Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM |
| |||
andre fachini |
| |||
icefly |
| |||
PauloEduardo |
| |||
dtyonline |
| |||
pimenta59 |
| |||
absilva |
| |||
Mkdam |
| |||
MRB |
| |||
Alexandre |
|
Inscreva-se!
Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
+15
taguera
Marcelo Rodrigues
absilva
WilsonM
Uoly
Wally
andre fachini
Astini
PMYMELO
icefly
Adriano P
Alexandre
BraulioYgor
José Carlos
Macgyver
19 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Bom dia a todos.
TBI ou corpo de borboleta, tem a função de controlar a entrada de ar na admissão do motor mantendo correta a marcha lenta e aceleração correta e tem um sensor chamado de sensor de posição da borboleta, também chamado de TPS e potenciômetro da borboleta e um atuador chamado de atuador de marcha lenta que também é chamado de motor de passo.
Sensor de posição da borboleta
Esse sensor tem a função de enviar para a central eletrônica o quanto a borboleta está aberta indicando um aumento ou diminuição do tempo de injeção, comando dos pulsos da bobina para que a aceleração seja perfeita e a central eletrônica usa o sinal enviado por esse sensor para determinar o quanto o atuador de marcha lenta será aberto ou fechado.
Atuador de marcha lenta
Esse atuador é responsável por controlar a quantidade de ar que entra na admissão quando o carro está em marcha lenta, esse atuador é controlado pela central eletrônica que tem como base o sinal enviado pelo sensor de posição da borboleta e por muitas vezes acabamos trocando esse atuador quando a marcha lenta do carro está oscilando ou mantendo o carro acelerado erroneamente pois o culpado da anomalia pode ser o sensor e não o atuador.
Limpeza do TBI
O TBI com o tempo fica extremamente sujo por resíduos e vapores de óleo provenientes do motor e que são aspirados para a admissão para serem queimados na câmara de combustão, porém esses vapores em sua maioria passam pela TBI e com o tempo acabam criando uma crosta nas extremidades da válvula (borboleta) e que com o acumulo essa crosta de vapores de óleo acaba atrapalhando o controle de marcha lenta do carro resultando em oscilações na marcha lenta, carro fica acelerado, e quando ligamos o ar condicionado o motor cai muito a rotação as vezes ao ponto de até desligar o motor, e para evitar esse tipo de problema devemos fazer a limpeza desse componente.
1- Vejam a linha preta que se formou entorno do corpo da borboleta:

2- Após a limpeza:

3- Abertura total após limpeza:

4- Sujeira que saiu no lenço de papel:

5- Após limpeza, tudo devidamente montado:

6- Sensor MAF (sensor de fluxo de ar)

Obs.: O trabalho foi realizado com calma e muita atenção.
1- Não foi necessário dar partida no motor. Apenas dois toques no botão de partida (o painel acende todo) ou apenas contato, para os modelos de chave.
2- Aguarde 10 segundos para que a ECU faça a leitura do corpo, verá a borboleta se movimentar levemente.
3- Após isso peça alguém para pisar no acelerador levemente até o fundo. Verá a borboleta se abrir totalmente. Faça a limpeza com muito cuidado borrifando pequenas quantidades de CAR80 e depois tirando os resíduos com lenço de papel. O equipamento é delicado, não force a borboleta ou irá danificá-la.
4- Peça a pessoa que está pisando no pedal para soltar somente quando você der ordem, ou ficará com os dedos presos na borboleta, danificando a mesma.
5- Não foi necessário desligar o sensor MAF.
6- Não utilize papel higiênico, pois fragmenta com facilidade, podendo soltar partes para dentro do corpo de borboleta. Use lenço de papel que é mais resistente. Após isso cheque com uma lanterna para ver se não ficou nenhum fragmento no corpo.
7- Não funcione o veículo com os dutos de ar desconectados do corpo de borboleta, pois a falta de passagem de ar pelo sensor MAF poderá causar a queima do mesmo e ou gerar uma falha no sistema.
Basicamente é isso, serviço realizado com sucesso.
TBI ou corpo de borboleta, tem a função de controlar a entrada de ar na admissão do motor mantendo correta a marcha lenta e aceleração correta e tem um sensor chamado de sensor de posição da borboleta, também chamado de TPS e potenciômetro da borboleta e um atuador chamado de atuador de marcha lenta que também é chamado de motor de passo.
Sensor de posição da borboleta
Esse sensor tem a função de enviar para a central eletrônica o quanto a borboleta está aberta indicando um aumento ou diminuição do tempo de injeção, comando dos pulsos da bobina para que a aceleração seja perfeita e a central eletrônica usa o sinal enviado por esse sensor para determinar o quanto o atuador de marcha lenta será aberto ou fechado.
Atuador de marcha lenta
Esse atuador é responsável por controlar a quantidade de ar que entra na admissão quando o carro está em marcha lenta, esse atuador é controlado pela central eletrônica que tem como base o sinal enviado pelo sensor de posição da borboleta e por muitas vezes acabamos trocando esse atuador quando a marcha lenta do carro está oscilando ou mantendo o carro acelerado erroneamente pois o culpado da anomalia pode ser o sensor e não o atuador.
Limpeza do TBI
O TBI com o tempo fica extremamente sujo por resíduos e vapores de óleo provenientes do motor e que são aspirados para a admissão para serem queimados na câmara de combustão, porém esses vapores em sua maioria passam pela TBI e com o tempo acabam criando uma crosta nas extremidades da válvula (borboleta) e que com o acumulo essa crosta de vapores de óleo acaba atrapalhando o controle de marcha lenta do carro resultando em oscilações na marcha lenta, carro fica acelerado, e quando ligamos o ar condicionado o motor cai muito a rotação as vezes ao ponto de até desligar o motor, e para evitar esse tipo de problema devemos fazer a limpeza desse componente.
1- Vejam a linha preta que se formou entorno do corpo da borboleta:

2- Após a limpeza:

3- Abertura total após limpeza:

4- Sujeira que saiu no lenço de papel:

5- Após limpeza, tudo devidamente montado:

6- Sensor MAF (sensor de fluxo de ar)

Obs.: O trabalho foi realizado com calma e muita atenção.
1- Não foi necessário dar partida no motor. Apenas dois toques no botão de partida (o painel acende todo) ou apenas contato, para os modelos de chave.
2- Aguarde 10 segundos para que a ECU faça a leitura do corpo, verá a borboleta se movimentar levemente.
3- Após isso peça alguém para pisar no acelerador levemente até o fundo. Verá a borboleta se abrir totalmente. Faça a limpeza com muito cuidado borrifando pequenas quantidades de CAR80 e depois tirando os resíduos com lenço de papel. O equipamento é delicado, não force a borboleta ou irá danificá-la.
4- Peça a pessoa que está pisando no pedal para soltar somente quando você der ordem, ou ficará com os dedos presos na borboleta, danificando a mesma.
5- Não foi necessário desligar o sensor MAF.
6- Não utilize papel higiênico, pois fragmenta com facilidade, podendo soltar partes para dentro do corpo de borboleta. Use lenço de papel que é mais resistente. Após isso cheque com uma lanterna para ver se não ficou nenhum fragmento no corpo.
7- Não funcione o veículo com os dutos de ar desconectados do corpo de borboleta, pois a falta de passagem de ar pelo sensor MAF poderá causar a queima do mesmo e ou gerar uma falha no sistema.
Basicamente é isso, serviço realizado com sucesso.
Macgyver- Mensagens : 245
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
que top!!!
José Carlos- Mensagens : 112
Muito bom.
Limpou com quantos quilômetros rodados?
Com esse mesmo método que ia limpar meu, motor desligado e sem desmontar; só que o meu tava 10x mais sujo que isso rsrsrs, e eu nem considerava muito sujo, mas comparado com o seu que tava sujo só as bordas, não tem comparação.
O meu tava sujo as bordas e paredes, e a diferença foi que tirei o TBI do meu carro.
Com esse mesmo método que ia limpar meu, motor desligado e sem desmontar; só que o meu tava 10x mais sujo que isso rsrsrs, e eu nem considerava muito sujo, mas comparado com o seu que tava sujo só as bordas, não tem comparação.
O meu tava sujo as bordas e paredes, e a diferença foi que tirei o TBI do meu carro.
icefly- Mensagens : 3855
Eu tentei realizar a limpeza no meu B17, mas não consegui retirar o duto do lado da TBI. Ali tem pouco espaço e fiquei com medo de danificar o duto de ar. Esse final de semana tento novamente.
Realizei a limpeza no March da minha irmã, e ficou muito bom! Procedimento simples, basta seguir todos os passos!
Realizei a limpeza no March da minha irmã, e ficou muito bom! Procedimento simples, basta seguir todos os passos!
BraulioYgor- Mensagens : 164
icefly25 escreveu:Muito bom.
Icefly25, ao retirar a TBI, com o motor desligado, suponho que nenhum código de avaria seja gravado. Minha dúvida neste caso é se a borboleta pode ver movida manualmente sem causar problemas no atuador.
Alexandre- Mensagens : 603
Fiz 2 vezes em minha Grand Livina esse procedimento. É fácil e com calma dá certinho. Aliás, tem um vídeo também no canal do MRB no youtube mostrando o passo a passo. Fiz a cada 10 mil Km. Pretendo fazer no meu B17 em breve, atualmente com 8 mil Km.
Abraços!
Abraços!
Adriano P- Mensagens : 134
Alexandre escreveu:
Icefly25, ao retirar a TBI, com o motor desligado, suponho que nenhum código de avaria seja gravado. Minha dúvida neste caso é se a borboleta pode ver movida manualmente sem causar problemas no atuador.
Desde que não force o mecanismo móvel (borboleta) e não deixe o liquido ir para a parte eletrônica, fica ok.
Só desmontei porque estava bem mais sujo que o seu, se fosse o mesmo nivel de sujeira, eu não teria tirado ele pra limpar melhor.
Fiz a limpeza aos 53k km.
Nem pense em mover a borboleta com os dedos ou ferramentas, irá danificar as engrenagens internas dela. Nunca mais irá funcionar direito, só comprando um conjunto (TBI) completo.
Nem pense em mover a borboleta com os dedos ou ferramentas, irá danificar as engrenagens internas dela. Nunca mais irá funcionar direito, só comprando um conjunto (TBI) completo.
Macgyver- Mensagens : 245
Ótimo Passo a passo.
Depois de realizada a limpeza com o carro desligado, o carro liga normalmente? tendo em vista que o produto de limpeza ainda não saiu do sistema.
Faço a pergunta supracitada, levando em consideração que na grande maioria das limpezas de TBI que vejo a recomendação é de que o carro esteja ligado.
Depois de realizada a limpeza com o carro desligado, o carro liga normalmente? tendo em vista que o produto de limpeza ainda não saiu do sistema.
Faço a pergunta supracitada, levando em consideração que na grande maioria das limpezas de TBI que vejo a recomendação é de que o carro esteja ligado.
PMYMELO- Mensagens : 7
Acredito que a limpeza com o motor ligado seja melhor, mas aí precisa ter Scanner pra apagar a falha gravada na central pelo sensor de ar ter sido desligado.
Quando fiz limpeza em meu Sentra, fiz como no vídeo do MRB: Levantei levemente a lateral direita do carro com o macaco, e, aplicando aos poucos, o liquido não entra, ele escorre para fora.
Depois da limpeza, desligo a ignição, aguardo, ligo por 30 seg novamente a ignição antes de dar a partida. Todas as vezes, ficou muito bom.
Quando fiz limpeza em meu Sentra, fiz como no vídeo do MRB: Levantei levemente a lateral direita do carro com o macaco, e, aplicando aos poucos, o liquido não entra, ele escorre para fora.
Depois da limpeza, desligo a ignição, aguardo, ligo por 30 seg novamente a ignição antes de dar a partida. Todas as vezes, ficou muito bom.
Valeu pela dica Adriano.
Farei a limpeza esse final de Semana.
Abraço!
Farei a limpeza esse final de Semana.
Abraço!
PMYMELO- Mensagens : 7
Pmymelo, pode fazer que fica bom. Sem pressa e com cuidado.
Pra apertar o acelerador, eu uso uma ferramenta boa, feita pela Nasa... kkk
Pego o tubo do aspirador de pó da dona onça (sem ela ver...) aperto o pedal numa ponta e a outra ponta apoio no banco puxando o mesmo pra frente até ficar bem justo.
Se puder, posta fotos de antes e depois pra encorajar mais amigos aqui do clube!
Abraços!!
Pra apertar o acelerador, eu uso uma ferramenta boa, feita pela Nasa... kkk
Pego o tubo do aspirador de pó da dona onça (sem ela ver...) aperto o pedal numa ponta e a outra ponta apoio no banco puxando o mesmo pra frente até ficar bem justo.
Se puder, posta fotos de antes e depois pra encorajar mais amigos aqui do clube!
Abraços!!
Dicas sempre bem vindas
Eu já fiz essa limpeza no meu B16 umas 3 vezes.
Da última vez no fim de semana retrasado. Aproveitei o embalo e fiz também , no mesmo dia , no CR-V da esposa. Mesmo esquema . Só ir com calma que dá tudo certo.
O vídeo do MRB no Youtube ,em que ele faz o procedimento no Tiida , é realmente muito didático.
Eu já fiz essa limpeza no meu B16 umas 3 vezes.
Da última vez no fim de semana retrasado. Aproveitei o embalo e fiz também , no mesmo dia , no CR-V da esposa. Mesmo esquema . Só ir com calma que dá tudo certo.
O vídeo do MRB no Youtube ,em que ele faz o procedimento no Tiida , é realmente muito didático.
Astini- Mensagens : 48
Unico sentra que é foda são os 07/08 e 08/08 sempre dará dor de cabeça com aceleração alta em lenta depois..do mais é bem tranquilo...
andre fachini- Mensagens : 5151
kkkkkk Adriano "Dona Onça" ?? kkkkkkk
Wally- Mensagens : 256

Opa... a fera é braba se mexer nas coisas dela... kkkkk
Pessoal,
Meu Sentra CVT-10 está desligando as vezes qd paro o carro, e as vezes dá um pulinhos qd eu paro.
Qdo tiro o pé do acelerador e piso novamente, as vezes não acelera, demora um pouco. Isso no alcool.
Já na gasolina, o carro tem dificuldade de ligar de manhã e até engasopa, qdo liga sai uma fumaça branca até.
Vcs acham que pode ser questão de limpeza do TBI? Nunca limpei e o carro tá com 130mil km.
Em outro tópico sugeriram que podia ser a bomba de combustível.
Meu Sentra CVT-10 está desligando as vezes qd paro o carro, e as vezes dá um pulinhos qd eu paro.
Qdo tiro o pé do acelerador e piso novamente, as vezes não acelera, demora um pouco. Isso no alcool.
Já na gasolina, o carro tem dificuldade de ligar de manhã e até engasopa, qdo liga sai uma fumaça branca até.
Vcs acham que pode ser questão de limpeza do TBI? Nunca limpei e o carro tá com 130mil km.
Em outro tópico sugeriram que podia ser a bomba de combustível.
Uoly- Mensagens : 12
pode ser que a TBI esteja envolvida com o problema.
A fumaça branca sai porque deve ter ido gasolina para o sistema de escape.
A fumaça branca sai porque deve ter ido gasolina para o sistema de escape.
Pode até não ser ele, mas 130 mil km sem nunca limpar o TBI
Mas pode ser bomba também.
O jeito é limpar o TBI e torcer pr aresolver; senão, vai ser preciso dar uma geral, e passar scanner pra ver quais erros estão gravados na central.

Mas pode ser bomba também.
O jeito é limpar o TBI e torcer pr aresolver; senão, vai ser preciso dar uma geral, e passar scanner pra ver quais erros estão gravados na central.
haha, pois é, peguei o carro com 60mil km e até agora só tive que trocar os amortecedores dianteiros e as velas.
Vou levar na quinta pro mecânico dar uma olhada nisso e daí eu falo aqui o que aconteceu.
Valeu icefly e Wilson
Vou levar na quinta pro mecânico dar uma olhada nisso e daí eu falo aqui o que aconteceu.
Valeu icefly e Wilson
Velas com 60.000 ? oloco pq troca tão cedo?
andre fachini- Mensagens : 5151
As velas também podem ser as responsáveis por esses sintomas, especialmente se foram colocadas velas que não sejam de platina.
Bobinas com fuga também dificulta a partida do motor.
Quanto aos "pulinhos" e paradas do motor, é sintoma de TBI suja.
Bobinas com fuga também dificulta a partida do motor.
Quanto aos "pulinhos" e paradas do motor, é sintoma de TBI suja.
absilva- Mensagens : 1060
Beleza pessoal, sou novo por aqui e ta super show as dicas...
Tenho uma curiosidade, como sou novo com Sentra tbm, peguei a alguns dias um 2009 S CVT 69.000 Km, Na marcha lenta ele tem uns cortes, não fica pipocando, e quando acelero na arrancada tbm acontece, da um tranco, parece cambio automático com engrenagem. Isso pode ser TBI tbm...??
Tenho uma curiosidade, como sou novo com Sentra tbm, peguei a alguns dias um 2009 S CVT 69.000 Km, Na marcha lenta ele tem uns cortes, não fica pipocando, e quando acelero na arrancada tbm acontece, da um tranco, parece cambio automático com engrenagem. Isso pode ser TBI tbm...??
Marcelo Rodrigues- Mensagens : 44
andre fachini escreveu:Velas com 60.000 ? oloco pq troca tão cedo?
Na verdade as velas eu troquei com 120.000 +ou-
Eu quis dizer que desde que peguei o carro só troquei os amortecedores dianteiro (75.000km +ou-) e as velas, até agora!
Marcelo Rodrigues escreveu:Beleza pessoal, sou novo por aqui e ta super show as dicas...
Sintoma mais comum de TBI sujo é oscilação na rpm, principalmente com motor frio na partida, e se não me engano depois com ar condicionado ligado na lenta; mas não custa muito fazer a limpeza do TBI.
Dando tranco, tem mais jeito de ser no CVT mesmo; nessa km e ano já é chegada a hora de troca do fluido; tem tópicos aqui no Clube sobre isso.
Última edição por icefly25 em Ter Nov 15, 2016 10:21 am, editado 1 vez(es)
Página 1 de 3 • 1, 2, 3

» Limpeza do Corpo de Borboletas do March com instalação de filtro Catch Oil (sem mais sujeira no Corpo de Borboletas)
» Corpo de borboleta/TBI
» Corpo de borboleta
» Mangueira da TBI do Sentra 2013
» Corpo de Borboleta X-Trail 2005
» Corpo de borboleta/TBI
» Corpo de borboleta
» Mangueira da TBI do Sentra 2013
» Corpo de Borboleta X-Trail 2005
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
» Adaptador para rodar Android Auto
» Problema Defeito Maçaneta Nissan Sentra 2015
» Nissan Sentra B18 Exclusive 2023
» Como está o pós-venda
» SENTRA B17 - Pintura da grade frontal de prata para preto.
» Central Multimídia do Kicks sendo desconectado (Bluetooth) pelo telefone
» Sonda Lambda Sentra B16 Flex
» Consumo baixo Sentra 2011