Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» vuelo de easyjet
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:48 am por billyb7b

» Савети за избор кладионице
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptyHoje à(s) 6:03 am por Siriys

» Palheta B17
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptyOntem à(s) 7:25 pm por bpcfilho

» Sentra 2013
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:07 am por WilsonM

» Central multimídia kicks
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:56 am por WilsonM

» Versa 2018 CVT zunindo
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptyTer Mar 26, 2024 11:30 pm por Maciel Brandão

» Livina desligando do nada
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptyTer Mar 26, 2024 6:55 pm por absilva

» Eita cadê a vareta do óleo do câmbiio
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptySeg Mar 25, 2024 11:23 pm por Enoque da Silva Bezerra

» Camera Sentra SV B17 2014, ONDE EU ERREI??
Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 EmptySeg Mar 25, 2024 4:45 pm por guigow

Inscreva-se!


Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

+118
Cerpintaxt666
fernandolordao
mgarcia
Eric Guedes
lenhador2001
j0selito
Grilo
Renato Lourenco Moreira
Gustavo BS
DomCampos
Fernando78
Sérgio Silva
Cassiano Ferraz
Caio araujo
Murilo Carvalho
winsley
A Fernandes
thiagoagbarreto
Daniijoy
brunoss
Alexsander
PFOGO
Tatubinha
OSVALDO ELIAS
wandersson
Guilherme Davi Barbosa
LuanCosta
Edson taxista
Anderson Dutra
Nelson M.
Lucas Novais
Leandrocruz
Agnaldo_Silva
Jr_Assis
leolovati
Erivaldo Matias fontes
limafabioh
Regina Célia Zanelatto
Débora Kalili
Elvanerocha
marvels
anderson deolindo
Daniloef
Andreogs
Marcio Gledson
MiagRocha
opm
W_LuanBR
marciors01
Frederico
Jungueira
douglasreis2002
Jeferson Sousa beserra
buffon
gilmar francisco vieira
rogerio-js
EdgarIndaiatuba
Pedro Zzi
EVANDRO EPIFANIO DE SOUZA
felipe.cintra
wagros
Wandersonprin
HumbertoROV
Brates
Guilherme Kloc
unmemory
ThEoPatrizi
Emerson68
fr.junior83
Moises2016
Cláudio Vasconcellos
schiavon
Wilgon
LuisHenrique
asaide
Anderson Luiz Ferreira
MondeoMan
SILVIO MACHADO
janilton
Derick
gferrariuy
DiegoSD
Paulo Sergio
SecretSpy
AndreMelo
BraulioYgor
MEN.
raphaelrrc93
Alex Alves
rvilarim
pimenta59
leonardo lucas
oneron aquino
Ricardo Quaglio
Bansi
Peterson Luiz Zacharias
fabriciobsk
Wally
BAMG
paulomazzei
keydril
CLEBER
Sentinela
Adriano P
absilva
rdistasio
Schwingel
sandroaw
felipegs
jimi
MRB
icefly
WilsonM
Macgyver
PauloEduardo
AlanSantiago
andre fachini
thobias
122 participantes

Página 2 de 22 Anterior  1, 2, 3 ... 12 ... 22  Seguinte

Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por andre fachini Seg Abr 25, 2016 9:42 am

Bem complicadao conseguir na garantia exigindo erro de projeto...pois são os amortecedores que a Sachs fez mais macios que estão ocasionando isso, nos 15/16 recalibraram ou trocaram de marca, estão melhores...nos antigo como o meu era duro, mas são muito duraveis...sei lá a cagada que fizeram...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por sandroaw Seg Abr 25, 2016 9:46 am

Obrigado pelo retorno André!

outra pergunta então, qual o modelo e fabricante recomendado então para eles amortecedores dianteiros?

Acho que vou trocar fora da CSS pq consigo mais baratos...

sandroaw

Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/04/2016
Localização : Jaraguá do Sul / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por andre fachini Seg Abr 25, 2016 9:52 am

O certo são os Sachs, os originais..mas Kayaba se achar são muito bons tbm..mas dificil achar fora da CCS para o B17......

Se possivel coloque na sua assinatura ano, modelo(sei que já mencionou) cidade e estado que vc mora, fica mais facil alguem dar dicas de lugares , etc...ok...no rio tem uns caras dando um grau nos amortecedores, acima 1 pagina tem até valor do serviço pronto...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por PauloEduardo Seg Abr 25, 2016 10:09 am

Sandro, bata o pé e exija a troca na garantia! A própria Nissan reconheceu a falha generalizada nos amortecedores do B17 principalmente nos de ano 2014. E muitas css já trocam fora da garantia sem questionar.

Não sou advogado mas acredito que isto pode ser caracterizado como "Vício Rebiditório". Se entrar na justiça deve ganhar fácil até.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por WilsonM Seg Abr 25, 2016 10:12 am

concordo, dá para brigar sim.
especialmente se tiver as ordens de serviço das revisões anteriores.
Acho que dá para brigar sim, pois os amortecedores deveriam ter sido trocados em garantia muito antes de expirar o a validade da garantia.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por sandroaw Seg Abr 25, 2016 2:20 pm

Obrigado Amigos,

Já alterei minha assinatura André!

Não sei se ajuda muito mas postei uma reclamação no Fale Conosco da Nissan.

Inclusive já havia reclamado do comportamento anormal da suspensão dianteira na última revisão em 25/11/2015 e o pessoal da CSS disse que verificou os amortecedores que, como estavam sem marca de vazamento de óleo, estavam bons....

Abaixo uma transcrição de minha reclamação do site da Nissan:

Olá, possuo um Sentra SL 13/14 e tenho tido problemas com o carro desde o dia que retirei da concessionária. Estou profundamente decepcionado com o automóvel. Quanto retirei da concessionária o mesmo apresentava ruídos desagradáveis nas rodas traseiras. Após algumas visitas em concessionárias foi constatado que as pastilhas de freio estavam fazendo ruído e foi aplicado uma manta anti-ruído nas mesmas.  Ruídos na suspensão traseira levaram a uma troca em garantia dos mesmos (traseiros). Inúmeros ruídos no painel e tampa do teto-solar foram relatados nas revisões e alguns foram solucionados. Atualmente meu veículo está com pouco mais de 46.000km e relatei em duas revisões passadas  comportamentos anormais na suspensão dianteira. A concessionária alegou que não havia vazamentos de óleo nos amortecedores, portanto não havia nenhum problema. Hoje minha esposa foi novamente na concessionária relatando o mesmo problema, e eles constataram que há um problema nos amortecedores e os mesmos precisam ser substituídos, porém  fora de garantia, ainda alegaram que os fabricantes recomendam a substituição dos mesmos a cada 40.000km!!! Não sei se acharam que por ingenuidade minha esposa acreditaria em tamanho absurdo. Enfim, estou profundamente decepcionado com o veículo e com a marca, visto que observo a falta de qualidade nos produtos.

sandroaw

Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/04/2016
Localização : Jaraguá do Sul / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por WilsonM Seg Abr 25, 2016 2:29 pm

liga no 0800-0111090 também, sei que é um saco, e que talvez não te tratem bem, vão demorar um monte, mas gere um protocolo referenciando o e-mail que você formalizou.

Se você tiver como conseguir a ordem de serviço das revisões anteriores, eu acho que ajuda bastante.

A Nissan vai alegar, provavelmente, que você não deveria ter aceito retirar o carro quando continuava apresentando problema, mas isto é mero detalhe.

Se tiver calma e com jeitinho, acho que vai dar tudo certo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por sandroaw Seg Abr 25, 2016 2:47 pm

Acabei de ligar no 08000 Wilson, a atendente me informou que realmente está fora da garantia, mas me pediram para reencaminhar o carro para a CSS para uma nova avaliação e ligar para o SAC da nissan para acompanhar o caso. Mas alegaram que se quando foram trocados em garantia os traseiros e os dianteiros não foram mexidos é porque os mesmos não se enquadravam no recall...

sandroaw

Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/04/2016
Localização : Jaraguá do Sul / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por WilsonM Seg Abr 25, 2016 3:00 pm

por isto que seria legal ter as OS anteriores, afinal você informou o problema, e a css não pode se eximir de ter efetuado as devidas correções na ocasião.

estar fora da garantia é questão muito relativa, pois a Nissan poderia ter declarado também desgaste natural, o que de certa forma independe da quilometragem.

a princípio, 40.000km é cedo para dar problema em amortecedores, mas isto é bem variável.

a única coisa que te atrapalha, é que o carro, mesmo você tendo apontado o ruido na suspensão, nada foi feito, e você retiroou o carro da css mesmo assim, quando na verdade deveria ter retornado para que corrigissem o problema.
Por isto que falei para ir com jeito, ir negociando, acho que tem boas chances de dar certo ou pelo menos conseguir um valor mais suave.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12756
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por sandroaw Seg Abr 25, 2016 4:12 pm

Então, minha esperança é que no recall que a Nissan fez dos amortecedores dos Sentra, estivessem incluídos os seriais dos amortecedores dianteiros d meu carro...alguem tem as informações dos seriais que foram trocados?

sandroaw

Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/04/2016
Localização : Jaraguá do Sul / SC

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por Schwingel Seg Abr 25, 2016 5:52 pm

Senhores companheiros!

Tive problemas com meu Sentra 2015/2016, nos amortecedores dianteiros. Fui na Concessionária da Nissan de Rio verde – GO. O barulho era característico quando tem ar no amortecedor “toc toc”. Quando passava no asfalto meio irregular transmitia para dentro do veículo. Nem sabia que poderia ser amortecedor. Então informaram que não tinham achado nada. Fui em uma oficina de um conhecido quando achou o barulho proveniente do amortecedor lado direito. Voltei para concessionária e apontei de onde vinha o barulho. Foi trocado o batente mas o barulho persistiu. Nesse vai e vem um funcionário disse que era problema de um lote dos amortecedores que saíram da fábrica na linha de montagem e que estavam trocando os mesmo na garantia. Assim após um discurso de cliente/consumidor, a Concessionária trocou o par. Solucionado o problema.

Schwingel

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por andre fachini Seg Abr 25, 2016 5:55 pm

Nossa até os 15/16..poxa...até esta me desanimando pegar um modelo B17 ...nos antigos era os coxins superiores, era não é, mas pelo menos amortecedor bem dificil dar defeito...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por rdistasio Qui maio 05, 2016 7:30 pm

Boa tarde, pessoal. Tudo bom? Sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir uma ajuda para vocês. Sou do RJ e tenho um Sentra 2011/2012. Adquiri ele do primeiro dono, com 35.000Kms. Hoje está com 75.000Kms. É um ótimo carro, porém estou com um problema que está me irritando muito desde novembro.

No final de outubro peguei um buraco, que levou o amortecedor dianteiro direito a apresentar vazamento. Após essa situação, troquei o par dianteiro por amortecedores Cofap TurboGás. Após essa ação, começou o meu martírio. O carro tem um estalo no lado direito. É um estalo quase constante, em uma situação inicial: Estou dirigindo o carro e preciso reduzir para passar em um quebra-mola, por exemplo, ao acelerar novamente o carro, há o estalo (como se algo saísse do lugar na frenagem e ao acelerar novamente voltasse pro lugar). Fui em vários mecânicos distintos, que disseram não haver qualquer problema, com a suspensão estando firme, sem folgas ou qualquer problemas aparente. Um deles condenou o amortecedor (novo). Consegui executar a troca, em garantia, junto a Cofap, porém o problema continua.

De duas semanas para cá piorou muito, pois além do estalo que dá nessas reacelerações, quando passo em ruas irregulares, em quebra molas, parece que há algo solto (fica um cloc cloc contínuo).

Vocês teriam alguma ideia de qual peça do sistema de suspensão faria esse tipo de barulho? O coxim do amortecedor não foi trocado junto com o amortecedor. Será que ele, estando quebrado, poderia fazer todo esse barulho?

Obrigado a todos!

rdistasio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por Schwingel Qui maio 05, 2016 10:19 pm

Amigo! Tive esse problema conforme relatado acima. Pode ser que o mecânico que montou os amortecedores novos não fez o sangramento dele. Tem até um vídeo num dos tópicos que ensina como faze-lo. Quando fiz o oblongo nos amortecedores dianteiros para fazer cambagem sem usar macaco hidráulico, o mecânico da minha cidade me disse que tinha uma pequeno ajuste (regulagem) na parte de cima do adormecedor. Ai não sei se ha regulagem no batente do amortecedor.

Schwingel

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por absilva Sex maio 06, 2016 8:31 am

Schwingel escreveu: (...) Pode ser que o mecânico que montou os amortecedores novos não fez o sangramento dele. (...)

Desculpe, mas o que seria "fazer o sangramento de amortecedor novo"?
absilva
absilva

Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por PauloEduardo Sex maio 06, 2016 8:45 am

Deve estar se referindo ao processo de retirada de ar do amortecedor antes da instalação.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por Schwingel Sex maio 06, 2016 8:47 am

É a sangria do amortecedor antes de instalar.

Veja o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ZUD7CQsXY40

Schwingel

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por PauloEduardo Sex maio 06, 2016 8:48 am

rdistasio, certamente o buraco que pegou danificou algo além do amortecedor. Mas talvez o fato do barulho estar piorando seja até boa notícia pois agora o mecânico poderá detectar a folga mais facilmente.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por rdistasio Sex maio 06, 2016 11:48 am

Oi Schwingel. Então, esse processo da retirada de ar foi executado (tanto na troca original, quanto na troca nova, quando achava que o problema era o amortecedor).

Paulo, assim espero. Não aguento mais isso e estou relutando um pouco em levar novamente na Nissan. Na primeira vez que levei não descobriram o problema e ainda tiveram a cara de pau de querer me cobrar pela hora do técnico. Só foi resolvido brigando com o gerente, pois se não foi detectado um problema após vistoria, apesar do técnico escutar os barulhos ao rodar com o caro, não tenho que pagar por nada.

O coxim do amortecedor faria tanto barulho assim, se estivesse quebrado?

rdistasio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por rdistasio Seg maio 09, 2016 6:54 pm

Alguém com alguma sugestão?

rdistasio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por andre fachini Seg maio 09, 2016 6:58 pm

O coxim do amortecedor faria tanto barulho assim, se estivesse quebrado?

Sim faria sim, muito, parecendo ferro batendo...meu tava estourado qdo comprei era horrivel...mas pra ter certeza teve que desmontar o lado esquerdo ai eu comprei a peça...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por Adriano P Ter maio 17, 2016 3:41 pm

Esse mês fiz a 1ª revisão no Sentra (relato no tópico devido).
De cara, reclamei do toc-toc ao rodar com o carro em qualquer piso.
O consultor perguntou-me se desconfiava de algo e fui taxativo: amortecedores (agradecimentos aqui ao nosso Clube pelas informações).
Ele concordou comigo e disse já ter trocado o conjunto de dois B17 nos últimos 40 dias. Uma volta com o mecânico responsável e os 4 amortecedores foram condenados.
Aguardei 7 dias para a chegada do conjunto e tudo foi trocado na ultima sexta (13/05).
Claro, todos os toc-toc sumiram e o carro ficou zero novamente, mas me espanta esses tantos problemas enfrentados por nós por causa desses amortecedores. Espero que esses não tenham vida curta como os originais...
A quem enfrenta esse problema, bata o pé e exija a troca!
Adriano P
Adriano P

Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por andre fachini Ter maio 17, 2016 4:03 pm

Imagino ser sortudo quem não tem problemas com amortecedores do B17...como os coxins do B16.....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por Sentinela Ter maio 17, 2016 4:28 pm

rdistasio escreveu:Oi Schwingel. Então, esse processo da retirada de ar foi executado (tanto na troca original, quanto na troca nova, quando achava que o problema era o amortecedor).

Paulo, assim espero. Não aguento mais isso e estou relutando um pouco em levar novamente na Nissan. Na primeira vez que levei não descobriram o problema e ainda tiveram a cara de pau de querer me cobrar pela hora do técnico. Só foi resolvido brigando com o gerente, pois se não foi detectado um problema após vistoria, apesar do técnico escutar os barulhos ao rodar com o caro, não tenho que pagar por nada.

O coxim do amortecedor faria tanto barulho assim, se estivesse quebrado?

Leva na Sinal Japan - Mooca e procura o Fabricio. Ele vai trocar pra voce.

Sentinela

Mensagens : 49
Data de inscrição : 20/11/2015
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por PauloEduardo Ter maio 17, 2016 6:08 pm

Puxa, não sabia que os 2015 ainda apresentavam tal problema. Estou começando a desconfiar que não foi um lote de amortecedores defeituosos, mas erro de projeto deles.

De qualquer maneira dizem que na linha 2015/16 em diante a Nissan trocou o fornecedor e o problema foi aparentemente resolvido.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Amortecedores e Suspensão - Sentra B17 - Página 2 Empty Re: Amortecedores e Suspensão - Sentra B17

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 22 Anterior  1, 2, 3 ... 12 ... 22  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos