Translate

Nosso Canal Youtube
Nosso anúncio
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Prestigie a gente!

Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17

Mensagem por Macgyver em Sex Maio 06, 2016 1:09 pm

PauloEduardo escreveu:Pensando ainda mais longe isso não daria margem até para uma troca total? Retira se somente o tampão do dreno. Com o motor ligado repõe-se fluído novo pelo charging pipe até sair fluído limpo pelo dreno. Na prática isso corresponde a uma troca total. Obviamente vai gastar mais fluído.

Teoricamente sim, é simples assim, mas vamos ver na prática.

Estou desenvolvendo um sistema simples, onde uma bomba de óleo irá sugar todo o fluido NS3 do cárter do CVT. Uma fina mangueira será introduzida pelo CAHRGING PIPE até que atinja o fundo do cárter, após isso dá-se início a sucção. Todo óleo retirado irá para um balde graduado. Após isso completo com a mesma quantidade que foi retirada, mesmo óleo original NS3 Nissan. Rodo 100 km retiro uma amostra do fluido, se julgar que é necessário, faço outro FLUSH, se não, faço uma troca total aos 100k km incluindo filtros.

Farei esse serviço passo a passo assim que o equipamento importado chegar. Filmarei tudo e postarei no meu canal:

JÓIAS SOBRE RODAS
https://www.youtube.com/channel/UCrfk7e8pty7Aic9pJBch6jw/videos
Macgyver

Mensagem por Macgyver em Sex Maio 06, 2016 1:30 pm

leonardo lucas escreveu:Rodrigo,
pensei que fosse fácil encontrar a mangueira siliconada descrita,para a aferição do óleo do cvt,mas estou tendo dificuldades,e relendo o tópico,para melhor compreensão do procedimento,para retirar a amostra,  deparei-me com a seguinte dúvida,pelo que entendi,vc teve dificuldade em inserir a mangueira no tubo,pois,o mesmo faz um "S",e em sendo assim,vc passou um passa fio,juntamente com a mangueira siliconada, é isso mesmo?? e essa questão do oring,vendo o diagrama do abastecimento do fluído cvt,não entendi direito,parece que fica bem abaixo (alguns centímetros),da tampa que dá acesso ao tubo...é isso mesmo?? e realmente,não ficou claro,da entrada do tubo(abertura/tampa),até o óleo cvt,são necessários aproximadamente,quanto de extensão de mangueira,para retirar a amostra??

Estive viajando, mas vamos lá, tirando suas dúvidas...

A mangueira, 2 metros é mais que o suficiente, a minha é de 1,5. Essa serve muito bem:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707186465-mangueira-combustivelagua-3mm-silicone-vendido-em-metro-_JM#questionText

Quanto ao O-ring, nada mais é do que o anel de borracha que faz a vedação da tampa do tubo de abastecimento (CHARGING PIPE), olhe com atenção a foto do post:

http://nissanclube.forumeiros.com/t804p50-fluido-cambio-automatico-cvt-novo-sentra-b17#10365

Atenção: Esse o-ring vem seco de fábrica, e é muito difícil tirar a tampa do CHARGING PIPE justamente por isso. Muitos pensam que é a trava, mas não é difícil destravar, difícil é puxar a tampa com o o-ring travando de tão ressecado. Depois que consegui tirá-la, passei um silicone no o-ring e coloquei de volta, nunca mais travou.

Eu passei um passa-fio para retirar uma amostra do fluido porque não tinha a mangueirinha de silicone no dia, tinha encomendado e aguardava chegar, portanto minha curiosidade se expressou dessa forma.
Macgyver

Mensagem por Macgyver em Sex Maio 06, 2016 5:26 pm

Dei uma sugada na mangueira e olha o estado do fluido NS3:

Ainda faz 60k km tranquilo. Estou esperando a minha bomba de óleo chegar da China, aí poderei fazer uma troca parcial.
Macgyver

Mensagem por Macgyver em Sab Maio 07, 2016 11:19 am

https://youtu.be/M7su-YfOs-c

Última edição por RodrigoRJ em Seg Ago 15, 2016 7:17 pm, editado 1 vez(es)
Macgyver

Mensagem por leonardo lucas em Sab Maio 07, 2016 12:33 pm

aleluia!!!!!! nada melhor do que uma imagem....já ia perguntar,ao introduzir a chave de fenda,basta empurrar??? vejo que não!!! agora ficou 100% claro.
valeu rodrigo!!
conversando com um eletricista,ele deu a idéia de em vez de usar a mangueira siliconada,comprar na farmácia,aquela mangueira de soro,que é fina também,espero que dê certo.
caso a minha coloração,também esteja esverdeada( acho difícil!!),vai ser uma prova cabal, de que o ns-3, é de fato um óleo muito bom!! pois,conforme já dito anteriormente,tenho plena convicção que estou há mais de um ano, exigindo demais do carro,não só nas acelerações,como no botão Overdrive(diariamente),e o pior,sem que o cvt e o motor estejam devidamente aquecidos....dai a minha curiosidade,em confrontar o seu óleo com 50.000km,e a sua dirigibilidade cuidadosa e o meu com 35.000km nada cuidadosa,face a isso, podemos tirar respostas do óleo ns-3(se é indiferente a dirigibilidade?? e outras coisas mais...quando conseguir concluir,vou postar aqui o resultado,mais uma vez ,obrigado pela feitura do vídeo e pelas dicas!!!

leonardo lucas

Mensagem por MEN. em Sab Maio 07, 2016 1:38 pm

ops!!!também estou interessado, em vericar o estado do meu óleo,moro em copa,aonde eu levo?? qual o preço do serviço?? kkkkkk
caro macgyver,
achei ótima a idéia do flush,porém,acho que a maior dificuldade nesse caso, é a retirada do óleo que fica concentrada no conversor,e gostaria de reforçar a necessidade de realmente, cada um fazer, ou se preocupar, como  o nosso colega, em relação ao cvt,pois,diferente do constante no manual,que prevê verificações de acordo com a quilometragem,a nissan não cumpre!!,pois,acompanho pessoalmente, todas as revisões,e as css efetivamente,só servem basicamente,para trocar o óleo do motor/filtros e carimbar o manual de garantia;portanto,manutenção preventiva de cvt??isso não existe para nissan!!!
sendo assim,não incluir os filtros internos do cvt,nas revisões programadas/troca do óleo do cvt com 100.000km/e não verificação do nível do óleo,bem como de sua coloração em determinadas quilometragem,considero gravíssimo,tal conduta,por parte da nissan,pois dependendo do proprietário,se ele seguir essas "desorientações", é bem provável que o cvt ,apresente futuramente problemas,não só para o dono  do carro,ou um possível comprador,reduzindo a vida útil,desnecessáriamente,dessa peça primordial,que é robusta ,desde que bem tratada.
MEN.

Mensagem por Macgyver em Sab Maio 07, 2016 6:58 pm

A dificuldade da retirada do fluido do conversor de torque será a mesma, ele não vai sair, mesmo que você tire o cárter. Só desmontando o câmbio todo. O lance do flush é esse, troca o que está no fundo do cárter, anda com o veículo, analisa e troca se for necessário. Tem de rodar para ele expulsar o fluido de todas as partes ocultas do cambio. Não se pode rodar sem óleo no cárter, pode queimar a bomba de fluido, danificar solenoides e outras coisas mais, portanto tem de ser assim mesmo, no flush. Semelhante ao que a CCS faria, não tem outro jeito.

Obs.: Na CCS esse flush, eles irão trocar o que está no fundo do cárter somente e te mandar embora ou no máximo se você pedir irão trocar o filtro interno, pois o externo eles nem sabem que existe. Daí tem de trocar a junta do bujão, junta do cárter, fluido, mão de obra... acho que não sai por menos de 2k essa brincadeira.

Obs.: Eu comprei uma mangueira mais grossa que a de soro pois irei usar ela na bomba de óleo. A de soro é muito fina.
Macgyver

Mensagem por MEN. em Qua Jun 08, 2016 1:02 pm

sugestão de oficina no Rio de Janeiro,que faça o serviço completo, no tocante aos dois filtros do cvt, e a troca parcial do óleo cvt?? alguem conhece??
MEN.

Mensagem por Macgyver em Dom Jun 19, 2016 12:01 pm

Não conheço, e me desculpem falar, mas no RJ só conheço oficina picareta!
Por isso faço eu mesmo as manutenções e revisões. Quando levo em alguma oficina acompanho do lado o serviço, antes pesquiso pra não ser enganado.

Se estivesse em BH levaria na High Torque, ou no RS na MotorTech... Mas no RJ, humm tristeza!
Macgyver

Mensagem por PauloEduardo em Dom Jun 19, 2016 7:15 pm

Aqui tem oficina TOP sim. Não muitas mas tem. Duas delas em São Cristóvão:

www.carpulse.com.br

Especializada em câmbio automático. Estive lá tempos atrás onde fiz um orçamento para a troca do fluido.

http://www.omaoficina.com.br/

Teve lá um encontro relâmpago de Lancers pouco tempo atrás, onde um técnico da Motul deu uma palestra sobre o fluido CVTF. Então acredito que a oficina esteja apta a trabalhar com esta transmissão, embora a do B17 seja diferente da do B16/Lancer.

Mas estas oficinas não são nada barateiras e para achá-las só com vela acesa mesmo, pois a picaretagem realmente anda solta.

Por fim, seu carro está com qual quilometragem, MEN? Acho prematura a troca dos filtros. No meu estou trocando somente agora aos 100k.

PauloEduardo
Admin

Mensagem por MEN. em Seg Jun 20, 2016 10:46 pm

valeu pelas indicações,vou tentar resolver junto a carpulse.
Em relação a sua pergunta,são 35.000 mil km,sem alterações.
MEN.

Mensagem por Macgyver em Dom Jul 10, 2016 11:04 am

Olá pessoal, como vão todos? Espero que estejam todos na paz.

Novidades... Instalei GNV 5º geração. Ele está com 59k km atualmente e ontem começou um TUC TUC na suspensão dianteira direita... estou quase certo que é amortecedor. Bem, vou me certificar e se for mesmo, levarei na JMX Amortecedores, mando restaurar e pressurizar logo o par dianteiro.

Outra coisa, começou também a dar uns estalos no CVT quando mudo de R para D ou vice e versa... Acho que não seja nada demais, talvez o acoplamento do câmbio apenas... Vamos ver isso mais pra frente com o uso. Demais está tudo bem, não zune, não recua em ladeiras quando solto o freio e acelero, responde bem na tração sem patinar, aos 100 km/h mantém a rotação a 1600 giros... Vamos ver, estou atento a cada detalhe. Como sou apaixonado por Toyota, pois já tive vários veículos da marca, tenho certeza que se tivesse com um Corolla, esses detalhes estariam muito longe de ocorrer.

Vou ter que instalar molas pra GNV, Molas Lobo, pois o veículo baixou uns 4 dedos, com pessoas e malas na traseira arria muito, pois as molas originais são muito macias.

Minha bomba de óleo chegou da china, agora poderei fazer o flush no CVT, falta só comprar 5 litros do NS-3.

Abraço.

Última edição por RodrigoRJ em Seg Fev 27, 2017 9:22 am, editado 2 vez(es)
Macgyver

Mensagem por PauloEduardo em Dom Jul 10, 2016 7:22 pm

O carro vai aguentar bem. É forte como rocha fora os amortecedores que realmente foi um problema nos primeiros B17.

Os estalos do CVT são as válvulas solenóides trabalhando. Tb ouço mas só de vidro aberto manobrando na garagem. Provavelmente sempre fez esse barulho mas você só percebeu agora.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por leonardo lucas em Dom Jul 10, 2016 8:02 pm

só a titulo de informação,com relação a essa questão do estalo,abri um tópico específico sobre isso ,e para minha surpresa,li em outro tópico cujo carro (b16)apresentava um problema idêntico,que este problema foi resolvido,por um dos integrantes desse fórum,com o reaperto do cubo de roda...o que me causou enorme estranheza,haja vista,que este "problema" ocorre,ou seja, o som do estalo acontece, ainda com o carro estacionado/parado...ao se engrenar "D" ou ''R'',sendo assim,vou logo que possível verificar esse reaperto do cubo de roda dianteiro...será???

leonardo lucas

Mensagem por MRB em Seg Jul 11, 2016 8:22 pm

No antigo fórum eu tinha postado sobre essa campanha de reaperto da porca da homocinética. E tinha mais alguns detalhes a ser executado tb.
MRB

Mensagem por Macgyver em Qui Jul 14, 2016 1:55 pm

Valeu pelas dicas pessoal.

Botei a viatura no cavalete... Ambas as porcas das homocinéticas estão devidamente apertadas. Movendo o disco de freio pude constatar que o barulho vem da trizeta/tulipa. Vou tirar uma tarde e desmontar, ver se falta lubrificação ou se é folga, caso for, tenho de ver onde está o desgaste, na trizeta, na tulipa ou em ambos.

Detectei folga dos pinos das pinças de freio... vou remover e mandar embuchar.

Confirmei avaria no amortecedor.

Abraço.

Última edição por RodrigoRJ em Seg Ago 15, 2016 7:20 pm, editado 1 vez(es)
Macgyver

Mensagem por PauloEduardo em Qui Jul 14, 2016 2:02 pm

Lembro-me, no antigo fórum, de uma campanha americana sobre este barulho no B16. Não era folga propriamente dita. Eles recomendavam desmontar, relubrificar e remontar os semi-eixos.

O meu também tem folga nas pinças do lado esquerdo. Mas é pouca coisa e não incomoda (pelo menos não ainda).
PauloEduardo
Admin

Mensagem por Macgyver em Sex Jul 15, 2016 9:47 am

Vou fazer isso, desmontar lubrificar e rodar... Posto aqui o resultado depois. Obrigado.
Macgyver

Continuously Variable Transmission Fluid – Pentosin CVT1

Mensagem por Macgyver em Dom Jul 17, 2016 11:21 am

Voltando ao CVT FLUID...
Todos sabemos que o indicado para o novo Sentra é o fluido NS-3 Nissan.

Acredito também que a maioria saiba que um dos melhores óleos e fluidos do mundo é o PENTOSIN (alemão), eu já uso o Pentosin no motor e estou estudando a possibilidade de usar o PENTOSIN CVT1 no câmbio. Ainda tenho muito a pesquisar sobre o assunto, talvez seja viável usá-lo, vamos ver.

Alguém aqui usa? Continuously Variable Transmission Fluid – Pentosin CVT1
http://www.pentosin.net/specsheets/Pentosin_CVT1.pdf

http://www.pentosin.net/f_transmissionfluid.asp

Última edição por RodrigoRJ em Seg Ago 15, 2016 7:21 pm, editado 1 vez(es)
Macgyver

Mensagem por Macgyver em Dom Jul 17, 2016 11:44 am

Quem ainda está na garantia, permaneça no NS-3 Nissan.

Macgyver

Mensagem por PauloEduardo em Dom Jul 17, 2016 11:57 am

É realmente uma das mais famosas e melhores marcas de lubrificantes do mundo. E se for compatível com NS2 e 3 não há porque não usar no CVT. Quando colocar nos diga o que achou do produto e onde encontrou.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por MRB em Dom Jul 17, 2016 2:36 pm

Falando em pentosin e só desvirtuando um teco o assunto, um membro do tiida postou que usa óleo pentosin 5W50.

Ao olhar os dados achei muito estranho. Parece um falso SAE 5W
MRB

Mensagem por James T. Kirk em Dom Jul 17, 2016 8:24 pm

Muito estranho, no mínimo.
James T. Kirk

Mensagem por PauloEduardo em Dom Jul 17, 2016 9:09 pm

Está mais para 10w50 no mínimo. Parece óleo para moto.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por MRB em Dom Jul 17, 2016 9:30 pm

Uhum, cruzando os dados de viscosidade parece mais um 15W50. Será que a pentosin errou na especificação da viscosidade a 40° ou errou na classificação SAE do óleo?
MRB

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: