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GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
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Murilo Carvalho
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Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Amigos, criei esse tópico para poder dar dicas fáceis de manutenção do seu Sentra ou qualquer outro carro.
1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO:
Três coisas são importantes na troca do óleo:
a) Usar a especificação exata do óleo recomendada no manual (o Sentra usa 5W30), usar óleo da geração igual ou superior a recomendada no manual, JAMAIS usar na geração inferior.
b) Trocar na quilometragem indicada no manual (10.000 km) ou no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes.
c) Substituir sempre o filtro de óleo quando trocar o óleo.
OBS 1: CONDIÇÃO SEVERA DE USO é considerada o uso em trânsitos urbanos curtos, engarrafamentos, estradas de barro, terra, areia, em locais com poeira de minério de ferro ou condições extremas de temperatura ou umidade. Nesses casos recomenda-se trocar do óleo na metade da quilometragem indicada no manual e o período de troca não deve passar de 6 meses, o que vencer antes.
OBS 2: Para quem usa no misto entre estrada e cidade, sugiro trocar a cada 7.500 km ou no período máximo de 6 meses da última troca, o que vencer antes.
2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO:
O manual do Sentra recomenda inspecionar, e trocar se não for inspecionado, a cada 100.000 km, mas eu acho um período muito longo. É consenso entre os especialistas que deve ser trocado em média a cada 60.000 km. O Óleo utilizado é específico para câmbio CVT.
OBS: A revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc) são as revisões mais importantes, pois várias peças devem ser inspecionadas ou trocadas nessa quilometragem. Fique atento quando chegar aos 60.000 km.
3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE CABINE DO AR CONDICIONADO (PÓLEM):
Em média se troca o filtro de ar a cada 20.000 km, mas tudo vai depender do tipo de terreno (terra ou asfalto) que o carro anda. Usando na terra o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve-se trocar na quilometragem indicada no manual do carro (10.000 km). Já o filtro de cabine em média deve ser trocado uma vez ano ano, se o carro for utilizado com frequência, ou a cada 20.000 km, se o carro for usado pouco.
4) BATERIA:
Muitas vezes a bateria "avisa" quando vai pifar. Se começar a demorar para dar partida, pode ser o sintoma que a bateria não armazena a carga ou problema na transferência de carga do alternador. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectadas, pois se estiverem soltas, isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho. Se ainda tiver dúvida se é a bateria, peça ao eletricista verificar se o alternador está carregando a bateria. Se o alternador passar no teste, provavelmente o problema é a bateria.
5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO:
É recomendado fazer alinhamento/cambagem pelo menos a cada 6 meses. Durante o serviço peça ao alinhador verificar peças ligadas à suspensão (coifas da homocinética, calços do motor e caixa, buchas das bieletas e das barras estabilizadoras, pivots, ponteira de direção, marcas de batidas de molas e vazamento dos amortecedores). Se for identificado problema nessas peças, substitua-as o quanto antes.
OBS: Se sentir vibração no volante ou na traseira do carro ou se colocar pneus novos, faça também o balanceamento.
6) PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS E PNEUS:
A cada 5.000 km deve-se conferir o aperto dos parafusos ou porcas das rodas. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca. Se você for colocar dois pneus novos, coloque na traseira do carro, pois na chuva é mais difícil de controlar do que a saída de traseira do que a de frente.
7) FREIOS:
Depende muito de onde se dirige o carro (estrada ou cidade), peça ao seu mecânico de confiança verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Se a pastilha ou disco estiverem "vitrificados" ou gastos demais, troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos. Os Sentras mais modernos avisam com sinal sonoro, quando as pastilhas estão gastas demais. Foque atento.
OBS: No Sentra com câmbio manual o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem, então é super importante verificar e manter o fluído de freio íntegro.
8 ) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V E CORREIA DENTADA:
A correia Poli V (correia de acionamento) e a correia dentada (sincronismo do motor) devem ser inspecionadas a cada 40.000 km e devem ser trocadas a cada 80.000 km. Já as velas, se forem de Irídio, recomenda-se trocá-las a cada 100.000 km.
9) RADIADOR:
O manual recomenda trocar a água do radiador a cada 80.000 km. Use o aditivo recomendado pelo fabricante (não misture aditivos de composições químicas diferentes), na proporção correta e utilize água desmineralizada (não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão das partes metálicas do sistema de arrefecimento). Fazendo isso a bomba d'água, válvula termostática e o radiador ficam preservados por muito tempo.
10) CORPO DE BORBOLETA:
É importante inspecioná-lo a cada 30.000 km para verificar se há excesso de carbonização ou borra de óleo no local. Se for identificado problema, pode ser indício combustível adulterado, óleo vencido ou problema na válvula do respiro do óleo. De acordo com o que for encontrado, podem ser feitas várias ações diferentes, consulte seu mecânico.
11) VEÍCULOS COM GNV (Gás Natural Veicular):
Uma recomendação importante quando for dar a partida é importante andar com o carro 1 km no combustível líquido e depois passar para o GNV. Antes de chegar no destino final do dia, deve-se andar 5 km no combustível líquido. O motor e os componentes da injeção eletrônica precisam trabalhar no combustível líquido, para serem preservados por mais tempo. Lembrando que os carros com GNV precisam trocar de filtro de ar, velas, cabos de velas, óleo, amortecedores e molas traseiras num período mais curto que o normal.
1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO:
Três coisas são importantes na troca do óleo:
a) Usar a especificação exata do óleo recomendada no manual (o Sentra usa 5W30), usar óleo da geração igual ou superior a recomendada no manual, JAMAIS usar na geração inferior.
b) Trocar na quilometragem indicada no manual (10.000 km) ou no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes.
c) Substituir sempre o filtro de óleo quando trocar o óleo.
OBS 1: CONDIÇÃO SEVERA DE USO é considerada o uso em trânsitos urbanos curtos, engarrafamentos, estradas de barro, terra, areia, em locais com poeira de minério de ferro ou condições extremas de temperatura ou umidade. Nesses casos recomenda-se trocar do óleo na metade da quilometragem indicada no manual e o período de troca não deve passar de 6 meses, o que vencer antes.
OBS 2: Para quem usa no misto entre estrada e cidade, sugiro trocar a cada 7.500 km ou no período máximo de 6 meses da última troca, o que vencer antes.
2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO:
O manual do Sentra recomenda inspecionar, e trocar se não for inspecionado, a cada 100.000 km, mas eu acho um período muito longo. É consenso entre os especialistas que deve ser trocado em média a cada 60.000 km. O Óleo utilizado é específico para câmbio CVT.
OBS: A revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc) são as revisões mais importantes, pois várias peças devem ser inspecionadas ou trocadas nessa quilometragem. Fique atento quando chegar aos 60.000 km.
3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE CABINE DO AR CONDICIONADO (PÓLEM):
Em média se troca o filtro de ar a cada 20.000 km, mas tudo vai depender do tipo de terreno (terra ou asfalto) que o carro anda. Usando na terra o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve-se trocar na quilometragem indicada no manual do carro (10.000 km). Já o filtro de cabine em média deve ser trocado uma vez ano ano, se o carro for utilizado com frequência, ou a cada 20.000 km, se o carro for usado pouco.
4) BATERIA:
Muitas vezes a bateria "avisa" quando vai pifar. Se começar a demorar para dar partida, pode ser o sintoma que a bateria não armazena a carga ou problema na transferência de carga do alternador. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectadas, pois se estiverem soltas, isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho. Se ainda tiver dúvida se é a bateria, peça ao eletricista verificar se o alternador está carregando a bateria. Se o alternador passar no teste, provavelmente o problema é a bateria.
5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO:
É recomendado fazer alinhamento/cambagem pelo menos a cada 6 meses. Durante o serviço peça ao alinhador verificar peças ligadas à suspensão (coifas da homocinética, calços do motor e caixa, buchas das bieletas e das barras estabilizadoras, pivots, ponteira de direção, marcas de batidas de molas e vazamento dos amortecedores). Se for identificado problema nessas peças, substitua-as o quanto antes.
OBS: Se sentir vibração no volante ou na traseira do carro ou se colocar pneus novos, faça também o balanceamento.
6) PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS E PNEUS:
A cada 5.000 km deve-se conferir o aperto dos parafusos ou porcas das rodas. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca. Se você for colocar dois pneus novos, coloque na traseira do carro, pois na chuva é mais difícil de controlar do que a saída de traseira do que a de frente.
7) FREIOS:
Depende muito de onde se dirige o carro (estrada ou cidade), peça ao seu mecânico de confiança verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Se a pastilha ou disco estiverem "vitrificados" ou gastos demais, troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos. Os Sentras mais modernos avisam com sinal sonoro, quando as pastilhas estão gastas demais. Foque atento.
OBS: No Sentra com câmbio manual o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem, então é super importante verificar e manter o fluído de freio íntegro.
8 ) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V E CORREIA DENTADA:
A correia Poli V (correia de acionamento) e a correia dentada (sincronismo do motor) devem ser inspecionadas a cada 40.000 km e devem ser trocadas a cada 80.000 km. Já as velas, se forem de Irídio, recomenda-se trocá-las a cada 100.000 km.
9) RADIADOR:
O manual recomenda trocar a água do radiador a cada 80.000 km. Use o aditivo recomendado pelo fabricante (não misture aditivos de composições químicas diferentes), na proporção correta e utilize água desmineralizada (não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão das partes metálicas do sistema de arrefecimento). Fazendo isso a bomba d'água, válvula termostática e o radiador ficam preservados por muito tempo.
10) CORPO DE BORBOLETA:
É importante inspecioná-lo a cada 30.000 km para verificar se há excesso de carbonização ou borra de óleo no local. Se for identificado problema, pode ser indício combustível adulterado, óleo vencido ou problema na válvula do respiro do óleo. De acordo com o que for encontrado, podem ser feitas várias ações diferentes, consulte seu mecânico.
11) VEÍCULOS COM GNV (Gás Natural Veicular):
Uma recomendação importante quando for dar a partida é importante andar com o carro 1 km no combustível líquido e depois passar para o GNV. Antes de chegar no destino final do dia, deve-se andar 5 km no combustível líquido. O motor e os componentes da injeção eletrônica precisam trabalhar no combustível líquido, para serem preservados por mais tempo. Lembrando que os carros com GNV precisam trocar de filtro de ar, velas, cabos de velas, óleo, amortecedores e molas traseiras num período mais curto que o normal.
Última edição por Murilo Carvalho em Qua Jul 27, 2022 6:18 pm, editado 19 vez(es)
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Murilo Carvalho, arai, Frank, RodRJ e gcm85 gostam desta mensagem
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Sobe para que os foristas possam ver esse tópico.
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Sobe, para que os foristas possam ver.
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Nenhum manual fala sobre troca do óleo do câmbio manual, mas para garantir que o câmbio vá durar bastante tempo, sugiro que troque o óleo do câmbio manual com 150 mil km.
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Acho legal ter essas infos a mão de forma fácil, em especial pq muitos ou nunca olharam ou perderam o manual do carro, mas tenho algumas observações.
Bateria
"isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho" - Sim, se dá para notar aquele segundinho extra para ele ligar, mas depois de ligado vc pode até desconectar a bateria que ele não apaga, inclusive última vez que troquei a bateria do meu o instalador fez isso, ligou o carro com a auxiliar, e com o carro ligado ele desconectou a bateria velha e a trocou.
Eu rodo pouquíssimo com o carro, sou domingueiro mesmo rs... então eu sempre vejo tempo de troca e não km rodado, meu sentra é o b17, 2017.
Radiador - Troca o fluído a cada 4 anos segundo o manual.
Fluído de freio - Troca a cada 2 anos segundo manual (e da uma BOA diferença).
ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO - Não tem tempo, tudo depende de como anda e onde anda, em teoria vc pode alinhar o carro, sair pegar uma lombada e já era o alinhamento... algo que recomendo é sempre ter algum local onde da para andar com o carro sem encostar no volante e ver como ele se comporta, tenho um mantra, carro bom anda sozinho (vale para motor também).
Para terminais de direção e outras coisas, fique muito atento quando for entrar em garagem ou algo do tipo, quando vc sobe em um desnível com apenas uma roda, nesse rápido momento se vc ficar atento, vc consegue já sacar um monte de possíveis problemas na suspensão da frente (a de trás raramente tem problema...) desde batente até terminais de direção, outro ponto, também na hora da manobra, se ao virar todo o volante, até o limite, quando o carro andar vc escutar um "tec" leva para dar uma geral, pode ser notícia ruim.
Para amortecedor, faça o teste vc mesmo em cada, empurre cada extremidade do carro para baixo, ele deve voltar e parar, se ficar pulando amortecedor está condenado. Olhando conforto, as vezes o amortecedor está bom, mas o batente não, por isso não confio em loja de pneu para ver suspensão, querem trocar tudo sempre, e muitas vezes sem necessidade.
Balanceamento, sempre faça, sempre... para se ter uma ideia, aquela válvula de borracha que não pesa praticamente nada, a 100km/h ela gera 1,5kg de força, imagina se a roda estiver um pouco amassada (algo comum), a vibração de uma roda desbalanceada detona a suspensão...
Correia dentada - Nissan usa corrente faz um tempo... não precisa fazer nada, inclusive ela usa corrente devido a diversos processos que tomou nos EUA por conta de correia ruim.
Velas - Não importa qual seja, se vc anda com álcool inspecione a cada 20mil km, se andar na gasolina pode ser a cada 50mil km, mas tira elas da uma olhada e coloca de volta. Álcool pode gerar corrosão ali e depois de 100mil km vc pode ter surpresa ao tirar elas.
Essa é minha contribuição!
Bateria
"isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho" - Sim, se dá para notar aquele segundinho extra para ele ligar, mas depois de ligado vc pode até desconectar a bateria que ele não apaga, inclusive última vez que troquei a bateria do meu o instalador fez isso, ligou o carro com a auxiliar, e com o carro ligado ele desconectou a bateria velha e a trocou.
Eu rodo pouquíssimo com o carro, sou domingueiro mesmo rs... então eu sempre vejo tempo de troca e não km rodado, meu sentra é o b17, 2017.
Radiador - Troca o fluído a cada 4 anos segundo o manual.
Fluído de freio - Troca a cada 2 anos segundo manual (e da uma BOA diferença).
ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO - Não tem tempo, tudo depende de como anda e onde anda, em teoria vc pode alinhar o carro, sair pegar uma lombada e já era o alinhamento... algo que recomendo é sempre ter algum local onde da para andar com o carro sem encostar no volante e ver como ele se comporta, tenho um mantra, carro bom anda sozinho (vale para motor também).
Para terminais de direção e outras coisas, fique muito atento quando for entrar em garagem ou algo do tipo, quando vc sobe em um desnível com apenas uma roda, nesse rápido momento se vc ficar atento, vc consegue já sacar um monte de possíveis problemas na suspensão da frente (a de trás raramente tem problema...) desde batente até terminais de direção, outro ponto, também na hora da manobra, se ao virar todo o volante, até o limite, quando o carro andar vc escutar um "tec" leva para dar uma geral, pode ser notícia ruim.
Para amortecedor, faça o teste vc mesmo em cada, empurre cada extremidade do carro para baixo, ele deve voltar e parar, se ficar pulando amortecedor está condenado. Olhando conforto, as vezes o amortecedor está bom, mas o batente não, por isso não confio em loja de pneu para ver suspensão, querem trocar tudo sempre, e muitas vezes sem necessidade.
Balanceamento, sempre faça, sempre... para se ter uma ideia, aquela válvula de borracha que não pesa praticamente nada, a 100km/h ela gera 1,5kg de força, imagina se a roda estiver um pouco amassada (algo comum), a vibração de uma roda desbalanceada detona a suspensão...
Correia dentada - Nissan usa corrente faz um tempo... não precisa fazer nada, inclusive ela usa corrente devido a diversos processos que tomou nos EUA por conta de correia ruim.
Velas - Não importa qual seja, se vc anda com álcool inspecione a cada 20mil km, se andar na gasolina pode ser a cada 50mil km, mas tira elas da uma olhada e coloca de volta. Álcool pode gerar corrosão ali e depois de 100mil km vc pode ter surpresa ao tirar elas.
Essa é minha contribuição!

ralfetas- Mensagens : 186
Data de inscrição : 10/08/2019
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Ralfetasralfetas escreveu:Acho legal ter essas infos a mão de forma fácil, em especial pq muitos ou nunca olharam ou perderam o manual do carro, mas tenho algumas observações.
Bateria
"isso pode fazer o carro demorar a pegar ou mesmo "apagar" sozinho" - Sim, se dá para notar aquele segundinho extra para ele ligar, mas depois de ligado vc pode até desconectar a bateria que ele não apaga, inclusive última vez que troquei a bateria do meu o instalador fez isso, ligou o carro com a auxiliar, e com o carro ligado ele desconectou a bateria velha e a trocou.
Eu rodo pouquíssimo com o carro, sou domingueiro mesmo rs... então eu sempre vejo tempo de troca e não km rodado, meu sentra é o b17, 2017.
Radiador - Troca o fluído a cada 4 anos segundo o manual.
Fluído de freio - Troca a cada 2 anos segundo manual (e da uma BOA diferença).
ALINHAMENTO, CAMBAGEM E BALANCEAMENTO - Não tem tempo, tudo depende de como anda e onde anda, em teoria vc pode alinhar o carro, sair pegar uma lombada e já era o alinhamento... algo que recomendo é sempre ter algum local onde da para andar com o carro sem encostar no volante e ver como ele se comporta, tenho um mantra, carro bom anda sozinho (vale para motor também).
Para terminais de direção e outras coisas, fique muito atento quando for entrar em garagem ou algo do tipo, quando vc sobe em um desnível com apenas uma roda, nesse rápido momento se vc ficar atento, vc consegue já sacar um monte de possíveis problemas na suspensão da frente (a de trás raramente tem problema...) desde batente até terminais de direção, outro ponto, também na hora da manobra, se ao virar todo o volante, até o limite, quando o carro andar vc escutar um "tec" leva para dar uma geral, pode ser notícia ruim.
Para amortecedor, faça o teste vc mesmo em cada, empurre cada extremidade do carro para baixo, ele deve voltar e parar, se ficar pulando amortecedor está condenado. Olhando conforto, as vezes o amortecedor está bom, mas o batente não, por isso não confio em loja de pneu para ver suspensão, querem trocar tudo sempre, e muitas vezes sem necessidade.
Balanceamento, sempre faça, sempre... para se ter uma ideia, aquela válvula de borracha que não pesa praticamente nada, a 100km/h ela gera 1,5kg de força, imagina se a roda estiver um pouco amassada (algo comum), a vibração de uma roda desbalanceada detona a suspensão...
Correia dentada - Nissan usa corrente faz um tempo... não precisa fazer nada, inclusive ela usa corrente devido a diversos processos que tomou nos EUA por conta de correia ruim.
Velas - Não importa qual seja, se vc anda com álcool inspecione a cada 20mil km, se andar na gasolina pode ser a cada 50mil km, mas tira elas da uma olhada e coloca de volta. Álcool pode gerar corrosão ali e depois de 100mil km vc pode ter surpresa ao tirar elas.
Essa é minha contribuição!
Valeu pela sua contribuição.

As velas do Sentra não dão para ser inspecionadas, pois tem que tirar o coletor de admissão e o corpo de borboleta. Então só tire as velas quando for trocá-las.
Sobre Corrente ou Correia Dentada, o manual diz que é correia. Esse serviço eu nunca fiz no meu carro, e não posso dizer com 100% de certeza se é correia ou corrente.
Sobre os amortecedores, os dois dianteiros estavam fodidos, eu fiz o teste neles e um deles acusou o problema, o outro não, mas AMBOS estavam ferrados. Isso serve para ver que nem sempre o teste de "empurrar para baixo" é 100% preciso.
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Murilo Carvalho escreveu:
As velas do Sentra não dão para ser inspecionadas, pois tem que tirar o coletor de admissão e o corpo de borboleta. Então só tire as velas quando for trocá-las.
Sobre Corrente ou Correia Dentada, o manual diz que é correia. Esse serviço eu nunca fiz no meu carro, e não posso dizer com 100% de certeza se é correia ou corrente.
Sobre os amortecedores, os dois dianteiros estavam fodidos, eu fiz o teste neles e um deles acusou o problema, o outro não, mas AMBOS estavam ferrados. Isso serve para ver que nem sempre o teste de "empurrar para baixo" é 100% preciso.
As velas do Sentra são de platina (PLZKAR6A-11D) e chegam sem problemas aos 100.000Km.
O acesso a elas não é fácil, mas quem quiser, pode trocá-las a cada 5 ou 6 anos.
Sobre corrente ou correia: o motor dele usa corrente para acionar os eixos de comando das válvulas, e não precisa de troca periódica como a correia dentada.
Sim, ele tem uma correia externa, mas essa é a correia de acessórios (correia Poly-V), que aciona o compressor do ar condicionado, bomba de água e o alternador.
Quando ela quebra (raramente), o ar condicionado, alternador e bomba de água deixam de funcionar e basta trocar que tudo volta ao normal, ao contrário da correia dentada, que quando quebra, leva junto um monte de peças do motor. E consertar esse estrago é caro.
Sobre amortecedor: se houver indícios de óleo no corpo dele é porque tem vazamento e tá na hora de trocar, sempre aos pares.
absilva- Mensagens : 1060
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Obrigado pela contribuição.absilva escreveu:Murilo Carvalho escreveu:
As velas do Sentra não dão para ser inspecionadas, pois tem que tirar o coletor de admissão e o corpo de borboleta. Então só tire as velas quando for trocá-las.
Sobre Corrente ou Correia Dentada, o manual diz que é correia. Esse serviço eu nunca fiz no meu carro, e não posso dizer com 100% de certeza se é correia ou corrente.
Sobre os amortecedores, os dois dianteiros estavam fodidos, eu fiz o teste neles e um deles acusou o problema, o outro não, mas AMBOS estavam ferrados. Isso serve para ver que nem sempre o teste de "empurrar para baixo" é 100% preciso.
As velas do Sentra são de platina (PLZKAR6A-11D) e chegam sem problemas aos 100.000Km.
O acesso a elas não é fácil, mas quem quiser, pode trocá-las a cada 5 ou 6 anos.
Sobre corrente ou correia: o motor dele usa corrente para acionar os eixos de comando das válvulas, e não precisa de troca periódica como a correia dentada.
Sim, ele tem uma correia externa, mas essa é a correia de acessórios (correia Poly-V), que aciona o compressor do ar condicionado, bomba de água e o alternador.
Quando ela quebra (raramente), o ar condicionado, alternador e bomba de água deixam de funcionar e basta trocar que tudo volta ao normal, ao contrário da correia dentada, que quando quebra, leva junto um monte de peças do motor. E consertar esse estrago é caro.
Sobre amortecedor: se houver indícios de óleo no corpo dele é porque tem vazamento e tá na hora de trocar, sempre aos pares.
Os amortecedores a óleo quando vazam, dá para se perceber na inspeção visual. Já os amortecedores a gás não tem como perceber.
Sabe a periodicidade de troca da corrente no motor ? O manual só fala da correia poli V (correia dentada).
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
a corrente do motor não tem periodicidade de troca, em teoria ela é lifetime
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
o @WilsonM tem razão, a corrente dos eixos de comandos de válvulas do Sentra não necessita trocar durante a vida útil do motor.
absilva- Mensagens : 1060
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
WilsonM escreveu:a corrente do motor não tem periodicidade de troca, em teoria ela é lifetime

Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
absilva escreveu:o @WilsonM tem razão, a corrente dos eixos de comandos de válvulas do Sentra não necessita trocar durante a vida útil do motor.


Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Só para ser chato pra caramba rs...
Fui fazer revisão do sentra essa semana, e olharam uma vela, para ver todas as 4 realmente demora, então tem uma só que olham para ter ideia, se estiver mais ou menos ai gasta-se tempo e olham todas, mas isso fizeram pq rodei uns 6 meses no álcool, se for só gasolina nem costumam olhar.
Como meu carro roda bem pouco, todas essas coisas não considero km rodados, mas sim tempo.
Fui fazer revisão do sentra essa semana, e olharam uma vela, para ver todas as 4 realmente demora, então tem uma só que olham para ter ideia, se estiver mais ou menos ai gasta-se tempo e olham todas, mas isso fizeram pq rodei uns 6 meses no álcool, se for só gasolina nem costumam olhar.
Como meu carro roda bem pouco, todas essas coisas não considero km rodados, mas sim tempo.
ralfetas- Mensagens : 186
Data de inscrição : 10/08/2019
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Já di like uma vez e daria mil, a qualidade desse post é top demais. Obgdo mesmo, como dono de primeiro carro de um sentra sl 2016, estaria perdido sem essas dicas todas. Eu rodo bem pouco e maior parte cidade, então as informações sobre trocas por tempo estão sendo muito uteis.
Uma pergunta, sempre que for trocar óleo é para trocar o anel de cobre do carter?
Outra, como da para saber se o fluido de freio precisa ser trocado? O nível não baixou nada nos 6 meses que estou com o carro, a cor também não vi mudança. Nunca perguntei para o dono antigo, então não sei quando foi trocado ultima vez.
Obrigado desde já.
Uma pergunta, sempre que for trocar óleo é para trocar o anel de cobre do carter?
Outra, como da para saber se o fluido de freio precisa ser trocado? O nível não baixou nada nos 6 meses que estou com o carro, a cor também não vi mudança. Nunca perguntei para o dono antigo, então não sei quando foi trocado ultima vez.
Obrigado desde já.
gcm85- Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/02/2022
WilsonM gosta desta mensagem
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
olá!
fluido de freio a gente troca por prazo mesmo, no máximo a cada 2 anos. O fluido absorve umidade ao longo do tempo, chega um certo momento em que pode ter água demais, e ao ser submetido a pressão o fluido pode ferver, formando bolhas, e estas bolhas tiram toda a eficiência do sistema de freio.
fluido de freio a gente troca por prazo mesmo, no máximo a cada 2 anos. O fluido absorve umidade ao longo do tempo, chega um certo momento em que pode ter água demais, e ao ser submetido a pressão o fluido pode ferver, formando bolhas, e estas bolhas tiram toda a eficiência do sistema de freio.
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Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Entendi Wilson, valeu mesmo. Acho vou trocar na próxima troca de óleo em fevereiro, dessa vez irei trocar as pastilhas dianteiras que estão dando sinais já (chiando). Obrigado!
gcm85- Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/02/2022
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
No caso do Sentra MT o fluído de freio é usado também como fluído de embreagem também, então tem que ser redobrado os cuidados para a troca dentro do prazo recomendado.WilsonM escreveu:olá!
fluido de freio a gente troca por prazo mesmo, no máximo a cada 2 anos. O fluido absorve umidade ao longo do tempo, chega um certo momento em que pode ter água demais, e ao ser submetido a pressão o fluido pode ferver, formando bolhas, e estas bolhas tiram toda a eficiência do sistema de freio.
E o Sentra usa fluido DOT 3, não DOT 4!!!
Murilo Carvalho- Mensagens : 162
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Murilo Carvalho escreveu:No caso do Sentra MT o fluído de freio é usado também como fluído de embreagem também, então tem que ser redobrado os cuidados para a troca dentro do prazo recomendado.WilsonM escreveu:olá!
fluido de freio a gente troca por prazo mesmo, no máximo a cada 2 anos. O fluido absorve umidade ao longo do tempo, chega um certo momento em que pode ter água demais, e ao ser submetido a pressão o fluido pode ferver, formando bolhas, e estas bolhas tiram toda a eficiência do sistema de freio.
E o Sentra usa fluido DOT 3, não DOT 4!!!
Oi! No caso do meu (SL 2016) usa dot 4 mesmo, confirmei. De qqr forma li que ambos são similares e não tem problema incluso mistura-los. Fiz a troca de pastilhas dianteiras essa semana junto com fluido novo dot4. Ainda bem que fiz, liquido velho estava cheio de bolhas, espuma pura. Provável dono antigo nunca trocou. Freio ficou bemmm macio e melhor, sem chiados nenhum. Na próxima troca de óleo irei trocar também as pastilhas traseiras.


gcm85- Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/02/2022
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Tenho uma duvida sobre a troca de Oleo do Cambio, comprei um Sentra SL 2016 a duas semanas em uma garagem e o garagista nao soube me falar se foi realizada a troca de oleo do cambio, ser aque é bom eu trocar? o veiculo esta com 160mil km! pretendo trocar as correias tambem!
vareschi- Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/09/2022
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
vareschi escreveu:Tenho uma duvida sobre a troca de Oleo do Cambio, comprei um Sentra SL 2016 a duas semanas em uma garagem e o garagista nao soube me falar se foi realizada a troca de oleo do cambio, ser aque é bom eu trocar? o veiculo esta com 160mil km! pretendo trocar as correias tambem!
Se não foi trocado, faz para ontem! Sério, conserto é difícil e caro (quando tem solução), e um cvt novo não sai por menos de 25-30 mil. Fiz recentemente a troca de óleo e filtros do cvt no meu sl 2016, 60mil km. Óleo estava escuro mas não queimado. Técnico da oficina especializada falou q é para trocar cada 40-50 mil km no MÁXIMO, ideal 40mil. Eu gastei perto dos 2000 total pelo óleo, filtros e mao de obra.
Eu percebi melhora na resposta do câmbio após a troca, e desapareceu também os pequenos engasgos que aconteciam em subidas quando carro ficava abaixo dos 2000rpm. Carro meio q tremia. Desapareceu após a troca. Saúde do óleo do Cambio é vital.
gcm85- Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/02/2022
André Silva Araújo e vareschi gostam desta mensagem
Re: GUIA FÁCIL DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SEU SENTRA (IMPORTANTE)
Eu, pessoalmente, trocaria o fluido CVT a cada 40mil km, tal como fiz em setembro/2022 no meu B17, ano 2018, e aproveitei e troquei os dois filtros (o interno e o do trocador de calor).
Fiz com 12 litros de fluido Lubrax CVT (100% sintético e melhor que muitas marcas importadas nos testes de fulgor e viscosidade cinemática a 40°c e a 100°c).
Quem quiser comparar veja este teste do amigo do clube do Fluence (câmbios Sentra e Fluence são CVT da Jacto/Nissan e são muito similares, apenas com algumas poucas diferenças de construção):
https://drive.google.com/file/d/1rnVcKr2smkOyPLIINLlTNaG7zK_gm52x/view
Fiz com essa quantidade (12L), pra que a limpeza fosse a maior possível no câmbio. E saiu sujeira do fluido antigo. Agora tá bem limpo!
Contudo, eu NÃO troquei o trocador de calor. Alguém sabe me dizer se é necessário substituir esse trocador de calor e qual a quilometragem pra isso?
Finalmente, algum colega sabe me dizer qual a quilometragem pra troca da bomba d'água? Eu substituí o fluido do arrefecimento após 4 anos de uso, em janeiro/2022. Essa bomba se troca com 80mil km?
Esses são meus relatos sobre o CVT e a substituição do fluido e dos filtros.
Quanto às minhas dúvidas, quem puder me auxiliar eu agradeço!
Boas festas, pessoal!
Fiz com 12 litros de fluido Lubrax CVT (100% sintético e melhor que muitas marcas importadas nos testes de fulgor e viscosidade cinemática a 40°c e a 100°c).
Quem quiser comparar veja este teste do amigo do clube do Fluence (câmbios Sentra e Fluence são CVT da Jacto/Nissan e são muito similares, apenas com algumas poucas diferenças de construção):
https://drive.google.com/file/d/1rnVcKr2smkOyPLIINLlTNaG7zK_gm52x/view
Fiz com essa quantidade (12L), pra que a limpeza fosse a maior possível no câmbio. E saiu sujeira do fluido antigo. Agora tá bem limpo!
Contudo, eu NÃO troquei o trocador de calor. Alguém sabe me dizer se é necessário substituir esse trocador de calor e qual a quilometragem pra isso?
Finalmente, algum colega sabe me dizer qual a quilometragem pra troca da bomba d'água? Eu substituí o fluido do arrefecimento após 4 anos de uso, em janeiro/2022. Essa bomba se troca com 80mil km?
Esses são meus relatos sobre o CVT e a substituição do fluido e dos filtros.
Quanto às minhas dúvidas, quem puder me auxiliar eu agradeço!
Boas festas, pessoal!
André Silva Araújo- Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/01/2022

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