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Calibragem dos pneus
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Nissan Clube :: Carros :: Clube Kicks
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Calibragem dos pneus
Acho meio estranho a calibragem dos pneus do Kicks: até 3 passageiros > D 32, T 32 || Mais de 3 passageiros > D 29 e T 44.
Se considerarmos um peso médio de 70kg p/pessoa, com 210kg a calibragem é 32 e 32; mas com 4 pessoas, ou seja, 280kg, a calibragem passa para 29 (menos 3) e 44 (mais 12).
Se considerarmos um peso médio de 70kg p/pessoa, com 210kg a calibragem é 32 e 32; mas com 4 pessoas, ou seja, 280kg, a calibragem passa para 29 (menos 3) e 44 (mais 12).
zewilton- Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/08/2016
Re: Calibragem dos pneus
Na verdade a leitura é por coluna e não linha, conforme a etiqueta afixada na parte interna. Assim a calibragem correta é:
Até 3 pax: 32 frente e 29 atrás
4-5 pax/carregado: 32 frente e 44 atrás.

Até 3 pax: 32 frente e 29 atrás
4-5 pax/carregado: 32 frente e 44 atrás.

rmedeiro4- Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/10/2016
Re: Calibragem dos pneus
Corretissima sua observação, obrigado!
Persiste, entretanto, minha estranheza ; pular de 29 para 44 (50%).
Persiste, entretanto, minha estranheza ; pular de 29 para 44 (50%).
zewilton- Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/08/2016
Re: Calibragem dos pneus
A questão da calibragem do Kicks além de ser complexa, o adesivo na coluna gera mais dúvidas. 32 na dianteira e 44 na traseira com 4 pessoas no carro; essas 4 pessoas devem ter em média 70 quilos? Caso haja duas pessoas com 40 ou 50 quilos, como fazer a calibragem correta, se o pulo de 32 para 44 é tão grande?
O manual não fala nada sobre o assunto, pede para olhar o adesivo. No meu caso ando com 4 pessoas, 67k+80k+68k+56K. Que álgebra ajudaria a descobrir as calibragens adequadas. Grato.
O manual não fala nada sobre o assunto, pede para olhar o adesivo. No meu caso ando com 4 pessoas, 67k+80k+68k+56K. Que álgebra ajudaria a descobrir as calibragens adequadas. Grato.
clecio- Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/03/2017
Re: Calibragem dos pneus
coloca 32 em tudo,
é menos estressante



Gork- Mensagens : 338
Data de inscrição : 15/12/2016
Idade : 48
Localização : SBC
Re: Calibragem dos pneus
Gork escreveu:coloca 32 em tudo,![]()
![]()
é menos estressante
Eu tbm! 32 em todos e resolvido.

N28- Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/05/2017
Localização : Recife
Re: Calibragem dos pneus
N28 escreveu:Gork escreveu:coloca 32 em tudo,![]()
![]()
é menos estressante
Eu tbm! 32 em todos e resolvido.![]()
Foi o que pensei. Valeu!
clecio- Mensagens : 13
Data de inscrição : 04/03/2017
Re: Calibragem dos pneus
Imagina vc indo viajar com a familia, passar uma semana em algum lugar. na ida poe 44, considerando 3 e mais a bagagem como 4, porque eles desconsideram. pra andar no lugar volta pra 29, pra voltar 44 de novo. seriaum inferno.
Gork- Mensagens : 338
Data de inscrição : 15/12/2016
Idade : 48
Localização : SBC
Re: Calibragem dos pneus
Eu não tive coragem de colocar 44. Coloquei 32 x 36
inkifire- Mensagens : 24
Data de inscrição : 09/01/2017
Re: Calibragem dos pneus
32 é o ideal entre conforto e consumo menor....caso esteja com muito, mas muito peso de passageiros e bagagem, coloca 34 na traseira..mais que isso fica desconfortavel, principalmente se rodar em paralelepipedos ou pegar trechos com terra....falo pq coloquei em meu veiculo na ultima viagem 35 em todos pneus...fica muito duro pra rodar em cidade e terra.....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Calibragem dos pneus
O engenheiro estuda 5 anos de faculdade, 3 de mestrado mais pelo menos uns 2 de doutorados, passa por diversos treinamentos, cursos, etc... para vir o Brasileiro e chegar à conclusão que 32 é mais seguro kkkkkkkkkkkk
Galera, esse valores são calculados e testados, não estão ali descritos de forma aleatória. Eles são calculados para alinhar conforto/segurança/consumo. Acreditem, esses valores são os ideais e os mais seguros para você e sua família.
Agora claro que o carro é de vocês, caso discordem, façam como quiserem!
Galera, esse valores são calculados e testados, não estão ali descritos de forma aleatória. Eles são calculados para alinhar conforto/segurança/consumo. Acreditem, esses valores são os ideais e os mais seguros para você e sua família.
Agora claro que o carro é de vocês, caso discordem, façam como quiserem!
LucasLameirinhas- Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/04/2018
igorde85@gmail.com gosta desta mensagem
Re: Calibragem dos pneus
Já usei 44 na estrada carro cheio e viagem foi ótima.
ArnaldoJr- Mensagens : 95
Data de inscrição : 30/11/2017
Re: Calibragem dos pneus
Essa questão de calibragem dos pneus deixa dúvidas em qualquer veículo.
Mas é bem simples. Essa carga de 32 - 29 é quando o veículo está carregando pouco peso. 2 ou 3 pessoas no máximo e o porta malas vazio. Essa diferença se dá porque a parte da frente do veículo é MUITO mais pesada que a parte traseira por causa do motor...
Agora os 32 - 44 é a condição de carga máxima do veículo. Um porta malas com 432 litros e 3 pessoas atrás é muita coisa...A depender do que se leve, isso pode superar os 600 kg (metade do peso do carro), por isso eles colocam essa carga toda...
Na prática o ideal é você analisar o seu perfil. Acredito que a grande maioria das pessoas andem com no máximo 3 pessoas no carro...Então usa nos 32 - 29 e fica calibrando uma vez por semana e sempre calibrar também quando for fazer uma viagem....Aí se você tiver a necessidade de carregar muito peso, aí você vai e coloca os 44...
Outra observação é o seguinte. Como o colega falou acima, há sim um estudo para determinar a melhor condição de rodagem do veículo...Um pneu com calibragem abaixo pode rasgar ao bater em um buraco simples, pois o pneu iria se chocar com a roda no impacto....Assim também, um pneu com calibragem acima do ideal pode fazer o veículo "pular", causando danos ao sistema de suspensão, ou até mesmo fazendo o motorista perder o controle e resultar em um acidente...
Resumindo. A dianteira é fixa em 32....E a traseira você pode variar com um mínimo de 29 e um máximo de 44, avaliando a carga que você vai levar...
O fabricante não vai ficar especificando todas as possibilidades, mas o que você não pode fazer é usar valores muito fora dessa margem...
Mas é bem simples. Essa carga de 32 - 29 é quando o veículo está carregando pouco peso. 2 ou 3 pessoas no máximo e o porta malas vazio. Essa diferença se dá porque a parte da frente do veículo é MUITO mais pesada que a parte traseira por causa do motor...
Agora os 32 - 44 é a condição de carga máxima do veículo. Um porta malas com 432 litros e 3 pessoas atrás é muita coisa...A depender do que se leve, isso pode superar os 600 kg (metade do peso do carro), por isso eles colocam essa carga toda...
Na prática o ideal é você analisar o seu perfil. Acredito que a grande maioria das pessoas andem com no máximo 3 pessoas no carro...Então usa nos 32 - 29 e fica calibrando uma vez por semana e sempre calibrar também quando for fazer uma viagem....Aí se você tiver a necessidade de carregar muito peso, aí você vai e coloca os 44...
Outra observação é o seguinte. Como o colega falou acima, há sim um estudo para determinar a melhor condição de rodagem do veículo...Um pneu com calibragem abaixo pode rasgar ao bater em um buraco simples, pois o pneu iria se chocar com a roda no impacto....Assim também, um pneu com calibragem acima do ideal pode fazer o veículo "pular", causando danos ao sistema de suspensão, ou até mesmo fazendo o motorista perder o controle e resultar em um acidente...
Resumindo. A dianteira é fixa em 32....E a traseira você pode variar com um mínimo de 29 e um máximo de 44, avaliando a carga que você vai levar...
O fabricante não vai ficar especificando todas as possibilidades, mas o que você não pode fazer é usar valores muito fora dessa margem...
smilodon- Mensagens : 92
Data de inscrição : 05/03/2018
feraBR gosta desta mensagem
Re: Calibragem dos pneus
Não esquecendo que os pneus devem ser calibrados sempre com os pneus frios. De preferência sair de casa e já ir diretamente para um posto mais próximo.
Outro fator é a variação da temperatura externa que quando varia muito acaba sendo necessário calibrar o pneu novamente. Se você calibra o pneu numa temperatura de 30ºC e alguns dias depois a máxima não passa de 20ºC (muito comum em São Paulo e no sul do país) você terá que calibrar os pneus novamente pois dá uma variação razoável.
Outro fator é a variação da temperatura externa que quando varia muito acaba sendo necessário calibrar o pneu novamente. Se você calibra o pneu numa temperatura de 30ºC e alguns dias depois a máxima não passa de 20ºC (muito comum em São Paulo e no sul do país) você terá que calibrar os pneus novamente pois dá uma variação razoável.
Shorts- Mensagens : 330
Data de inscrição : 23/12/2017
Localização : Guarulhos/SP
Re: Calibragem dos pneus
não confundir problema de calibragem e alinhamento com..
Por favor, KICKIS. Tenho a dizer que o volante é muito manteiga e perigoso, não se pode descuidar nada, com aumento de velocidade o sistema não atua para manter o carro na mão, mínimo descuido e ele sai mesmo. Tanto faz a 20 ou 120 a direção se mantém muito sensível. Experimentei veículo concorrente E com mais velocidade a dirigibilidade fica mais na mão, fiquei preocupado. Fui para estrada com um amigo para ele comprovar, não falei do incomodo, ele foi claro, ou tem pneu com calibragem errada ou o sistema elétrico do volante não funciona no sentido de deixar na mão a direção em alta velocidade. Por favor me oriente, é caso de ir na assistência ou é assim mesmo o veículo não dispõe do recurso. OBRIGADA
https://dinamicarpneus.com.br/direcao-eletrica-progressiva-entenda-aqui/
""..... A sensação de ter o carro na mão é muito importante, inclusive para a segurança do motorista e dos passageiros. Não sentir nenhuma resistência no volante ao fazer uma curva causa insegurança para quem está dirigindo. Com esse sistema, quando o carro está em alta velocidade, a direção fica quase mecânica. Quem estiver guiando, sente mais firmeza ao volante..."""...
Por favor, KICKIS. Tenho a dizer que o volante é muito manteiga e perigoso, não se pode descuidar nada, com aumento de velocidade o sistema não atua para manter o carro na mão, mínimo descuido e ele sai mesmo. Tanto faz a 20 ou 120 a direção se mantém muito sensível. Experimentei veículo concorrente E com mais velocidade a dirigibilidade fica mais na mão, fiquei preocupado. Fui para estrada com um amigo para ele comprovar, não falei do incomodo, ele foi claro, ou tem pneu com calibragem errada ou o sistema elétrico do volante não funciona no sentido de deixar na mão a direção em alta velocidade. Por favor me oriente, é caso de ir na assistência ou é assim mesmo o veículo não dispõe do recurso. OBRIGADA
https://dinamicarpneus.com.br/direcao-eletrica-progressiva-entenda-aqui/
""..... A sensação de ter o carro na mão é muito importante, inclusive para a segurança do motorista e dos passageiros. Não sentir nenhuma resistência no volante ao fazer uma curva causa insegurança para quem está dirigindo. Com esse sistema, quando o carro está em alta velocidade, a direção fica quase mecânica. Quem estiver guiando, sente mais firmeza ao volante..."""...
CAIUBI- Mensagens : 214
Data de inscrição : 24/05/2017
Localização : OURINHOS/SP
Re: Calibragem dos pneus
Passou da hora de banir esse psicopata.....
ArnaldoJr- Mensagens : 95
Data de inscrição : 30/11/2017
Re: Calibragem dos pneus
Concordo...De cara percebe-se que é um usuário que chegou aqui só pra fazer flood nos tópicos com muita desinformação e reclamações duvidosas, com o intuito de denegrir o nome do carro...
Se realmente for um proprietário (a) com problemas, está reclamando da maneira errada...Não se reclama saindo copiando a mesma mensagem e colando em todos os tópicos. Ainda mais no tom que ele tem colocado, afirmando que não é um defeito e sim uma característica do carro...Só que se isso fosse verdade, todos saberiam! E NÃO É VERDADE! O carro é muito bom! Tem suas falhas como qualquer outro carro, mas essa reclamação dele NÃO PROCEDE!
Na minha opinião já deveriam ter banido mesmo...Olha o nick do indivíduo...Chega assim floodando tudo, não agrega em nada aqui!
Se realmente for um proprietário (a) com problemas, está reclamando da maneira errada...Não se reclama saindo copiando a mesma mensagem e colando em todos os tópicos. Ainda mais no tom que ele tem colocado, afirmando que não é um defeito e sim uma característica do carro...Só que se isso fosse verdade, todos saberiam! E NÃO É VERDADE! O carro é muito bom! Tem suas falhas como qualquer outro carro, mas essa reclamação dele NÃO PROCEDE!
Na minha opinião já deveriam ter banido mesmo...Olha o nick do indivíduo...Chega assim floodando tudo, não agrega em nada aqui!
smilodon- Mensagens : 92
Data de inscrição : 05/03/2018
Re: Calibragem dos pneus
Apoiado, Wilson, abre uma enquete se for o caso, mas ja temos 3 votos pra tirar o 123456789 do fórum. Primeiro o cara não coloca nem o nome, só aí ja da pra ver que não ta preocupado com as coisas.
AndreMelo- Mensagens : 213
Data de inscrição : 19/11/2015
Localização : Itajubá - MG
Re: Calibragem dos pneus
Pode contar com o meu voto tbm...E vou além! Concordo em banir e dar descarga em toda essa merda que ele largou por aqui.AndreMelo escreveu:Apoiado, Wilson, abre uma enquete se for o caso, mas ja temos 3 votos pra tirar o 123456789 do fórum. Primeiro o cara não coloca nem o nome, só aí ja da pra ver que não ta preocupado com as coisas.
smilodon- Mensagens : 92
Data de inscrição : 05/03/2018
Re: Calibragem dos pneus
Se eu fosse admin, já teria banido. Tolerância zero com psicopatas. Não é a primeira graça dele.
ArnaldoJr- Mensagens : 95
Data de inscrição : 30/11/2017
Re: Calibragem dos pneus
por hora, acho que não veremos mais este usuário postando por aqui.
mas aproveitei para ler o tópico todo, eu não tinha prestado muita atenção até agora, e pra mim foi uma surpresa encontrar uma recomendação de 44 libras de pressão.
Algum de vocês já usou este nível de pressão nos pneus?
Pneu com pressão muito alta tem menor superfície de contato com o solo, um pouco menos de aderência portanto. Se não estiver com carga, é melhor prevenir e voltar a pressão a níveis mais baixos.
mas aproveitei para ler o tópico todo, eu não tinha prestado muita atenção até agora, e pra mim foi uma surpresa encontrar uma recomendação de 44 libras de pressão.
Algum de vocês já usou este nível de pressão nos pneus?
Pneu com pressão muito alta tem menor superfície de contato com o solo, um pouco menos de aderência portanto. Se não estiver com carga, é melhor prevenir e voltar a pressão a níveis mais baixos.
Re: Calibragem dos pneus
Wilson, eu ja usei.
Em uma descida para praia com o carro com 4 adultos e mala até no teto (literalmente).
O que pude perceber é que a rodagem ficou normal e não ficou pulando igual um cabrito, e ajustou a questão do farol subir o angulo devido ao peso, ninguem reclamou na estrada.
Porém ao chegar na praia nos dias de estadia eu voltei a calibragem, ficar com 44 sem carga não tem condições, parece um cavalinho de tão duro.
Adotei portanto a seguinte postura, a recomendação é de 29 a 44(quando com carga maxima), então quando estou eu e minha esposa uso os 29 ou até 3 pessoas no carro. Se estou com 3 pessoa mais mala ou 4 pessoas eu coloco 35. Tive bons resultados, inclusive com a área de contato do pneu com o solo que ficou satisfatória em todos os casos.
Abraços!
Em uma descida para praia com o carro com 4 adultos e mala até no teto (literalmente).
O que pude perceber é que a rodagem ficou normal e não ficou pulando igual um cabrito, e ajustou a questão do farol subir o angulo devido ao peso, ninguem reclamou na estrada.
Porém ao chegar na praia nos dias de estadia eu voltei a calibragem, ficar com 44 sem carga não tem condições, parece um cavalinho de tão duro.
Adotei portanto a seguinte postura, a recomendação é de 29 a 44(quando com carga maxima), então quando estou eu e minha esposa uso os 29 ou até 3 pessoas no carro. Se estou com 3 pessoa mais mala ou 4 pessoas eu coloco 35. Tive bons resultados, inclusive com a área de contato do pneu com o solo que ficou satisfatória em todos os casos.
Abraços!
AndreMelo- Mensagens : 213
Data de inscrição : 19/11/2015
Localização : Itajubá - MG
feraBR gosta desta mensagem
Pressão de pneus de 44 libras só se for para vc chegar todo quebrado na viagem, esse engenheiro deve estar tomando cachaça demais kkk
LucasLameirinhas escreveu:O engenheiro estuda 5 anos de faculdade, 3 de mestrado mais pelo menos uns 2 de doutorados, passa por diversos treinamentos, cursos, etc... para vir o Brasileiro e chegar à conclusão que 32 é mais seguro kkkkkkkkkkkk
Galera, esse valores são calculados e testados, não estão ali descritos de forma aleatória. Eles são calculados para alinhar conforto/segurança/consumo. Acreditem, esses valores são os ideais e os mais seguros para você e sua família.
Agora claro que o carro é de vocês, caso discordem, façam como quiserem!
Eliseu Vieira- Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/12/2022
Re: Calibragem dos pneus
LucasLameirinhas escreveu:O engenheiro estuda 5 anos de faculdade, 3 de mestrado mais pelo menos uns 2 de doutorados, passa por diversos treinamentos, cursos, etc... para vir o Brasileiro e chegar à conclusão que 32 é mais seguro kkkkkkkkkkkk
Galera, esse valores são calculados e testados, não estão ali descritos de forma aleatória. Eles são calculados para alinhar conforto/segurança/consumo. Acreditem, esses valores são os ideais e os mais seguros para você e sua família.
Agora claro que o carro é de vocês, caso discordem, façam como quiserem!
Eu já fui para Bahia varias vezes e fiz varios testes de pressão dos pneus, se o carro estiver cheio e/ou pesado e você não colocar os pneus traseiros em 44 psi, o farol fica muito alto e cega todos que vem em sentido contrario
igorde85@gmail.com- Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/03/2023

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