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Bico ou Bobina?
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9 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Bico ou Bobina?
Boa tarde pessoal.
Ultimamente a luz de serviço anda acendendo, e usando o mini scanner ELM327 aponta codigo P302 ou P300, que pode ser falha de bobina ou bico.
O funcionamento do carro esta normal em termos de funcionamento e consumo, mas com o detalhe de, ao ligar depois de certo tempo parado, fica falhando por alguns segundos e depois estabiliza.
Cada mecânico diz uma coisa, e então resolvi ligar para uma CCS e falar com um atendente. Ele foi muito atencioso e me disse que provavelmente deve ser bico gotejando, pois se fosse bobina falharia em outras ocasiões. Indicou a troca de bicos de lugar pra ver se o problema persiste no mesmo cilindro ou muda. Se precisar trocar, indicou o bico Bosch. Disse que com a minha quilometragem (135K), dificilmente seria problema de bobina. O que vocês acham?
Ultimamente a luz de serviço anda acendendo, e usando o mini scanner ELM327 aponta codigo P302 ou P300, que pode ser falha de bobina ou bico.
O funcionamento do carro esta normal em termos de funcionamento e consumo, mas com o detalhe de, ao ligar depois de certo tempo parado, fica falhando por alguns segundos e depois estabiliza.
Cada mecânico diz uma coisa, e então resolvi ligar para uma CCS e falar com um atendente. Ele foi muito atencioso e me disse que provavelmente deve ser bico gotejando, pois se fosse bobina falharia em outras ocasiões. Indicou a troca de bicos de lugar pra ver se o problema persiste no mesmo cilindro ou muda. Se precisar trocar, indicou o bico Bosch. Disse que com a minha quilometragem (135K), dificilmente seria problema de bobina. O que vocês acham?
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 62
Localização : Porto Alegre/RS.
Re: Bico ou Bobina?
Com essa quilometragem, é mais provável ser falhas nas bobinas. Veja também se a mangueira da TBI não está rasgada.
absilva- Mensagens : 981
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 71
Localização : Fortaleza / CE
Re: Bico ou Bobina?
gotejando eu não diria, mas talvez o bico esteja ruim, travando.
bobina também dá dificuldade de partida, assim como bico gotejando.
as bobinas nunca foram trocadas? Se for mexer nelas, pega bobina original.
Qual o preço destes bicos da Bosch? Acho que muita gente importa do ebay, pq às vezes fica mais barato.
bobina também dá dificuldade de partida, assim como bico gotejando.
as bobinas nunca foram trocadas? Se for mexer nelas, pega bobina original.
Qual o preço destes bicos da Bosch? Acho que muita gente importa do ebay, pq às vezes fica mais barato.
Re: Bico ou Bobina?
Bicos podem ser testados em bancada de uma boa oficina; assim como as bobinas ter a resistência testada.
É procurar uma boa oficina pra testar, senão vai ficar trocando peças e gastando dinheiro a toa na tentativa e erro; eu faria isso, mandaria tirar os bicos e testar, ver se precisa limpar; bobinas seriam testadas.
E analisar as velas também; as originais tem troca prevista a cada 100 mil km; se nunca foram trocadas, as suas já passaram em 35 mil km.
É procurar uma boa oficina pra testar, senão vai ficar trocando peças e gastando dinheiro a toa na tentativa e erro; eu faria isso, mandaria tirar os bicos e testar, ver se precisa limpar; bobinas seriam testadas.
E analisar as velas também; as originais tem troca prevista a cada 100 mil km; se nunca foram trocadas, as suas já passaram em 35 mil km.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 47
Localização : São Luís - MA
Re: Bico ou Bobina?
Velas foram trocadas há poucos meses. Minha dúvida é se as bobinas, sendo um componente eletrônico, falhariam aleatoriamente ou em determinadas condições de uso. Achar uma boa oficina bem aparelhada e com bons mecânicos não é fácil. Quero evitar sair trocando peças.
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 62
Localização : Porto Alegre/RS.
Re: Bico ou Bobina?
@Alexandre, bobinas automotivas são componentes eletrônicos sujeito à falhas. Eu resumo, sua função é aumentar os 12V da bateria para alguns milhares de volt (algo como 5 a 10KV) e mandar essa alta voltagem para a vela, que solta uma faísca, dando início a queima do combustível.
Seus defeitos mais comuns são fugas de alta voltagem (já aconteceu no meu Sentra e deu para ver como uma das bobinas estava fisicamente) e curto-circuito interno no lado de alta voltagem (aconteceu recentemente com meu Focus e já havia acontecido há uns 6 anos atrás). Esse defeito a gente não consegue ver, só em testes de bancada para descobrir.
Infelizmente não é fácil encontrar oficinas que façam testes. Para a maioria, é mais fácil partir logo para a troca.
Existem muitos anúncios de bobinas no MercadoLivre e boa parte deles dá para descartar, pois não passam segurança. Existe um vendedor que vende a R$ 130,00 + frete a bobina da marca Hanshin (a original que veio no meu), mas o anúncio está pausado.
Seus defeitos mais comuns são fugas de alta voltagem (já aconteceu no meu Sentra e deu para ver como uma das bobinas estava fisicamente) e curto-circuito interno no lado de alta voltagem (aconteceu recentemente com meu Focus e já havia acontecido há uns 6 anos atrás). Esse defeito a gente não consegue ver, só em testes de bancada para descobrir.
Infelizmente não é fácil encontrar oficinas que façam testes. Para a maioria, é mais fácil partir logo para a troca.
Existem muitos anúncios de bobinas no MercadoLivre e boa parte deles dá para descartar, pois não passam segurança. Existe um vendedor que vende a R$ 130,00 + frete a bobina da marca Hanshin (a original que veio no meu), mas o anúncio está pausado.
absilva- Mensagens : 981
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 71
Localização : Fortaleza / CE
Re: Bico ou Bobina?
Eae galera, aproveitando o tópico. O meu Sentra 2008 estava falhando, vibrando. Levei em uma mecânico que já trabalhou e foi gerente de oficina na Nissan. Tirou as vela é tinha 3 velas iridium 1 vela comum, sacanagem do antigo dono. Todas estavam péssimas. Troquei as velas fez limpeza de bicos. O carro ficou top. Fiz uma viagem e agora está apresentando esse problema, não é direto as vezes na partida ele demora uns segundos para estabilizar o motor. Dá uma impressão que tem cilindro inoperante, mas depois fica normal. Será que é bobinas. Ele está com 127000km
Fabio da Silva- Mensagens : 16
Data de inscrição : 03/12/2017
Re: Bico ou Bobina?
Trocou e/ou limpou velas e bicos injetores. Daí em pouco tempo o defeito volta. Ficou claro que os componentes causadores das falhas não eram esses.
Troca logo as bobinas, vai resolver de vez isso.
Troca logo as bobinas, vai resolver de vez isso.
absilva- Mensagens : 981
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 71
Localização : Fortaleza / CE
Re: Bico ou Bobina?
Tive um problema parecido, testei trocando a bobina, era bico kkk
Limpeza completa e substituiçao daquela redinha de proteção dos bicos injetores, nunca mais deu erro.
Limpeza completa e substituiçao daquela redinha de proteção dos bicos injetores, nunca mais deu erro.
limafranco1- Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 35
Localização : Osasco/SP
Re: Bico ou Bobina?
O meu também era um bico que a redinha desintegrou e travou ele aberto.
Aliás, fico pensando se não estaríamos mais seguros sem esta redinha....
Martin
Aliás, fico pensando se não estaríamos mais seguros sem esta redinha....
Martin
lenhador2001- Mensagens : 394
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Bico ou Bobina?
Fabio da Silva escreveu:Eae galera, aproveitando o tópico. O meu Sentra 2008 estava falhando, vibrando. Levei em uma mecânico que já trabalhou e foi gerente de oficina na Nissan. Tirou as vela é tinha 3 velas iridium 1 vela comum, sacanagem do antigo dono. Todas estavam péssimas. Troquei as velas fez limpeza de bicos. O carro ficou top. Fiz uma viagem e agora está apresentando esse problema, não é direto as vezes na partida ele demora uns segundos para estabilizar o motor. Dá uma impressão que tem cilindro inoperante, mas depois fica normal. Será que é bobinas. Ele está com 127000km
Às vezes pode ocorrer de troca as velas, aí melhora a centelha e a corrente que circula na bobina (por causa das velas novas), então termina antecipando um problema de uma das bobinas que estava por acontecer.
Eu tive problema nas bobinas com uns 80.000km, como ninguém faz teste nelas tive que trocar as 4.
Mas pode ser várias coisas, inclusive bico como os colegas mencionaram, se um deles estiver sem estanqueidade, antes da partida quando o sistema de alimentação é pressurizado, esse bico defeituoso "enxarca" o cilindro e pode manifestar esse problema como você mencionou.
Faz um teste, liga a ignição sem dar a partida umas 3 vezes, o sistema vai pressurizar várias vezes, se o bico enxarcar o cilindro, vai ficar pior de dar a partida.
limafabioh- Mensagens : 126
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 47
Localização : Recife / PE
mpborrelli gosta desta mensagem
Re: Bico ou Bobina?
Boa tarde galera! Já aconteceu esse problema comigo. As bobinas mesmo com 144.000 km ainda estão boas. Troquei velas mas não era o caso. Resultado: tirei os injetores em casa e mandei limpá-los e um deles além de não estancar a vazão como tem que ser, estava com vazão bem menor que os outros 3...acabei por comprar 2 bicos novos na Crestana, no Brás em SP e resolvido o problema.( Tenho um Sentra 2.0 2008 Monofuel, bico genuíno FBY 2850 comprado na Crestana, 150 Reais cada.)
Yoshi- Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/04/2018

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