Considerando a km e o tempo que meu SV tem (quase 41 mil km em quase 4 anos e meio), até que não estava tão ruim quanto pensava, mas já era caso de limpeza mesmo.

Vou estudar a possibilidade de dar um upgrade, com uma mola antichamas dentro da mangueira; o que vcs acham?



Deve ser bem mais barato que um sistema catch oil Smile
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por pimenta59 em Seg Fev 29, 2016 10:04 pm

nakay escreveu:legal icefly, ficou "novo".   Tenho certeza que resolveu os problemas...

Ainda acho que a limpeza preventiva é em torno de 10mil Km. No meu caso tive problemas com 13mil, o leofvidal com 16mil...e insisto que os primeiros marchs a rpm da marcha lenta era mais baixa que os atuais.

No meu, com o OBDII, a marcha lenta fica entre 750~790 rpm. Nunca chega nem a 800RPM.

Agora, assim que liga, fica um pouco acima de 1.000RPM, e depois de uns 30 segundos é que volta ao normal, e esse é o comportamento normal.

Os Marchs feito no Brasil ficam acima disso?
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por nakay em Seg Fev 29, 2016 10:16 pm

Nem sabia que existia essas "molas"...pensei que eram stents coronários, hehe.
Não vejo como um "filtro" dentro da mangueira possa resolver o problema dos contaminantes...talvez num primeiro momento ajude alguma coisa, mas pela quantidade de vapores eles se saturariam rapidamente e entupiria o sistema, ou não?
No caso do catch oil, há a separação das "sujeiras" do sistema, e daí uma melhor descontaminação.


Última edição por nakay em Seg Fev 29, 2016 11:02 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por nakay em Seg Fev 29, 2016 10:59 pm

Pimenta, acho que a marcha lenta nessa faixa de 750 rpm é a adequada. Se ficar abaixo disso, de 650-700rpm, que deve ser a faixa de maior economia para um combustível mais "limpo", menos flex e uma entrada de ar bem dimensionada...daí qualquer sujeirinha na TBI e/ou combustível não adequado acarreta irregularidade na marcha lenta, advertência da luz injeção...Pode ver que temos poucas reclamações dos new marchs nesse sentido e muitas dos march-versas mexicanos (precocemente)...  Veja bem, isso é uma constatação e uma conclusão teórica do monitoramento da rpm da marcha lenta.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por BraulioYgor em Dom Mar 13, 2016 4:11 pm

Criei coragem e fiz no March da minha irmã. Ficou excelente!!!
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por icefly25 em Dom Mar 13, 2016 5:48 pm

BraulioYgor escreveu:Criei coragem e fiz no March da minha irmã. Ficou excelente!!!

Que ano e km?
E qual versão?

nakay escreveu:Nem sabia que existia essas "molas"...pensei que eram stents coronários, hehe.
Não vejo como um "filtro" dentro da mangueira possa resolver o problema dos contaminantes...talvez num primeiro momento ajude alguma coisa, mas pela quantidade de vapores eles se saturariam rapidamente e entupiria o sistema, ou não?
No caso do catch oil, há a separação das "sujeiras" do sistema, e daí uma melhor descontaminação.

Pois é... tá só na intenção, apesar de já ter comprado o anti chamas rsrsrs R$ 5 numa casa de peças Fiat; fui comprar umas coisas de Renault e era ao lado.

Acho que se colocasse, a craca do óleo ia ficar mais concentrada na caixinha de captação e ia diminuir a sujeira no TBI.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por BraulioYgor em Dom Mar 13, 2016 8:02 pm

Ice, é um March 1.6 2012/2013 SV mexicano.

Tá com 43.000 KM e nunca tinha sido feito limpeza.

Ficou perfeito. Marcha lenta normalzinha, não treme mais quando desacelera ao chegar em um semáforo, por exemplo, e o ar nao fica desligando/ligando o tempo todo. Vamos ver amanha quando ligar pela primeira vez pela manhã. Antes quase não pegava de primeira, sempre querendo apagar.
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE

Mensagem por MRB em Dom Mar 13, 2016 9:40 pm

Olha já usei esse tipo de peneira no motor AT do gol, não segura pois não tem área de retenção e esse tipo de filtro só é usado quando tem uma mangueira longa.
Uma pequena parte do óleo condensa na peneira e depois escorre por gravidade para dentro do cárter.

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