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Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
4 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Versa
Página 1 de 1
Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Amigos forumeiros deste seleto Clube Nissan Versa!
Bom dia!!!
Queria a opinião profissional e completa de vcs, pois passei um por problema recente e gostaria de mais orientação, visto que estamos ainda observando o desempenho do VERSÃO 1.6 depois do fato ocorrido, rsrsr.
Comprei em janeiro de 2024 um versa câmbio manual SV 2014 1.6 16v com 102.000 km originais de dono único (meu vizinho).
Antes da revisão completa, passei na concessionária oficial aqui de Fortaleza pra comprar o óleo NISSAN e ela me indicou o óleo 5W30 sintético no ligar do oficialmente dito no manual NISSAN que é 10W40 semi-sintético. ME DISSE QUE NÃO DARIA PROBLEMAS e era melhor pro motor!
Vamos lá.... assim, além da troca de óleo onde usei o 5W30 no lugar do 10W40, mandei meu mecânico fazer uma revisão completa onde teve também:
1. Troca de velas (ainda eram as originais e muito gastas);
2. Troca de bobinas, também, com problemas;
3. Limpeza/verificação completa de bicos (tudo que tinha direito);
4. Limpeza de TBI;
5. Comprei nova bateria;
6. Troca do óleo do freio (sangria);
7. Troca óleo da caixa de marcha;
8. Verificação do nível e qualidade (validade) do líquido de arrefecimento;
9. E escaneamento para identificar outras coisas caso precisasse.
OBS: Conta foi salgada mas o VERSÃO ficou novo, rsrsr. Muito gostoso de dirigir.
Assim, rodei sem problemas até agosto de 2024 +ou- um período de 8 mil km quando começou a surgir os seguintes problemas:
1. Falhamento leve em baixa rotação;
2. Ligeira perca de força na saída de 1a. e 2a. marchas;
3. Consumo que a princípio estava bom (10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada - tudo com AR) caiu um pouco;
4. Começou a consumir de óleo, quase meio litro por 1.000 km (mas desde o início já observava isso - acho que no período todo completei cerca de 2 litros).
RESUMO: Depois de 8 mil km em agosto de 2024 voltei com o VERSÃO de novo na mesma oficina de minha confiança nestes 23 anos, onde verificamos:
1. Velas (todas) meladas igualmente de óleo e carbonizadas;
2. Câmara dos pistãos igualmente carbonizadas na cor escura e brilhante (antes em janeiro foram verificadas e estava perfeitas com mínima carbonização normal).
3. Bicos, antes completamente limpos, agora com 8 mil km totalmente com pontas carbonizadas.
DIAGNÓSTICO:
Meu mecânico suspeitou do óleo pois já havia me alertado que o manual do carro só especificava o óleo 10W40 conforme estava no site oficial da NISSAN. Além disso, meu mecânico também verificou desta vez os site da LUBRAX e SHELL que também só confirmaram o uso do óleo 10W40 exclusivamente.
AÇÂO:
Aplicamos o óleo original 10W40 e além disso descarbonizamos os cilindros, velas e bicos.
RESULTADO:
De agosto para hoje já rodei uns 2.000 km e?????
1. O óleo não baixa;
2. Desempenho do carro ficou até melhor (força);
3. Motor em baixa rotação na saída, ficou muito redondo, tão macio que parece ZERO KM;
4. Consumo melhorou (tudo com AR):
- Cidade passou de 10 pra 10,5-11 km/l;
- Estrada passou de 15 pra 17 km/l.
OBS: Em dezembro vou parar novamente para verificar o nível de carbonização dos cilindros, velas, bicos e etc. Mas, a princípio o carro voltou ao normal, até melhor que antes.
PERGUNTA/QUESTIONAMENTO:
Será que tudo isso foi só por causa do óleo????
Ou seja, meu carro 2014 1.6 não aceitou o óleo 5W30 (manual especifica 10W40).
Alguém já passou por isso??
Agradeço a ajuda de vcs!!!! Obrigado pela atenção.
Bom dia!!!
Queria a opinião profissional e completa de vcs, pois passei um por problema recente e gostaria de mais orientação, visto que estamos ainda observando o desempenho do VERSÃO 1.6 depois do fato ocorrido, rsrsr.
Comprei em janeiro de 2024 um versa câmbio manual SV 2014 1.6 16v com 102.000 km originais de dono único (meu vizinho).
Antes da revisão completa, passei na concessionária oficial aqui de Fortaleza pra comprar o óleo NISSAN e ela me indicou o óleo 5W30 sintético no ligar do oficialmente dito no manual NISSAN que é 10W40 semi-sintético. ME DISSE QUE NÃO DARIA PROBLEMAS e era melhor pro motor!
Vamos lá.... assim, além da troca de óleo onde usei o 5W30 no lugar do 10W40, mandei meu mecânico fazer uma revisão completa onde teve também:
1. Troca de velas (ainda eram as originais e muito gastas);
2. Troca de bobinas, também, com problemas;
3. Limpeza/verificação completa de bicos (tudo que tinha direito);
4. Limpeza de TBI;
5. Comprei nova bateria;
6. Troca do óleo do freio (sangria);
7. Troca óleo da caixa de marcha;
8. Verificação do nível e qualidade (validade) do líquido de arrefecimento;
9. E escaneamento para identificar outras coisas caso precisasse.
OBS: Conta foi salgada mas o VERSÃO ficou novo, rsrsr. Muito gostoso de dirigir.
Assim, rodei sem problemas até agosto de 2024 +ou- um período de 8 mil km quando começou a surgir os seguintes problemas:
1. Falhamento leve em baixa rotação;
2. Ligeira perca de força na saída de 1a. e 2a. marchas;
3. Consumo que a princípio estava bom (10 km/l na cidade e 15 km/l na estrada - tudo com AR) caiu um pouco;
4. Começou a consumir de óleo, quase meio litro por 1.000 km (mas desde o início já observava isso - acho que no período todo completei cerca de 2 litros).
RESUMO: Depois de 8 mil km em agosto de 2024 voltei com o VERSÃO de novo na mesma oficina de minha confiança nestes 23 anos, onde verificamos:
1. Velas (todas) meladas igualmente de óleo e carbonizadas;
2. Câmara dos pistãos igualmente carbonizadas na cor escura e brilhante (antes em janeiro foram verificadas e estava perfeitas com mínima carbonização normal).
3. Bicos, antes completamente limpos, agora com 8 mil km totalmente com pontas carbonizadas.
DIAGNÓSTICO:
Meu mecânico suspeitou do óleo pois já havia me alertado que o manual do carro só especificava o óleo 10W40 conforme estava no site oficial da NISSAN. Além disso, meu mecânico também verificou desta vez os site da LUBRAX e SHELL que também só confirmaram o uso do óleo 10W40 exclusivamente.
AÇÂO:
Aplicamos o óleo original 10W40 e além disso descarbonizamos os cilindros, velas e bicos.
RESULTADO:
De agosto para hoje já rodei uns 2.000 km e?????
1. O óleo não baixa;
2. Desempenho do carro ficou até melhor (força);
3. Motor em baixa rotação na saída, ficou muito redondo, tão macio que parece ZERO KM;
4. Consumo melhorou (tudo com AR):
- Cidade passou de 10 pra 10,5-11 km/l;
- Estrada passou de 15 pra 17 km/l.
OBS: Em dezembro vou parar novamente para verificar o nível de carbonização dos cilindros, velas, bicos e etc. Mas, a princípio o carro voltou ao normal, até melhor que antes.
PERGUNTA/QUESTIONAMENTO:
Será que tudo isso foi só por causa do óleo????
Ou seja, meu carro 2014 1.6 não aceitou o óleo 5W30 (manual especifica 10W40).
Alguém já passou por isso??
Agradeço a ajuda de vcs!!!! Obrigado pela atenção.
Swytz Jose Silva tavares- Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/01/2024
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Olá!
Desde 2012 a Nissan vem indicando o uso do óleo 5W30 100% sintético, ainda que alguns manuais ainda informem o 10W40. Apenas opinião pessoal, mas acho que nem existe tanta diferença de viscosidade entre estes dois óleos.
Eu tenho meu Sentra desde essa época, sempre usei 5W30 100% sintético, comecei com SN, mas hoje já estou usando o SP normalmente. O principal fator que levo em conta: óleo precisa ser 100% sintético!
O que eu vi foram relatos de que usando o 10W40 o motor Nissan baixa menos óleo.
Em teoria, o SN tem aditivação mais avançada, então ajuda a promover melhor limpeza do motor, a menos que os anéis do cilindro estejam comprometidos, e isto é que faz carbonizar o motor. E por isto que alguns colegas preferiram voltar para o 10W40, sendo mais "grosso" menos óleo fica impregnado nas paredes do cilindro.
Dizem também que o combustível utilizado também colabora para carbonizar o motor, então etanol em teoria deveria ajudar a manter as câmaras mais limpas.
Quanto a velas meladas de óleo, talvez a explicação seja de excesso de óleo na troca.
Desde 2012 a Nissan vem indicando o uso do óleo 5W30 100% sintético, ainda que alguns manuais ainda informem o 10W40. Apenas opinião pessoal, mas acho que nem existe tanta diferença de viscosidade entre estes dois óleos.
Eu tenho meu Sentra desde essa época, sempre usei 5W30 100% sintético, comecei com SN, mas hoje já estou usando o SP normalmente. O principal fator que levo em conta: óleo precisa ser 100% sintético!
O que eu vi foram relatos de que usando o 10W40 o motor Nissan baixa menos óleo.
Em teoria, o SN tem aditivação mais avançada, então ajuda a promover melhor limpeza do motor, a menos que os anéis do cilindro estejam comprometidos, e isto é que faz carbonizar o motor. E por isto que alguns colegas preferiram voltar para o 10W40, sendo mais "grosso" menos óleo fica impregnado nas paredes do cilindro.
Dizem também que o combustível utilizado também colabora para carbonizar o motor, então etanol em teoria deveria ajudar a manter as câmaras mais limpas.
Quanto a velas meladas de óleo, talvez a explicação seja de excesso de óleo na troca.
Swytz Jose Silva tavares gosta desta mensagem
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Boa tarde!!!
Nestes dois meses que tratei o problema acima, descobri que um amigo também havia comprado um versa a dois anos atrás que era do mesmo ano do meu (2014), e teve mesmo problema com o óleo sintético 5W30 e voltou ao óleo original 10W40 semi-sintético.
Alguns sites de carro também reforçam isso, por exemplo o Carrro na Web: https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=3712&token=
Obrigado pela atenção!!!
Nestes dois meses que tratei o problema acima, descobri que um amigo também havia comprado um versa a dois anos atrás que era do mesmo ano do meu (2014), e teve mesmo problema com o óleo sintético 5W30 e voltou ao óleo original 10W40 semi-sintético.
Alguns sites de carro também reforçam isso, por exemplo o Carrro na Web: https://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=3712&token=
Obrigado pela atenção!!!
Swytz Jose Silva tavares- Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/01/2024
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Esqueci de relatar outros problemas com o uso do 5W30 no meu versa 2014 1.6:
1. Tucho batendo por falta de óleo (RESOLVIDO), segundo meu mecânico o óleo mais fino 5W30 faz diminuir a pressão do óleo na bomba;
2. Não preenche totalmente a qte de óleo no VARIADOR de AVANÇO de VÁLVULAS.
É tanto que o carro ficou muito potente de baixa na saída.
Inclusive, já coloquei tanque de alcool duas vezes e a performance com gasolina ficou praticamente a mesma.
Antes com o óleo 5W30, a diferença de performance era como se no alcool o carro estivesse sem AR e com gasolina sempre com AR ligado.
O manual, também, indica que a potência e curva de torque é a mesma para ambos combustíveis.
1. Tucho batendo por falta de óleo (RESOLVIDO), segundo meu mecânico o óleo mais fino 5W30 faz diminuir a pressão do óleo na bomba;
2. Não preenche totalmente a qte de óleo no VARIADOR de AVANÇO de VÁLVULAS.
É tanto que o carro ficou muito potente de baixa na saída.
Inclusive, já coloquei tanque de alcool duas vezes e a performance com gasolina ficou praticamente a mesma.
Antes com o óleo 5W30, a diferença de performance era como se no alcool o carro estivesse sem AR e com gasolina sempre com AR ligado.
O manual, também, indica que a potência e curva de torque é a mesma para ambos combustíveis.
Swytz Jose Silva tavares- Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/01/2024
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
sim, considerando que no manual indica o uso do 10W40 me parece viável sim manter o uso do óleo. Os motores MR da Nissan foram projetados e desenvolvidos a muito tempo, numa época em que não se falava nestes óleos de viscosidade extremamente baixa (já tem óleo 0W15 no mercado). Estes óleos tem o objetivo de proteger o motor na partida a frio e oferecer menos resistência ao fluxo, que resulta provavelmente em menor consumo.
Mas eu sei também que tem muita gente usando o 10W40, por uma infinidade de razões e parece funcionar muito bem. Eu só defendo o 5W30 porque ainda acredito que o nível de aditivação dele é melhor, já que ainda não vi um 10W40 100% sintético SP.
Mas eu sei também que tem muita gente usando o 10W40, por uma infinidade de razões e parece funcionar muito bem. Eu só defendo o 5W30 porque ainda acredito que o nível de aditivação dele é melhor, já que ainda não vi um 10W40 100% sintético SP.
Swytz Jose Silva tavares gosta desta mensagem
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Amigos,
Muito obrigado pela consideração das respostas e diversas opiniões.
Em contato ontem (sexta-feira) com profissionais do SENAI CE aqui em Fortaleza realmente me alertaram que meu mecânico tinha razão em suas considerações, tais como:
1. A bomba de óleo de um motor originalmente projetado para óleo 10W40 (pela viscosidade, independente se sintético ou semi-sintético) não dar mesma vazão/pressão nominal para um óleo mais fino 5W30;
2. Assim, vai haver deficiência de lubrificação pontual, no meu caso tucho pararam de bater e se suspeita pela falta de força em baixa rotação que a válvula do VARIADOR de AVANÇO estava atuando deficitariamente;
Contudo, os profissionais do SENAI CE me alertaram que um motor com 100 mil km játem bastante folgas pra aceitar o óleo mais fino, o que pode ter feito a carbonização excessiva, já que existe a carbonização natural e não prejudicial ao motor (nem sabia desta).
Agora vou contactar a revista O MECANICO (Eng. Fernando Landolfo) e tirar esta dúvida.
Abraço a todos!!!
Muito obrigado pela consideração das respostas e diversas opiniões.
Em contato ontem (sexta-feira) com profissionais do SENAI CE aqui em Fortaleza realmente me alertaram que meu mecânico tinha razão em suas considerações, tais como:
1. A bomba de óleo de um motor originalmente projetado para óleo 10W40 (pela viscosidade, independente se sintético ou semi-sintético) não dar mesma vazão/pressão nominal para um óleo mais fino 5W30;
2. Assim, vai haver deficiência de lubrificação pontual, no meu caso tucho pararam de bater e se suspeita pela falta de força em baixa rotação que a válvula do VARIADOR de AVANÇO estava atuando deficitariamente;
Contudo, os profissionais do SENAI CE me alertaram que um motor com 100 mil km játem bastante folgas pra aceitar o óleo mais fino, o que pode ter feito a carbonização excessiva, já que existe a carbonização natural e não prejudicial ao motor (nem sabia desta).
Agora vou contactar a revista O MECANICO (Eng. Fernando Landolfo) e tirar esta dúvida.
Abraço a todos!!!
Swytz Jose Silva tavares- Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/01/2024
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
PERGUTA:
Será que alguém (além de mim) aqui tem NISSAN VERSA entre os anos 2012 e 2014 para comentar sobre o tipo de óleo que está usando atualmente?
E possíveis problemas realmente derivado por uso deste?
Obrigado!
Será que alguém (além de mim) aqui tem NISSAN VERSA entre os anos 2012 e 2014 para comentar sobre o tipo de óleo que está usando atualmente?
E possíveis problemas realmente derivado por uso deste?
Obrigado!
Swytz Jose Silva tavares- Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/01/2024
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Bom dia!!
A que interessar, segue o link OFICIAL do manual do proprietário de qq ano do carro nissan versa:
https://www.nissan.com.br/servicos/manuais/versa.html
Abraço!!
A que interessar, segue o link OFICIAL do manual do proprietário de qq ano do carro nissan versa:
https://www.nissan.com.br/servicos/manuais/versa.html
Abraço!!
Swytz Jose Silva tavares- Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/01/2024
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Meu relato: postei no fórum do March sobre o problema de baixar óleo. Meu carro (2012/2013) rodou pouco a vida toda, usou 10W-40 nos dois primeiros anos, depois 5W-30 até o início de Setembro desse ano, trocando sempre POR TEMPO. Vinha baixando do máximo para o mínimo na vareta entre as trocas.
Pois bem, voltei para o 10W-40 100% SINTÉTICO API SM (Ipiranga F1 Master). O motor, sobretudo nas retomadas de 3a em estradas, o barulho mudou bastante, mais silencioso, e depois de rodar aproximadamente 1700km desde a troca, não baixou óleo ainda.
Lembrando: Meu March é MEXICANO 2012/2013, no manual só fala em 10W-40.
Pois bem, voltei para o 10W-40 100% SINTÉTICO API SM (Ipiranga F1 Master). O motor, sobretudo nas retomadas de 3a em estradas, o barulho mudou bastante, mais silencioso, e depois de rodar aproximadamente 1700km desde a troca, não baixou óleo ainda.
Lembrando: Meu March é MEXICANO 2012/2013, no manual só fala em 10W-40.
pimenta59- Mensagens : 1753
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
WilsonM e Swytz Jose Silva tavares gostam desta mensagem
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Obrigado amigo pela importante informação.
Então, seu caso corrobora com o meu problema.
OBS: Já existe óleo API SN, sugiro substituir pelo SM mencionado.
Obrigado!!!
Então, seu caso corrobora com o meu problema.
OBS: Já existe óleo API SN, sugiro substituir pelo SM mencionado.
Obrigado!!!
pimenta59 escreveu:Meu relato: postei no fórum do March sobre o problema de baixar óleo. Meu carro (2012/2013) rodou pouco a vida toda, usou 10W-40 nos dois primeiros anos, depois 5W-30 até o início de Setembro desse ano, trocando sempre POR TEMPO. Vinha baixando do máximo para o mínimo na vareta entre as trocas.
Pois bem, voltei para o 10W-40 100% SINTÉTICO API SM (Ipiranga F1 Master). O motor, sobretudo nas retomadas de 3a em estradas, o barulho mudou bastante, mais silencioso, e depois de rodar aproximadamente 1700km desde a troca, não baixou óleo ainda.
Lembrando: Meu March é MEXICANO 2012/2013, no manual só fala em 10W-40.
Swytz Jose Silva tavares- Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/01/2024
Re: Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Boa noite!
Tenho um Versa 2016 com motor HR16DE, o óleo recomendado no manual é o 5W30. Tenho acompanhado e o consumo está por volta de 2l de óleo a cada 10mil km. Na revisão semana passada, troquei a válvula PCV (que fica na lateral esquerda, perto do coletor de admissão) pra ver se muda algo, mas hoje notei uma peça que fica conectada na mangueira do TBI e que é ligada ao motor:
Alguém sabe a função dessa caixa? Esse item pode dar defeito e estar jogando óleo em excesso para o motor queimar (como suspeitei que a válvula PCV estava fazendo)?
Tenho um Versa 2016 com motor HR16DE, o óleo recomendado no manual é o 5W30. Tenho acompanhado e o consumo está por volta de 2l de óleo a cada 10mil km. Na revisão semana passada, troquei a válvula PCV (que fica na lateral esquerda, perto do coletor de admissão) pra ver se muda algo, mas hoje notei uma peça que fica conectada na mangueira do TBI e que é ligada ao motor:
Alguém sabe a função dessa caixa? Esse item pode dar defeito e estar jogando óleo em excesso para o motor queimar (como suspeitei que a válvula PCV estava fazendo)?
evandrorech- Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/09/2018
Swytz Jose Silva tavares gosta desta mensagem
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