Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» etanol ou gasolina?
Câmbio CVT - Ajuda EmptyHoje à(s) 1:57 pm por Dagoberto

» Como posso encontrar um cassino on-line confiável?
Câmbio CVT - Ajuda EmptyHoje à(s) 11:18 am por augustusXg

» Relé da Bomba - Onde Encontrar
Câmbio CVT - Ajuda EmptyHoje à(s) 9:03 am por lenhador2001

» APRESENTAÇAO
Câmbio CVT - Ajuda EmptyOntem à(s) 5:12 pm por WilsonM

» Bomba de combustível queimando
Câmbio CVT - Ajuda EmptyOntem à(s) 3:04 pm por Cadu Rezende

» Bomba de combustível queimando
Câmbio CVT - Ajuda EmptyOntem à(s) 3:03 pm por Cadu Rezende

» Limpador do pára-brisa com mau funcionamento
Câmbio CVT - Ajuda EmptyOntem à(s) 2:50 pm por WilsonM

» Apresentação
Câmbio CVT - Ajuda EmptyOntem à(s) 9:32 am por absilva

» Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Câmbio CVT - Ajuda EmptyOntem à(s) 9:05 am por WilsonM

Inscreva-se!


Câmbio CVT - Ajuda

+6
lpz
PangaDayWalker
PauloEduardo
MEN.
WilsonM
Paulo Moraes Jr.
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Sáb Nov 19, 2016 9:18 am

Pessoal, bom dia. Por favor, comprei um Versa UNIQUE, mas nunca tive carro automático, estou pesquisando sobre "câmbios", poderiam me falar em qual situação eu utilizo a letra "L - low" e o "Overdrive".

Pesquisei sobre o "Overdrive", alguns dizem que é para ultrapassagem, mas na verdade não, pois ele não aumenta a velocidade, ele limita, que o correto seria seu uso em descidas  íngremes para usar o freio motor.

O L - low, é para usar em subidas íngremes (tipo shopping etc.), agora que vem minha dúvida:

Tanto vi que pode usar o Overdrive em descida como subida, e o "L - low", também em subida e em descida, quando uso UM E OUTRO POR FAVOR.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por WilsonM Sáb Nov 19, 2016 9:39 am

deixa em D e nem esquenta a cabeça.

Mas se quiser mesmo usar:
em L só se for pegar uma subida muito forte, se for descida leve dá para usar como freio motor. De D para L evite mudar em velocidades muito altas, até uns 40km/h dá para mudar sem dar tranco no carro. Esse L é muito útil em países frios, onde tem neve. No Brasil, talvez para trafegar em pistas com barro.

O/D vc pode desligar antes da entrada de curva por exemplo, o carro agarra no chão e diminui um pouco a velocidade, facilita fazer a curva, mas use com cuidado e moderção.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Sáb Nov 19, 2016 10:12 am

WilsonM escreveu:deixa em D e nem esquenta a cabeça.

Mas se quiser mesmo usar:
em L só se for pegar uma subida muito forte, se for descida leve dá para usar como freio motor. De D para L evite mudar em velocidades muito altas, até uns 40km/h dá para mudar sem dar tranco no carro. Esse L é muito útil em países frios, onde tem neve. No Brasil, talvez para trafegar em pistas com barro.

O/D vc pode desligar antes da entrada de curva por exemplo, o carro agarra no chão e diminui um pouco a velocidade, facilita fazer a curva, mas use com cuidado e moderção.

WilsonM, Obrigado amigo, comprei esse carro com tanto suor que não quero dar pau no câmbio, por isso estou vendo vídeos e perguntando sabe.

A função O/D - na verdade não serve para ultrapassagem né ? posso usar em uma descida se for MUITO ÍNGREME ?


O "L - LOW", posso usar saindo da garagem de um prédio que a subida é íngreme ?

Pelo que entendi, na verdade o CVT ele é diferenciado né, faz praticamente TUDO, mas queria saber se precisar usar né.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Sáb Nov 19, 2016 10:16 am

WilsonM escreveu:deixa em D e nem esquenta a cabeça.

Mas se quiser mesmo usar:
em L só se for pegar uma subida muito forte, se for descida leve dá para usar como freio motor. De D para L evite mudar em velocidades muito altas, até uns 40km/h dá para mudar sem dar tranco no carro. Esse L é muito útil em países frios, onde tem neve. No Brasil, talvez para trafegar em pistas com barro.

O/D vc pode desligar antes da entrada de curva por exemplo, o carro agarra no chão e diminui um pouco a velocidade, facilita fazer a curva, mas use com cuidado e moderção.

---

A função do Overdrive -OFF que vem nesse carro, por padrão ELA SEMPRE VEM LIGADA NÉ ? EU QUE DESLIGO EM CASO DE NECESSIDADE NE, aí acusa no painel que está desligada a função ?

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Sáb Nov 19, 2016 10:20 am

WilsonM escreveu:deixa em D e nem esquenta a cabeça.

Mas se quiser mesmo usar:
em L só se for pegar uma subida muito forte, se for descida leve dá para usar como freio motor. De D para L evite mudar em velocidades muito altas, até uns 40km/h dá para mudar sem dar tranco no carro. Esse L é muito útil em países frios, onde tem neve. No Brasil, talvez para trafegar em pistas com barro.

O/D vc pode desligar antes da entrada de curva por exemplo, o carro agarra no chão e diminui um pouco a velocidade, facilita fazer a curva, mas use com cuidado e moderção.


---

Tem uma rua que sempre passo que ela é muito íngreme, posso descer de boa no D ou posso usar o L ou o O/D para isso ? Tipo saída de shopping sabe "descidas íngremes".

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por WilsonM Sáb Nov 19, 2016 10:25 am

para ultrapassagem, soca o pé até o fundo no acelerador, o carro vai perceber e acelerar o motor te entregando a potência que ele tem, esta manobra é chamada de "Kick-down".

Se desligar o O/D o motor até vai subir o giro, simulando uma reduzida. No dia-a-dia não é muito usual, a gente não costuma dirigir como se estivessemos em uma pista de corrida.

para sair da garagem do prédio até pode usar o L. mas não sei se precisa. Eu nem uso em garagem de shopping por exemplo, que costumam ter rampas bem inclinadas e bem longas como no Shopping Bourbon e no shopping Iguatemi, em D me dá a velocidade que eu sempre preciso.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por MEN. Sáb Nov 19, 2016 4:27 pm

Só a título de informação,para melhor compreensão,o L equivale a 1ª marcha,implicando em caso de uso, em aumento do giro,consequentemente aumento do consumo,o mesmo ocorre quando vc utiliza o Overdrive em off,e te digo por experiência própria,que o consumo nesse caso aumenta consideravelmente,podendo observar claramente o marcador de combustível abaixando,dependendo da distância percorrida,por isso o melhor é seguir na íntegra,o aconselhamento do Wilson ( colocar em D,e de fato não esquentar a cabeça ),até porque,o modo drive,vai te atender a contento tanto na subida,quanto na descida.
Por fim,uma última informação ,em relação ao Overdrive off,aprendi na prática,em que pese,não ser indicado para ultrapassagens,esse botão pode te auxiliar instântaneamente,para elevação do giro/colocando o carro,em determinadas situações,numa faixa de torque mais adequada,para referida ultrapassagem,pois,com o pé no acelerador,percebe-se que o carro ainda acelera/ e avança,no entanto,no exato momento,em que vc tira ou alivia o pé do acelerador,no modo Overdrive off,ele atua como freio-motor,chegando-se ,portanto, a duas conclusões:1)tão logo seja feita a ultrapassagem o botão deve ser "ligado"-Overdrive/on,para que não ocorra o acima mencionado...ele atue como freio-motor,anulando a aceleração do carro/perdendo velocidade e... 2)o melhor realmente, é fazer o kick-down,conforme, supramencionado pelo nosso caro colega Wilson,e sendo assim,em 1 segundo aproximadamente,terá a força/aceleração necessária para realizar as ultrapassagens,aliviando/o pé do acelerador,logo após!!
abs MEN.
MEN.
MEN.

Mensagens : 105
Data de inscrição : 05/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por WilsonM Sáb Nov 19, 2016 4:53 pm

valeu pelo comentário, MEN. trouxe várias considerações que eu não tinha comentado.

Sobre o freio motor para descidas, tem uma descida bem forte perto de casa, eu coloco em L no início da descida, se eu não ajudar com o freio do carro, chego com o motor a quase 4000 rpm no final da descida.

Imagino que nesta condição acabo aquecendo desnecessariamente o fluido do CVT, ou seja nem acho muito útil esta posição L pra gente aqui no Brasil.

Outra coisa, detesto ficar mexendo muito em muito elementos mecânicos, isto é pedir para ter problema de desgaste mais rápido.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Sáb Nov 19, 2016 5:25 pm

WilsonM escreveu:para ultrapassagem, soca o pé até o fundo no acelerador, o carro vai perceber e acelerar o motor te entregando a potência que ele tem, esta manobra é chamada de "Kick-down".

Se desligar o O/D o motor até vai subir o giro, simulando uma reduzida. No dia-a-dia não é muito usual, a gente não costuma dirigir como se estivessemos em uma pista de corrida.

para sair da garagem do prédio até pode usar o L. mas não sei se precisa. Eu nem uso em garagem de shopping por exemplo, que costumam ter rampas bem inclinadas e bem longas como no Shopping Bourbon e no shopping Iguatemi, em D me dá a velocidade que eu sempre preciso.

---

WilsonM, agradeço por tudo sua atenção, realmente eu tinha muitas dúvidas em relação ao uso.
Vou colocar tudo em prática e aviso vocês viu, obrigado.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Sáb Nov 19, 2016 5:31 pm

MEN. escreveu:Só a título de informação,para melhor compreensão,o L equivale a 1ª marcha,implicando em caso de uso, em aumento do giro,consequentemente aumento do consumo,o mesmo ocorre quando vc utiliza o Overdrive em off,e te digo por experiência própria,que o consumo nesse caso aumenta consideravelmente,podendo observar claramente o marcador de combustível abaixando,dependendo da distância percorrida,por isso o melhor é seguir na íntegra,o aconselhamento do Wilson ( colocar em D,e de fato não esquentar a cabeça ),até porque,o modo drive,vai te atender a contento tanto na subida,quanto na descida.
Por fim,uma última informação ,em relação ao Overdrive off,aprendi na prática,em que pese,não ser indicado para ultrapassagens,esse botão pode te auxiliar instântaneamente,para elevação do giro/colocando o carro,em determinadas situações,numa faixa de torque mais adequada,para referida ultrapassagem,pois,com o pé no acelerador,percebe-se que o carro ainda acelera/ e avança,no entanto,no exato momento,em que vc tira ou alivia o pé do acelerador,no modo Overdrive off,ele atua como freio-motor,chegando-se ,portanto, a duas conclusões:1)tão logo seja feita a ultrapassagem o botão deve ser "ligado"-Overdrive/on,para que não ocorra o acima mencionado...ele atue como freio-motor,anulando a aceleração do carro/perdendo velocidade e... 2)o melhor realmente, é fazer o kick-down,conforme, supramencionado pelo nosso caro colega Wilson,e  sendo assim,em 1 segundo aproximadamente,terá a força/aceleração necessária para realizar as ultrapassagens,aliviando/o pé do acelerador,logo após!!
       abs MEN.

--

MEN, obrigado. Na verdade na internet tem muita "baboseira", pois, falaram que era para "ultrapassar, um falou que usa o modo "L" para descer se for muito íngreme, fiquei pensando, como vai descer se o "L" equivale a 1ª marcha, é forcar demais o carro.

Resumindo tudo, praticamente não usar nada disso (se for usar, LIMITADO), pois 99,9% a modo "D" corresponde tanto na SUBIDA COMO NA DESCIDA.

É que eu levantei essa questão por medo de forçar o câmbio, forçar o carro, forçar tudo por má utilização sabe.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por PauloEduardo Sáb Nov 19, 2016 7:00 pm

Paulo, o L é para ser usado em descidas íngremes sim. Se é uma subida para se subir em primeira num carro manual então não há problema algum em usar o L tanto para subir quanto para descer. Pode ficar tranquilo que não força o carro. O L é feito para isso.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por MEN. Dom Nov 20, 2016 11:53 am

Ok!! só reiterando: aumento de giro/consumo,não implica em necessariamente,estar forçando o carro.
não sei,qual o seu estado,mas vou dar um exemplo,aqui no Rio de Janeiro, para exemplificar a importância,do modo "LOW"...tente imaginar,que vc resolva levar sua família,de carro, para visitar o cristo redentor (fica localizado lá no pico de uma montanha),e quem já foi lá, sabe que é uma loucura!! a subida é sinuosa,e a inclinação vai aumentando,quanto mais próximo do ápice..não tem como correr, é para se deslocar em baixa velocidade,e utilizando toda a força do carro,sendo assim,o modo low,é perfeito (para ser utilizado,quando se está chegando próximo ao cristo-trecho de subida extremamente acentuado),pois,se estivesse dirigindo um carro manual, certamente utilizaria a 1ª marcha...e por ocasião da descida, é engraçado parece que o carro vai literalmente,rolar ou tombar nas curvas,faz-se necessário,igualmente,utilizar-se do modo low,pelo menos no ínicio da descida(trecho mais acentuado),de modo a travar mais o carro,pois, caso contrário,se descesse em drive(nada impede!!),porém,o carro desceria completamente solto,obrigando a vc,fazer uso do freio de forma  muito mais intensa.
portanto, é fato, que todas essas funções low/Overdrive off e outras mais,tem sim importância,pois,não é possível prever as situações que vc irá se encontrar,sendo certo,que cabe a vc conhecer o seu carro, e fazer uso de acordo com a situação que se apresentar.
Por fim,em relação a subida/descida íngreme,futuramente,com o intuito de alertar,vou compartilhar uma experiência negativa,que tive no mirante de Niterói,na qual por muito pouco não me acidentei seriamente/..vou abrir um tópico específico.
abs. MEN.
MEN.
MEN.

Mensagens : 105
Data de inscrição : 05/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Dom Nov 20, 2016 1:09 pm

MEN. escreveu:Ok!! só reiterando: aumento de giro/consumo,não implica em necessariamente,estar forçando o carro.
não sei,qual o seu estado,mas vou dar um exemplo,aqui no Rio de Janeiro, para exemplificar a importância,do modo "LOW"...tente imaginar,que vc resolva levar sua família,de carro, para visitar o cristo redentor (fica localizado lá no pico de uma montanha),e quem já foi lá, sabe que é uma loucura!! a subida é sinuosa,e a inclinação vai aumentando,quanto mais próximo do ápice..não tem como correr, é para se deslocar em baixa velocidade,e utilizando toda a força do carro,sendo assim,o modo low,é perfeito (para ser utilizado,quando se está chegando próximo ao cristo-trecho de subida extremamente acentuado),pois,se estivesse dirigindo um carro manual, certamente utilizaria a 1ª marcha...e por ocasião da descida, é engraçado parece que o carro vai literalmente,rolar ou tombar nas curvas,faz-se necessário,igualmente,utilizar-se do modo low,pelo menos no ínicio da descida(trecho mais acentuado),de modo a travar mais o carro,pois, caso contrário,se descesse em drive(nada impede!!),porém,o carro desceria completamente solto,obrigando a vc,fazer uso do freio de forma  muito mais intensa.
portanto, é fato, que todas essas funções low/Overdrive off e outras mais,tem sim importância,pois,não é possível prever as situações que vc irá se encontrar,sendo certo,que cabe a vc conhecer o seu carro, e fazer uso de acordo com a situação que se apresentar.
Por fim,em relação a subida/descida íngreme,futuramente,com o intuito de alertar,vou compartilhar uma experiência negativa,que tive no mirante de Niterói,na qual por muito pouco não me acidentei seriamente/..vou abrir um tópico específico.
abs. MEN.


---

MEN, obrigado. Você foi muito atencioso.

Vou colocar em pratico tudo aqui e volto para contar como foi para vocês.

Então eu posso utilizar o modo "L - LOW e Overdrive OFF", tanto em SUBIDA COMO EM DESCIDA né ? cabendo cada caso cada caso para utilização.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Dom Nov 20, 2016 1:10 pm

PauloEduardo escreveu:Paulo, o L é para ser usado em descidas íngremes sim. Se é uma subida para se subir em primeira num carro manual então não há problema algum em usar o L tanto para subir quanto para descer. Pode ficar tranquilo que não força o carro. O L é feito para isso.

--

Paulo, então respondeu minha pergunta para o "MEN", muitíssimo obrigado meu querido.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por MEN. Dom Nov 20, 2016 6:54 pm

Sanado a dúvida sobre a utilização do "LOW' ( atuando como se uma 1ª marcha,estivesse engrenada...para ser usado em baixa velocidade ),o mesmo não ocorre com o Overdrive off...pode ser usado em alta velocidade.

Exemplos:1) vc vem numa via a 120km/h e mais na frente tem uma curva,em vez de pisar no freio,vc pode acionar o Overdrive no modo off(irá perceber que atua "tipo uma reduzida",dependendo do manuseio do acelerador e velocidade(não irá nem precisar pisar no freio!!),poupando o sistema de freio-pastilha e disco;dando uma sensação maior de segurança,principalmente em dias chuvosos ,com pista molhada...

2)nada impede também que numa descida em baixa velocidade,vc utilize o Overdrive off(terá o mesmo efeito,portanto,enquanto que o "LOW",fica limitado a baixa velocidade;o ''OVERDRIVE OFF",serve para ser utilizado tanto em baixa velocidade,quanto em alta,o carro fica como se tivesse limitado a rotação de uma terceira marcha (marcha também de força)...

enfim,saiba,que esse botãozinho fascinante,não quebra!!se quiser pode utilizá-lo,diversas vezes ao dia,como diversos outros integrantes do nissan clube,que ficam brincando de passar "marcha",com o botãozinho...kkkk (eu incluso!!),agora tem um porém,não só o consumo aumentará,bem como,proporcionará um desgaste maior do fluído do câmbio,que trabalhará numa rotação maior,o que isso significa,em termos de estimativa,enquanto que vc terá que trocar o fluído de câmbio com 60mil km(manutenção preventiva- ideal),por ter utilizado o botão em diversas ocasiões;outro proprietário,que primou por rodar em baixíssimas rotações,deixando o carro desenvolver normalmente,com uma condução suave, é bem provável,que só precise trocar aos 80mil km ou mais, dependendo da coloração do fluído.

Finalizando,dentro da cidade no anda e pará de sinais,consumo e desgaste é mínimo...agora se resolver viajar no modo Overdrive off,ou utilizá-lo em trajetos mais longos,fazendo constantemente "reduzidas",não resta dúvida, é óbvio,o consumo será maior(com desgaste do fluído tb maior);lembre-se que o sistema xtronic cvt (nova geração-60% dos componentes novos/30% menos atrito),é robusto e  preparado,para esse tipo de utilização (ficar ligando e desligando o Overdrive,não irá forçar o cvt, tampouco, irá quebrar,somente o que ocorrerá, será o descrito acima, ok!!

abs. MEN.
MEN.
MEN.

Mensagens : 105
Data de inscrição : 05/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por PangaDayWalker Seg Nov 21, 2016 7:54 am

Overdrive é aquela marcha "a mais" que tem nos carros. Por exemplo, qdo dizemos que um carro tem 5 marchas, ele na verdade tem 4 apenas, a quinta funciona como overdrive. Ela é apenas um marcha mais longa para baixar a rotacao do carro e gastar menos em viagens (estrada).

Qdo voce desliga o OD, o que voce esta fazendo é tirando esta quinta marcha e voltando para apenas 4 (sei que CVT nao tem troca, é apenas um exemplo). Por isso voce sente como uma freio motor.

Sobre o LOW, é usado apenas em 2 ocasioes. Uma voce tem uma subida muito ingreme (uma rampa de shopping por exemplo) onde voce parou antes de começar a subir (uma cancela por exemplo), antes de subir é interessante passar para L para que o carro nao tente "passar para segunda". Onibus normalmente voce percebe muito isso. Ele para num ponto antes de uma subida, dai qdo ele arranca em primeira, no meio da subida ele tente passar para segunda, dai volta para primeira, dai passa para segunda, dai volta para primeira de novo. Para evitar estes desgastes voce mantem ele em 1 em LOW.

Tente evitar OD OFF. Se voce se preocupa com consumo, deixe ele sempre ligado. Dificilmente voce vai precisar ficar mexendo tanto assim em carro automatico.

PangaDayWalker

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Seg Nov 21, 2016 11:42 am

MEN. escreveu:Sanado a dúvida sobre a utilização do "LOW' ( atuando como se uma 1ª marcha,estivesse engrenada...para ser usado em baixa velocidade ),o mesmo não ocorre com o Overdrive off...pode ser usado em alta velocidade.

Exemplos:1) vc vem numa via a 120km/h e mais na frente tem uma curva,em vez de pisar no freio,vc pode acionar o Overdrive no modo off(irá perceber que atua "tipo uma reduzida",dependendo do manuseio do acelerador e velocidade(não irá nem precisar pisar no freio!!),poupando o sistema de freio-pastilha e disco;dando uma sensação maior de segurança,principalmente em dias chuvosos ,com pista molhada...

2)nada impede também que numa descida em baixa velocidade,vc utilize o Overdrive off(terá o mesmo efeito,portanto,enquanto que o "LOW",fica limitado a baixa velocidade;o ''OVERDRIVE OFF",serve para ser utilizado tanto em baixa velocidade,quanto em alta,o carro fica como se tivesse limitado a rotação de uma terceira marcha (marcha também de força)...

enfim,saiba,que esse botãozinho fascinante,não quebra!!se quiser pode utilizá-lo,diversas vezes ao dia,como diversos outros integrantes do nissan clube,que ficam brincando de passar "marcha",com o botãozinho...kkkk (eu incluso!!),agora tem um porém,não só o consumo aumentará,bem como,proporcionará um desgaste maior do fluído do câmbio,que trabalhará numa rotação maior,o que isso significa,em termos de estimativa,enquanto que vc terá que trocar o fluído de câmbio com 60mil km(manutenção preventiva- ideal),por ter utilizado o botão em diversas ocasiões;outro proprietário,que primou por rodar em baixíssimas rotações,deixando o carro desenvolver normalmente,com uma condução suave, é bem provável,que só precise trocar aos 80mil km ou mais, dependendo da coloração do fluído.

-

MEN., precisão absoluta sobre a utilização do [Low e Overdrive Off], cada uma falava uma coisas "nesses sites", que eu estava sem entender quando usava um e outro.

Agradeço pela paciência e ajuda, assim que chegar o carro vou colocar tudo isso em prático para postar como que está sendo. Muitíssimo obrigado.

Finalizando,dentro da cidade no anda e pará de sinais,consumo e desgaste é mínimo...agora se resolver viajar no modo Overdrive off,ou utilizá-lo em trajetos mais longos,fazendo constantemente "reduzidas",não resta dúvida, é óbvio,o consumo será maior(com desgaste do fluído tb maior);lembre-se que o sistema xtronic cvt (nova geração-60% dos componentes novos/30% menos atrito),é robusto e  preparado,para esse tipo de utilização (ficar ligando e desligando o Overdrive,não irá forçar o cvt, tampouco, irá quebrar,somente o que ocorrerá, será o descrito acima, ok!!

abs. MEN.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Paulo Moraes Jr. Seg Nov 21, 2016 11:48 am

PangaDayWalker escreveu:Overdrive é aquela marcha "a mais" que tem nos carros. Por exemplo, qdo dizemos que um carro tem 5 marchas, ele na verdade tem 4 apenas, a quinta funciona como overdrive. Ela é apenas um marcha mais longa para baixar a rotacao do carro e gastar menos em viagens (estrada).

Qdo voce desliga o OD, o que voce esta fazendo é tirando esta quinta marcha e voltando para apenas 4 (sei que CVT nao tem troca, é apenas um exemplo). Por isso voce sente como uma freio motor.

Sobre o LOW, é usado apenas em 2 ocasioes. Uma voce tem uma subida muito ingreme (uma rampa de shopping por exemplo) onde voce parou antes de começar a subir (uma cancela por exemplo), antes de subir é interessante passar para L para que o carro nao tente "passar para segunda". Onibus normalmente voce percebe muito isso. Ele para num ponto antes de uma subida, dai qdo ele arranca em primeira, no meio da subida ele tente passar para segunda, dai volta para primeira, dai passa para segunda, dai volta para primeira de novo. Para evitar estes desgastes voce mantem ele em 1 em LOW.

Tente evitar OD OFF. Se voce se preocupa com consumo, deixe ele sempre ligado. Dificilmente voce vai precisar ficar mexendo tanto assim em carro automatico.


---

PangaDayWalker, obrigado meu querido. Eu já passei da idade de fazer loucuras sabe, agora minha namorada fala que pareço mais um "tiozão" rs, mas de fato eu ando bem tranquilo, sempre busco sair mais cedo nos meus compromissos, para evitar problemas. Eu vou conduzir o carro da forma mais calma possível, até porque não tem como eu manter o padrão que mantinha no MANUAL, sair engatando as marchas sem ao menos o carro parar etc, agora com câmbio automático precisa ter mais cuidado sabe e mais calma.

É que na verdade eu sou um curioso, meu pai tem uma carro automático, mas nunca andei, ele é do tipo "CADA UM COM O SEU" rs, mas NUNCA VI ele mexendo no câmbio, tudo em "D", mas como eu gosto de "fuçar" e se existe aquelas opções é para serem usadas nas situações específicas sabe, por isso vou usar quando realmente precisar, até porque como o [MEN], comentei *há desgaste e há consumo maior* do combustível.

Paulo Moraes Jr.

Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por lpz Dom Dez 11, 2016 12:16 pm

Uso o LOW quando percebo que patina em subidas com chuva, ou quando parei e preciso cortar um cruzamento e estou numa subida, onde enfio o pé até o final do acelerador e preciso agilidade e confiança, mas aí já tem que voltar pro D antes que suba a velocidade. Nunca passei dos 30km/h em "L" e só usei uma vez em descida ingrime de terra, por ter medo de perder o freio ou travar as rodas , mas confesso que deu medo de quebrar rsrs, mas é feito pra isso tb, claro que em baixa velocidade.

Já o OverDrive OFF (quando acende a luz no painel), muito bom pra descidas qd se precisa frear, nas entradas de curvas pra fazê-las com mais motor ou mesmo com mais atenção pra uma freada, ou simplesmente querendo uma "Reduzida de marcha manual". Pra freio motor é muito muito bom!

Esse cambio CVT é muito bom! Estou surpreso positivamente com ele.
Não gostei do sistema eletrônico do pedal, mas aí é outra conversa...

lpz
lpz

Mensagens : 41
Data de inscrição : 15/10/2016
Localização : Sorocaba/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Vinicius.VS Dom Dez 11, 2016 3:01 pm

lpz escreveu:Uso o LOW quando percebo que patina em subidas com chuva, ou quando parei e preciso cortar um cruzamento e estou numa subida, onde enfio o pé até o final do acelerador e preciso agilidade e confiança, mas aí já tem que voltar pro D antes que suba a velocidade. Nunca passei dos 30km/h em "L" e só usei uma vez em descida ingrime de terra, por ter medo de perder o freio ou travar as rodas , mas confesso que deu medo de quebrar rsrs, mas é feito pra isso tb, claro que em baixa velocidade.

Já o OverDrive OFF (quando acende a luz no painel), muito bom pra descidas qd se precisa frear, nas entradas de curvas pra fazê-las com mais motor ou mesmo com mais atenção pra uma freada, ou simplesmente querendo uma "Reduzida de marcha manual". Pra freio motor é muito muito bom!

Esse cambio CVT é muito bom! Estou surpreso positivamente com ele.
Não gostei do sistema eletrônico do pedal, mas aí é outra conversa...


Qual sistema eletronico do pedal?

Vinicius.VS

Mensagens : 52
Data de inscrição : 20/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por lpz Seg Dez 12, 2016 10:40 pm

disse pedal, querendo dizer acelerador eletronico.

pra mim, ruim. perceptível principalmente ao sair de lombadas, onde o carro esta devagar e sem aceleração, se tentar acelerar suavemente pra que nao dê tranco e suba tranquilamente a aceleração, ele não faz, parece motorista ruim que tira o pé da embreagem com força e o carro fica dando tranco nas trocas de marcha.

Vc pisa bem leve, não responde de imediato e de repente ele faz o percurso todo de uma vez. Isso só acontece quando se está com a rotação muito baixa e com o carro em movimento.

Pra se ter uma ideia eu sou tão chato com isso, que eu preferia queimar embreagem ao dar o tranco nos passageiros no carro, saída bem suave.

Percebi que a saida fica suave quando o OVERDRIVE está OFF, a aceleração flui sem problemas que citei acima, mas eu ficar apertando o botão toda vez que saio de lombada, nada a ver ne.

Talvez seja coisa de nego chato igual eu sou, mas isso não deveria ser assim. Acelerou, nem que seja um pouco, tem que responder na hora.
lpz
lpz

Mensagens : 41
Data de inscrição : 15/10/2016
Localização : Sorocaba/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Vinicius.VS Seg Dez 12, 2016 11:55 pm

lpz escreveu:disse pedal, querendo dizer acelerador eletronico.

pra mim, ruim. perceptível principalmente ao sair de lombadas, onde o carro esta devagar e sem aceleração, se tentar acelerar suavemente pra que nao dê tranco e suba tranquilamente a aceleração, ele não faz, parece motorista ruim que tira o pé da embreagem com força e o carro fica dando tranco nas trocas de marcha.

Vc pisa bem leve, não responde de imediato e de repente ele faz o percurso todo de uma vez. Isso só acontece quando se está com a rotação muito baixa e com o carro em movimento.

Pra se ter uma ideia eu sou tão chato com isso, que eu preferia queimar embreagem ao dar o tranco nos passageiros no carro, saída bem suave.

Percebi que a saida fica suave quando o OVERDRIVE está OFF, a aceleração flui sem problemas que citei acima, mas eu ficar apertando o botão toda vez que saio de lombada, nada a ver ne.

Talvez seja coisa de nego chato igual eu sou, mas isso não deveria ser assim. Acelerou, nem que seja um pouco, tem que responder na hora.

Acelerador eletronico é meio chatinho as vezes...

Nunca usei e não sei se presta, mas aquele touch Booster será que não ajuda? alguém que já usou poderia dar uma dica.

Vinicius.VS

Mensagens : 52
Data de inscrição : 20/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por PangaDayWalker Ter Dez 13, 2016 10:34 am

Nao 'e exclusividade do Versa. Todos os carros CVTs que dirigi ate agora tem um delay no pisar do acelerador e na resposta. Se pisar mais ele tem o mesmo delay mas da impressao apenas que ele responde mais rapido. Normalmente o modo Sport retira isso.

PangaDayWalker

Mensagens : 294
Data de inscrição : 20/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por lpz Ter Dez 13, 2016 12:25 pm

PangaDayWalker escreveu:Nao 'e exclusividade do Versa. Todos os carros CVTs que dirigi ate agora tem um delay no pisar do acelerador e na resposta. Se pisar mais ele tem o mesmo delay mas da impressao apenas que ele responde mais rapido. Normalmente o modo Sport retira isso.


huuummm.... bom saber pra não xingar muito os japas rsrs, quem sabe resolvam isso mais no futuro... Cool
lpz
lpz

Mensagens : 41
Data de inscrição : 15/10/2016
Localização : Sorocaba/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por WilsonM Ter Dez 13, 2016 1:12 pm


tem duas coisas que podem dar a sensação de delay na aceleração.

o acelerador não é por cabo, mas por potenciometro. Quando a gente pisa no acelerador o potenciômetro tem de "ler" a posição do pedal, e depois transmitir a informação a injeção, isto pode ter talvez alguns milissegundos de delay.

Esta sensação de delay é mais sentida nas ultrapassagens, quando a gente pisa fundo, o potenciometro manda a leitura para a ECU, que acelera o motor e o câmbio CVT busca uma nova relação de marcha. Parece demorado, mas é o mesmo tempo que levaria para a gente pisar na embreagem, reduzir uma marcha e acelerar novamente.

depois, para por o carro em movimento não é o CVT que causa delay, mas sim o conversor de torque, peça comum em muitos carros automáticos. Quando o carro está parado o conversor de torque gira livremente. Quando a gente engata o D e acelera, a bomba do CVT aumenta a pressão do fluido, forçando as hélices do conversor a girar. Neste momento, só com pressão do fluido o câmbio ainda parece patinar. Quando o carro atinge uma certa velocidade, o conversor "acopla", e o carro começa a desenvolver velocidade mais facilmente.

Uma parte do problema que o câmbio pode parecer meio lerdo, é porque a Nissan pode ter programado o câmbio visando economia de combustível e para preservar o equipamento.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12784
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio CVT - Ajuda Empty Re: Câmbio CVT - Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos