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Zunido ao ligar overdrive
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Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Zunido ao ligar overdrive
Olá pessoal!
Acabei de me cadastrar no site e tenho uma dúvida.
De uns tempos pra cá (uns 2 meses) ao ligar a função O/D OFF do meu carro, se passo de 140, 150km/h o carro faz um pequeno "assobio" que pára imediatamente após desligar a função.
Já viram isso?
Tenho um Sentra SL 2011 CVT...
Acabei de me cadastrar no site e tenho uma dúvida.
De uns tempos pra cá (uns 2 meses) ao ligar a função O/D OFF do meu carro, se passo de 140, 150km/h o carro faz um pequeno "assobio" que pára imediatamente após desligar a função.
Já viram isso?
Tenho um Sentra SL 2011 CVT...
raphaeldelucena- Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/03/2016
Re: Zunido ao ligar overdrive
apenas para entender melhor, quantos km tem seu carro, já trocou fluido do câmbio, a qual rpm você ouve o zumbido, há quanto tempo está com o carro?
Imagino que a 150km/h seja numa reta plana, mas porque vc desliga o O/D nesta velocidade?
Imagino que a 150km/h seja numa reta plana, mas porque vc desliga o O/D nesta velocidade?
Re: Zunido ao ligar overdrive
WilsonM escreveu:apenas para entender melhor, quantos km tem seu carro, já trocou fluido do câmbio, a qual rpm você ouve o zumbido, há quanto tempo está com o carro?
Imagino que a 150km/h seja numa reta plana, mas porque vc desliga o O/D nesta velocidade?
Vamos lá:
meu carro tá com 58000km... o fluido do cambio ainda nao foi trocado, pois andei lendo que daria para ficar de 80 a 100k...
RPM acima de 5k...
quanto à velocidade, só desligo o O/D por causa do assobio...
raphaeldelucena- Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/03/2016
Re: Zunido ao ligar overdrive
Rapaz... essa questão do Overdrive OFF dá uma confusão danada. Na verdade você quer DESLIGAR o overdrive. Ele é LIGADO por padrão. Overdrive é uma função do câmbio que tenta manter a rotação mais baixa possível. Por isso quando o desligamos (acende a luz amarela no painel) a rotação do motor aumenta, e muito.
Por outro lado também não entendo bem o porquê de desligá-lo a 150, 160km/h. A rotação do motor deve ir nas alturas. Mas enfim... Se quiser ultrapassar pode usar o kickdown (pisar fundo no acelerador).
Quanto ao assobio acho que nem seja tanto o tal zunido do CVT. Em rotações muito altas todo CVT tem a mania de produzir sons estranhos, seja assobio, barulho semelhante a uma turbina, etc. Praticamente todos fazem isso.
Por fim, esta é uma boa hora para trocar o óleo do CVT. E não, não dá para chegar aos 80, 100.000km. Muito menos para quem exige muito do carro.
Por outro lado também não entendo bem o porquê de desligá-lo a 150, 160km/h. A rotação do motor deve ir nas alturas. Mas enfim... Se quiser ultrapassar pode usar o kickdown (pisar fundo no acelerador).
Quanto ao assobio acho que nem seja tanto o tal zunido do CVT. Em rotações muito altas todo CVT tem a mania de produzir sons estranhos, seja assobio, barulho semelhante a uma turbina, etc. Praticamente todos fazem isso.
Por fim, esta é uma boa hora para trocar o óleo do CVT. E não, não dá para chegar aos 80, 100.000km. Muito menos para quem exige muito do carro.
Última edição por PauloEduardo em Ter Mar 29, 2016 5:35 pm, editado 1 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Zunido ao ligar overdrive
só para entender se estamos falando a mesma coisa....
quando a gente liga o Sentra e engata "D", o overdrive está ligado.
Quando você aciona o botão na alavanca de câmbio, você desliga o overdrive, acende o indicador no painel (O/D Off = overdrive desligado).
Estando o carro em movimento, às vezes faz sentido acionar o botão O/D para pegar uma subida, ou caso queira freio motor numa descida.
Em estrada, pode ser interessante em caso de ultrapassagem, quando você quer o motor mais "cheio".
E, às vezes, podemos usar o botão de O/D antes de entrarmos em uma curva, para ajudar na redução e tangenciamento da curva, talvez até numa retomada de velocidade.
Mas a 150km/h, a 5.000 rpm, acionar o botão do O/D só poderia fazer o motor girar ainda mais depressa, nem sei quanto isto traria de potência a mais.
Eu deixaria o botão de O/D lá quieto, sem mexer.
Girando muito alto, acaba acelerando o giro do conversor de torque e o fluxo do fluido pelo câmbio e corpo de válvulas. pode ser que esteja aquecendo o fluido, talvez até cavitando.
Em todo caso, não estaria errado você fazer um troca de fluido do CVT agora.
O fluido estraga mais rápido ou mais devagar dependendo das condições de uso e do perfil de condução de cada um.
quando a gente liga o Sentra e engata "D", o overdrive está ligado.
Quando você aciona o botão na alavanca de câmbio, você desliga o overdrive, acende o indicador no painel (O/D Off = overdrive desligado).
Estando o carro em movimento, às vezes faz sentido acionar o botão O/D para pegar uma subida, ou caso queira freio motor numa descida.
Em estrada, pode ser interessante em caso de ultrapassagem, quando você quer o motor mais "cheio".
E, às vezes, podemos usar o botão de O/D antes de entrarmos em uma curva, para ajudar na redução e tangenciamento da curva, talvez até numa retomada de velocidade.
Mas a 150km/h, a 5.000 rpm, acionar o botão do O/D só poderia fazer o motor girar ainda mais depressa, nem sei quanto isto traria de potência a mais.
Eu deixaria o botão de O/D lá quieto, sem mexer.
Girando muito alto, acaba acelerando o giro do conversor de torque e o fluxo do fluido pelo câmbio e corpo de válvulas. pode ser que esteja aquecendo o fluido, talvez até cavitando.
Em todo caso, não estaria errado você fazer um troca de fluido do CVT agora.
O fluido estraga mais rápido ou mais devagar dependendo das condições de uso e do perfil de condução de cada um.
Re: Zunido ao ligar overdrive
A 150, 160km/h desligar o Overdrive equivale a engatar uma quarta ou terceira marcha num carro manual. Não sei se é bom negócio.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Zunido ao ligar overdrive
Bom nem sei pq o motivo de desligar o overdrive(acender a lus painel) se a função dele é rotação baixa...a 150 em marcha normal, giro fica em 3.500, 4.000 no maximo, em uma reta...ai aperta o botão reduz e sobe para 5.000 ..pra que? Só pra ferrar o cambio..nunca desligo(sempre luz apagada painel), pois quero economia e conforto..ultrapassagem como o PauloEduardo bem disse, faz o kickdown , que o giro sobe normalmente sem fuder nada...
Qto ao barulho veja um video do lancer em alta rotação..parece que vai explodir de tanto que zuni...
Qto ao barulho veja um video do lancer em alta rotação..parece que vai explodir de tanto que zuni...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Zunido ao ligar overdrive
É pessoal.. acho q me expressei errado!!!
No caso de "ligar o overdrive" seria o acionamento do botão na alavanca, trazendo mas "saúde" pro carro...
no caso o zunido aparece quando o overdrive é desligado, ou seja, quando o botão é acionado...
Desculpa ae!!!
rsrsrs
No caso de "ligar o overdrive" seria o acionamento do botão na alavanca, trazendo mas "saúde" pro carro...
no caso o zunido aparece quando o overdrive é desligado, ou seja, quando o botão é acionado...
Desculpa ae!!!
rsrsrs
raphaeldelucena- Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/03/2016
Re: Zunido ao ligar overdrive
É isso mesmo. E não se desculpe. Isso sempre causou grande confusão. Não é nada intuitivo apertar um botão para desligar algo previamente ligado. Estamos condicionados a pensar o oposto.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
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