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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
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Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
se o problema é só na hora de arrancar, pode ser algo no conversor de torque, já que é através dele que o carro começa a andar, após atingir velocidade o conversor acopla um mecanismo chamado de lock-up. Antes de acionar a lock-up o sistema depende do fluido do CVT, das válvulas do solenóide e do stepmotor, quer dizer talvez seja necessário efetuar uma limpeza no corpo de válvulas.
Pablo Luciano gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Tremedeira ao arrancar pode estar ligado aos coxins de câmbio e motor.
Vale dar uma olhada.
Vale dar uma olhada.
lenhador2001- Mensagens : 429
Data de inscrição : 15/10/2015
WilsonM e Pablo Luciano gostam desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Certo.
Está proximo de trocar os coxins do cambio e do motor.
Vou pedir para dar uma olhada no corpo de valvulas tambem.
Estava com medo de ter que abrir o cambio. Pois outro mecânico condenou o cambio apenas pelo barulho e disse que ficaria em torno de 12 mil para consertar
Obrigado
Está proximo de trocar os coxins do cambio e do motor.
Vou pedir para dar uma olhada no corpo de valvulas tambem.
Estava com medo de ter que abrir o cambio. Pois outro mecânico condenou o cambio apenas pelo barulho e disse que ficaria em torno de 12 mil para consertar
Obrigado
Pablo Luciano- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/10/2022
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Pablo Luciano escreveu:Certo.
Está proximo de trocar os coxins do cambio e do motor.
Vou pedir para dar uma olhada no corpo de valvulas tambem.
Estava com medo de ter que abrir o cambio. Pois outro mecânico condenou o cambio apenas pelo barulho e disse que ficaria em torno de 12 mil para consertar
Obrigado
Eu não brincaria com isso, se já conferiram coxins (câmbio e motor) e não tem nada, trizeta mas o principal do seu relato... vc mencionou dois erros, esse erro P0725 é de um sensor de velocidade, pode ser que o leitor das polias (cada uma tem marcações para leitura da velocidade de rotação) esteja lendo errado, pode ser que a correia esteja escapando, se for isso mesmo e ela estourar o custo pode ficar até mais do que 12mil (pesquise o preço das polias do câmbio JF015e e JF016e). Ja li relatos na internet desse problema da vibração em baixas rotações (correia pulando por falta de pressão de óleo) arranhar as polias e arrebentar a correia.
O que estou falando não é para assustar, mas para ter cuidado e avaliar corretamente o que está ocorrento, este câmbio tem uma válvula na bomba de combustível que se arranhar pode faltar pressão também, esta válvula não fica no corpo de válvulas.
ragm- Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/10/2022
Pablo Luciano gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
ragm escreveu:Pablo Luciano escreveu:Certo.
Está proximo de trocar os coxins do cambio e do motor.
Vou pedir para dar uma olhada no corpo de valvulas tambem.
Estava com medo de ter que abrir o cambio. Pois outro mecânico condenou o cambio apenas pelo barulho e disse que ficaria em torno de 12 mil para consertar
Obrigado
Eu não brincaria com isso, se já conferiram coxins (câmbio e motor) e não tem nada, trizeta mas o principal do seu relato... vc mencionou dois erros, esse erro P0725 é de um sensor de velocidade, pode ser que o leitor das polias (cada uma tem marcações para leitura da velocidade de rotação) esteja lendo errado, pode ser que a correia esteja escapando, se for isso mesmo e ela estourar o custo pode ficar até mais do que 12mil (pesquise o preço das polias do câmbio JF015e e JF016e). Ja li relatos na internet desse problema da vibração em baixas rotações (correia pulando por falta de pressão de óleo) arranhar as polias e arrebentar a correia.
O que estou falando não é para assustar, mas para ter cuidado e avaliar corretamente o que está ocorrento, este câmbio tem uma válvula na bomba de combustível que se arranhar pode faltar pressão também, esta válvula não fica no corpo de válvulas.
Pois é... Esses erros que fico com receio.
Só que ele aparece na parte do Cvt informativo
Na parte do Read/Clear cvt DTC não aparece. Digo isso pois queria apagar para fazer a leitura novamente. Porém na parte do Cvt Information não consigo apagar
Os coxins estão nas últimas, já estou programando a troca. O coxin raquete é novo.
Estou mantendo o pé o mais leve possível, saindo como o pessoal do grupo recomenda para não ocorrer a trepidação
Ruim que não conheço nenhum mecânico de confiança para verificar se é realmente algo no câmbio.
Vi uma recomendação do teomave indicando a oficina Othorizada. Acho que vou levar la
Pablo Luciano- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/10/2022
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Pablo Luciano escreveu:ragm escreveu:Pablo Luciano escreveu:Certo.
Está proximo de trocar os coxins do cambio e do motor.
Vou pedir para dar uma olhada no corpo de valvulas tambem.
Estava com medo de ter que abrir o cambio. Pois outro mecânico condenou o cambio apenas pelo barulho e disse que ficaria em torno de 12 mil para consertar
Obrigado
Eu não brincaria com isso, se já conferiram coxins (câmbio e motor) e não tem nada, trizeta mas o principal do seu relato... vc mencionou dois erros, esse erro P0725 é de um sensor de velocidade, pode ser que o leitor das polias (cada uma tem marcações para leitura da velocidade de rotação) esteja lendo errado, pode ser que a correia esteja escapando, se for isso mesmo e ela estourar o custo pode ficar até mais do que 12mil (pesquise o preço das polias do câmbio JF015e e JF016e). Ja li relatos na internet desse problema da vibração em baixas rotações (correia pulando por falta de pressão de óleo) arranhar as polias e arrebentar a correia.
O que estou falando não é para assustar, mas para ter cuidado e avaliar corretamente o que está ocorrento, este câmbio tem uma válvula na bomba de combustível que se arranhar pode faltar pressão também, esta válvula não fica no corpo de válvulas.
Pois é... Esses erros que fico com receio.
Só que ele aparece na parte do Cvt informativo
Na parte do Read/Clear cvt DTC não aparece. Digo isso pois queria apagar para fazer a leitura novamente. Porém na parte do Cvt Information não consigo apagar
Os coxins estão nas últimas, já estou programando a troca. O coxin raquete é novo.
Estou mantendo o pé o mais leve possível, saindo como o pessoal do grupo recomenda para não ocorrer a trepidação
Ruim que não conheço nenhum mecânico de confiança para verificar se é realmente algo no câmbio.
Vi uma recomendação do teomave indicando a oficina Othorizada. Acho que vou levar la
Se os coxins podem estar ruins, verifique eles primeiro, é simples e não precisa de mão de obra muito especializada para isso.
Eu acho que vc não consegue apagar os DTC pois eles estão no câmbio e esses scanners não tem muito acesso a tudo do câmbio. Uma vez levei o carro em um especializado e o scanner dele lia diversos parâmetros e permitia setar diversas configurações que não vemos no cvt-z.
Sobre a vibração, se for algo igual eu valei da válvula de retorno da bomba, vc gastará dinheiro mas não é tão caro assim, porém terá que abrir o câmbio, mas se chegar ao ponto de arranhar a polia ou arrebentar a correia ai sim terá problemas, tem que lembrar que o carro já tem 220mil km, então tem que analisar direito.
Sobre a válvula o que estou falando é isso aqui:
https://www.cambioautomaticodobrasil.com.br/dicaAutomotiva/detalhes/24#:~:text=Alguns%20dos%20problemas%20comuns%20com,e%20ganhar%20dinheiro%20fazendo%20isso.
BOMBA E CORPO DE VÁLVULA
Os problemas mais comuns com todos os CVTs da Jatco centram-se na válvula de controle de fluxo. A válvula de fluxo e seu orifício geralmente se desgastam com baixa quilometragem. Certifique-se de puxar a válvula para fora da bomba e inspecionar o orifício e a válvula (figura 1).
Neste video aqui, a partir de 8:20:
https://youtu.be/0ibNYcT4UkQ?t=503
ragm- Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/10/2022
Pablo Luciano gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Certo. Vou dar uma verificada primeiro nós coxins.
Persistindo vou partir para o câmbio mesmo
Obrigado
Persistindo vou partir para o câmbio mesmo
Obrigado
Pablo Luciano- Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/10/2022
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Pablo Luciano escreveu:Certo. Vou dar uma verificada primeiro nós coxins.
Persistindo vou partir para o câmbio mesmo
Obrigado
Resolveu o problema? eram os coxins?
ragm- Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/10/2022
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Pessoal boa noite,
A uns 3 meses comprei um sentra 2018/2019 hj está com 30.000 km e um profissional de câmbio disse que seria melhor eu fazer a troca do óleo do câmbio, pois esses câmbios da nissan apresentam desgastes fácil, isso procede? Fiquei assustado óleo de câmbio cvt ter que ser trocado tão cedo assim?? Vcs tem histórico, dessa troca tão cedo e de câmbio da nissan que deu B.O. tão cedo ?
A uns 3 meses comprei um sentra 2018/2019 hj está com 30.000 km e um profissional de câmbio disse que seria melhor eu fazer a troca do óleo do câmbio, pois esses câmbios da nissan apresentam desgastes fácil, isso procede? Fiquei assustado óleo de câmbio cvt ter que ser trocado tão cedo assim?? Vcs tem histórico, dessa troca tão cedo e de câmbio da nissan que deu B.O. tão cedo ?
Ivison Andrade- Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2022
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
bom dia Ivison Andrade.
Toda preocupação com câmbio é pertinente quando a gente compra um carro semi-novo.
Pensando apenas no sistema CVT em si, é um sistema bem confiável e com bastante durabilidade. A incógnita sempre é em relação aos donos anteriores do carro, a forma de conduzir e as verificações preventivas já feitas é que podem comprometer o veículo.
De forma geral, o funcionamento do câmbio não dando sintoma de defeito, dá para ir usando, mas não ultrapasse muito os 60.000 km rodados sem fazer a troca, apesar de que no manual da Nissan é indicada revisão no sistema somente aos 100.000 km.
Fica atento a temperatura do motor (já que a temperatura do fluido é regulada no mesmo sistema), note se o conversor de torque não emite ruídos (tipo zunido), se sente falha na aceleração, se demora a engatar, se não está patinando demais.
Toda preocupação com câmbio é pertinente quando a gente compra um carro semi-novo.
Pensando apenas no sistema CVT em si, é um sistema bem confiável e com bastante durabilidade. A incógnita sempre é em relação aos donos anteriores do carro, a forma de conduzir e as verificações preventivas já feitas é que podem comprometer o veículo.
De forma geral, o funcionamento do câmbio não dando sintoma de defeito, dá para ir usando, mas não ultrapasse muito os 60.000 km rodados sem fazer a troca, apesar de que no manual da Nissan é indicada revisão no sistema somente aos 100.000 km.
Fica atento a temperatura do motor (já que a temperatura do fluido é regulada no mesmo sistema), note se o conversor de torque não emite ruídos (tipo zunido), se sente falha na aceleração, se demora a engatar, se não está patinando demais.
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Bom dia Wilson, a priore está tudo normal, a temperatura do carro não chega nem no meio do marcador. Mas, valeu vou ficar acompanhando.
WilsonM escreveu:bom dia Ivison Andrade.
Toda preocupação com câmbio é pertinente quando a gente compra um carro semi-novo.
Pensando apenas no sistema CVT em si, é um sistema bem confiável e com bastante durabilidade. A incógnita sempre é em relação aos donos anteriores do carro, a forma de conduzir e as verificações preventivas já feitas é que podem comprometer o veículo.
De forma geral, o funcionamento do câmbio não dando sintoma de defeito, dá para ir usando, mas não ultrapasse muito os 60.000 km rodados sem fazer a troca, apesar de que no manual da Nissan é indicada revisão no sistema somente aos 100.000 km.
Fica atento a temperatura do motor (já que a temperatura do fluido é regulada no mesmo sistema), note se o conversor de torque não emite ruídos (tipo zunido), se sente falha na aceleração, se demora a engatar, se não está patinando demais.
Ivison Andrade- Mensagens : 2
Data de inscrição : 29/11/2022
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Alguem sabe quais sao as pecas que pertecem as 4 coxins do Motor do sentra 2014 B17 ?
Se sim sabe os valores?
Se sim sabe os valores?
brunoss- Mensagens : 89
Data de inscrição : 04/11/2020
Idade : 37
Localização : ITU
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Não pode esquecer: câmbio CVT não permite guiar com acelerador no talo por muito tempo, o câmbio começa a esquentar, e a centralina da injeção limita o motor.
Óleo do câmbio CVT tem que trocar a cada 40.000 Km.
Óleo do câmbio CVT tem que trocar a cada 40.000 Km.
Murilo Carvalho- Mensagens : 174
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Olá boa noite!
Vim relatar meu problema recente para servir de auxílio para problemas futuros.
Comprei um Sentra SL em DEZ21 2015 com 90 mil Km. Como utilizo para trabalho ele hoje esta com 156 mil Km. Desde que peguei não fiz nada a não ser a troca do compressor do ar condicionado. Sempre pesquisei sobre troca do fluído CVT e até dar o problema e conhecer o forum não sabia da periodicidade de sua troca. Em JUL, fui na Nissan e comprei os armotecedores originais para trocar no final do ano e perguntei sobre a troca do fluido, e ninguem soube me responder. Fui em alguns mecanicos e tbem não tive nenhuma informação.
Em AGO23, o carro começou a ficar fraco e perder potencia, tbem começou em 80km, quando dava meio pé de acelerador, a trepidar (igual quando se dirige carro com amortecedor estourado e fica batendo a roda no asfalto) mas era só entre 80 e 85km.
Comecei a ficar preocupado e ai que conheci esse forum. Continuei andando normal com o carro e posteriormente o filtro de ar abriu no duto, ai desenrolei ele e utilizei o mesmo, já que não achei para venda. E o carro voltou ao normal. No dia 04SET, ele começou a perder muita força e a trepidar muito. Fui no meu mecanico e aproveitei para trocar os armotecedores, coxim do cambio, filtro de gasolina, cabine, oleo e oleo do motor, mas o problema persistiu.
Meu mecanico me aconselhou a procurar alguem especializado em cambio pois ele achava que estava com algum problema e achava que o semieixo esquerdo estava com folga. Fui em varias mecanicas e elas ou estavam cheias ou não mexiam em Nissan. Achei uma outra mecanica na regiao que relatei o problema e eu falei que suspeitava da Trizeta ou Tulipa, e se ele poderia dar uma olhada. Ficou com meu carro um dia, não achou problema na Tulipa, Trizeta e Semieixo e achou solta a porca da homocinética. mas os seguinte erros apareceram:
P0841 - Pressão de Óleo
P2813 - Solenóide de Seleção
B2631 - Sensor Carga Solar
e uma das passadas erro do Conversor de Torque mas não tirei fotos..
A trepidação realmente foi a homocinética, mas depois do aperto, o carro ficava dando tranco ao mudar de N para R ou D. Mas não encontrou problema no semieixo.
O carro com armotecedores novos e todas as trocas ficou muito bom, mas fiquei na duvida do cambio. Vi os tutoriais aqui de como realizar a troca do fluido e iria fazer em casa, mas como dois mecanicos falaram para procurar um especialista, fiquei a semana inteira procurando e depois de 5 dias, ontem encontrei e ele fez uma avaliação no cambio e o mesmo acusou o mesmo problema de solenoides e conversor de torque. Não sei se é bom, mas aqui na região agenda para mexer com cambio automatica esta para daqui 20 dias.
Por prevenção iremos abrir o cambio para verificar o que esta ocorrendo. O orçamento inicial esta em R$ 6.000,00 já com a troca do fluido e filtros e manutenção solenoides e descontaminação mas este valor pode subir caso seja algo mais grave.
Após passar a ultima vez o scanner, a luz de injeção acendeu e permaneceu acesa. O carro estava andando normalmente após os dois mecanicos, estava até mais forte, mas os trancos de N para D e R estavam bem acentuados.
Vou atualizando as informações caso tenha informações úteis. Grande abraço!
Vim relatar meu problema recente para servir de auxílio para problemas futuros.
Comprei um Sentra SL em DEZ21 2015 com 90 mil Km. Como utilizo para trabalho ele hoje esta com 156 mil Km. Desde que peguei não fiz nada a não ser a troca do compressor do ar condicionado. Sempre pesquisei sobre troca do fluído CVT e até dar o problema e conhecer o forum não sabia da periodicidade de sua troca. Em JUL, fui na Nissan e comprei os armotecedores originais para trocar no final do ano e perguntei sobre a troca do fluido, e ninguem soube me responder. Fui em alguns mecanicos e tbem não tive nenhuma informação.
Em AGO23, o carro começou a ficar fraco e perder potencia, tbem começou em 80km, quando dava meio pé de acelerador, a trepidar (igual quando se dirige carro com amortecedor estourado e fica batendo a roda no asfalto) mas era só entre 80 e 85km.
Comecei a ficar preocupado e ai que conheci esse forum. Continuei andando normal com o carro e posteriormente o filtro de ar abriu no duto, ai desenrolei ele e utilizei o mesmo, já que não achei para venda. E o carro voltou ao normal. No dia 04SET, ele começou a perder muita força e a trepidar muito. Fui no meu mecanico e aproveitei para trocar os armotecedores, coxim do cambio, filtro de gasolina, cabine, oleo e oleo do motor, mas o problema persistiu.
Meu mecanico me aconselhou a procurar alguem especializado em cambio pois ele achava que estava com algum problema e achava que o semieixo esquerdo estava com folga. Fui em varias mecanicas e elas ou estavam cheias ou não mexiam em Nissan. Achei uma outra mecanica na regiao que relatei o problema e eu falei que suspeitava da Trizeta ou Tulipa, e se ele poderia dar uma olhada. Ficou com meu carro um dia, não achou problema na Tulipa, Trizeta e Semieixo e achou solta a porca da homocinética. mas os seguinte erros apareceram:
P0841 - Pressão de Óleo
P2813 - Solenóide de Seleção
B2631 - Sensor Carga Solar
e uma das passadas erro do Conversor de Torque mas não tirei fotos..
A trepidação realmente foi a homocinética, mas depois do aperto, o carro ficava dando tranco ao mudar de N para R ou D. Mas não encontrou problema no semieixo.
O carro com armotecedores novos e todas as trocas ficou muito bom, mas fiquei na duvida do cambio. Vi os tutoriais aqui de como realizar a troca do fluido e iria fazer em casa, mas como dois mecanicos falaram para procurar um especialista, fiquei a semana inteira procurando e depois de 5 dias, ontem encontrei e ele fez uma avaliação no cambio e o mesmo acusou o mesmo problema de solenoides e conversor de torque. Não sei se é bom, mas aqui na região agenda para mexer com cambio automatica esta para daqui 20 dias.
Por prevenção iremos abrir o cambio para verificar o que esta ocorrendo. O orçamento inicial esta em R$ 6.000,00 já com a troca do fluido e filtros e manutenção solenoides e descontaminação mas este valor pode subir caso seja algo mais grave.
Após passar a ultima vez o scanner, a luz de injeção acendeu e permaneceu acesa. O carro estava andando normalmente após os dois mecanicos, estava até mais forte, mas os trancos de N para D e R estavam bem acentuados.
Vou atualizando as informações caso tenha informações úteis. Grande abraço!
Jones Moraes- Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/09/2023
Idade : 39
Localização : Cotia - SP
WilsonM gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
CONVOCAÇÃO para Instalação don Kit Tropicalização do CVT, pela Nissan, sem custos:
https://youtu.be/EdCfzhKJFmo?si=AVlpG-JMK2OpEz4r
https://youtu.be/EdCfzhKJFmo?si=AVlpG-JMK2OpEz4r
AmimXx- Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/06/2017
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Amigos
Eu já postei isso aqui, mas muitos foristas novos podem são saber...
O óleo do câmbio CVT é complicado, pois ele tem que lubrificar, arrefecer e tem que gerar atrito entre a correia e a polia, por isso que esse tipo de óleo perde suas características rápido. Tanto que a Nissan teve que instalar um radiador de óleo de câmbio CVT no Sentra 2014 em diante.
TEM QUE TROCAR A CADA 40.000 KM.
Eu já postei isso aqui, mas muitos foristas novos podem são saber...
O óleo do câmbio CVT é complicado, pois ele tem que lubrificar, arrefecer e tem que gerar atrito entre a correia e a polia, por isso que esse tipo de óleo perde suas características rápido. Tanto que a Nissan teve que instalar um radiador de óleo de câmbio CVT no Sentra 2014 em diante.
TEM QUE TROCAR A CADA 40.000 KM.
Murilo Carvalho- Mensagens : 174
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
O B17 não tem radiador de fluído para o câmbio CVT... ele tem um trocador de calor de 4 saídas porque mudaram o filtro, que no B16 vai atrás do trocador de calor, para a parte inferior do câmbio... essa pequena alteração favoreceu toda o resfriamento com maior vazão do fluido e pequeno resfriamento adjunto também apenas dessas mangueiras de de transmissão do fluído da parte superior para a parte inferior, porém não se trata da inclusão de um radiador para o câmbio.
AmimXx- Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/06/2017
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Quando falei "radiador" entenda-se trocador de calor.AmimXx escreveu:O B17 não tem radiador de fluído para o câmbio CVT... ele tem um trocador de calor de 4 saídas porque mudaram o filtro, que no B16 vai atrás do trocador de calor, para a parte inferior do câmbio... essa pequena alteração favoreceu toda o resfriamento com maior vazão do fluido e pequeno resfriamento adjunto também apenas dessas mangueiras de de transmissão do fluído da parte superior para a parte inferior, porém não se trata da inclusão de um radiador para o câmbio.
Murilo Carvalho- Mensagens : 174
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Beleza, mas todas as versões de B16 e B17 possuem trocador de calor. Só o B16 que tem documentação da Nissan com toda a preparação de instalação do radiador dedicado para o câmbio e não sabemos porque cargas d'água ela suprimiu a instalação ou retirou do projeto.
Ela já sabia e previa o problema, mas pagou pra ver! Veja os prints retirados do próprio manual de serviço/reparo da Nissan. Mais revoltante ainda é saber que é o mesmo câmbio do Lancer e a Mitsubishi está instalando sem custo para os proprietários.
Ela já sabia e previa o problema, mas pagou pra ver! Veja os prints retirados do próprio manual de serviço/reparo da Nissan. Mais revoltante ainda é saber que é o mesmo câmbio do Lancer e a Mitsubishi está instalando sem custo para os proprietários.
AmimXx- Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/06/2017
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Ivison Andrade escreveu:Pessoal boa noite,
A uns 3 meses comprei um sentra 2018/2019 hj está com 30.000 km e um profissional de câmbio disse que seria melhor eu fazer a troca do óleo do câmbio, pois esses câmbios da nissan apresentam desgastes fácil, isso procede? Fiquei assustado óleo de câmbio cvt ter que ser trocado tão cedo assim?? Vcs tem histórico, dessa troca tão cedo e de câmbio da nissan que deu B.O. tão cedo ?
Ivison
Esse câmbio CVT é maravilhoso, pois ele varia a relação do câmbio de acordo com a pressão que o motorista dá no acelerador, mas ele requer manutenção periódica.
Esse óleo do CVT é um fluido complexo, pois ele tem que lubrificar, arrefecer e ainda gerar atrito entre as polias e a correia do câmbio, por isso ele perde as propriedades cedo. É recomendado trocar com 40.000 km.
Cada 1.000 km que passa de 40.000 km, a chance de danificar o câmbio vai aumentando. E se quebrar o câmbio se prepara que o prejuízo é acima de R$ 10.000,00.
Murilo Carvalho- Mensagens : 174
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Jones Moraes escreveu:Olá boa noite!
Vim relatar meu problema recente para servir de auxílio para problemas futuros.
Comprei um Sentra SL em DEZ21 2015 com 90 mil Km. Como utilizo para trabalho ele hoje esta com 156 mil Km. Desde que peguei não fiz nada a não ser a troca do compressor do ar condicionado. Sempre pesquisei sobre troca do fluído CVT e até dar o problema e conhecer o forum não sabia da periodicidade de sua troca. Em JUL, fui na Nissan e comprei os armotecedores originais para trocar no final do ano e perguntei sobre a troca do fluido, e ninguem soube me responder. Fui em alguns mecanicos e tbem não tive nenhuma informação.
Em AGO23, o carro começou a ficar fraco e perder potencia, tbem começou em 80km, quando dava meio pé de acelerador, a trepidar (igual quando se dirige carro com amortecedor estourado e fica batendo a roda no asfalto) mas era só entre 80 e 85km.
Comecei a ficar preocupado e ai que conheci esse forum. Continuei andando normal com o carro e posteriormente o filtro de ar abriu no duto, ai desenrolei ele e utilizei o mesmo, já que não achei para venda. E o carro voltou ao normal. No dia 04SET, ele começou a perder muita força e a trepidar muito. Fui no meu mecanico e aproveitei para trocar os armotecedores, coxim do cambio, filtro de gasolina, cabine, oleo e oleo do motor, mas o problema persistiu.
Meu mecanico me aconselhou a procurar alguem especializado em cambio pois ele achava que estava com algum problema e achava que o semieixo esquerdo estava com folga. Fui em varias mecanicas e elas ou estavam cheias ou não mexiam em Nissan. Achei uma outra mecanica na regiao que relatei o problema e eu falei que suspeitava da Trizeta ou Tulipa, e se ele poderia dar uma olhada. Ficou com meu carro um dia, não achou problema na Tulipa, Trizeta e Semieixo e achou solta a porca da homocinética. mas os seguinte erros apareceram:
P0841 - Pressão de Óleo
P2813 - Solenóide de Seleção
B2631 - Sensor Carga Solar
e uma das passadas erro do Conversor de Torque mas não tirei fotos..
A trepidação realmente foi a homocinética, mas depois do aperto, o carro ficava dando tranco ao mudar de N para R ou D. Mas não encontrou problema no semieixo.
O carro com armotecedores novos e todas as trocas ficou muito bom, mas fiquei na duvida do cambio. Vi os tutoriais aqui de como realizar a troca do fluido e iria fazer em casa, mas como dois mecanicos falaram para procurar um especialista, fiquei a semana inteira procurando e depois de 5 dias, ontem encontrei e ele fez uma avaliação no cambio e o mesmo acusou o mesmo problema de solenoides e conversor de torque. Não sei se é bom, mas aqui na região agenda para mexer com cambio automatica esta para daqui 20 dias.
Por prevenção iremos abrir o cambio para verificar o que esta ocorrendo. O orçamento inicial esta em R$ 6.000,00 já com a troca do fluido e filtros e manutenção solenoides e descontaminação mas este valor pode subir caso seja algo mais grave.
Após passar a ultima vez o scanner, a luz de injeção acendeu e permaneceu acesa. O carro estava andando normalmente após os dois mecanicos, estava até mais forte, mas os trancos de N para D e R estavam bem acentuados.
Vou atualizando as informações caso tenha informações úteis. Grande abraço!
Fala galera, blza ...
Trazendo atualizações sobre a manutenção do câmbio:
- O orçamento saltou de R$6.000,00 para R$8.800,00.
- Problemas no cambio esta no conversor de torque, uma das válvulas do corpo de válvulas e precisou ser reparada e o pistão interno que estava perdendo pressão. E pior de tudo que este problema poderia ser evitado, já que segundo o mecânico que esta mexendo nele, foi colocado óleo errado no câmbio, o que pode ter gerado esses problemas (não perguntei como chegou a esta conclusão de análise do óleo).
No demais, as peças estão bem integras e sem desgastes. Seguem algumas fotos com ele já em fase de montagem esperando apenas os pistões:
Jones Moraes- Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/09/2023
Idade : 39
Localização : Cotia - SP
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Jones Moraes escreveu:Jones Moraes escreveu:Olá boa noite!
Vim relatar meu problema recente para servir de auxílio para problemas futuros.
Comprei um Sentra SL em DEZ21 2015 com 90 mil Km. Como utilizo para trabalho ele hoje esta com 156 mil Km. Desde que peguei não fiz nada a não ser a troca do compressor do ar condicionado. Sempre pesquisei sobre troca do fluído CVT e até dar o problema e conhecer o forum não sabia da periodicidade de sua troca. Em JUL, fui na Nissan e comprei os armotecedores originais para trocar no final do ano e perguntei sobre a troca do fluido, e ninguem soube me responder. Fui em alguns mecanicos e tbem não tive nenhuma informação.
Em AGO23, o carro começou a ficar fraco e perder potencia, tbem começou em 80km, quando dava meio pé de acelerador, a trepidar (igual quando se dirige carro com amortecedor estourado e fica batendo a roda no asfalto) mas era só entre 80 e 85km.
Comecei a ficar preocupado e ai que conheci esse forum. Continuei andando normal com o carro e posteriormente o filtro de ar abriu no duto, ai desenrolei ele e utilizei o mesmo, já que não achei para venda. E o carro voltou ao normal. No dia 04SET, ele começou a perder muita força e a trepidar muito. Fui no meu mecanico e aproveitei para trocar os armotecedores, coxim do cambio, filtro de gasolina, cabine, oleo e oleo do motor, mas o problema persistiu.
Meu mecanico me aconselhou a procurar alguem especializado em cambio pois ele achava que estava com algum problema e achava que o semieixo esquerdo estava com folga. Fui em varias mecanicas e elas ou estavam cheias ou não mexiam em Nissan. Achei uma outra mecanica na regiao que relatei o problema e eu falei que suspeitava da Trizeta ou Tulipa, e se ele poderia dar uma olhada. Ficou com meu carro um dia, não achou problema na Tulipa, Trizeta e Semieixo e achou solta a porca da homocinética. mas os seguinte erros apareceram:
P0841 - Pressão de Óleo
P2813 - Solenóide de Seleção
B2631 - Sensor Carga Solar
e uma das passadas erro do Conversor de Torque mas não tirei fotos..
A trepidação realmente foi a homocinética, mas depois do aperto, o carro ficava dando tranco ao mudar de N para R ou D. Mas não encontrou problema no semieixo.
O carro com armotecedores novos e todas as trocas ficou muito bom, mas fiquei na duvida do cambio. Vi os tutoriais aqui de como realizar a troca do fluido e iria fazer em casa, mas como dois mecanicos falaram para procurar um especialista, fiquei a semana inteira procurando e depois de 5 dias, ontem encontrei e ele fez uma avaliação no cambio e o mesmo acusou o mesmo problema de solenoides e conversor de torque. Não sei se é bom, mas aqui na região agenda para mexer com cambio automatica esta para daqui 20 dias.
Por prevenção iremos abrir o cambio para verificar o que esta ocorrendo. O orçamento inicial esta em R$ 6.000,00 já com a troca do fluido e filtros e manutenção solenoides e descontaminação mas este valor pode subir caso seja algo mais grave.
Após passar a ultima vez o scanner, a luz de injeção acendeu e permaneceu acesa. O carro estava andando normalmente após os dois mecanicos, estava até mais forte, mas os trancos de N para D e R estavam bem acentuados.
Vou atualizando as informações caso tenha informações úteis. Grande abraço!
Fala galera, blza ...
Trazendo atualizações sobre a manutenção do câmbio:
- O orçamento saltou de R$6.000,00 para R$8.800,00.
- Problemas no cambio esta no conversor de torque, uma das válvulas do corpo de válvulas e precisou ser reparada e o pistão interno que estava perdendo pressão. E pior de tudo que este problema poderia ser evitado, já que segundo o mecânico que esta mexendo nele, foi colocado óleo errado no câmbio, o que pode ter gerado esses problemas (não perguntei como chegou a esta conclusão de análise do óleo).
No demais, as peças estão bem integras e sem desgastes. Seguem algumas fotos com ele já em fase de montagem esperando apenas os pistões:
...
Os problemas iniciaram dia 01SET, se agravando dia 06SET e pior no dia no meu aniversário me dando este presente saboroso e ainda estou sem o veículo com previsão de conclusão talvez na quarta da semana que vem dia 11OUT, mas não estou apressando para ficar um trabalho com qualidade. A demora tbem esta sendo devido a terceirização da manutenção do conversor de torque e dos pistões pois para conseguir reposição apenas por encomenda com previsão de chegada apenas na semana que vem!
O problema dos pistões pode ser um leve aquecimento causado por óleo velho e fora da especificação que levou um pequeno empeno perdendo a pressão (apenas hipóteses).
Tinha intenção de trocar o Sentra que tenho por um mais novo antes de quebrar, mas agora após quase 15k de manutenção fica inviável e vou ficar com ele por um bom tempo.
Estou trazendo essas informações no intuito de ajudar possíveis novos donos que estão na duvida se troca ou não o fluido CVT e depois dessa experiência tenho a clara certeza que SIM, troquem mas troquem por um óleo de qualidade e indispensável ser o NS3.
Também enxergo hoje o quão deve ser criterioso na hora de comprar um veículo com câmbio automático. Se não possui histórico de manutenções preventivas no câmbio como troca de fluído, aumenta muito a probabilidade de problemas futuros.
Para os que pensam que no meu caso ainda não estar tão no prejuízo visto que rodei 65mil Km (apenas estrada) em 2 anos e se na aquisição do veículo com 90mil Km realizasse a troca completa abrindo o carter trocando os filtros, gastaria aproximadamente uns R$4.000 (+ou-8L de óleo a 120R$ o litro + 600R$ filtros + MO e juntas). Após 40mil Km, com 130mil Km trocaria novamente o óleo completo gastando mais R$4.000 de troca, não sair muito diferente dos R$8.800 da manutenção de agora, mesmo assim o custo total foi bem mais alto: Dor de cabeça para achar mecânico, tempo sem veículo visto que estou sem o veículo rodando FULL desde o dia 06SET e internado na mecânica dia 19SET precisando alugar carro para trabalhar, ter a sorte de achar um bom mecânico e falta de profissionais especializados na área.
A conclusão é que mesmo que possa aparentar que a troca completa do óleo possa parecer cara, com certeza ela é bem mais barata que uma manutenção e as sua consequências, visto que por sorte o meu problema não é grave e que poderia continuar "rodando" ou até mesmo repassar o carro. Arrastando o problema talvez poderia até gerar desgastes físicos nas peças aumentando ainda mais os danos onde podemos facilmente chegar entre R$15.000 a R$20.000 de reparo com problemas sérios que necessitassem de reposição de peças.
Mais novidades posto posteriormente, grande abraço
Jones Moraes- Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/09/2023
Idade : 39
Localização : Cotia - SP
absilva gosta desta mensagem
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Boa noite. Comprei um Sentra s 12/13 e pretendo trocar o óleo do câmbio de forma preventiva. Em 3 locais aqui em Brasília que fiz orçamento o preço ficou entre 1700 a 1800 reais, troca na máquina e óleo Mobil. Pelo jeito, essa marca está sendo bastante vendida por aqui.
lcmlima- Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/10/2023
Localização : DF
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Ainda não usei o Mobil CVT.
No entanto, comparei es especificações dele com o Lubrax CVT e ele me pareceu melhor, especialmente nos parâmetros "Ponto de Fulgor" e "Viscosidade", tanto frio quanto quente.
Na minha próxima troca pretendo usar ele.
No entanto, comparei es especificações dele com o Lubrax CVT e ele me pareceu melhor, especialmente nos parâmetros "Ponto de Fulgor" e "Viscosidade", tanto frio quanto quente.
Na minha próxima troca pretendo usar ele.
absilva- Mensagens : 1258
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).
Pessoal, esse fds fui do RJ até Buzios, na região dos lagos, cerca de 180km de distância.
Na via lagos, a uns 100km/h, 2000rpm, dps de um tempo, do nada, o carro deu uma acelerada rápida(como se tivesse acelerado no neutro) e aí ficou sofrível pra chegar nos 80/100km/h. Tinha que ficar com a rotação acima de 2500rpm e percebi um zunido que parecia do câmbio nessa rotação, então tentei andar sempre abaixo disso. Qdo chegava em trecho mais lento tb percebi que mesmo pra alacançar 80km/h ele ficava de 2000rpm pra cima, o que é não é comum. Dps de estacionar parar o carro e andar la pela cidade, o carro andava normal.
Na volta pra casa, mesma coisa, na rodovia do nada ele deu uma acelerada forte e começou a ficar em alta rotação. Dps que parei no graal saí de lá andando normal, chegou a 100km/h rapidinho a 2000rpm, mas um tempo dps nessa velocidade constante, acelerou, subiu a rotação e perdeu força. Não tem nem 9 meses que o câmbio foi reparado, por outro problema, teve óleo, filtro trocado, tudo certinho.
Ah sim, estava um dia até quente, mas nada absurdo.
É um B16, 2007/2008 cvt.
Alguma idéia do que pode ser?
Na via lagos, a uns 100km/h, 2000rpm, dps de um tempo, do nada, o carro deu uma acelerada rápida(como se tivesse acelerado no neutro) e aí ficou sofrível pra chegar nos 80/100km/h. Tinha que ficar com a rotação acima de 2500rpm e percebi um zunido que parecia do câmbio nessa rotação, então tentei andar sempre abaixo disso. Qdo chegava em trecho mais lento tb percebi que mesmo pra alacançar 80km/h ele ficava de 2000rpm pra cima, o que é não é comum. Dps de estacionar parar o carro e andar la pela cidade, o carro andava normal.
Na volta pra casa, mesma coisa, na rodovia do nada ele deu uma acelerada forte e começou a ficar em alta rotação. Dps que parei no graal saí de lá andando normal, chegou a 100km/h rapidinho a 2000rpm, mas um tempo dps nessa velocidade constante, acelerou, subiu a rotação e perdeu força. Não tem nem 9 meses que o câmbio foi reparado, por outro problema, teve óleo, filtro trocado, tudo certinho.
Ah sim, estava um dia até quente, mas nada absurdo.
É um B16, 2007/2008 cvt.
Alguma idéia do que pode ser?
Davi Araujo- Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro
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