Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyOntem à(s) 10:08 pm por AmimXx

» Eu entendo de esportes
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyOntem à(s) 4:14 pm por PetieT

» Desbloqueio Central MultiApp Kicks 17/18
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyOntem à(s) 4:02 pm por Paulo CM

» Uma alternativa segura
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyOntem à(s) 1:45 pm por PetieT

» Diagrama Caixa de Fusíveis
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyOntem à(s) 8:45 am por lantisbr

» Eletro-ventilador (ventoinha, radiador) Novo Sentra B17 - Falta de Recall
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyTer Set 26, 2023 8:37 pm por Murilo Carvalho

» Consumo baixo Sentra 2011
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyTer Set 26, 2023 5:22 pm por Morsax

» Quero experimentar algo
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyTer Set 26, 2023 3:35 pm por PetieT

» SENTRA B17 - Pintura da grade frontal de prata para preto.
Alcool/gasolina - Página 3 EmptyTer Set 26, 2023 2:58 pm por Marcelo_Costa

Inscreva-se!

Alcool/gasolina

+17
Regina Célia Zanelatto
lamark
Evandro Cartaxo
Jordan Kanduxo
will.sir
MRB
MEN.
andre fachini
Wally
pimenta59
WilsonM
vitor m. o. silva
Treze
PauloEduardo
icefly
Volnir
leonardo lucas
21 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Alcool/gasolina - Página 3 Empty Re: Alcool/gasolina

Mensagem por Emerson68 Dom Out 15, 2017 1:26 am

Então vamos lá, ultima viagem realizada de ida e volta.  Foram aproximadamente 440 km na velocidade de 120 km/h.  Com alcool/Etanol, medido na bomba, abastecimento, fez 8.1 km/l.  Depois outro dia os mesmos 440 km na mesma velocidade de 120 km/h com gasolina Dt-Clean/Ipiranga, fez 12,5 km/l.  Sempre com Ar ligado 100% do tempo. Pista simples e pega-se um pouco de serra, 2 pessoas e 2 malas média.  Resumindo:

velocidade:  120 km/h  ( no piloto automatico)
Etanol: 8.1 km/l   ( R$ 2,90  o litro)
Gasolina: 12,5 km/l  ( R$ 4,43 o litro)
portanto a razão de 0,654%

Oleo: 5w30 SN Magnatec com militec-1, pneus calibrados a 33 psi, tanque com Perfect Clean.

Creio que possa melhorar após pegar o jeito de andar com o CVT, lance de aproveitar inércia, etc, etc.
A julgar pelo preço do Etanol aqui no MT (2,90) e gasolina (4,43), seria um pouquinho mais vantajoso o Etanol, porém
pela baixa autonomia com Etanol, estou dando preferencia pela gasolina. Quando venho pra capital dou preferencia pela Shell V-Power, sinto uma leve melhora no carro.

Com relação ao Militec, usei ele em um Fusion zero km que comprei em 2008, e o vendi com 126 mil km, o motor do carro estava lisinho, funcionando redondinho e silencioso, portanto acho que o militec fez seu papel a longo prazo, porisso tbem estou usando no Sentra SL desde que o comprei. Com relação a isto eu sou assim digamos "chato" com carro.  Faço uma espécie de controle de bordo, onde anoto tudo que faço no carro e a km registrado, então no caso do Fusion eu passei pro novo proprietario este diário de bordo, onde está anotado cada km e a manutenção feita, tipo Revisão, troca de oleo, pneu, velas, pastilha freio, bateria, etc, etc.  Neste 126 mil km o carro nunca me deixou na mão, é um bom carro, não posso reclamar, onde eu fazia 10 km/l com o Fusion estou fazendo 12,5 km/l com o sentra, mesma velocidade. Agora estou fazendo o mesmo com o Sentra SL e espero no minimo o mesmo resultado, com melhoras no lado do consumo é claro.
Emerson68
Emerson68

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Emerson68 Ter Out 31, 2017 9:28 pm

Rodar uns 6 a 10 km quando se troca de combustível, realmente é valido a informação e o procedimento, para que a central reconheça a nova mistura ou troca, evitando assim dificuldades na partida no outro dia de manhã. Li em um tópico ou site que sim, a troca de combustível ajuda na limpeza e lubrificação, tipo usa-se alguns tanques de Etanol/álcool e depois alguns de gasolina, ou usa-se álcool 1, 2 meses e depois gasolina 1, 2 meses ou mais, e que um combustível ajuda na limpeza dos resíduos do outro e na lubrificação. Eu uso mais gasolina, pelo fato do Sentra possuir baixa taxa de compressão 9,7:1 o qual veículos com taxa menor que 10:1 funcionam melhor com gasolina e vice-versa, se bem que no Sentra não nota-se qquer diferença, porém como a autonomia é maior na gasolina, dou preferencia a ela, e só abasteço de vez em quando com etanol/álcool e quando ainda acho a um preço muuuuiito bom, tipo mais de 30% mais barato que a gasolina, ou seja o preço do álcool tem que ser MENOR do que pegando o preço da gasolina e multiplicando por 0,7 ( no meu caso, sou mais rigoroso, multiplico por 0,67). Pois li em um outro tópico que os veículos flex possuem diferenças na performance nesta taxa dos 30% mais barato, na época vi que eles variavam entre 0,67 a 0,72. Daí o padrão da indústria de 0,7 ou 30%.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Sáb Nov 11, 2017 9:11 pm

Após alguns cálculos de consumo entre alcool e gasolina, cheguei a conclusão que Etanol no Sentra só se o preço for menor do que multiplicando o valor da gasolina por 0,67.

Exemplo:

Gasolina 4,43 x 0,67 = 2,96    Portanto só abasteceria se o etanol estiver menos que 2,96/l

Aqui onde moro seria esta a conta, na sua cidade vc teria que pegar o preço do litro da gasolina e multiplicar pelo 0,67. Pra valer a pena o etanol tem que estar abaixo do resultado que der a conta.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por andre fachini Dom Nov 12, 2017 9:03 am

Etanol no sentra acho que só vale na rodovia, na cidade ele consume muito alcool...mesmo dando na conta nem sei se na pratica funcionaria mesmo...rodovia sim...mas cidade...
andre fachini
andre fachini

Mensagem por Emerson68 Qui Nov 16, 2017 9:57 pm

Conforme podem ver neste link abaixo a eficiência energética de alguns modelos de veiculos qdo abastecidos com Etanol.  a Tabela no meio da pagina do link ilustra bem esta eficiência.  No caso o sentra acusa 67,6 %  daí meu motivo em multiplicar por 0,67.   Capisco ?

http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/11/10/interna_noticias,51573/gasolina-ou-etanol-confira-quais-carros-rodam-melhor-com-um-ou-outro.shtml

Emerson68
Emerson68

Mensagem por pimenta59 Sex Nov 17, 2017 2:09 am

Eu não me confiaria nesses dados não.

Começa logo pelo absurdo do Siena de 80%, como é que pode o Siena 1.4 com 80% e o Uno 1.4 com menos 69%, se são RIGOROSAMENTE O MESMO MOTOR?

Você é que têm que experimentar e ver se compensa.

Minhas certezas são: ambos os NISSAN daqui de casa (March e Sentra) são uma porcaria no álcool: consomem demais e não percebe-se melhora no desempenho, e olhe que eu costumo a andar no modo soviético. Da última vez que coloquei álcool, O March ficou com 6,9km/l (Gasosa faria 10~11).
pimenta59
pimenta59

Mensagem por Emerson68 Sáb Nov 18, 2017 7:24 pm

Will.Sir,

Então, misturar Etanol e gasolina em carros flex, não tem problema, nem quanto a proporção. A grande maioria dos carros se não for a totalidade, exceto o Sentra, dão boas diferenças quando se usa etanol ou gasolina. Normalmente quando se usa etanol o carro fica mais esperto, mais forte, ágil, pois há um aumento de torque e CVs, então fica melhor mesmo, porém o consumo aumenta. No caso do Sentra não existe isto (ou ela é muiuuiito sutil), o carro é o mesmo, responde igual, anda igual, dá partida igual, só aumenta o consumo igual aos outros veículos. Por experiência e autonomia, eu normalmente uso gasolina e só uso etanol quando o encontro em um preço muito baixo, tipo mais barato do que pegando o preço da gasolina x 0,67. No caso do Sentra daí passa a ter alguma economia com etanol, ou quando passa muuuuuuuiiiiito tempo na gasolina, daí tbem uso uns 2, 3, 4 tanques de etanol para "limpar" os resíduos da gasolina. Não sei se o Sentra é único a não mudar nada ou quase nada (salvo o consumo), mas o carro é o mesmo quando se uso qquer um dos combustíveis. Eu tbem o aconselharia a dar preferência a combustíveis de marca, Shell, BR, Ipiranga, etc, nada de desconhecidas, usar um bom oleo sintético 5w30 ou 10w40, e habituar-se ao display de economia no painel do carro, ajuda bastante. Por estes motivos e autonomia dou preferência a gasolina, para-se menos em postos, ganha-se tempo.

Por experiência própria já tive 1 corolla 1.8 Flex e tenho 1 Onix 1.4 Flex.  São 2 carros que quando estão com Etanol ou gasolina são muito diferentes. Já o Sentra não. Agora quer sentir realmente diferença em performance e autonomia, consiga com algum conhecido que trabalhe em Usina, compre uns 30 litros e alcool Anidro (99%) e complete o resto do tanque com alcool do posto ou gasolina. meu amigo, aí sim a coisa muda.  hehehehehe, fiz isso uma vez em um Gol 1.0 a alcool, o carro parecia e andava igual a 1.6.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Sáb Nov 18, 2017 8:08 pm

Eu vi isto, e acho que no caso Siena, pela tabela devem ter errado, é o único que destoa muito da média, pode ser um erro. No mais deu até pra acreditar pois eu já tinha chegado a conclusão de 67% para o Sentra e quando deu na tabela 67,6%, pensei, dá pra confiar. Portanto RATIFICO meu relato acima (umas 5, 6 mensagens acima). Os veículos Nissan, pelo menos o Sentra, se sai melhor na gasolina pela autonomia, e etanol só qdo muuuiiito barato, ou uns 3, 4 tanques só pra "limpar" resíduos da gasolina.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Sáb Nov 25, 2017 6:11 pm

Só para vcs terem uma idéia de que como aqueles 10 itens citados (oleo, pressão pneus, forma dirigir, etc, etc) influenciam no consumo do carro, resolvi dar um print numa parte de uma planilha que uso para medir o consumo do Sentra, tanto na cidade como na estrada, usando Etanol ou gasolina.

Alcool/gasolina - Página 3 Consum11
Emerson68
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Seg Dez 04, 2017 8:58 am

O que estou querendo dizer com as contas e planilha acima, seria o mesmo demonstrado na reportagem do link abaixo. Caso alguém queira entender mais, segue abaixo.

https://www.kbb.com.br/detalhes-noticia/abastecer-flex-etanol-ou-gasolina/?ID=37&utm_source=outbrain&utm_medium=cpc
Emerson68
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Sáb Dez 09, 2017 3:08 pm

Segue imagem da planilha atualizada e agora com um RESUMO ao lado para melhor entendimento ou demonstração.   isto baseado no consumo do meu veículo, na velocidade usada em ESTRADA e nos preços pagos no Litro do ETANOL ou Gasolina encontrados aqui onde moro.  Então estes valores vão ser um pouco diferentes do veículo de vcs devido algumas variáveis, mas dá pra ter uma idéia.

Alcool/gasolina - Página 3 Imagem10
Emerson68
Emerson68

Mensagem por WilsonM Sáb Dez 09, 2017 3:22 pm

deixa ver se eu entendi, em termos de R$ por km rodado, no seu caso, é mais vantajoso rodar com álcool?
WilsonM
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por Emerson68 Sáb Dez 09, 2017 3:28 pm

WilsonM escreveu:deixa ver se eu entendi, em termos de R$ por km rodado, no seu caso, é mais vantajoso rodar com álcool?

Pois é Wilson, é o que está parecendo mesmo.  Os preços do Etanol aqui e do consumo do meu carro, se eu não errei os cálculos, apontam mesmo pro Etanol como melhor opção.
Incrível, tbém achava que a gasolina seria mais econômico no meu caso, mas não é, aliás pelas contas dá uma diferença de 6,9 a 18% de economia na cidade e na estrada respectivamente.  Olha é inacreditável, e o interessante é que eu ainda imaginava que andava uns 60% em estrada e uns 40% cidade, mas não foi isto nos últimos 4 mil km não.

Resumindo é o seguinte:  
Basicamente a razão que estou pagando nos preços do Etanol e gasolina foi em média 0,639  (Etanol divido pela gasolina) e o consumo do meu carro na cidade a razão está em 0,716 (4,8 / 6,7)  e na estrada em 0,704  (8,1/11,5).  Daí o porque dos números apontando pro Etanol. O único inconveniente mesmo é a autonomia do carro com Etanol, o tanque deveria ser maior, tipo uns 10 a 15 litros a mais. Fala-se em 50/52L, duvido muito, acho que deve ser no máximo 48L, pois já andei no reserva 90 km, o computador acusava zerado a autonomia e já tinha andado uns 30/40 km zerado e quando abasteci enchendo até o talo mesmo, deu 46,5L.

Última edição por Emerson68 em Sáb Dez 09, 2017 3:57 pm, editado 1 vez(es)
Emerson68
Emerson68

Mensagem por WilsonM Sáb Dez 09, 2017 3:51 pm

bom, usar etano é até melhor, tem a vantagem de gerar menos carbono residual. Já que gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos que pode gerar combustão incompleta, motor que andou só com álcool costuma ter muito menos deposição de resíduos de combustão.

mas por via das dúvidas, use sempre a técnica de alternar gasolina e álcool, geralmente o pessoal faz 3x etanol por 1x de gasolina. A gasolina tem um poder detergente melhor, removendo eventuais gomas geradas pelo etanol.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por Emerson68 Sáb Dez 09, 2017 4:01 pm

Vou fazer um teste agora de usar 50% de cada.  Vamos ver como fica. Hoje mesmo abasteci, tinha só etanol no tanque e coloquei 25,5 de gasolina pra encher, teoricamente agora estaria meio a meio.

Resumindo bastante mesmo pode fazer uma conta só:  divida o  preço do Etanol pelo da gasolina aí onde vc mora.  Se der algo menor que 0,67 use ETANOL.  Entre 0,67 e 0,70 dá na mesma, acima disto use Gasolina.  A grosso modo seria isto.  (Postos BR, Shell ou Ipiranga)

Pode fazer de outra maneira tbém.
Quando ascender a luz do reserva, abasteça com x reais de etanol e ande até ascender novamente, daí abasteça os mesmos x reais de gasolina e ande
até ascender. Com isto saberá exatamente qual combustivel é mais economico financeiramente, não importando quanto cada um faz por km/l.

Não esqueça de zerar o hodometro pra medir o km andado, e é claro, tem que dirigir nas mesmas condições, formas e trajetos, com ou sem Ar nos 2 casos.

Com isto saberá quantos km andou com cada combustível gastando o mesmo dinheiro.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Ter Jun 12, 2018 8:49 pm

Como eu havia dito anteriormente, como o preço do Etanol está bem abaixo da gasolina, a razão de 59%, está compensando o uso do etanol mesmo, conforme podem ver na imagem.
Comparação feita com o Sentra com Etanol, depois com gasolina e comparando com o consumo do Fusion (que tinha antes). Então no percurso aproximado 850 km em estrada e
450 km em cidade, no mês, dão estes valores abaixo.

Fiz uma atualização com relação ao consumo atual com Etanol e Gasolina, e aos preços atuais dos combustíveis.

Alcool/gasolina - Página 3 Etanol15
Emerson68
Emerson68

Mensagem por Emerson68 Sex Set 07, 2018 7:23 pm

Hoje mais do que nunca compensa o Etanol mesmo, litro a R$ 2,65 contra R$ 4,90 da Gasolina. Tá louco.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por limafranco1 Seg Set 10, 2018 2:45 pm

To usando alcool ha 1 mes. Tambem acho que tem compensado, no final da conta.
Isso que subiu essa semana
Eu estava pagando 2,29. Agora está 2,59
A gasolina está na casa dos 4,40
limafranco1
limafranco1

Mensagem por icefly Seg Set 10, 2018 4:32 pm

Se no custo do km rodado tiver menor é isso que importa no final, não aquele cálculo dos 70% que acho falho.

Quem dera etanol no MA fosse na casa dos R$ 2,50.
icefly
icefly

Mensagem por Emerson68 Qui Set 20, 2018 11:07 am

Então, esse cálculo de 70% é valido pra maioria dos veiculos, na verdade é cerca de 70% +/-. Pelos meus calculos, o Sentra é +/- 66% pra valer a pena. Isto é você divide o preço do Etanol pelo da Gasolina e o resultado tem que ser menor que 0,66 pra compensar etanol.
No meu caso como subiu o Etanol, hoje tá 2,99 e gasolina tá 4,89, tá dando então 0,61. Ainda compensa Etanol.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por fabiano.negreiros Sáb Set 22, 2018 6:21 am

Aqui em SP encontro bom etanol por 2,59 contra 4,20 a gasolina. Certamente vale o Álcool
fabiano.negreiros
fabiano.negreiros

Mensagem por Emerson68 Sáb Set 22, 2018 3:59 pm

Vale lembrar de alternar de combustivel a cada 3, 4 meses, pra dar uma limpada nos resíduos do combustivel anterior, coisa de uns 2 tanques do outro combustível e vice-versa. tipo deixe chegar no reserva e abasteça, encha o tanque com o outro combustível.
Emerson68
Emerson68

Mensagem por WilsonM Ter Set 25, 2018 5:09 pm

e se em vez de alternar o combustível, eu usar uma mistura de álcool e gasolina? Estou com coisa de 50/50, o computador de bordo tá indicando 6,7 km/l, mas eu só andei coisa de 10 km até agora.

Vou variar a proporção de álcool, agora no verão, vou tentar ficar com uma proporção parecida com a E85 (85% de álcool) no máximo, e E50 no mínimo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagem por icefly Ter Set 25, 2018 6:54 pm

O nakay aqui ddo clube tem um topico onde ele relata o consumo no March 1.6 com várias misturas, medidas com leitor OBD2 e o Torque Pro, tenta fazer algo semelhante Wilson, mas isso demanda tempo, não vai ser algo que vai achar em 1 mês; acho que ele levou mais de ano monitorando isso Laughing
icefly
icefly

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo