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Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Bom dia a todos.
TBI ou corpo de borboleta, tem a função de controlar a entrada de ar na admissão do motor mantendo correta a marcha lenta e aceleração correta e tem um sensor chamado de sensor de posição da borboleta, também chamado de TPS e potenciômetro da borboleta e um atuador chamado de atuador de marcha lenta que também é chamado de motor de passo.
Sensor de posição da borboleta
Esse sensor tem a função de enviar para a central eletrônica o quanto a borboleta está aberta indicando um aumento ou diminuição do tempo de injeção, comando dos pulsos da bobina para que a aceleração seja perfeita e a central eletrônica usa o sinal enviado por esse sensor para determinar o quanto o atuador de marcha lenta será aberto ou fechado.
Atuador de marcha lenta
Esse atuador é responsável por controlar a quantidade de ar que entra na admissão quando o carro está em marcha lenta, esse atuador é controlado pela central eletrônica que tem como base o sinal enviado pelo sensor de posição da borboleta e por muitas vezes acabamos trocando esse atuador quando a marcha lenta do carro está oscilando ou mantendo o carro acelerado erroneamente pois o culpado da anomalia pode ser o sensor e não o atuador.
Limpeza do TBI
O TBI com o tempo fica extremamente sujo por resíduos e vapores de óleo provenientes do motor e que são aspirados para a admissão para serem queimados na câmara de combustão, porém esses vapores em sua maioria passam pela TBI e com o tempo acabam criando uma crosta nas extremidades da válvula (borboleta) e que com o acumulo essa crosta de vapores de óleo acaba atrapalhando o controle de marcha lenta do carro resultando em oscilações na marcha lenta, carro fica acelerado, e quando ligamos o ar condicionado o motor cai muito a rotação as vezes ao ponto de até desligar o motor, e para evitar esse tipo de problema devemos fazer a limpeza desse componente.
1- Vejam a linha preta que se formou entorno do corpo da borboleta:

2- Após a limpeza:

3- Abertura total após limpeza:

4- Sujeira que saiu no lenço de papel:

5- Após limpeza, tudo devidamente montado:

6- Sensor MAF (sensor de fluxo de ar)

Obs.: O trabalho foi realizado com calma e muita atenção.
1- Não foi necessário dar partida no motor. Apenas dois toques no botão de partida (o painel acende todo) ou apenas contato, para os modelos de chave.
2- Aguarde 10 segundos para que a ECU faça a leitura do corpo, verá a borboleta se movimentar levemente.
3- Após isso peça alguém para pisar no acelerador levemente até o fundo. Verá a borboleta se abrir totalmente. Faça a limpeza com muito cuidado borrifando pequenas quantidades de CAR80 e depois tirando os resíduos com lenço de papel. O equipamento é delicado, não force a borboleta ou irá danificá-la.
4- Peça a pessoa que está pisando no pedal para soltar somente quando você der ordem, ou ficará com os dedos presos na borboleta, danificando a mesma.
5- Não foi necessário desligar o sensor MAF.
6- Não utilize papel higiênico, pois fragmenta com facilidade, podendo soltar partes para dentro do corpo de borboleta. Use lenço de papel que é mais resistente. Após isso cheque com uma lanterna para ver se não ficou nenhum fragmento no corpo.
7- Não funcione o veículo com os dutos de ar desconectados do corpo de borboleta, pois a falta de passagem de ar pelo sensor MAF poderá causar a queima do mesmo e ou gerar uma falha no sistema.
Basicamente é isso, serviço realizado com sucesso.
TBI ou corpo de borboleta, tem a função de controlar a entrada de ar na admissão do motor mantendo correta a marcha lenta e aceleração correta e tem um sensor chamado de sensor de posição da borboleta, também chamado de TPS e potenciômetro da borboleta e um atuador chamado de atuador de marcha lenta que também é chamado de motor de passo.
Sensor de posição da borboleta
Esse sensor tem a função de enviar para a central eletrônica o quanto a borboleta está aberta indicando um aumento ou diminuição do tempo de injeção, comando dos pulsos da bobina para que a aceleração seja perfeita e a central eletrônica usa o sinal enviado por esse sensor para determinar o quanto o atuador de marcha lenta será aberto ou fechado.
Atuador de marcha lenta
Esse atuador é responsável por controlar a quantidade de ar que entra na admissão quando o carro está em marcha lenta, esse atuador é controlado pela central eletrônica que tem como base o sinal enviado pelo sensor de posição da borboleta e por muitas vezes acabamos trocando esse atuador quando a marcha lenta do carro está oscilando ou mantendo o carro acelerado erroneamente pois o culpado da anomalia pode ser o sensor e não o atuador.
Limpeza do TBI
O TBI com o tempo fica extremamente sujo por resíduos e vapores de óleo provenientes do motor e que são aspirados para a admissão para serem queimados na câmara de combustão, porém esses vapores em sua maioria passam pela TBI e com o tempo acabam criando uma crosta nas extremidades da válvula (borboleta) e que com o acumulo essa crosta de vapores de óleo acaba atrapalhando o controle de marcha lenta do carro resultando em oscilações na marcha lenta, carro fica acelerado, e quando ligamos o ar condicionado o motor cai muito a rotação as vezes ao ponto de até desligar o motor, e para evitar esse tipo de problema devemos fazer a limpeza desse componente.
1- Vejam a linha preta que se formou entorno do corpo da borboleta:

2- Após a limpeza:

3- Abertura total após limpeza:

4- Sujeira que saiu no lenço de papel:

5- Após limpeza, tudo devidamente montado:

6- Sensor MAF (sensor de fluxo de ar)

Obs.: O trabalho foi realizado com calma e muita atenção.
1- Não foi necessário dar partida no motor. Apenas dois toques no botão de partida (o painel acende todo) ou apenas contato, para os modelos de chave.
2- Aguarde 10 segundos para que a ECU faça a leitura do corpo, verá a borboleta se movimentar levemente.
3- Após isso peça alguém para pisar no acelerador levemente até o fundo. Verá a borboleta se abrir totalmente. Faça a limpeza com muito cuidado borrifando pequenas quantidades de CAR80 e depois tirando os resíduos com lenço de papel. O equipamento é delicado, não force a borboleta ou irá danificá-la.
4- Peça a pessoa que está pisando no pedal para soltar somente quando você der ordem, ou ficará com os dedos presos na borboleta, danificando a mesma.
5- Não foi necessário desligar o sensor MAF.
6- Não utilize papel higiênico, pois fragmenta com facilidade, podendo soltar partes para dentro do corpo de borboleta. Use lenço de papel que é mais resistente. Após isso cheque com uma lanterna para ver se não ficou nenhum fragmento no corpo.
7- Não funcione o veículo com os dutos de ar desconectados do corpo de borboleta, pois a falta de passagem de ar pelo sensor MAF poderá causar a queima do mesmo e ou gerar uma falha no sistema.
Basicamente é isso, serviço realizado com sucesso.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
que top!!!
José Carlos- Mensagens : 112
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 42
Localização : Guarulhos - SP
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Muito bom.
Limpou com quantos quilômetros rodados?
Com esse mesmo método que ia limpar meu, motor desligado e sem desmontar; só que o meu tava 10x mais sujo que isso rsrsrs, e eu nem considerava muito sujo, mas comparado com o seu que tava sujo só as bordas, não tem comparação.
O meu tava sujo as bordas e paredes, e a diferença foi que tirei o TBI do meu carro.
Limpou com quantos quilômetros rodados?
Com esse mesmo método que ia limpar meu, motor desligado e sem desmontar; só que o meu tava 10x mais sujo que isso rsrsrs, e eu nem considerava muito sujo, mas comparado com o seu que tava sujo só as bordas, não tem comparação.
O meu tava sujo as bordas e paredes, e a diferença foi que tirei o TBI do meu carro.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 47
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Eu tentei realizar a limpeza no meu B17, mas não consegui retirar o duto do lado da TBI. Ali tem pouco espaço e fiquei com medo de danificar o duto de ar. Esse final de semana tento novamente.
Realizei a limpeza no March da minha irmã, e ficou muito bom! Procedimento simples, basta seguir todos os passos!
Realizei a limpeza no March da minha irmã, e ficou muito bom! Procedimento simples, basta seguir todos os passos!
BraulioYgor- Mensagens : 164
Data de inscrição : 14/02/2016
Localização : Teresina-PI
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
icefly25 escreveu:Muito bom.
Limpou com quantos quilômetros rodados?
Com esse mesmo método que ia limpar meu, motor desligado e sem desmontar; só que o meu tava 10x mais sujo que isso rsrsrs, e eu nem considerava muito sujo, mas comparado com o seu que tava sujo só as bordas, não tem comparação.
O meu tava sujo as bordas e paredes, e a diferença foi que tirei o TBI do meu carro.
Icefly25, ao retirar a TBI, com o motor desligado, suponho que nenhum código de avaria seja gravado. Minha dúvida neste caso é se a borboleta pode ver movida manualmente sem causar problemas no atuador.
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Fiz 2 vezes em minha Grand Livina esse procedimento. É fácil e com calma dá certinho. Aliás, tem um vídeo também no canal do MRB no youtube mostrando o passo a passo. Fiz a cada 10 mil Km. Pretendo fazer no meu B17 em breve, atualmente com 8 mil Km.
Abraços!
Abraços!
Adriano P- Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Alexandre escreveu:
Icefly25, ao retirar a TBI, com o motor desligado, suponho que nenhum código de avaria seja gravado. Minha dúvida neste caso é se a borboleta pode ver movida manualmente sem causar problemas no atuador.
Desde que não force o mecanismo móvel (borboleta) e não deixe o liquido ir para a parte eletrônica, fica ok.
Só desmontei porque estava bem mais sujo que o seu, se fosse o mesmo nivel de sujeira, eu não teria tirado ele pra limpar melhor.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 47
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Fiz a limpeza aos 53k km.
Nem pense em mover a borboleta com os dedos ou ferramentas, irá danificar as engrenagens internas dela. Nunca mais irá funcionar direito, só comprando um conjunto (TBI) completo.
Nem pense em mover a borboleta com os dedos ou ferramentas, irá danificar as engrenagens internas dela. Nunca mais irá funcionar direito, só comprando um conjunto (TBI) completo.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Ótimo Passo a passo.
Depois de realizada a limpeza com o carro desligado, o carro liga normalmente? tendo em vista que o produto de limpeza ainda não saiu do sistema.
Faço a pergunta supracitada, levando em consideração que na grande maioria das limpezas de TBI que vejo a recomendação é de que o carro esteja ligado.
Depois de realizada a limpeza com o carro desligado, o carro liga normalmente? tendo em vista que o produto de limpeza ainda não saiu do sistema.
Faço a pergunta supracitada, levando em consideração que na grande maioria das limpezas de TBI que vejo a recomendação é de que o carro esteja ligado.
PMYMELO- Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/08/2016
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Acredito que a limpeza com o motor ligado seja melhor, mas aí precisa ter Scanner pra apagar a falha gravada na central pelo sensor de ar ter sido desligado.
Quando fiz limpeza em meu Sentra, fiz como no vídeo do MRB: Levantei levemente a lateral direita do carro com o macaco, e, aplicando aos poucos, o liquido não entra, ele escorre para fora.
Depois da limpeza, desligo a ignição, aguardo, ligo por 30 seg novamente a ignição antes de dar a partida. Todas as vezes, ficou muito bom.
Quando fiz limpeza em meu Sentra, fiz como no vídeo do MRB: Levantei levemente a lateral direita do carro com o macaco, e, aplicando aos poucos, o liquido não entra, ele escorre para fora.
Depois da limpeza, desligo a ignição, aguardo, ligo por 30 seg novamente a ignição antes de dar a partida. Todas as vezes, ficou muito bom.
Adriano P- Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Valeu pela dica Adriano.
Farei a limpeza esse final de Semana.
Abraço!
Farei a limpeza esse final de Semana.
Abraço!
PMYMELO- Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/08/2016
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Pmymelo, pode fazer que fica bom. Sem pressa e com cuidado.
Pra apertar o acelerador, eu uso uma ferramenta boa, feita pela Nasa... kkk
Pego o tubo do aspirador de pó da dona onça (sem ela ver...) aperto o pedal numa ponta e a outra ponta apoio no banco puxando o mesmo pra frente até ficar bem justo.
Se puder, posta fotos de antes e depois pra encorajar mais amigos aqui do clube!
Abraços!!
Pra apertar o acelerador, eu uso uma ferramenta boa, feita pela Nasa... kkk
Pego o tubo do aspirador de pó da dona onça (sem ela ver...) aperto o pedal numa ponta e a outra ponta apoio no banco puxando o mesmo pra frente até ficar bem justo.
Se puder, posta fotos de antes e depois pra encorajar mais amigos aqui do clube!
Abraços!!
Adriano P- Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Dicas sempre bem vindas
Eu já fiz essa limpeza no meu B16 umas 3 vezes.
Da última vez no fim de semana retrasado. Aproveitei o embalo e fiz também , no mesmo dia , no CR-V da esposa. Mesmo esquema . Só ir com calma que dá tudo certo.
O vídeo do MRB no Youtube ,em que ele faz o procedimento no Tiida , é realmente muito didático.
Eu já fiz essa limpeza no meu B16 umas 3 vezes.
Da última vez no fim de semana retrasado. Aproveitei o embalo e fiz também , no mesmo dia , no CR-V da esposa. Mesmo esquema . Só ir com calma que dá tudo certo.
O vídeo do MRB no Youtube ,em que ele faz o procedimento no Tiida , é realmente muito didático.
Astini- Mensagens : 48
Data de inscrição : 13/10/2015
Idade : 52
Localização : Campinas
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Unico sentra que é foda são os 07/08 e 08/08 sempre dará dor de cabeça com aceleração alta em lenta depois..do mais é bem tranquilo...
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
kkkkkk Adriano "Dona Onça" ?? kkkkkkk
Wally- Mensagens : 256
Data de inscrição : 10/12/2015
Localização : Sao Paulo - SP
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)

Opa... a fera é braba se mexer nas coisas dela... kkkkk
Adriano P- Mensagens : 134
Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Tatuí - São Paulo
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Pessoal,
Meu Sentra CVT-10 está desligando as vezes qd paro o carro, e as vezes dá um pulinhos qd eu paro.
Qdo tiro o pé do acelerador e piso novamente, as vezes não acelera, demora um pouco. Isso no alcool.
Já na gasolina, o carro tem dificuldade de ligar de manhã e até engasopa, qdo liga sai uma fumaça branca até.
Vcs acham que pode ser questão de limpeza do TBI? Nunca limpei e o carro tá com 130mil km.
Em outro tópico sugeriram que podia ser a bomba de combustível.
Meu Sentra CVT-10 está desligando as vezes qd paro o carro, e as vezes dá um pulinhos qd eu paro.
Qdo tiro o pé do acelerador e piso novamente, as vezes não acelera, demora um pouco. Isso no alcool.
Já na gasolina, o carro tem dificuldade de ligar de manhã e até engasopa, qdo liga sai uma fumaça branca até.
Vcs acham que pode ser questão de limpeza do TBI? Nunca limpei e o carro tá com 130mil km.
Em outro tópico sugeriram que podia ser a bomba de combustível.
Uoly- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
pode ser que a TBI esteja envolvida com o problema.
A fumaça branca sai porque deve ter ido gasolina para o sistema de escape.
A fumaça branca sai porque deve ter ido gasolina para o sistema de escape.
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Pode até não ser ele, mas 130 mil km sem nunca limpar o TBI
Mas pode ser bomba também.
O jeito é limpar o TBI e torcer pr aresolver; senão, vai ser preciso dar uma geral, e passar scanner pra ver quais erros estão gravados na central.


Mas pode ser bomba também.
O jeito é limpar o TBI e torcer pr aresolver; senão, vai ser preciso dar uma geral, e passar scanner pra ver quais erros estão gravados na central.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 47
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
haha, pois é, peguei o carro com 60mil km e até agora só tive que trocar os amortecedores dianteiros e as velas.
Vou levar na quinta pro mecânico dar uma olhada nisso e daí eu falo aqui o que aconteceu.
Valeu icefly e Wilson
Vou levar na quinta pro mecânico dar uma olhada nisso e daí eu falo aqui o que aconteceu.
Valeu icefly e Wilson
Uoly- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Velas com 60.000 ? oloco pq troca tão cedo?
andre fachini- Mensagens : 5151
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
As velas também podem ser as responsáveis por esses sintomas, especialmente se foram colocadas velas que não sejam de platina.
Bobinas com fuga também dificulta a partida do motor.
Quanto aos "pulinhos" e paradas do motor, é sintoma de TBI suja.
Bobinas com fuga também dificulta a partida do motor.
Quanto aos "pulinhos" e paradas do motor, é sintoma de TBI suja.
absilva- Mensagens : 1060
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Beleza pessoal, sou novo por aqui e ta super show as dicas...
Tenho uma curiosidade, como sou novo com Sentra tbm, peguei a alguns dias um 2009 S CVT 69.000 Km, Na marcha lenta ele tem uns cortes, não fica pipocando, e quando acelero na arrancada tbm acontece, da um tranco, parece cambio automático com engrenagem. Isso pode ser TBI tbm...??
Tenho uma curiosidade, como sou novo com Sentra tbm, peguei a alguns dias um 2009 S CVT 69.000 Km, Na marcha lenta ele tem uns cortes, não fica pipocando, e quando acelero na arrancada tbm acontece, da um tranco, parece cambio automático com engrenagem. Isso pode ser TBI tbm...??
Marcelo Rodrigues- Mensagens : 44
Data de inscrição : 14/11/2016
Idade : 40
Localização : Colombo/PR
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
andre fachini escreveu:Velas com 60.000 ? oloco pq troca tão cedo?
Na verdade as velas eu troquei com 120.000 +ou-
Eu quis dizer que desde que peguei o carro só troquei os amortecedores dianteiro (75.000km +ou-) e as velas, até agora!
Uoly- Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2015
Re: Limpeza do corpo da borboleta (TBI)
Marcelo Rodrigues escreveu:Beleza pessoal, sou novo por aqui e ta super show as dicas...
Tenho uma curiosidade, como sou novo com Sentra tbm, peguei a alguns dias um 2009 S CVT 69.000 Km, Na marcha lenta ele tem uns cortes, não fica pipocando, e quando acelero na arrancada tbm acontece, da um tranco, parece cambio automático com engrenagem. Isso pode ser TBI tbm...??
Sintoma mais comum de TBI sujo é oscilação na rpm, principalmente com motor frio na partida, e se não me engano depois com ar condicionado ligado na lenta; mas não custa muito fazer a limpeza do TBI.
Dando tranco, tem mais jeito de ser no CVT mesmo; nessa km e ano já é chegada a hora de troca do fluido; tem tópicos aqui no Clube sobre isso.
Última edição por icefly25 em Ter Nov 15, 2016 10:21 am, editado 1 vez(es)
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 47
Localização : São Luís - MA
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