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Novo motor da Koenigsegg dispensa comando de válvulas
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Novo motor da Koenigsegg dispensa comando de válvulas
Novo motor da Koenigsegg dispensa comando de válvulas
Tecnologia criada pela Koenigsegg promete menos atrito e consumo de combustívelMotor não tem válvulas
A companhia sueca Koenigsegg está investindo na quebra de paradigmas. Após apresentar um esportivo híbrido que não tem câmbio, o Regera, a empresa mostrou, durante o Salão de Guangzhou, na China, a versão final do Freevalve, projeto de um motor a combustão sem comando de válvulas.
O conceito inovador substitui o eixo que aciona a abertura das válvulas por atuadores eletro-hidropneumáticos. Esse recurso comanda cada uma das válvulas independentemente. O Freevalve foi financiado pela Qoros, marca de luxo da Chery. O primeiro motor com o sistema é um 1.6 turbo de 230 cv e 32,6 mkgf que equipará carros da marca chinesa.
O propulsor é 50 mm mais baixo e 70 mm mais estreito que um motor convencional. Isso reduz o tamanho do cofre do e permite oferecer mais espaço interno no carro.
Segundo a Koenigsegg, a tecnologia reduz o uso de peças móveis no conjunto completo do motor. Essa solução leva à perda de 20 kg no peso, em comparação com motores equivalentes que trazem comando de válvulas.
PEÇAS DISPENSADAS
Na exaustão, parte das válvulas libera os gases direto para o escape e outra para o turbo. Assim, é dispensado também o “wastegate”, responsável por controlar o fluxo de ar para a turbina, regulando a pressão. O propulsor também perdeu o corpo do acelerador, que comanda a quantidade de ar na admissão.
Sua função também passa a ser realizada pelas próprias válvulas, dentro das câmaras de combustão. Entre outros benefícios, essa solução proporciona melhoria na resposta do propulsor em baixas rotações.
A capacidade de gerenciar melhor a exaustão gera mais eficiência na queima da mistura ar-combustível mesmo com o motor frio. Isso permite dispensar também o catalisador sem aumentar as emissões de poluentes. De acordo com a Koenigsegg, com o motor frio a peça não é mais necessária para controlar a poluição.
Como a variação de abertura das válvulas é infinita, há a possibilidade de transformar o motor, que tem ciclo Otto, em ciclo Miller, mantendo a válvula de admissão aberta por mais tempo. Isso reduz o consumo de combustível sem perda de potência.
O sistema está pronto e agora passa pela fase final de calibração para chegar aos carros. O lado negativo é o custo alto, enquanto não houver produção em escala da tecnologia.
Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,novo-motor-da-koenigsegg-dispensa-comando-de-valvulas,30359,0.htm
Abraços,
Re: Novo motor da Koenigsegg dispensa comando de válvulas
Arretado. Espero que chegue logo aos carros mais comuns no dia-a-dia.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Novo motor da Koenigsegg dispensa comando de válvulas
Maravilhoso..mas já mencionada alto custo.....pra chegar em carros"comuns" se tudo correr bem e tiver incentivos..ou cópias da tecnologia...daqui uns 10 anos...e olhe lá....
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Novo motor da Koenigsegg dispensa comando de válvulas
Bote mais de 20 anos pro arranjo se espalhar, e isso se vingar mesmo.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Novo motor da Koenigsegg dispensa comando de válvulas
É mais uma revolução nos motores a combustão.
Não faz muito tempo que aposentaram a dupla platinado/condensador (e os mecânicos não gostaram disso); depois foi o carburador que saiu de cena (foi substituído pela injeção eletrônica).
Agora temos injeção direta de combustível, câmbio sem engrenagens e sem marchas definidas (CVT), carros com alerta de pontos cegos (que o motorista não vê) e por ai vai...
Não faz muito tempo que aposentaram a dupla platinado/condensador (e os mecânicos não gostaram disso); depois foi o carburador que saiu de cena (foi substituído pela injeção eletrônica).
Agora temos injeção direta de combustível, câmbio sem engrenagens e sem marchas definidas (CVT), carros com alerta de pontos cegos (que o motorista não vê) e por ai vai...
absilva- Mensagens : 1241
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
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