Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM |
| |||
andre fachini |
| |||
icefly |
| |||
PauloEduardo |
| |||
dtyonline |
| |||
pimenta59 |
| |||
Mkdam |
| |||
absilva |
| |||
MRB |
| |||
Alexandre |
|
Inscreva-se!
Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
+12
Wally
vando
leonardo lucas
nakay
MEN.
absilva
andre fachini
Macgyver
MRB
WilsonM
PauloEduardo
James T. Kirk
16 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 4 de 8
Página 4 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Duplo dreno é isso.
Um funciona como tampa o outro funciona como corretor de nível.
Se arrancar os dois é drenagem completa do carter
Clicar com o botão direito e abrir em uma nova janela a foto abaixo.

Um funciona como tampa o outro funciona como corretor de nível.
Se arrancar os dois é drenagem completa do carter
Clicar com o botão direito e abrir em uma nova janela a foto abaixo.

MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 44
Localização : SP
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
é bem engenhoso este duplo dreno.
Vale somente para o B17?
Vale somente para o B17?
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Ok, agora me lembro, já tinha visto a sua postagem antes e até repostei no ínicio deste tópico.
Bem, vamos lá. Dreno e abastecimento pelo mesmo local. Mas podemos abastecer pelo tubo (CHARGING PIPE, item 3) também. A questão é, como drenar todo líquido do fundo do cárter se o LEVEL TUBE não permite?
Parece que ele sai, aqui nesta foto original do sistema B17, ele é chamado de OVERFLOW TUBE, item 5. (veja a foto)
Bem, vamos lá. Dreno e abastecimento pelo mesmo local. Mas podemos abastecer pelo tubo (CHARGING PIPE, item 3) também. A questão é, como drenar todo líquido do fundo do cárter se o LEVEL TUBE não permite?
Parece que ele sai, aqui nesta foto original do sistema B17, ele é chamado de OVERFLOW TUBE, item 5. (veja a foto)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Para drenar tudo é só remover os dois.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 44
Localização : SP
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Achei um vídeo de uns japas trocando o do versa, mas o vídeo é fraco.
http://v.youku.com/v_show/id_XMzc3MDkxMTI0.html
Nissan Rogue Service Manual: Periodic maintenance
http://www.nirogue.com/periodic_maintenance-619.html
Esse é o item A da foto que você postou (kv311039s0):

http://v.youku.com/v_show/id_XMzc3MDkxMTI0.html
Nissan Rogue Service Manual: Periodic maintenance
http://www.nirogue.com/periodic_maintenance-619.html
Esse é o item A da foto que você postou (kv311039s0):

Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Vale a pena a leitura deste fórum, os caras falando da mesma dificuldade na troca do fluido.
Nissan Versa Forum
Nissan Versa Forum
Última edição por RodrigoRJ em Sab Abr 23, 2016 12:34 pm, editado 1 vez(es)
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Mais a ferramenta não é obrigatório, só facilita pois com ela enche por baixo mesmo, via fluxo contrário a drenagem.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 44
Localização : SP
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Sim, pra ganhar tempo, já que fazem tudo correndo na Ccs.
Ainda quero compreender como retirar o OVERFLOW TUBE do cárter sem ter de abri-lo. Ja que o bujão esta enroscado nele, ou não...?!
---x---
Estou usando um aplicativo chamado Drivvo, ele conttola todas as despesas do veículo e ainda permite que eu faça o cadastro das revisões futuras como lembrete. Eu passei todas as revisões do manual para o aplicativo e quando chega na km indicada ele avisa. Vale a pena, pois nao preciso ficar consultando o manual a todo instante. Se tornou uma ferramenta aliada nas minhas manutenções.
Ainda quero compreender como retirar o OVERFLOW TUBE do cárter sem ter de abri-lo. Ja que o bujão esta enroscado nele, ou não...?!
---x---
Estou usando um aplicativo chamado Drivvo, ele conttola todas as despesas do veículo e ainda permite que eu faça o cadastro das revisões futuras como lembrete. Eu passei todas as revisões do manual para o aplicativo e quando chega na km indicada ele avisa. Vale a pena, pois nao preciso ficar consultando o manual a todo instante. Se tornou uma ferramenta aliada nas minhas manutenções.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Geralmente nesse tipo de dreno tem um encaixe para chave hexagonal na base do tubo de nível.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 44
Localização : SP
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Irei descobrir quando fizer a troca.
Acredito que para fazer uma troca parcial, 5L resolva, pode-se ver que ele é vendido em um galão de mesma quantidade.
Na Europa
http://www.ato24.de/nissan-ns-3-cvt-fluid-5-l.html?___store=en&___from_store=default
Nos EUA é muito mais barato.
http://www.amazon.com/Nissan-999MP-NS300P-Continuously-Variable-Transmission/dp/B00AKYOZDY
Acredito que para fazer uma troca parcial, 5L resolva, pode-se ver que ele é vendido em um galão de mesma quantidade.
Na Europa
http://www.ato24.de/nissan-ns-3-cvt-fluid-5-l.html?___store=en&___from_store=default
Nos EUA é muito mais barato.
http://www.amazon.com/Nissan-999MP-NS300P-Continuously-Variable-Transmission/dp/B00AKYOZDY
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Só que o B17 tem uma parte de reset e adaptação de pressão, adaptação da embreagem. Não sei se na troca de óleo teria que fazer serviço completo.
Principalmente se mudar a viscosidade do óleo com o tempo, a qual se compensa eletronicamente ao longo do uso.
Principalmente se mudar a viscosidade do óleo com o tempo, a qual se compensa eletronicamente ao longo do uso.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 44
Localização : SP
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
SALVE A TODOS!!
Parabenizar,o nosso nobre colega macgyver,pelo excelente tópico aberto,de forma minuciosa/detalhista, está indo fundo nessa questão,tornando-se bastante instrutivo e interessante, principalmente pelas ilustrações e vídeos, não resta dúvida,que este assunto é de grande importância,para todos que temos B17,e certamente teremos que trocar o óleo do cvt, em algum momento.
Este tema, de fundamental importância,encontra-se no auto esporte(intermet),que reuniu um especialista em óleo,um representante das css e um experiente mecânico,para debater- (troca-se ou não o óleo??),assunto este,cujo entendimento, já está definitivamente pacificado, para todos nós,proprietários conscientes.
Parabenizar,o nosso nobre colega macgyver,pelo excelente tópico aberto,de forma minuciosa/detalhista, está indo fundo nessa questão,tornando-se bastante instrutivo e interessante, principalmente pelas ilustrações e vídeos, não resta dúvida,que este assunto é de grande importância,para todos que temos B17,e certamente teremos que trocar o óleo do cvt, em algum momento.
Este tema, de fundamental importância,encontra-se no auto esporte(intermet),que reuniu um especialista em óleo,um representante das css e um experiente mecânico,para debater- (troca-se ou não o óleo??),assunto este,cujo entendimento, já está definitivamente pacificado, para todos nós,proprietários conscientes.
Última edição por MEN. em Dom Abr 24, 2016 10:12 am, editado 2 vez(es)
MEN.- Mensagens : 105
Data de inscrição : 05/03/2016
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Já vi um vídeo da troca do fluído da transmissão automática de um Citroën, C5 acho.
O mecânico tirou o bujão do cárter saiu algum fluído apenas. Depois retirou o que penso ser o corretor de nível e aí saiu todo o fluído. Na época achei estranho mas agora sei que deve se tratar também do duplo dreno.
O mecânico tirou o bujão do cárter saiu algum fluído apenas. Depois retirou o que penso ser o corretor de nível e aí saiu todo o fluído. Na época achei estranho mas agora sei que deve se tratar também do duplo dreno.
Última edição por PauloEduardo em Dom Abr 24, 2016 8:46 am, editado 1 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Fico a pensar que no caso do B17 a troca do fluído fica até mais fácil do que no B16:
Retira-se todo o fluído retirando-se os dois elementos de dreno. Depois coloca-se apenas o corretor de nível. Abastece-se pelo tubo "charging pipe" (o nome já diz tudo) até começar a sair pelo dreno e pronto, já vai estar no nível correto. É fechar tudo, esperar o carro esquentar alguma coisa (se tiver como medir a temperatura do cárter até 40ºC), desligar o motor e abrir novamente somente o bujão para sair o excesso, se houver.
Retira-se todo o fluído retirando-se os dois elementos de dreno. Depois coloca-se apenas o corretor de nível. Abastece-se pelo tubo "charging pipe" (o nome já diz tudo) até começar a sair pelo dreno e pronto, já vai estar no nível correto. É fechar tudo, esperar o carro esquentar alguma coisa (se tiver como medir a temperatura do cárter até 40ºC), desligar o motor e abrir novamente somente o bujão para sair o excesso, se houver.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Isso ai, simples assim. O nível sai corrigido automaticamente sem precisar ver vareta.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 44
Localização : SP
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Pensando ainda mais longe isso não daria margem até para uma troca total?
Retira se somente o tampão do dreno. Com o motor ligado repõe-se fluído novo pelo charging pipe até sair fluído limpo pelo dreno.
Na prática isso corresponde a uma troca total. Obviamente vai gastar mais fluído.
Retira se somente o tampão do dreno. Com o motor ligado repõe-se fluído novo pelo charging pipe até sair fluído limpo pelo dreno.
Na prática isso corresponde a uma troca total. Obviamente vai gastar mais fluído.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Bem pensado...kkk...seria mesmo jeito fazer fluido de freio...
andre fachini- Mensagens : 5145
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 45
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Rodrigo,
pensei que fosse fácil encontrar a mangueira siliconada descrita,para a aferição do óleo do cvt,mas estou tendo dificuldades,e relendo o tópico,para melhor compreensão do procedimento,para retirar a amostra, deparei-me com a seguinte dúvida,pelo que entendi,vc teve dificuldade em inserir a mangueira no tubo,pois,o mesmo faz um "S",e em sendo assim,vc passou um passa fio,juntamente com a mangueira siliconada, é isso mesmo?? e essa questão do oring,vendo o diagrama do abastecimento do fluído cvt,não entendi direito,parece que fica bem abaixo (alguns centímetros),da tampa que dá acesso ao tubo...é isso mesmo?? e realmente,não ficou claro,da entrada do tubo(abertura/tampa),até o óleo cvt,são necessários aproximadamente,quanto de extensão de mangueira,para retirar a amostra??
pensei que fosse fácil encontrar a mangueira siliconada descrita,para a aferição do óleo do cvt,mas estou tendo dificuldades,e relendo o tópico,para melhor compreensão do procedimento,para retirar a amostra, deparei-me com a seguinte dúvida,pelo que entendi,vc teve dificuldade em inserir a mangueira no tubo,pois,o mesmo faz um "S",e em sendo assim,vc passou um passa fio,juntamente com a mangueira siliconada, é isso mesmo?? e essa questão do oring,vendo o diagrama do abastecimento do fluído cvt,não entendi direito,parece que fica bem abaixo (alguns centímetros),da tampa que dá acesso ao tubo...é isso mesmo?? e realmente,não ficou claro,da entrada do tubo(abertura/tampa),até o óleo cvt,são necessários aproximadamente,quanto de extensão de mangueira,para retirar a amostra??
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
forumeiros de plantão!!! se alguém souber responder...já estou com o material na mão (mangueira + seringa),porém não estou entendendo,como se faz para abrir,a tampa que dá acesso ao fluído cvt(é por pressão??..fiquei com medo de forçar,para não quebrar!!),e essa questão do oring??isso é o que?? uma espécie de diafragma??,existiria o risco de soltar lá dentro,ao passar a mangueira??
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
........zzzzzzz....estou no aguardo ainda,se alguém souber,como tirar essa maldita tampinha,tentei de todas as formas,acompanhado de um eletricista,e depois de quase 30 minutos,desistimos,pois,havia o sério risco de quebrar...chegamos a uma conclusão,que possivelmente,os brilhantes engenheiros da nissan,criaram uma espécie de tampa/lacre...se alguém souber se procede,a tampa que dá acesso ao fluido cvt,ser lacrada,sendo assim,em caso de abertura/rompimento,ter que se colocar outra,tudo para dificultar,e só poder ser mexido na css,é isso mesmo???
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Não é como no B16, onde se aperta a trava central com algum objeto ponteagudo?
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
a única pequena abertura que tem, é na parte de cima da tampa,levando a crer que realmente,bastaria introduzir uma chave de fenda fina e abriria...só que não abre!!
ví um vídeo no youtube,uma troca de óleo(não deu para precisar que carro era,somente que era da nissan),e percebi que por ocasião da retirada da tampa,foi necessário o mesmo apertar na abertura "LATERAL DA TAMPA",em razão disso pairou a dúvida(por ser diferente!!) se esta tampa,também não estaria lacrada,ou seja,uma vez introduzida a chave de fenda e forçando,abriria,porém romperia o lacre(da própria tampa-rasgando a lateral da mesma....enfim,no b16, aonde é a abertura da tampa,na lateral ou na parte de cima ?? e mais, caso seja na parte de cima,nessa pequena abertura,existe uma peça metálica....vc força essa peça,para algum lado,ou simplesmente para baixo??? valeu!!
ví um vídeo no youtube,uma troca de óleo(não deu para precisar que carro era,somente que era da nissan),e percebi que por ocasião da retirada da tampa,foi necessário o mesmo apertar na abertura "LATERAL DA TAMPA",em razão disso pairou a dúvida(por ser diferente!!) se esta tampa,também não estaria lacrada,ou seja,uma vez introduzida a chave de fenda e forçando,abriria,porém romperia o lacre(da própria tampa-rasgando a lateral da mesma....enfim,no b16, aonde é a abertura da tampa,na lateral ou na parte de cima ?? e mais, caso seja na parte de cima,nessa pequena abertura,existe uma peça metálica....vc força essa peça,para algum lado,ou simplesmente para baixo??? valeu!!
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
Já vi que é diferente. No B16 basta enfiar a ponta da chave de fenda na abertura e puxar a vareta para cima. Simples assim.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
No Fluence, mesmo CVT, é só puxar a vareta, simples assim.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Fluido Câmbio Automático CVT - Novo Sentra B17
MRB escreveu:Só que o B17 tem uma parte de reset e adaptação de pressão, adaptação da embreagem. Não sei se na troca de óleo teria que fazer serviço completo. Principalmente se mudar a viscosidade do óleo com o tempo, a qual se compensa eletronicamente ao longo do uso.
De tudo que analisei até o momento, não há nada que impeça o bom funcionamento (eletronicamente) caso você faça a troca em sua própria garagem, desde que retire e coloque exatamente a mesma quantidade de fluido original NS3. Agora essa questão de informar ao sistema, isso é possível, afinal muitos veículos novos, como os BMW, em uma simples troca de óleo de motor, você deverá informar através de um scanner, que foi realizada, caso contrário irá ficar acusando no sistema.
Então, nesse caso o que acontece se você trocar o fluido NS3 do novo Sentra, total ou parcial, assim como os filtros também, sem informar ao sistema com um scanner que você realizou tal manutenção? Basicamente vai constar apenas que você não fez. Quanto a viscosidade não há nada o que se preocupar, pois acredito que não há nenhum tipo de leitura quanto a isso, segundo a minha pesquisa sobre os Sentras enviados a outros países.
Tudo é um estudo, vamos continuar então...
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Página 4 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

» Fluído embreagem cambio manual Sentra B17
» Troca fluido câmbio CVT Sentra 2014/15 (É o B16?)
» Necessidade de troca do fluído do câmbio CVT - Nissan Sentra 2012
» Fluído NS2 KLE52-0004 ORIGINAL NISSAN (CÂMBIO CVT SENTRA 2011)
» Piloto automático do novo Sentra
» Troca fluido câmbio CVT Sentra 2014/15 (É o B16?)
» Necessidade de troca do fluído do câmbio CVT - Nissan Sentra 2012
» Fluído NS2 KLE52-0004 ORIGINAL NISSAN (CÂMBIO CVT SENTRA 2011)
» Piloto automático do novo Sentra
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 4 de 8
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
» Portugal muito popular
» Luz de Cortesia Nas Portas
» Porque Nissan descasca tanto a pintura?
» Onde fica o fusível da Luz ré do novo versa?
» Versa SV 2017 - Som de ativação do alarme
» CVT xtronic
» Central Multimídia - MultiApp
» Trocando a lampada do farol de neblina do B17 Unique 2016