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Rotação em marcha lenta oscilando
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Rotação em marcha lenta oscilando
Olá galera, há um tempo percebo que, principalmente à noite com motor ainda frio, ao ir parando em semáforos ou cruzamentos com o AC ligado, o motor fica caindo a rotação abaixo de 1000 rpm e fica tentando corrigir dando aceleradas automáticas pra voltar aos 1000 rpm da marcha lenta. Depois cai de novo e faz esse processo novamente. Dá até pra sentir uma vibração no carro quando a rpm cai. Isso acontece com gasolina ou com etanol. Normal sei que não é, pois antes não era assim. Chuto que seja algo a ver com o compressor do AC ou corpo de borboleta sujo.
Hoje o carro está com 16600 km em 20 meses de comprado.
Alguém já observou isso?
Hoje o carro está com 16600 km em 20 meses de comprado.
Alguém já observou isso?
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Tenta limpar o corpo de borboleta. Isso é típico de corpo sujo.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Muito estranho, o carro esta muito novo para apresentar isso!! Liga o carro quando ele estiver com motor aquecido, abra o capô do motor e ligue o ar condicionado, verifique se o compressor fica armando e desarmando, se acontecer o primeiro passo é a limpeza do TBI.
Segue um vídeo que é funcional para o March com motor 1.6 16V, nele aparece como fazer a limpeza do TBI do Tiida porém o procedimento é o mesmo para o March, a pessoa detalha muito bem o procedimento:
Neste outro fui eu quem fiz, mostra como retirar o duto e fazer a limpeza do mesmo no March 1.6 16V, ficou meio amador mas espero que ajude rs:
Lembrando que ja existe um tópico sobre o assunto TBi, segue o link:
https://nissanclube.forumeiros.com/t258-atencao-a-sujeira-no-tbi-causada-pelo-blowby
Boa sorte.
Segue um vídeo que é funcional para o March com motor 1.6 16V, nele aparece como fazer a limpeza do TBI do Tiida porém o procedimento é o mesmo para o March, a pessoa detalha muito bem o procedimento:
Neste outro fui eu quem fiz, mostra como retirar o duto e fazer a limpeza do mesmo no March 1.6 16V, ficou meio amador mas espero que ajude rs:
Lembrando que ja existe um tópico sobre o assunto TBi, segue o link:
https://nissanclube.forumeiros.com/t258-atencao-a-sujeira-no-tbi-causada-pelo-blowby
Boa sorte.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
lucasmorais.20@hotmail.co e Jeyeagle gostam desta mensagem
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Obrigado pessoal, ambos os videos ajudaram muito.
O compressor estava acoplando e desacoplando normalmente.
Fiz a limpeza do corpo de borboleta ontem a noite com o CAR80. Só desmontei a parte superior da caixa do filtro e soltei a abraçadeira do TBI pra ter acesso.
Notei um anel de sujeira preta no contorno da borboleta pelo lado de dentro das paredes do TBI. Ficou tinindo de limpo! Fiz o aprendizado conforme mostrado pelo MRB.
Rodei com o carro hoje e por enquanto sumiu as trepidações na marcha lenta. Até a partida parece estar mais eficiente. Vejo que agora na partida o ponteiro vai até 2000 rpm e em seguida fica nos 1500 até pré-aquecer e descer pros 800 / 900 rpm. Quando o compressor do AC entra, a rotação sobe pra 1000 rpm suavemente.
Obs.: por hora estou no etanol.
O compressor estava acoplando e desacoplando normalmente.
Fiz a limpeza do corpo de borboleta ontem a noite com o CAR80. Só desmontei a parte superior da caixa do filtro e soltei a abraçadeira do TBI pra ter acesso.
Notei um anel de sujeira preta no contorno da borboleta pelo lado de dentro das paredes do TBI. Ficou tinindo de limpo! Fiz o aprendizado conforme mostrado pelo MRB.
Rodei com o carro hoje e por enquanto sumiu as trepidações na marcha lenta. Até a partida parece estar mais eficiente. Vejo que agora na partida o ponteiro vai até 2000 rpm e em seguida fica nos 1500 até pré-aquecer e descer pros 800 / 900 rpm. Quando o compressor do AC entra, a rotação sobe pra 1000 rpm suavemente.
Obs.: por hora estou no etanol.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Preciso fazer essa limpeza no meu, já está com 40 mil km em pouco mais de 4 anos.
Na última revisão em garantia pedi pra verificarem estado da TBI e o fdp do consultor vem me dizer "esses carros não precisam de limpar isso, estão novos ainda" depois dessa e por outras nunca mais levei carro pra revisar na css, até pretendia fazer as revisões até 60 mil km lá, mas enchi o saco de certas atitudes da css de São Luís (Entreposto).
Na última revisão em garantia pedi pra verificarem estado da TBI e o fdp do consultor vem me dizer "esses carros não precisam de limpar isso, estão novos ainda" depois dessa e por outras nunca mais levei carro pra revisar na css, até pretendia fazer as revisões até 60 mil km lá, mas enchi o saco de certas atitudes da css de São Luís (Entreposto).
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
leofvidal escreveu:Obrigado pessoal, ambos os videos ajudaram muito.
O compressor estava acoplando e desacoplando normalmente.
Fiz a limpeza do corpo de borboleta ontem a noite com o CAR80. Só desmontei a parte superior da caixa do filtro e soltei a abraçadeira do TBI pra ter acesso.
Notei um anel de sujeira preta no contorno da borboleta pelo lado de dentro das paredes do TBI. Ficou tinindo de limpo! Fiz o aprendizado conforme mostrado pelo MRB.
Rodei com o carro hoje e por enquanto sumiu as trepidações na marcha lenta. Até a partida parece estar mais eficiente. Vejo que agora na partida o ponteiro vai até 2000 rpm e em seguida fica nos 1500 até pré-aquecer e descer pros 800 / 900 rpm. Quando o compressor do AC entra, a rotação sobe pra 1000 rpm suavemente.
Obs.: por hora estou no etanol.
Parabéns, incrível como a sujeira causa problemas neste motor, leva na CSS para verificarem e apagarem os erros antigos.
Eu estou testando um filtro para eliminar a sujeira de TBI, se funcionar vou postar aqui, faltam mais 13 mil Km para ver se funciona rs...
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Acho que o procedimento que fiz não gerou erros ou gerou?
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Provavelmente, não. Não acendeu luz no painel não é?
Qualquer coisa checa com o leitor OBD2.
Qualquer coisa checa com o leitor OBD2.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Me perdoa leofvidal, eu li outro post e pensei que o seu apareceu erro pela luz indicativa no painel.
Provavelmente o seu não apareceu erro.
Desculpa a gafe.
Provavelmente o seu não apareceu erro.
Desculpa a gafe.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Poxa, o meu está com esse problema.
Fiz uma recente revisão numa oficina na Tijuca/RJ prá viajar.
Fui do RJ a Porto Seguro com o carro inclusive desligando.
Retornei na oficina, o mecânico colocou a mão no cano de descarga e numa borracha no motor e afirmou ser problema de combustível ruim (abasteço sempre BR e SHELL) e a questão do compressor do AC está armando e desarmando era "falta de gás" no sistema. Meu Deus!!!
Vi alguns vídeos na internet que se o corpo de borboleta estiver sujo surgem tais problemas.E aqui tive a comprovação.
E a oficina é referência...serviço não é barato...
Obrigado aos amigos do fórum.
Fiz uma recente revisão numa oficina na Tijuca/RJ prá viajar.
Fui do RJ a Porto Seguro com o carro inclusive desligando.
Retornei na oficina, o mecânico colocou a mão no cano de descarga e numa borracha no motor e afirmou ser problema de combustível ruim (abasteço sempre BR e SHELL) e a questão do compressor do AC está armando e desarmando era "falta de gás" no sistema. Meu Deus!!!
Vi alguns vídeos na internet que se o corpo de borboleta estiver sujo surgem tais problemas.E aqui tive a comprovação.
E a oficina é referência...serviço não é barato...
Obrigado aos amigos do fórum.
Baco23- Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/01/2016
Localização : Campos/RJ
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Baco23, faça vc mesmo o serviço, vc vai precisar dos seguintes itens:
- Paciência rs;
- Um tubo de CAR80 descarbonizante;
- Uma chave de fenda;
- E dar uma assistida nos vídeos e ensaiar no carro antes de começar o serviço(ensaiar eu digo verificar onde fica cada item e identificar as conexões e etc);
Não se esqueça de panos velhos para limpeza.
- Paciência rs;
- Um tubo de CAR80 descarbonizante;
- Uma chave de fenda;
- E dar uma assistida nos vídeos e ensaiar no carro antes de começar o serviço(ensaiar eu digo verificar onde fica cada item e identificar as conexões e etc);
Não se esqueça de panos velhos para limpeza.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Valeu Samuel... vou tentar e postarei o resultado aqui!
Baco23- Mensagens : 10
Data de inscrição : 07/01/2016
Localização : Campos/RJ
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Maravilha, quanto menos dinheiro perdermos melhor...
Boa sorte.
Boa sorte.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
.........................leofvidal escreveu:Obrigado pessoal, ambos os videos ajudaram muito.
O compressor estava acoplando e desacoplando normalmente.
Fiz a limpeza do corpo de borboleta ontem a noite com o CAR80. Só desmontei a parte superior da caixa do filtro e soltei a abraçadeira do TBI pra ter acesso.
Notei um anel de sujeira preta no contorno da borboleta pelo lado de dentro das paredes do TBI. Ficou tinindo de limpo! Fiz o aprendizado conforme mostrado pelo MRB.
Rodei com o carro hoje e por enquanto sumiu as trepidações na marcha lenta. Até a partida parece estar mais eficiente. Vejo que agora na partida o ponteiro vai até 2000 rpm e em seguida fica nos 1500 até pré-aquecer e descer pros 800 / 900 rpm. Quando o compressor do AC entra, a rotação sobe pra 1000 rpm suavemente.
Obs.: por hora estou no etanol.
Que bom que resolveu...
Só estou achando as rotações exageradas. Estive monitorando a marcha lenta, pq achei que estava meio acelerado...os valores ficaram de 750 a 775rpm. Ao ligar dá um pico até 1500rpm, estabiliza em torno de 1200-1250rpm (frio) e depois (aquecido) nos valores já citados...ao acoplar o ar sobe para 900rpm.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Os valores foram no "olhômetro" pelo ponteiro do conta giro. Depois verifico no leitor de OBD2
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Oscilacao ao usar o Ar Condicionado
leofvidal escreveu:Olá galera, há um tempo percebo que, principalmente à noite com motor ainda frio, ao ir parando em semáforos ou cruzamentos com o AC ligado, o motor fica caindo a rotação abaixo de 1000 rpm e fica tentando corrigir dando aceleradas automáticas pra voltar aos 1000 rpm da marcha lenta. Depois cai de novo e faz esse processo novamente. Dá até pra sentir uma vibração no carro quando a rpm cai. Isso acontece com gasolina ou com etanol. Normal sei que não é, pois antes não era assim. Chuto que seja algo a ver com o compressor do AC ou corpo de borboleta sujo.
Hoje o carro está com 16600 km em 20 meses de comprado.
Alguém já observou isso?
Pessoal, meu Versa 1.6 16V 2017-2018 ta com apenas 150 Km , e exatamente o mesmo sintoma citado pelo Leofvidal acima, nao posso acreditar que seja sujeira no TBI. Isso pode ser carga de gas ou o compressor ou algum outro motivo?
Estou gostando do carro mas essa acelerada automatica tem me deixado desanimado.
Deftones- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/12/2017
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
sendo tão novo, não acho que seja algo da TBI, mas talvez por culpa do compressor de ar condicionado.
mas sério, a rotação do Versa ao parar no trânsito fica em 1.000 rpm? Parece meio elevado este regime de giros.
mas sério, a rotação do Versa ao parar no trânsito fica em 1.000 rpm? Parece meio elevado este regime de giros.
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
WilsonM escreveu:sendo tão novo, não acho que seja algo da TBI, mas talvez por culpa do compressor de ar condicionado.
mas sério, a rotação do Versa ao parar no trânsito fica em 1.000 rpm? Parece meio elevado este regime de giros.
Sim, entre 900 e 1000. Quando o ar condicionado está ligado ele fica ligando e desligando o compressor com um intervalo muito curto de tempo, sem parar e faz um barulho de click alto no motor e a aceleração fica subindo e descendo toda vez q liga e desliga "estou achando muito curto esse espaço de liga e desliga do compressor".
Com o carro andando e o rádio ligado é imperceptível, porém parado e o radio desligado facil vc perceber.
Levei o carro na CSS , passaram o Consult e o consultor me disse que é caracteristica do carro isso.
Não estou satisfeito com isso ainda, se o compressor estiver com pouco gás , ele acoplaria e desacloparia?
Deftones- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/12/2017
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
na verdade, esse liga e desliga do compressor é por causa do alternador.
O compressor demanda carga, a giros baixos o alternador não gera carga suficiente, a central eletrônica percebe e comanda um aumento de giros, que faz o compressor ligar, mas quando o regime de giros cai, o compressor desliga, e pode ficar num circulo vicioso.
O compressor demanda carga, a giros baixos o alternador não gera carga suficiente, a central eletrônica percebe e comanda um aumento de giros, que faz o compressor ligar, mas quando o regime de giros cai, o compressor desliga, e pode ficar num circulo vicioso.
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
WilsonM escreveu:na verdade, esse liga e desliga do compressor é por causa do alternador.
O compressor demanda carga, a giros baixos o alternador não gera carga suficiente, a central eletrônica percebe e comanda um aumento de giros, que faz o compressor ligar, mas quando o regime de giros cai, o compressor desliga, e pode ficar num circulo vicioso.
To achando muito estranho isso, venho de um Fox e não tinha isso. Você diria que isso é normal?
Deftones- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/12/2017
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
é estranho mesmo, mas não sei se dá para fazer muita coisa, a não ser programar a injeção para trabalhar em rpm maiores quando o carro está parado, se é que esta é a raiz do problema.
Só para você ver, meu Sentra desde zero tem esta questão, também oscila a rotação, o compressor às desarma e arma de novo. Os técnicos da Nissan disseram que é característica do meu carro.
Só para você ver, meu Sentra desde zero tem esta questão, também oscila a rotação, o compressor às desarma e arma de novo. Os técnicos da Nissan disseram que é característica do meu carro.
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
WilsonM escreveu:é estranho mesmo, mas não sei se dá para fazer muita coisa, a não ser programar a injeção para trabalhar em rpm maiores quando o carro está parado, se é que esta é a raiz do problema.
Só para você ver, meu Sentra desde zero tem esta questão, também oscila a rotação, o compressor às desarma e arma de novo. Os técnicos da Nissan disseram que é característica do meu carro.
Entendi, e qual é o intervalo desse arma e desarma?
Deftones- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/12/2017
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
MInha Outlander qdo motor ainda não chegou a temperatura normal de funcionamento faz isso arma e desarma em lenta, as vezes intervalos de menos de 20 segundos....mas a lenta do meu carro é 625 rpms só...Wilson meu Sentra não fazia isso mesmo a lenta dele sendo baixa demais, bom pelo menos depois que limpei TBi que comecei a reparar mais nesta parte...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
o meu Sentra desarma uma vez e rearma, eventualmente, não é sempre, por isto que não dei muita importância pro assunto.
Re: Rotação em marcha lenta oscilando
Sim, é normal em Versa e March, armar e desarmar o compressor rapidamente, e escutar o barulho característico. Pode testar em qualquer um, todos, sem exceção fazem isso.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
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