Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Relé da Bomba - Onde Encontrar
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 9:25 pm por absilva

» Nissan Leaf
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 6:25 pm por Dagoberto

» APRESENTAÇAO
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 5:12 pm por WilsonM

» Bomba de combustível queimando
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 3:04 pm por Cadu Rezende

» Bomba de combustível queimando
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 3:03 pm por Cadu Rezende

» Limpador do pára-brisa com mau funcionamento
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 2:50 pm por WilsonM

» Apresentação
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 9:32 am por absilva

» Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyOntem à(s) 9:05 am por WilsonM

» Civic hibrido
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  EmptyQua Abr 17, 2024 11:11 am por nairbelo

Inscreva-se!


DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

+3
icefly
WilsonM
taguera
7 participantes

Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Sex Jul 13, 2018 12:23 pm

Fala pessoal, tudo bem?

Comprei ontem na Nissan Tokyo pastilhas de freio originais do March por 180,00 temer´s (havia comprado no Koga Koga pastilha comum da Cobreq por 110,00(devolvi) e achei melhor pegar a original da Hitachi, conforme andei pesquisando no fórum) e comprei na Nissan Sinal Japan fluido de freio DOT 4 original por 36,00 temer´s (acho que foi isso, qualquer coisa pego a n.f. e aviso), cada frasco (comprei 2 frascos).

Vi que o procedimento de sangria do fluido é em X (começando pela roda traseira direita, procedimento normal de alguns carros que eu ja tive).

Mas essa sangria da embreagem, estou com receio de fazer e nao achei nenhum video/tutorial, é dificil de fazer? Alguem já fez? Se eu nao fizer, pode danificar o fluido novo?

Meu march é o 1.0 (D4D) e vou fazer esse procedimento amanha cedo.

Obs.: É facil remover o reservatório de fluido para limpleza completa?

Abs.

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por WilsonM Sex Jul 13, 2018 1:00 pm

a aí, taguera, tudo bom

você mesmo vai trocar o fluido? te admiro pela disposição!
Primeiro tem a questão de ordem prática, em 2 pessoas facilita muito o serviço, e sem colocar o carro em elevador é muito complicado de fazer.

Faz mais de 10 anos que não tenho carro com embreagem, mas lembro de algumas coisas que via fazendo em antigos carros meus.

o mais importante é impedir a entrada de ar no sistema, em geral tem um dreno para retirada do fluido da embreagem, ao mesmo tempo que deixa escorrer o fluido pelo dreno, é bom ir completando por cima.

do freio é sangrar pelas rodas mesmo, mas sempre ir monitorando que tenha fluido no reservatório. E se tiver alguém para ir "bombando" o pedal do freio, agiliza bastante.

E se me lembro bem, o reservatório o pessoal esvaziava usando uma seringa, acho que por ser mais fácil e ter menos risco de entrar ar no sistema.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Sex Jul 13, 2018 1:13 pm

WilsonM escreveu:a aí, taguera, tudo bom

você mesmo vai trocar o fluido? te admiro pela disposição!
Primeiro tem a questão de ordem prática, em 2 pessoas facilita muito o serviço, e sem colocar o carro em elevador é muito complicado de fazer.

Faz mais de 10 anos que não tenho carro com embreagem, mas lembro de algumas coisas que via fazendo em antigos carros meus.

o mais importante é impedir a entrada de ar no sistema, em geral tem um dreno para retirada do fluido da embreagem, ao mesmo tempo que deixa escorrer o fluido pelo dreno, é bom ir completando por cima.

do freio é sangrar pelas rodas mesmo, mas sempre ir monitorando que tenha fluido no reservatório. E se tiver alguém para ir "bombando" o pedal do freio, agiliza bastante.

E se me lembro bem, o reservatório o pessoal esvaziava usando uma seringa, acho que por ser mais fácil e ter menos risco de entrar ar no sistema.

Fala Wilson, vou sim hehehe mas vou pedir ajuda sim de meu amigo para "pisar e soltar" para "bombar"

Eu tenho uns cavaletes, vou colocar ele no cavalete em local plano.

Existe alguma logica? começar pelo freio ou embreagem? tenho muito receio de pegar ar na embreagem ou fazer M... rsrs Por isso minha duvida/receio sobre o fluido da embreagem.


A sangria de roda é em X mesmo? ou nas duas rodas traseiras primeiro? Meu march nao tem ABS

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por WilsonM Sex Jul 13, 2018 1:23 pm

do que me lembro, começa retirando liquido do reservatório com seringa, completa com fluido novo, vai pra embreagem, e depois pelas rodas, em X, começando pela traseira esquerda.

Porque fazem em X, não sei, minha lógica diz que faria mais sentido sangrar as duas traseiras primeiro, depois as duas dianteiras. :-)
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Sex Jul 13, 2018 1:26 pm

esse fluido da embreagem que me preocupa Wilson..

Aqui no forum tem algum procedimento para isso?

valeu!

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por WilsonM Sex Jul 13, 2018 3:30 pm

não tem não.

o mais crítico é entrada de ar no sistema. Tendo alguém pra te auxiliar acho que dá para fazer a troca. E pelo visto o básico você já tem conhecimento.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Sex Jul 13, 2018 4:12 pm

Tomara que de certo, vou seguir o tutorial do MRB que ele faz no Tiida.

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por icefly Sex Jul 13, 2018 4:13 pm

Tem de sangrar nas rodas e seria bom também no local da embreagem.

Não recordo se tem, mas no manual de serviço pode ter esquema mostrando como faz
https://nissanclube.forumeiros.com/t46-manual-de-reparo-e-manutencao-march-k13
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Sex Jul 13, 2018 4:21 pm

link ta fora do ar, ice!

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Seg Jul 16, 2018 9:26 am

Pessoal, bom dia!

Troca realizada no March, sábado com sucesso.

O que eu utilizei para trocar os freios / sangria:

1 - Cavalete + Jacaré para levantar o veiculo.
2 - 1 Seringa + mangueira incolor.
3 - Pastilha de freio original Nissan
4 - Fluido de freio original Nissan
5 - Stella ( pirat )

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Img_2010


Não consegui pegar a cor que estava o fluido mas te adianto que estava BEM DOURADO e provavelmente o original DOT 3 (carro com 90.000 km). Coloquei num recipiente já contamido fora que eu fiz M... sujei o chão com fluido (escapou a mangueira do burrinho kkkk).


Meu procedimento foi o seguinte:

Troca das pastilhas:

Achei surpreendente a DURABILIDADE das pastilhas Nissan, as pastilhas eram ainda as originais, sim meus amigos, originais e ainda estavam perfeitas para utilização (meia vida ainda)
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Img_2011
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Img_2013
DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Img_2012

Troca do fluido com sangria:

1 - Retirei o máximo que consegui pelo reservatório (o Nissan March o reservatório possui 2 fases, ou seja, só drenando o resto pelo burrinho)

2 - Deixei esvaziar (deixando pouca coisa no sistema evitando borra) pelo burrinho do dianteiro lado roda (seguindo conselhos do ADG);
3 - Abasteci o reservatório até o máximo do filtro (telinha) e fui sangrando em X (começando pela roda traseira direita).


Obs.: Nao consegui soltar a presilha do sistema de embreagem para sangria, fiquei com receio de forçar e quebrar, então resolvi fazer um "enxague do sistema, deixando rodar com esse fluido no máximo 3 meses) então compro mais 2 frascos originais e limpo o sistema.


Espero que tenha ajudado quem gosta de DIY, abraços.

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por WilsonM Seg Jul 16, 2018 9:32 am

valeu, obrigado pela contribuição, taguera!
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por icefly Seg Jul 16, 2018 3:16 pm

taguera escreveu:link ta fora do ar, ice!

Os links das postagens mais novas daquele tópico estão funcionando normal.

Bom que conseguiu fazer... as pastilhas duram muito por ser de cerâmica.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Seg Jul 16, 2018 5:04 pm

icefly25 escreveu:
taguera escreveu:link ta fora do ar, ice!

Os links das postagens mais novas daquele tópico estão funcionando normal.

Bom que conseguiu fazer... as pastilhas duram muito por ser de cerâmica.

Então o cara da Nissan de peças informou que não são de cerâmicas e sim um composto diferente do convencional.

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por pimenta59 Seg Jul 16, 2018 10:40 pm

Boa taguera. Bom saber que com essa KM ainda duravam bastante, já me anima jamais trocar as minhas pastilhas, já que meu carro roda muito pouco e usa muito pouco os freios nos engarrafamentos.

Sobre o material das pastilhas, o "cara da NISSAN" quis dar uma de esperto. É normal eles não saberem porra nenhuma de nada dos carros. Aliás, via de regra, não pergunte nada a peão de balcão de peças sobre o carro. Nem os mecânicos sabem direito os detalhes das peças que eles trocam, só sabem que "troca" ou "não troca".

São de cerâmica sim, no mundo todo, inclusive aqui.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Ter Jul 17, 2018 12:06 pm

Valeu Pimenta, também me surpreendeu, acho que essa que coloquei agora, (fabricada também no México de acordo com a etiqueta da Nissan), devo durar isso ou muito mais (acho que nem vou estar mais com o veiculo). Cool

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por icefly Ter Jul 17, 2018 3:11 pm

Rolling Eyes rolazóio pra vendedor de css que nem sabe o que tá vendendo Laughing vai ver treinaram falando que o composto era diferente das pastilhas comuns, mas não explicaram que era cerâmica, ou explicaram e ele esqueceu.

Fique tranquilo que as pastilhas são de cerâmica sim.
Meu old SV está em 61 mil km rodados 99% em cidade, indo pra 7 anos e pastilhas originais; já vi relatos de passarem de 100 mil km em carro que roda mais na estrada.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Qua Jul 18, 2018 9:16 am

Sensacional isso, mecânica popular (Clio motorização = custo de peças no mercado de reposição abaixo do March 1.6) e robustez em geral Nissan (tecnologia japonesa).

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por icefly Sex Jul 20, 2018 6:24 pm

Comprou o fluido de freio original Nissan? Pagou quanto?
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por taguera Sex Jul 20, 2018 7:53 pm

Paguei 38 reais na Nissan sinal em São Paulo cada frasco

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por edu-infor Sex Set 28, 2018 3:23 pm

Pessoal,
Em relação ao fluido da embreagem, meu March 2012 1.0 está com 40.000km rodado, mas sinto que está duro para trocar de marcha, alguém já passou por isso? Pode ser o fluido da embreagem?
Vlw

edu-infor

Mensagens : 12
Data de inscrição : 03/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por icefly Sex Set 28, 2018 4:49 pm

O pedal da embreagem está duro? Nunca foi trocado o fluido de freio?
O fluido de freio aciona também o atuador hidráulico da embreagem.

Seria bom levar numa oficina ou mecânico para verificar tudo, além do próprio câmbio, trambulador, etc.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por killall Dom Fev 24, 2019 11:04 pm

Revivendo o tópico, fiz a troca do fluido do freio do meu march e gostaria de deixar o relato para os adeptos do diy.

Comprei 2 fracos (1 litro ao todo) de fluido de freio dot4 da marca jurid(antiga bendix), que estranhamente é a unica que tinha nas autopeças que procurei. De qualquer forma, já tinha usado fluido de freio dessa marca e não tive problemas.

Como estava sozinho e não tenho equipamento de vácuo e estava com preguiça de improvisar um, fiz a troca por gravidade. É demorado, mas é bem tranquilo de fazer e praticamente a prova de erros.

O procedimento é bem simples, levante o carro com um macaco, tire a roda e afrouxe o dreno. O fluido vai começar a descer lentamente. Não precisa bombar o pedal, não precisa fazer vácuo nem nada, só esperar.

A primeira roda eu sangrei até quase esgotar o reservatório e preenchi com fluido novo. Tenha atenção para não esgotar completamente, se fizer isso vai acabar com um sistema de freio com ar, dai o método por gravidade deixa de ser funcional.

Quando o fluido novo começar a sair (você vai notar pela cor), deixe alguns ML a mais sair e feche o dreno. Não precisa colocar a força de 3 hulks no aperto do dreno.

Faça isso para todas as rodas, a sequencia recomendada no manual é roda do passageiro dianteira, roda do motorista dianteira, roda do passageiro traseira e roda do motorista traseira.

Depois de fazer a sangria do freio faça a sangria da embreagem (sim, é  o mesmo fluido). Segundo o manual antes de fazer o procedimento você deve apertar a embreagem 15 vezes com intervalo de 2 segundos(não entendi o proposito disso, mas se esta lá deve ter um motivo). Feito isso procure o conector de sangria(fica abaixo da bateria, entrando na embreagem) e retire a tampinha (que é bem chatinha de remover). Encaixe uma mangueira no dreno, aperte a trava e puxe o cano de metal que entra no dreno sentido da roda do motorista. Não precisa puxar muito, ele vai se deslocar coisa de milímetros até o fluido começar a sair.

A logica é a mesma, só  deixar o fluido escorrer até o novo sair, apertar a trava e empurrar o cano pra dentro até ouvir ele encaixar(faz um "clec");


Dicas:
- A parte da sangria da embreagem é bem chatinha, a trava é bem dura e o acesso é bem ruim, tem que apertar a trava ao mesmo tempo que puxa o cano num lugar que não tem como enfiar as duas mãos. Eu só consegui fazer usando um sargento pequeno (conhecido também como grampo C) para segurar a trava enquanto eu puxava o cano com a mão, assim foi bem fácil.

- Compre um pedaço de "mangueira cristal" de 5mm para os drenos do freio dianteiro/embreagem e de 3mm para a traseira. O dreno de trás é mais fino, eu só tinha mangueira de 5mm e acabei fazendo uma boa bagunça nas rodas traseiras.

- Compre mais fluido do que precisa. Embora 500ML dê pra fazer a troca, é bem fácil acabar sangrando mais do que precisa. Eu usei um frasco e meio.

- USE LUVAS. Sério, não é frescura. Já fiz a besteira de não usa-las e minha pele ficou enrugada por alguns dias.

- Se o fluido cair na pintura limpe imediatamente, caso contrario o fluido vai corroer a pintura.

- Não descarte o fluido velho em qualquer lugar, geralmente fluido de freio é descartado junto com óleo usado. Você pode procurar algum posto de combustível ou lugar que faz troca de óleo pra fazer esse descarte.

- Se for fazer por gravidade reserve no minimo uma tarde pra fazer o serviço.

killall

Mensagens : 64
Data de inscrição : 07/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por gabrielgeordan Seg maio 13, 2019 8:40 pm

Gostaria de fazer o procedimento, mas preciso limpar o recipiente. Está sujo. Alguma dica de como faço?

gabrielgeordan

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March  Empty Re: DUVIDA - Troca de fluido de freio/embreagem March

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos