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Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Com certeza paralelo kkkkk, 67,00 paguei dele, esqueci a marca...mas ele não é ele (mecanico acabou de desmontar) será que pode ser a mola que esta sem borracha e por ser bem mole, ao passar em buracos mais fundos bate?
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Desmontou os dois lados? Peça par encapar mas molas. Se não deixe. Mas não. Não é problema de fim de curso. Senão os batentes já tinham ido para o espaço. Além, disso os amortecedores do Sentra são de dupla ação. Endurecem no fim de curso. Por isso mesmo tropicalizado o carro ainda "pula" um pouco em pisos muito ruins. E o coxim não precisa estar quebrado para gerar barulho. Pode estar com a borracha "mole" ou com folga na bucha onde entra a haste do amortecedor.
Mas tem certeza que este barulho não vem da barra estabilizadora já que as buchas estão folgadas?
Mas tem certeza que este barulho não vem da barra estabilizadora já que as buchas estão folgadas?
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
boa tarde, comprei um sentra 2007 e gostaria de saber sobre as molas que vc Paulo Eduardo esta comercializando e o valor total com frete o cep é 8673525,obrigado.
gisele dias- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/11/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Seja bem vinda ao fórum, Gisele.
As molas podem ser adquiridas diretamente com o nosso fornecedor. Entre em contato com Francisco P.F. pelo email: sacmolasmaster@gmail.com.
Diga que é do fórum da Nissan (Paulo Eduardo) e terá condições especiais de compra.
O procedimento completo da Tropicalização (amaciamento) da suspensão pode ser encontrado aqui: http://www.nissanclube.net.br/t67-tropicalizacao-da-suspensao-dura-do-nissan-sentra-b16-antigo-sentra#315
Vai gostar do resultado. Melhora bem o desconforto gerado pela dura suspensão original do carro.
As molas podem ser adquiridas diretamente com o nosso fornecedor. Entre em contato com Francisco P.F. pelo email: sacmolasmaster@gmail.com.
Diga que é do fórum da Nissan (Paulo Eduardo) e terá condições especiais de compra.
O procedimento completo da Tropicalização (amaciamento) da suspensão pode ser encontrado aqui: http://www.nissanclube.net.br/t67-tropicalizacao-da-suspensao-dura-do-nissan-sentra-b16-antigo-sentra#315
Vai gostar do resultado. Melhora bem o desconforto gerado pela dura suspensão original do carro.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
PauloEduardo escreveu:Desmontou os dois lados? Peça par encapar mas molas. Se não deixe. Mas não. Não é problema de fim de curso. Senão os batentes já tinham ido para o espaço. Além, disso os amortecedores do Sentra são de dupla ação. Endurecem no fim de curso. Por isso mesmo tropicalizado o carro ainda "pula" um pouco em pisos muito ruins. E o coxim não precisa estar quebrado para gerar barulho. Pode estar com a borracha "mole" ou com folga na bucha onde entra a haste do amortecedor.
Mas tem certeza que este barulho não vem da barra estabilizadora já que as buchas estão folgadas?
Não tenho certeza de nada..kkk,ele montou de volta e vou pedir as buchas, tem alguma marca ou algum lugar que me indica? Fora Ml, vi na RRparts agora e sai 32,00 cada, são duas né...mas importadas....tenacity.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
é perigoso fazer essas alterações pois o carro fica sim mais macio... mas por que será que a equipe de engenheiros(estudaram anos pra fazer o q fazem e mesmo assim nao fazem sozinhos) não pensou nisso?
nickandrei- Mensagens : 63
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Porque ele foi desenvolvido para rodar em estradas boas, americanas, etc...e a não ser o motor, do mais é o mesmo carro de lá, e convenhamos, asfalto Brasil é um dos piores de qualidade e manutenção...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Perigoso não é porque Fluence e Megane tem a mesma plataforma, peso, porte e potência e são bem mais macios. E eles não tem nada de perigosos. O Sentra ficará igual a eles. A carga das dessas novas molas foram baseadas nestes dois carros por uma fábrica de molas que também tem engenheiros. Não é gambiarra.
Os engenheiros da Nissan escolheram um acerto mais duro de suspensão por opção apenas. Quiseram dar um ar mais esportivo ao carro como no Civic. Lá nos EUA Sentra é carro barato para jovem. Aqui é carro de alto padrão.
Tanto que o Novo Sentra teve a suspensão amaciada para o Brasil e é mais potente do que o americano.
Os engenheiros da Nissan escolheram um acerto mais duro de suspensão por opção apenas. Quiseram dar um ar mais esportivo ao carro como no Civic. Lá nos EUA Sentra é carro barato para jovem. Aqui é carro de alto padrão.
Tanto que o Novo Sentra teve a suspensão amaciada para o Brasil e é mais potente do que o americano.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Cara, eu já "brinquei" com automodelismo e sei q faz muita diferença entre acerto de suspensão.
A troca das molas de nada vale se o amortecedor não for preparado pra tal situação. A suspensão não é apenas mola, é todo um conjunto que tem que ser reajustado.
Se o amortecedor tem um óleo mais denso, ele vai ser mais duro, é obvio que vai chegar a um limite de conforto.
Se o amortecedor tem um óleo mais fluido, vc tem uma suspensão mais macia.
O fato do carro "rolar" mais na pista faz com que o centro de gravidade seja mudado nas curvas fazendo com que as rodas internas à curva tenham menos aderência e assim gerando um coeficiente de aderência total menor!
Para pessoas que não viajam muito, não imprimem muita velocidade ou levam o carro quase no extremo, a modificação será muito bem vinda. Mas pra quem viaja... já não aconselho pois vc está mudando o nível de segurança do carro.
E respondendo à sua comparação com outros carros... o motor 1cm mais baixo muda totalmente o centro de gravidade, o câmbio 1 cm mais baixo tb, o tanque de combustível 1cm pra traz ou pra frente tb...
Em resumo, pequenas alterações que provavelmente vc não observou pode fazer com q o carro receba essas molas mais macias sem comprometer a segurança.
Já notei o fluence com o teto mais baixo que o sentra... isso muda muita coisa!
Pensem nisso... os caras estudaram ANOS para projetar... chega alguém e muda o projeto sem teste nem cálculo e jura de pé junto que fica bom!
Num acidente o mecânico que jurou q ficava bom vai pagar pelo menos as velas do velório?
A troca das molas de nada vale se o amortecedor não for preparado pra tal situação. A suspensão não é apenas mola, é todo um conjunto que tem que ser reajustado.
Se o amortecedor tem um óleo mais denso, ele vai ser mais duro, é obvio que vai chegar a um limite de conforto.
Se o amortecedor tem um óleo mais fluido, vc tem uma suspensão mais macia.
O fato do carro "rolar" mais na pista faz com que o centro de gravidade seja mudado nas curvas fazendo com que as rodas internas à curva tenham menos aderência e assim gerando um coeficiente de aderência total menor!
Para pessoas que não viajam muito, não imprimem muita velocidade ou levam o carro quase no extremo, a modificação será muito bem vinda. Mas pra quem viaja... já não aconselho pois vc está mudando o nível de segurança do carro.
E respondendo à sua comparação com outros carros... o motor 1cm mais baixo muda totalmente o centro de gravidade, o câmbio 1 cm mais baixo tb, o tanque de combustível 1cm pra traz ou pra frente tb...
Em resumo, pequenas alterações que provavelmente vc não observou pode fazer com q o carro receba essas molas mais macias sem comprometer a segurança.
Já notei o fluence com o teto mais baixo que o sentra... isso muda muita coisa!
Pensem nisso... os caras estudaram ANOS para projetar... chega alguém e muda o projeto sem teste nem cálculo e jura de pé junto que fica bom!
Num acidente o mecânico que jurou q ficava bom vai pagar pelo menos as velas do velório?
nickandrei- Mensagens : 63
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Desculpem se fui um pouco grosso, mas é pq eu estou cansado de mecânicos quererem armengar as coisas do carro jurando que é bom e dando a vc uma falsa impressão de melhora.
nickandrei- Mensagens : 63
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Vc viu os novos amortecedores da cofap? Foram desenvolvidos para dar mais conforto(são mais mole) do que os originais, eu que uso os top da Sachs então, são mais duros ainda....kkkk
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
nickandrei escreveu:Desculpem se fui um pouco grosso, mas é pq eu estou cansado de mecânicos quererem armengar as coisas do carro jurando que é bom e dando a vc uma falsa impressão de melhora.
Imagina, é seu ponto de vista...eu uso molas do megane 1.6 no meu sentra, estou contente, já viajei muito para Sul de Minas(serras e muitas curvas), e não deu diferença alguma no comportamento do antes e depois, no meu, nem em altas velocidades.....faço curvas a mais de 100 km/h bem fechadas e nada, mesmo com chuva....sei lá eu gostei e faria de novo, inclusive penso em um dia colocar a novas molas e os cofap, se preciso for, sem medo algum...isso se eu não vender meu Sentra primeiro....kkkkk
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Ai eu concordo.. a cofap tem engenheiros pra isso... dai eu concordo em trocar...
andre fachini escreveu:Vc viu os novos amortecedores da cofap? Foram desenvolvidos para dar mais conforto(são mais mole) do que os originais, eu que uso os top da Sachs então, são mais duros ainda....kkkk
nickandrei- Mensagens : 63
Data de inscrição : 19/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Nick, o problema é que você não sabe de toda a história. Isso tudo estava documentado no antigo fórum e infelizmente tudo se perdeu.
Em 2007, quando o B16 foi lançado nos EUA, o acerto de suspensão foi criticado pela imprensa especializada. E em testes de estabilidade o carro acabou nem indo tão bem. Era um acerto meio descabido, onde a dureza excessiva não se traduzia necessariamente em estabilidade ou segurança. E olha que lá as estradas são boas.
No antigo fórum a discussão sobre a suspensão maluca do B16 vem praticamente desde seu início em 2009.
Em 2010 um antigo membro do fórum, inconformado com a suspensão do carro o levou pessoalmente numa empresa de SP especializada em suspensões e preparação, a Suspentécnica: http://www.suspentecnica.com.br
Os caras colocaram o carro naquelas máquinas que medem o trabalho da suspensão e traçam um gráfico na tela do computador.
Os técnicos ficaram de cabelo em pé. Disseram que nunca haviam visto aquilo. O acerto da suspensão era totalmente descabido. Os amortecedores tinham carga excessiva e nem conversavam direito com as molas que eram duras demais. Ficaram horrorizados. E as críticas americanas foram confirmadas. Do jeito que estava toda essa dureza não iria se traduzir necessariamente em estabilidade ou segurança.
Originalmente, apesar da carroceria "rolar" pouco a aderência total do carro não é lá essas coisas. Para ser franco acho o carro mais perigoso originalmente até. Ele te induz a achar que tem uma estabilidade que na verdade não tem. O pessoal "hardcore" do antigo clube reclamava que saía forte de traseira no limite, sem aviso.
Durante anos debati aqui, estudei. E como disse a fábrica de molas também tem técnicos e engenheiros que entendem a fundo a dinâmica dos veículos.
Não iria colocar em risco a vida de ninguém, minha e de minha família se não tivesse certeza do que estou fazendo.
Os 12348483783 engenheiros da Nissan erraram feio na suspensão do B16. As causas não sei. Assim como erram até hoje indicando a troca do óleo do CVT somente aos 100k rodados, contrariando o próprio fabricante do câmbio (Jatco) que indica um prazo menor. Por que fazem isso também não sei.
Em 2007, quando o B16 foi lançado nos EUA, o acerto de suspensão foi criticado pela imprensa especializada. E em testes de estabilidade o carro acabou nem indo tão bem. Era um acerto meio descabido, onde a dureza excessiva não se traduzia necessariamente em estabilidade ou segurança. E olha que lá as estradas são boas.
No antigo fórum a discussão sobre a suspensão maluca do B16 vem praticamente desde seu início em 2009.
Em 2010 um antigo membro do fórum, inconformado com a suspensão do carro o levou pessoalmente numa empresa de SP especializada em suspensões e preparação, a Suspentécnica: http://www.suspentecnica.com.br
Os caras colocaram o carro naquelas máquinas que medem o trabalho da suspensão e traçam um gráfico na tela do computador.
Os técnicos ficaram de cabelo em pé. Disseram que nunca haviam visto aquilo. O acerto da suspensão era totalmente descabido. Os amortecedores tinham carga excessiva e nem conversavam direito com as molas que eram duras demais. Ficaram horrorizados. E as críticas americanas foram confirmadas. Do jeito que estava toda essa dureza não iria se traduzir necessariamente em estabilidade ou segurança.
Originalmente, apesar da carroceria "rolar" pouco a aderência total do carro não é lá essas coisas. Para ser franco acho o carro mais perigoso originalmente até. Ele te induz a achar que tem uma estabilidade que na verdade não tem. O pessoal "hardcore" do antigo clube reclamava que saía forte de traseira no limite, sem aviso.
Durante anos debati aqui, estudei. E como disse a fábrica de molas também tem técnicos e engenheiros que entendem a fundo a dinâmica dos veículos.
Não iria colocar em risco a vida de ninguém, minha e de minha família se não tivesse certeza do que estou fazendo.
Os 12348483783 engenheiros da Nissan erraram feio na suspensão do B16. As causas não sei. Assim como erram até hoje indicando a troca do óleo do CVT somente aos 100k rodados, contrariando o próprio fabricante do câmbio (Jatco) que indica um prazo menor. Por que fazem isso também não sei.
Última edição por PauloEduardo em Qui Nov 26, 2015 11:47 am, editado 4 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Sobre os Cofap, são sim mais suaves do que os originais. E seguram tão bem nas curvas quanto.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Só complementando...
Não esquecer que mesmo em carros de competição, existem vários acertos de suspensão possíveis, tanto em relação a altura como em relação a "dureza". Depende basicamente de cada pista e até do piloto.
Existia um Citroen, inclusive, com ajuste variável de suspensão comandada diretamente pelo motorista, acho que era um modelo XSara.
O setup do Sentra é claramente pensado para uma condução suave, carro bem família. O meu é um 2012/2013, acho que me acostumei a suspensão dele, acho normal, ou talvez hajam pequenas diferenças entre os modelos de ano ano. Mas a suspensão/chassis/pneu me parece favorecer as saídas de traseira.
Aí é que fica a opção de cada um, mexer ou não no carro.
A novidade, eu acho, é que normalmente se mexe no conjunto rodas e suspensão visando melhorar o desempenho, no caso do B16 é um caso de conforto.
Mas no mundo inteiro existe uma indústria voltada para tunning, as pessoas realmente mexem em tudo nos seus carros, coisa que talvez estranhemos porque não temos esta característica na nossa cultura, por causa do alto custo de peças no Brasil.
Não esquecer que mesmo em carros de competição, existem vários acertos de suspensão possíveis, tanto em relação a altura como em relação a "dureza". Depende basicamente de cada pista e até do piloto.
Existia um Citroen, inclusive, com ajuste variável de suspensão comandada diretamente pelo motorista, acho que era um modelo XSara.
O setup do Sentra é claramente pensado para uma condução suave, carro bem família. O meu é um 2012/2013, acho que me acostumei a suspensão dele, acho normal, ou talvez hajam pequenas diferenças entre os modelos de ano ano. Mas a suspensão/chassis/pneu me parece favorecer as saídas de traseira.
Aí é que fica a opção de cada um, mexer ou não no carro.
A novidade, eu acho, é que normalmente se mexe no conjunto rodas e suspensão visando melhorar o desempenho, no caso do B16 é um caso de conforto.
Mas no mundo inteiro existe uma indústria voltada para tunning, as pessoas realmente mexem em tudo nos seus carros, coisa que talvez estranhemos porque não temos esta característica na nossa cultura, por causa do alto custo de peças no Brasil.
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Para quem interessar a TTC distribuidor do urethane cushion está com uma promoção para a black friday, como eu estava querendo algo para resolver o problema de ficar raspando o carro em lombadas quando carregado, acabei comparando.
Segue o site:
http://www.ttcdobrasil.com/black-friday.php
Segue o site:
http://www.ttcdobrasil.com/black-friday.php
Alex Gomes- Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/11/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Essas cushions são muito boas, vale o investimento
kbeloto- Mensagens : 245
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 52
Localização : São Paulo
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Sempre elogiei as molas do megane no meu sentra, mas ontem a noite fui até um barzinho de uma cidade vizinha, e na volta vim mais forte no pé, e tem um pontilhão bem inclinado a entrada e com um declinio imenso ao sair(era um rua reta que hj passa por cima de uma avenida), achei muito estranho o comportamento do carro, das molas, com uma folga imensa parecia que tava toda solta, será que foi pq não foi colocado borracha(encapada a base) nem na base nem em cima proximo ao rolamento, ou tem a possibilidade de ter sido montada de cabeça pra baixo, tanto o coxim quanto a mola....olhando não tem nada, nada estragado nem com folga(coloquei hj em um elevador no posto de gasolina). Que me dizem...coisa de louco...kkkk
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Levei meu carro pra hj encapar as molas, está no elevador e vou trocar as bieletas....meu coxim/rolamento novo já deu PT, está muito ruim... vou colocar o original do Sentra que estava, porém não vai durar muito tempo né?
A oficina que fui, vende os Primacy 3 por 370,00/cada com alinhamento e balanceamento grátis se comprar os quatro, tá 344,90 na internet, acho que compensa, pois não está com muita diferença. Acho que em breve aposentarei meus "Duranzas".
A oficina que fui, vende os Primacy 3 por 370,00/cada com alinhamento e balanceamento grátis se comprar os quatro, tá 344,90 na internet, acho que compensa, pois não está com muita diferença. Acho que em breve aposentarei meus "Duranzas".
Luiz Henrique- Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/10/2015
Idade : 33
Localização : São Paulo-SP
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Qual coxim tinha colocado paralelo, a marca digo ?Quanto ao pneu vc acha mais barato este em um teste recente ficou em 1° ou 2° ganhando de michelin e continental...que são os que uso, nunca tinha ouvido falar...mas dizem ser otimos...
http://www.pneufree.com.br/vendas/passeio/205/55/R16/94W/OUTRUN-M3/MOMO?gclid=CM7p6fm0s8kCFRKAkQodKEEDKw
http://www.pneufree.com.br/vendas/passeio/205/55/R16/94W/OUTRUN-M3/MOMO?gclid=CM7p6fm0s8kCFRKAkQodKEEDKw
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
andre fachini escreveu:..., mas ontem a noite fui até um barzinho de uma cidade vizinha, ...
bom, vc falando assim fica difícil, né









Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Pq vc diz pela cachaça? KKKKK, tomamos duas torres de chopp só , mais nada...só que só eu e minha mulher e o meu amigo bebeu, sua esposa nem...mas o barulho aconteceu sim...não foi sonho.
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Andre, será que não são as buchas do agregado? Não acho que seja por conta das molas desencapadas. Quando dão barulho este se dá esterçando o carro.
Luiz Henrique, mais uma história de coxim paralelo nacional com final infeliz. Coloque os originais. Se estiverem bons ainda aguentam um tempo. Enquanto isso poderá ir providenciando coxins de qualidade importados. São difíceis de achar mas tem gente que traz.
Luiz Henrique, mais uma história de coxim paralelo nacional com final infeliz. Coloque os originais. Se estiverem bons ainda aguentam um tempo. Enquanto isso poderá ir providenciando coxins de qualidade importados. São difíceis de achar mas tem gente que traz.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Suspensão Sentra B16 (2007 - 2013)
Hum será as buchas , olhado estão novinhas, e se tiver que trocar, as de poliuretano são melhores? Ainda não troquei as buchas da estabilizadora que estão com folga e ringindo, afetaria tbm?
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
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