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Óleo de motor... dúvidas.
5 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Óleo de motor... dúvidas.
Boa tarde.
Em setembro/2017 comprei um Nissan Sentra com 83.000 km e o vendedor da revenda, amigo meu, procedeu a troca de óleo e filtro do motor e também, trocou o óleo de câmbio atendendo o meu pedido.
Já fiz desde então 5 trocas de óleo completas mais o filtro. Quando da troca na compra, o óleo usado foi um 10W 30 semi-sintético e depois outras 3 foram óleos minerais (isso por falta de informações) e essa última após ler muito, foi novamente para o 10W 30 da Ipiranga semi-sintético. Rodei 3.200 km e houve um pequeno consumo de óleo e já na próxima troca, estou voltando para a linha original do óleo, para um motor com 118.000 Km, o 10W 40 semi-sintético.
Poderiam por favor me orientarem se não terei problemas com o motor ou algo assim ou se poderei de fato fazer? Agradeço.
Em setembro/2017 comprei um Nissan Sentra com 83.000 km e o vendedor da revenda, amigo meu, procedeu a troca de óleo e filtro do motor e também, trocou o óleo de câmbio atendendo o meu pedido.
Já fiz desde então 5 trocas de óleo completas mais o filtro. Quando da troca na compra, o óleo usado foi um 10W 30 semi-sintético e depois outras 3 foram óleos minerais (isso por falta de informações) e essa última após ler muito, foi novamente para o 10W 30 da Ipiranga semi-sintético. Rodei 3.200 km e houve um pequeno consumo de óleo e já na próxima troca, estou voltando para a linha original do óleo, para um motor com 118.000 Km, o 10W 40 semi-sintético.
Poderiam por favor me orientarem se não terei problemas com o motor ou algo assim ou se poderei de fato fazer? Agradeço.
Washington Luiz Manzo- Mensagens : 46
Data de inscrição : 29/09/2017
Idade : 72
Localização : Registro(SP)
Re: Óleo de motor... dúvidas.
acredito que trocar por um óleo com especificação mais moderna não deve trazer grandes problemas, mas infelizmente, só testando para conferir.
óleos minerais costumam ter composição menos homogênea que óleos 100% sintéticos, então geralmente são inferiores.
Os óleos mais modernos atendem a especificação SN, sendo 100% sintéticos geralmente têm viscosidade 5W30, e atendem a norma ILSAC GF-5. Tudo isto contribui para menor consumo de combustível, melhor limpeza do motor, menor oxidação e melhor resistência ao calor gerado no motor.
óleos minerais costumam ter composição menos homogênea que óleos 100% sintéticos, então geralmente são inferiores.
Os óleos mais modernos atendem a especificação SN, sendo 100% sintéticos geralmente têm viscosidade 5W30, e atendem a norma ILSAC GF-5. Tudo isto contribui para menor consumo de combustível, melhor limpeza do motor, menor oxidação e melhor resistência ao calor gerado no motor.
Re: Óleo de motor... dúvidas.
Em tese o melhor óleo para Nissan é o SN 5w30, sintético, com norma ILSAC GF5.
Mas cada motor apresenta um histórico de uso, nível de desgaste interno, etc, etc; além disso até a qualidade do óleo influi, tem uns que "evaporam" ou consomem mais que outros; nesse ponto temos que confiar nos relatos que a gente vê pela frente.
No seu caso, como vinha usando 10w30, talvez o 5w30 se comporte bem, mas isso só vendo na prática; a 2ª melhor opção é SN 10w40 semi sintético; existe um 10w40 no Brasil que seja sintético, é um Ipiranga, mas ele é SM.
Mas cada motor apresenta um histórico de uso, nível de desgaste interno, etc, etc; além disso até a qualidade do óleo influi, tem uns que "evaporam" ou consomem mais que outros; nesse ponto temos que confiar nos relatos que a gente vê pela frente.
No seu caso, como vinha usando 10w30, talvez o 5w30 se comporte bem, mas isso só vendo na prática; a 2ª melhor opção é SN 10w40 semi sintético; existe um 10w40 no Brasil que seja sintético, é um Ipiranga, mas ele é SM.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 47
Localização : São Luís - MA
Re: Óleo de motor... dúvidas.
WilsonM e icefly, grato pelas explicações, na próxima troca vou voltar ao origina que é o 10W 40. Desde que comprei esse Sentra 2011/2012, mesmo eu estando fora do carro, e deixo o motor ligado, até parece que está desligado de tão silencioso que é esse motor. Agradeço mais uma vez.
Washington Luiz Manzo- Mensagens : 46
Data de inscrição : 29/09/2017
Idade : 72
Localização : Registro(SP)
Re: Óleo de motor... dúvidas.
O meu era igual o seu Washington.
Veio no carro com Lubrax semi sintético 10w 40 e baixava muito óleo.
Troquei por um mais fino Havoline Sintético 5w 30 ILSAC GF5, e por enquanto está tudo ok.
*Coloquei militec1 também.
Veio no carro com Lubrax semi sintético 10w 40 e baixava muito óleo.
Troquei por um mais fino Havoline Sintético 5w 30 ILSAC GF5, e por enquanto está tudo ok.
*Coloquei militec1 também.
Arthur nissan- Mensagens : 90
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 37
Localização : sp
Óleo do motor do Sentra
Estava usando o óleo 10w 30 mineral e houve sim um consumo de óleo.
Nessa última troca, foi colocado novamente o original semi-sintético 10w 40 e, como sempre verifico água e óleo, houve um consumo
menor de óleo de 1 litro para 4.500 km. Quando completar 5000 km, além do 10w 40 semi sintético, vou usar militec. Poderiam me informar se dá bons resultados e, quanto a relação consumo de óleo e a quantidade do militec a usar na troca completa. Sempre troco filtro também. Se por experiência própria que motores desde novos, tendem a consumir óleo. Quanto maior a Km, mais consumo pelo desgaste.
Nessa última troca, foi colocado novamente o original semi-sintético 10w 40 e, como sempre verifico água e óleo, houve um consumo
menor de óleo de 1 litro para 4.500 km. Quando completar 5000 km, além do 10w 40 semi sintético, vou usar militec. Poderiam me informar se dá bons resultados e, quanto a relação consumo de óleo e a quantidade do militec a usar na troca completa. Sempre troco filtro também. Se por experiência própria que motores desde novos, tendem a consumir óleo. Quanto maior a Km, mais consumo pelo desgaste.
Washington Luiz Manzo- Mensagens : 46
Data de inscrição : 29/09/2017
Idade : 72
Localização : Registro(SP)
Re: Óleo de motor... dúvidas.
Boa tarde, as especificações do MR20DE caso o seu Sentra use motor 2.0 são dos seguintes óleos 0W-30 /5W-30 / 5W-40 / 10W-30 / 10W-40 / 10W-60 / 15W-40, eu sempre prefiro os sintéticos pois a tecnologia mais nova tente a dar menos problema de borra diferente dos minerais ou semi.
De preferencia para os 5W30 ou 10W30, fiz vários testes no meu Honda Fit que pede nas especificações óleo semi, fiz a mudança para as especificações japonesas com 5W30 sintético e percebi uma leve mudança no barulho do motor e a vibração é menor também.
Lembrando que em vários sites internacionais dizem que quando esta baixando óleo a possível falha esteja nos anéis, desta forma colocando óleo com viscosidade mais baixa pode ser que ajude a rodar mais "suave" a maquina, não vou entrar no mérito de que devemos colocar óleo mais grosso em motores mais velhos pois acho uma prática criminosa a longo prazo.
Lembrando que em alguns testes sérios mostraram que o antiatritante Militec se mostrou corrosivo quando em contato com os juntas de silicone e borracha do motor, no seu caso deveria usar um antiatritante baseado em bissulfeto de molibdênio que não é agressivo com estas partes e que tem larga aplicação na industria de motores pesados tanto Diesel quanto elétricos.
Evite ficar colocando óleo Semi com óleo sintético, existem alguns fatores químicos que podem gerar borra ou falhas em alguns materiais baseados em alumínio creio que a melhor escolhe será o sintético.
Espero ter ajudado e boa sorte com o seu carro.
De preferencia para os 5W30 ou 10W30, fiz vários testes no meu Honda Fit que pede nas especificações óleo semi, fiz a mudança para as especificações japonesas com 5W30 sintético e percebi uma leve mudança no barulho do motor e a vibração é menor também.
Lembrando que em vários sites internacionais dizem que quando esta baixando óleo a possível falha esteja nos anéis, desta forma colocando óleo com viscosidade mais baixa pode ser que ajude a rodar mais "suave" a maquina, não vou entrar no mérito de que devemos colocar óleo mais grosso em motores mais velhos pois acho uma prática criminosa a longo prazo.
Lembrando que em alguns testes sérios mostraram que o antiatritante Militec se mostrou corrosivo quando em contato com os juntas de silicone e borracha do motor, no seu caso deveria usar um antiatritante baseado em bissulfeto de molibdênio que não é agressivo com estas partes e que tem larga aplicação na industria de motores pesados tanto Diesel quanto elétricos.
Evite ficar colocando óleo Semi com óleo sintético, existem alguns fatores químicos que podem gerar borra ou falhas em alguns materiais baseados em alumínio creio que a melhor escolhe será o sintético.
Espero ter ajudado e boa sorte com o seu carro.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Óleo de motor... dúvidas.
O melhor óleo é o SN 5w30 sintético, com norma ILSAC GF5.
O SN 10w40 semi sintético, é melhor opção quando o motor ja rodou bastante com esse óleo 10w40, que preenche melhor as folgas internas do motor, leia-se km + alta. Não é sempre que isso ocorre mas pode ocorrer, mas o 10w40 vira melhor opção. Já nos motores que sempre rodaram com 5w30 não é pra ter consumo alto de óleo.
Usar óleo errado ou + grosso, prejudica o rendimento do motor, dias desses vi um vídeo no Youtube, um preparador testou no dina um Corsa 1.0, com óleo certo o 5w30 e o errado 20w50 mineral que a GM usava antigamente, com o errado o motor perdia torque e potencia.
O SN 10w40 semi sintético, é melhor opção quando o motor ja rodou bastante com esse óleo 10w40, que preenche melhor as folgas internas do motor, leia-se km + alta. Não é sempre que isso ocorre mas pode ocorrer, mas o 10w40 vira melhor opção. Já nos motores que sempre rodaram com 5w30 não é pra ter consumo alto de óleo.
Usar óleo errado ou + grosso, prejudica o rendimento do motor, dias desses vi um vídeo no Youtube, um preparador testou no dina um Corsa 1.0, com óleo certo o 5w30 e o errado 20w50 mineral que a GM usava antigamente, com o errado o motor perdia torque e potencia.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 47
Localização : São Luís - MA

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