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Mensagem por Jone Qua Set 14, 2016 12:55 pm

Quero levantar uma dúvida em relação elétrica. Sempre ouvi dizer que na direção hidráulica o motorista não deveria segurar a direção toda virada. Quando virasse o volante até o final, ele deveria deixar voltar um pouco, para não danificar o sistema hidráulico. Conhecendo a funcionalidade da direção elétrica, acredito que podemos usar o volante virado até o final. Qual a opinião dos colegas sobre isso?


Notei que ao virar o volante até o final com o carro parado, há uma rápida alteração na rotação do Sentra B17. Mas alguém percebeu isso?

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Mensagem por leofvidal Qua Set 14, 2016 1:51 pm

Eu esterço até o fim e não vi problemas. Nem tem nada sobre o assunto no manual do carro.
Como é elétrica e independente, acho estranho essa alteração na rotação do motor.
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Mensagem por PauloEduardo Qua Set 14, 2016 2:08 pm

Não acho que tenha problemas em virar o jogo até o fim. Já na hidráulica força muito mesmo. Uma vez peguei um carro automático que apagou o motor numa manobra quando estercei completamente.

A queda na rotação que notamos ao esterçar na direção elétrica é devido a elevada carga elétrica que ela exige naquele momento. Pesa no alternador.

Não adianta. No fim que paga o pato é o motor do carro.
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Mensagem por Volnir Qua Set 14, 2016 2:11 pm

Ué, comentei aqui no tópico e apagaram.... estranho.
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Mensagem por pimenta59 Qua Set 14, 2016 3:19 pm

Volnir escreveu:Ué, comentei aqui no tópico e apagaram.... estranho.

Já aconteceu comigo algumas vezes, servidor grátis está sujeito a isso mesmo.

Mas, retomando o assunto:

No March, também não percebo nada, nem fico medindo o quanto eu giro a direção, giro o máximo que eu quero, normalmente até o talo, para fazer baliza sempre, nunca percebi nada.
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Mensagem por Wally Qua Set 14, 2016 3:29 pm

Pessoal até onde eu sei nao importa se o carro é direção hidraulica, eletro-hidraulica ou elétrica, não devemos girar o volante até o batente, todos os sistemas se estressam nesta situação, o hidraulico força a bomba e esquenta o oleo, e o eletrico aumenta o consumo (corrente) e aumenta a temperatura do motor eletrico da direção.

Vejam este video sobre direção eletrica.

https://www.youtube.com/watch?v=aMc4WO4wrko

Abraço

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Mensagem por pimenta59 Qua Set 14, 2016 3:43 pm

Sim, mas, vou dificultar minha vida por causa disso? Lógico que não vou ficar parado com a direção toda virada, mas, também não vou ficar medindo.

É feito aquela dica nojenta de auto-escola e mecânicos tabacudos de "Ao parar no sinal, deixe o carro em ponto morto e solte a embreagem". Em termos práticos, muda alguma coisa? Não, apenas vai me fazer perder tempo quando o sinal abrir.
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Mensagem por Wally Qua Set 14, 2016 4:32 pm

Olá Pimenta59 tudo bem?

Eu me policio sim de não forçar sem necessidade a direção no batente, tipo para entrar numa rua, não vou ficar forçando esperando a minha vez e sim se necessario virar quando já estou entrando na rua, para ficar o menor tempo possivel. Seria como ficar segurando o carro na embreagem numa subida esperando o farol abrir..
Mas de verdade eu respondi ao nosso colega Jone que fez a pergunta:

"Conhecendo a funcionalidade da direção elétrica, acredito que podemos usar o volante virado até o final. Qual a opinião dos colegas sobre isso?"
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Mensagem por WilsonM Qua Set 14, 2016 4:41 pm

além de possivelmente forçar a direção elétrica, nos carros que tem controles no volante a gente acaba forçando um pouco o cabo flat. A longo prazo, sempre dá um desgaste.

Eu prefiro trajetos o mais "retos" possível, e não sou muito chegado a ficar manobrando carro em vaga apertada. Tem um monte de lugar que até evito ir, como alguns shopping centers de SP onde tudo é apertadinho.
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Mensagem por Wally Qua Set 14, 2016 4:50 pm

Texto retirado do manual do March. "Forçar" o volante em manobras repetitivas gera superaquecimento que faz com que o sistema diminua sua atuação, deixando o volante mais pesado, só voltando a funcionar quando esfriar o sistema.


O sistema de direção elétrica é projetado para
oferecer assistência enquanto dirige para
operar o volante de direção com pouca força.
Ao operar o volante de direção repetidamente
ou continuamente, enquanto estaciona ou dirige
em velocidade muito baixa, a assistência do
volante de direção será reduzida. Isto é para
evitar o superaquecimento do sistema da direção
elétrica e protegê-la contra danos. Ao reduzir a
assistência, o funcionamento do sistema de direção
se tornará pesado. Quando a temperatura do
sistema da direção elétrica diminuir, a atuação
da direção elétrica, retornará ao normal. Evite
repetições que possam causar o superaquecimento
do sistema da direção elétrica.
Você pode ouvir um ruído ao girar o volante
de direção rapidamente. No entanto, isto não
é uma falha.
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Mensagem por PauloEduardo Qua Set 14, 2016 5:10 pm

Acho que quem pode responder com exatidão esta questão é o MRB. Se bem me lembro ele chegou a medir o consumo em amperes do sistema de direção. Se a amperagem subir muito com o volante próximo ao batente aí saberemos que é prejudicial. Entretanto, o que realmente sobrecarrega é virar o jogo com o carro parado.

No youtube tem um vídeo do "Nan para Vida" com um Livina de auto escola que não aguenta um dia de aula de baliza. A rapaziada fica virando o volante com o carro parado e acontece exatamente o que diz o texto. O sistema superaquece, entra em modo emergência e desliga automaticamente a assistência. Tem que esperar esfriar para continuar com as aulas.
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Mensagem por pimenta59 Qua Set 14, 2016 5:34 pm

Wally escreveu:Olá Pimenta59 tudo bem?
Seria como ficar segurando o carro na embreagem numa subida esperando o farol abrir..


Não, não é. Segurar com a embreagem tem um efeito REAL, MENSURÁVEL, CERTO, E NEGATIVO, ao contrário do que está sendo discutido.
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Mensagem por Wally Qua Set 14, 2016 6:00 pm

PauloEduardo concordo com você, ninguem cria um sistema de proteção a não ser que seja para evitar um mal maior, que pode ser queima do motor da direção, empenamento dos componetes devido a alta temperatura etc..
Já ví este video da Livina.. rsrsr
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Mensagem por leofvidal Qua Set 14, 2016 6:00 pm

Pra mim o video do MRB ficou claro que:

► Se aumentar a carga nos pneus (exemplo enquanto ele encostava o pneu na parede) a corrente do motor subirá para conseguir esterçar as rodas;
► Movimentos repetitivos de manobras aquecerá o sistema;
► Esterçar até o limite do volante (batente mecânico) nada de ruim acontece, tanto que quando acaba o movimento a corrente vai pra zero, pois o motor da direção não tem porquê trabalhar com o volante em repouso.
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Mensagem por WilsonM Qua Set 14, 2016 6:07 pm

ah, acho que entendi.
Não pode é ficar mexendo o volante sem parar. Ou seja, estamos liberados para ficar dando "zerinho", desde que o volante fique na mesma posição Laughing Laughing Laughing
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Mensagem por Wally Qua Set 14, 2016 6:19 pm

Perfeito WilsonM..kkkk vou pra casa hoje fazendo drifting.... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por PauloEduardo Qua Set 14, 2016 6:33 pm

Tudo indica que pela natureza do funcionamento da direção elétrica nada demais acontece quando se atinge os batentes da direção. Ao contrário da hidráulica onde há um grande aumento da pressão.

Virar repetidamente o volante, principalmente com o carro parado é ruim e sobrecarrega ambos os sistemas.
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Mensagem por Volnir Qua Set 14, 2016 8:18 pm

Ken Block mandou um forte abraço. Very Happy

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Mensagem por Wally Qua Set 14, 2016 8:38 pm

Outro pra ele pra vc Volnir..rsrsr este gira pouco a direção...kkkk
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Mensagem por MRB Qua Set 14, 2016 9:48 pm

A vantagem da direção elétrica é exatamente a economia ao não usar.

O servomotor da direção só entra em funcionamento quando tem um diferencial de torque no sensor do volante. Quanto maior o diferencial de torque, maior é a atuação do servo e maior é o consumo de corrente.

Batente final da direção elétrica não acontece nada desde que ao chegar no batente não tenha mais diferencial de torque.

Virar o volante com o carro parado é sim prejudicial, força a parte elétrica e a parte mecânica (pivo, buchas,coxins,...) É só notar o quanto de força temos que fazer para esterçar o volante sem assistência, é exatamente essa força que o motor elétrico tem que fazer.
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Mensagem por absilva Qua Set 14, 2016 10:48 pm

Notei que o "peso" da direção do meu Sentra vem aumentando gradativamente com o passar do tempo. Quando novo, ela era bem "leve" nas manobras com o carro parado ou em baixa velocidade. Minha percepção é de que hoje ela está, digamos, uns 20% mais pesada do que era antes.
Alguns meses atrás, troquei os amortecedores dianteiros, coxins e os 4 pneus, e mesmo assim não houve melhora.
Notei também que o carro "puxa" um pouco para a esquerda ou para a direita, de acordo com a inclinação da rua.
E até onde eu sei, direção elétrica não tem ajuste para compensar isso. Será que um alinhamento bem detalhado melhoraria isso?
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Mensagem por MRB Qua Set 14, 2016 10:50 pm

inclinação da rua puxa mesmo.

Agora eu só vi um caso de um sentra que estava puxando para um lado e era na direção elétrica, no scanner o sensor de torque estava com offset defasado para o lado que puxava.
Precisou trocar a direção elétrica.
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Mensagem por BraulioYgor Qui Set 15, 2016 10:07 am

Absilva, meu carro está exatamente assim. A direção está bem pesada e sempre tende a puxar pro lado esquerdo. Não está desalinhado nem nada. Pensei que pudesse ser resolvido trocando os pneus (que já estão com 52mil km) mas pelo visto não vai resolver o peso da direção... E agora?
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Mensagem por PauloEduardo Qui Set 15, 2016 10:12 am

MRB escreveu:inclinação da rua puxa mesmo.

Agora eu só vi um caso de um sentra que estava puxando para um lado e era na direção elétrica, no scanner o sensor de torque estava com offset defasado para o lado que puxava.
Precisou trocar a direção elétrica.

Puxa vida, MRB. Não tem como ajustar o offset pelo Consult?
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Mensagem por absilva Qui Set 15, 2016 10:42 am

Eu acho muito estranho isso. A direção elétrica é calibrada para ser bem leve nas manobras.
No meu caso, quando ando em ruas planas, ela fica em linha reta, como deve ser. Mas basta aparecer uma inclinação que ela "puxa" para aquele lado. E não importa se a inclinação é para a esquerda ou para a direita: ao contrário de certos políticos, ela vai estar sempre querendo "descer a rampa"...
Quando eu passo nas mesmas ruas com meu Focus/2001, que tem direção hidráulica, não acontece nada isso. A direção continua em linha reta, firme.
Gostaria muito que a direção do meu Sentra voltasse a ser "como era antigamente". Estou pensando em verificar como está o alinhamento e também a cambagem das rodas dianteiras. Pode ser necessário fazer um pequeno ajuste aí.
Se não der resultado, então tenho que admitir que isso é característica do projeto...
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