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Ar condicionado
Tópico com o propósito de compartilharmos experiências sobre problemas e soluções com o Ar condicionado do B16 e B17.
Macgyverlage- Mensagens : 87
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Danilo Cavalcante gosta desta mensagem
Re: Ar condicionado
Iniciei este tópico para contribuir com um defeito que já havia postado no ano passado no nosso antigo fórum e só foi resolvido hoje.
O ar do carro parecia não estar tão eficiente e levei para avaliação.
Não fora detectado nada no funcionamento e fora trocada a carga de gás com o contraste a meu pedido.
Após a troca do gás o ar tornou-se o conhecido dos sentras: EXCELENTE.
Esta manutenção ocorreu em DEZ/2014.
Desde o meio do ano de 2015 comecei a perceber perda de eficiência no ar.
Logo a conclusão que cheguei de primeira foi de que estava-se perdendo gás.
No final do ano passado levei de novo no meu mecânico e não fora encontrado nada.
Como o verão estava em cima troquei de novo o gás.
Este ano resolvi avaliar eu mesmo.
Improvisei uma lanterna de luz UV (se quiserem saber como perguntem via PM) e fui olhando todos os pontos possíveis de conexões e tubos do ar indicados no manual de serviços.
Surpresa de onde demorei a perceber o MUITO pequeno vazamento: No retentor da válvula de manutenção do ar (onde se conecta o manômetro). Similares ao "birro" de pneus.
Pedi pra tirarem os dois retentores (do fluxo de alta e baixa do ar) por serem baratos e troquei-os.
Grande abraço!
O ar do carro parecia não estar tão eficiente e levei para avaliação.
Não fora detectado nada no funcionamento e fora trocada a carga de gás com o contraste a meu pedido.
Após a troca do gás o ar tornou-se o conhecido dos sentras: EXCELENTE.
Esta manutenção ocorreu em DEZ/2014.
Desde o meio do ano de 2015 comecei a perceber perda de eficiência no ar.
Logo a conclusão que cheguei de primeira foi de que estava-se perdendo gás.
No final do ano passado levei de novo no meu mecânico e não fora encontrado nada.
Como o verão estava em cima troquei de novo o gás.
Este ano resolvi avaliar eu mesmo.
Improvisei uma lanterna de luz UV (se quiserem saber como perguntem via PM) e fui olhando todos os pontos possíveis de conexões e tubos do ar indicados no manual de serviços.
Surpresa de onde demorei a perceber o MUITO pequeno vazamento: No retentor da válvula de manutenção do ar (onde se conecta o manômetro). Similares ao "birro" de pneus.
Pedi pra tirarem os dois retentores (do fluxo de alta e baixa do ar) por serem baratos e troquei-os.
Grande abraço!
Macgyverlage- Mensagens : 87
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
shanjay e k3p13r2 gostam desta mensagem
Re: Ar condicionado
Aconteceu isso comigo na Scenic que tinha refiz 3 cargas, troquei valvulas e depois que mudei de oficina descobriu que era o selo do compressor...é foda gastei uns 600 pilas nas brincadeiras até achar o que era...mas no meu caso até gelava um pouco..
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Ar condicionado
No meu também Andre,
Por uns 3 meses até perceber queda de eficiência.
No meu caso eu "vi" vazando pelo retentor da válvula da linha de baixa borbulhando o contraste como se fosse vazamento de gás de cozinha.
Espero ter resolvido o problema.
Por uns 3 meses até perceber queda de eficiência.
No meu caso eu "vi" vazando pelo retentor da válvula da linha de baixa borbulhando o contraste como se fosse vazamento de gás de cozinha.
Espero ter resolvido o problema.
Macgyverlage- Mensagens : 87
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ar condicionado
ah, isso eu não sabia, o gás do ar condicionado é visível sob UV?
Eu tenho uma daquelas mini-lanternas comultra-violeta de teste de dinheiro, será que serve?
Eu tenho uma daquelas mini-lanternas comultra-violeta de teste de dinheiro, será que serve?
Re: Ar condicionado
Opa Wilson.
Na verdade não.
O Gás em contato com o ar é transparente e se dispersa rápido.
Utiliza-se o contraste que é um líquido de coloração fluorescente amarelada na hora da colocação do gás.
Toda cor fluorescente é ressaltada sob a incidência de luz UV. Assim consegue-se detectar vazamentos na tubulação, compressor, conexões, válvulas e até na serpentina que fica dentro da console do carro (muito mais difícil de detectar, mas existem ferramentas específicas pra isso também).
Na verdade não.
O Gás em contato com o ar é transparente e se dispersa rápido.
Utiliza-se o contraste que é um líquido de coloração fluorescente amarelada na hora da colocação do gás.
Toda cor fluorescente é ressaltada sob a incidência de luz UV. Assim consegue-se detectar vazamentos na tubulação, compressor, conexões, válvulas e até na serpentina que fica dentro da console do carro (muito mais difícil de detectar, mas existem ferramentas específicas pra isso também).
Macgyverlage- Mensagens : 87
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Re: Ar condicionado
Pessoal, alguém poderia me confirmar uma característica do ar condicionado do Sentra. O que ocorre é que quando mudo o seletor do ar para o para-brisa ele automaticamente liga o ar condicionado, porém a luz indicadora do ar condicionado não liga. É esse o funcionamento normal do ar condicionado? Não tem a opção de jogar ar na temperatura ambiente para o para-brisa?
Alex Gomes- Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/11/2015
Re: Ar condicionado
É assim mesmo. Experimenta jogar o "ar ambiente" no para-brisas. Vai embaçar de vez. O ar tem que ser frio.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Ar condicionado
Na verdade no meu antigo carro sempre utilizada o inverso da temperatura para desembaçar o vidro, ou seja, dias quentes ar frio , dias frios ar quente. Como no sentra utiliza o ar condicionado, o ar fica "viciado" e vc não consegue desligar o ar depois que desembaçou. Isso não é algo que desqualifique o carro, mas deveria ser opcional a utilização do ar em qualquer circunstância.
Alex Gomes- Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/11/2015
Re: Ar condicionado
com o ar condicionado ligado no para-brisas, desembaça quase que imediatamente.
Usando ar quente demora mais para desembaçar.
E abrir as janelas também funciona, mas é o método mais demorado para desembaçar os vidros.
Usando ar quente demora mais para desembaçar.
E abrir as janelas também funciona, mas é o método mais demorado para desembaçar os vidros.
Re: Ar condicionado
Alex, isso dá certo em carros "sem ar". Em todos os carros com ar condicionado que tive, direcionando só o ventilador para para-brisas, mesmo com a circulação ativada a coisa só piorava mesmo no ar quente. Aí que embaçava geral. Só ligando o ar condicionado que desembaçava.
Não sei ao certo o porquê deste fenômeno mas acredito que seja porque nestes casos o ar vindo do ventilador é de qualquer forma obrigado a passar pela serpentina e com o compressor desligado ela poderá estar úmida e quente.
Acredito que nem todo carro faça isso (como o do seu amigo) mas o Sentra deve fazer. Por isso a fábrica optou por ligar o compressor automaticamente ao direcionar o ar para o para-brisas.
Não sei ao certo o porquê deste fenômeno mas acredito que seja porque nestes casos o ar vindo do ventilador é de qualquer forma obrigado a passar pela serpentina e com o compressor desligado ela poderá estar úmida e quente.
Acredito que nem todo carro faça isso (como o do seu amigo) mas o Sentra deve fazer. Por isso a fábrica optou por ligar o compressor automaticamente ao direcionar o ar para o para-brisas.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Ar condicionado
acho que foi uma bela sacada dos engenheiros da Nissan, o ar condicionado remove a umidade do ar, então quando lançado sobre o para-brisas, desembaça de imediato.
O único inconveniente é quando o dia está muito frio, aí eu espero desembaçar os vidros antes de ligar o aquecimento.
E acho que todos os carros modernos com ar condicionado funcionam do mesmo jeito.
O único inconveniente é quando o dia está muito frio, aí eu espero desembaçar os vidros antes de ligar o aquecimento.
E acho que todos os carros modernos com ar condicionado funcionam do mesmo jeito.
Re: Ar condicionado
Pessoal, me desculpem a ignorância e, na verdade, nunca testei, mas se colocarmos o seletor de temperatura no quente e ligarmos o A/C ele não sairá quente?
Arthur- Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/01/2016
Localização : São Paulo
Re: Ar condicionado
sim, o ar sai quente. Na verdade, dá para mover o seletor em várias posições, fazendo um mix entre o ar frio e ar quente. Mas quanto mais ar quente, menos eficiente para desembaçar o vidro.
Re: Ar condicionado
Valeu Wilson!
Então é como imaginava mesmo.
Então é como imaginava mesmo.
Arthur- Mensagens : 15
Data de inscrição : 26/01/2016
Localização : São Paulo
Re: Ar condicionado
Com o ar condicionado ligado, tanto faz a seletora em frio ou quente, o ar vai sempre sair seco.
Selecionado frio, o ar só passa no evaporador do A/C = (frio e seco)
Selecionado quente, o ar passa no evaporador do A/C e depois no trocador de calor quente. = (quente e seco)
Selecionado frio, o ar só passa no evaporador do A/C = (frio e seco)
Selecionado quente, o ar passa no evaporador do A/C e depois no trocador de calor quente. = (quente e seco)
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Ar condicionado
Então está certa a Nissan em ligar sempre o compressor. Se não quer ar frio regule o termostato para quente que ainda assim os vidros irão desembaçar.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Ar condicionado
Aqui o sistema do tiida, similar aos outros nissan.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Ar condicionado
Galera, bom dia!
Logo que peguei meu carro o ar condicionado parou... Como estava em garantia, levei na concessionária e foi trocado o compressor. Até ai, tudo bem.
Porém, o que eu tenho notado é que se eu saio com o carro de um lugar onde ele não sofreu incidência de raios solares por muito tempo o ar funciona a contento.
Se ele fica o dia exposto ao sol (exemplo a ultima segunda), ao ligar o ar, se eu não utilizar o max ac ele não consegue resfriar o carro e a sensação de calor chega ser insuportável e com o max ac ele fica razoável.
Já levei o carro na concessionária e eles mediram e disse que está tudo normal, sem vazamento e nem interferencias.
Agora minha dúvida, será que o window film do parabrisa pode estar retendo o calor e não deixa dissipar ou pode ser algum problema e seria ideal levar à uma especializada em ar?
Meu carro está com aquelas peliculas anti-vandalismo nos vidros laterais também.
Logo que peguei meu carro o ar condicionado parou... Como estava em garantia, levei na concessionária e foi trocado o compressor. Até ai, tudo bem.
Porém, o que eu tenho notado é que se eu saio com o carro de um lugar onde ele não sofreu incidência de raios solares por muito tempo o ar funciona a contento.
Se ele fica o dia exposto ao sol (exemplo a ultima segunda), ao ligar o ar, se eu não utilizar o max ac ele não consegue resfriar o carro e a sensação de calor chega ser insuportável e com o max ac ele fica razoável.
Já levei o carro na concessionária e eles mediram e disse que está tudo normal, sem vazamento e nem interferencias.
Agora minha dúvida, será que o window film do parabrisa pode estar retendo o calor e não deixa dissipar ou pode ser algum problema e seria ideal levar à uma especializada em ar?
Meu carro está com aquelas peliculas anti-vandalismo nos vidros laterais também.
Alex Alves- Mensagens : 72
Data de inscrição : 22/10/2015
Idade : 41
Localização : São Paulo / SP
Re: Ar condicionado
É questão de especialista em ar condicionado ver a eficiência do sistema.
Uma simples porta de mistura de ar quente com frio pode matar qualquer ar condicionado, mesmo estando todo o sistema e gás em perfeito estado.
Uma simples porta de mistura de ar quente com frio pode matar qualquer ar condicionado, mesmo estando todo o sistema e gás em perfeito estado.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Ar condicionado
Pensei a mesma coisa MRB!
Principalmente a parte em que nenhuma CCS é especialista de nada...
Principalmente a parte em que nenhuma CCS é especialista de nada...
Macgyverlage- Mensagens : 87
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Defeito ar condicionado B16
Boa tarde, sou novo no grupo e possuo um sentra B16. Carro maravilhoso, antes tinha um Monza 94, mas foi necessário a troca e não me arrependo!!
Mas venho tendo problemas no ar do meu b16, o que acontece é que quando fico em trânsito o meu rpm fica abaixo de 1000. E aí o meu ar desliga por uns minutos e pra retornar demora a gelar.... Moro no Rj e isso acaba sendo um suplício!!!
Alguém poderia me dar uma opinião?
Desde já, grato.
Mas venho tendo problemas no ar do meu b16, o que acontece é que quando fico em trânsito o meu rpm fica abaixo de 1000. E aí o meu ar desliga por uns minutos e pra retornar demora a gelar.... Moro no Rj e isso acaba sendo um suplício!!!
Alguém poderia me dar uma opinião?
Desde já, grato.
Alex Vital- Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2016
Re: Ar condicionado
@Alex Vital, esta é uma questão recorrente no Sentra. Em neutro ou parado no transito o motor do Sentra opera por volta de 700 rpm, bem baixo, neste caso o alternador não consegue suprir todos os sistemas do carro.
mas a interrupção do compressor do ar condicionado por conta desta situação costuma ser bem curta, coisa de segundos, não de minutos como você falou.
Eu passei por este problema, começando pela limpeza da TBI (procura aqui no forum, no DIY, você mesmo consegue fazer, cuidado apenas se o seu modelo é monofuel, que são mais chatos de mexer). Não sei se ajuda, mas por via das dúvidas, deixo a velocidade do ventilador no mínimo assim que a temperatura do carro chega numa temperatura confortável.
Mas se mesmo assim o problema persistir, vai ter de encontrar alguém que consiga fazer o ajuste da marcha lenta.
mas a interrupção do compressor do ar condicionado por conta desta situação costuma ser bem curta, coisa de segundos, não de minutos como você falou.
Eu passei por este problema, começando pela limpeza da TBI (procura aqui no forum, no DIY, você mesmo consegue fazer, cuidado apenas se o seu modelo é monofuel, que são mais chatos de mexer). Não sei se ajuda, mas por via das dúvidas, deixo a velocidade do ventilador no mínimo assim que a temperatura do carro chega numa temperatura confortável.
Mas se mesmo assim o problema persistir, vai ter de encontrar alguém que consiga fazer o ajuste da marcha lenta.
Re: Ar condicionado
Entendi, então será que se mudar meu alternador ajudaria nesse problema?
Vou dar uma olhada lá no DIY... Obrigado Wilson!
Vou dar uma olhada lá no DIY... Obrigado Wilson!
Alex Vital- Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2016
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