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Acelerador B16, CVT
4 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Acelerador B16, CVT
Possuo um Sentra 2012 automático.
É meu primeiro carro automático. Noto um lag na aceleração, possivelmente, por conta do motor subir de giro antes de acelerar, comum no CVT. Mas uma coisa que me incomoda, em velocidades altas (80-100 Km/h), o acelerador pára de responder proporcionalmente ao quanto eu pressiono o acelerador. Explico:
- Estou a 100 Km/h, velocidade constante. Quando acelero, noto que, apesar de pressionar o pedal, o giro não aumenta. Somente após algum tempo, noto o giro subindo. É como se a borboleta não fosse acionada, apesar de já estar pressionando o pedal. em velocidades baixas, não ocorre.
Alguém tem esta impressão? É normal, ou a borboleta eletrônica está com algum problema?
É meu primeiro carro automático. Noto um lag na aceleração, possivelmente, por conta do motor subir de giro antes de acelerar, comum no CVT. Mas uma coisa que me incomoda, em velocidades altas (80-100 Km/h), o acelerador pára de responder proporcionalmente ao quanto eu pressiono o acelerador. Explico:
- Estou a 100 Km/h, velocidade constante. Quando acelero, noto que, apesar de pressionar o pedal, o giro não aumenta. Somente após algum tempo, noto o giro subindo. É como se a borboleta não fosse acionada, apesar de já estar pressionando o pedal. em velocidades baixas, não ocorre.
Alguém tem esta impressão? É normal, ou a borboleta eletrônica está com algum problema?
jaguar.rj- Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Re: Acelerador B16, CVT
Para que subir o giro num câmbio CVT? A função dessa transmissão é essa mesma, evitar variações de RPM e deixar o motor funcionando de forma constante nas melhores faixas de RPM para o trabalho. Pode reparar que mesmo sem "subir o giro" do motor ele começa a acelerar.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Acelerador B16, CVT
aí é que está pimenta, estando a 100 km/h, se piso fundo no meu o giro sobe sim, e´o tal do kick-down que às vezes a gente faz. O que ocorre é ao contrário, o giro sobe, mas rapidamente a ecu do CVT ajusta a relação e o giro vai diminuindo.
mas se for moderando a pisada no acelerador, os passageiros nem percebem.
mas se for moderando a pisada no acelerador, os passageiros nem percebem.
Re: Acelerador B16, CVT
Obrigado pela resposta, Pimenta.
Entendo o funcionamento do CVT e mesmo sem aumentar o RPM a velocidade pode subir.
Mas, em velocidades maiores, inicio a pressão no pedal, não sobe o RPM e não vejo aumentar a velocidade. Continuo aumentando a pressão no pedal e não noto alteração. Após alguns segundos de pressão do pedal, aumentando sempre o angulo, noto o aumento do giro e aí vejo a resposta do carro.
É este tempo acelerando (ou tentando aumentar a velocidade, sem sucesso), até a hora de ver efetivamente o carro aumentando de velocidade é que me intriga. É como se tivesse pisando em um freio com ar no duto - piso e não sinto nenhuma resposta - demora, fica "borrachudo"...
Entendo o funcionamento do CVT e mesmo sem aumentar o RPM a velocidade pode subir.
Mas, em velocidades maiores, inicio a pressão no pedal, não sobe o RPM e não vejo aumentar a velocidade. Continuo aumentando a pressão no pedal e não noto alteração. Após alguns segundos de pressão do pedal, aumentando sempre o angulo, noto o aumento do giro e aí vejo a resposta do carro.
É este tempo acelerando (ou tentando aumentar a velocidade, sem sucesso), até a hora de ver efetivamente o carro aumentando de velocidade é que me intriga. É como se tivesse pisando em um freio com ar no duto - piso e não sinto nenhuma resposta - demora, fica "borrachudo"...
jaguar.rj- Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Re: Acelerador B16, CVT
Jaguar.rj, acho que quando você disse borboleta, deve estar se referindo a TBI do Sentra.
Acho que vale a pena uma limpeza, leva no mecânico, ou se quiser dê a pesquisa no nosso forum que tem até instruções para você mesmo fazer, é coisa mais ou menos simples.
Acho que vale a pena uma limpeza, leva no mecânico, ou se quiser dê a pesquisa no nosso forum que tem até instruções para você mesmo fazer, é coisa mais ou menos simples.
Re: Acelerador B16, CVT
Limpar a TBI sempre é bom. Acho que os Sentras 2012 já é feito os NISSAN modernos, pode ser feito pelo tutorial de MRB sem problemas.
Tenta enterrar o pé, o famoso "kick down", como disse Ueelson. Se mesmo assim essa vagareza continuar, pode ter problemas.
Tenta enterrar o pé, o famoso "kick down", como disse Ueelson. Se mesmo assim essa vagareza continuar, pode ter problemas.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Acelerador B16, CVT
Valeu Wilson.
Sou "Old School", na minha época o TBI (Throttle Body Intake) era chamado de "borboleta do acelerador" mesmo. .
Vou ver se dou uma geral no sistema de injeção e admissão de ar.
Vou aproveitar e conferir os valores do potenciômetro da borboleta/TBI.
Valeu!
Sou "Old School", na minha época o TBI (Throttle Body Intake) era chamado de "borboleta do acelerador" mesmo. .
Vou ver se dou uma geral no sistema de injeção e admissão de ar.
Vou aproveitar e conferir os valores do potenciômetro da borboleta/TBI.
Valeu!
jaguar.rj- Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
Re: Acelerador B16, CVT
jaguar.rj escreveu:Possuo um Sentra 2012 automático.
(...) Mas uma coisa que me incomoda, em velocidades altas (80-100 Km/h), o acelerador pára de responder proporcionalmente ao quanto eu pressiono o acelerador. Explico:
- Estou a 100 Km/h, velocidade constante. Quando acelero, noto que, apesar de pressionar o pedal, o giro não aumenta. Somente após algum tempo, noto o giro subindo. É como se a borboleta não fosse acionada, apesar de já estar pressionando o pedal. em velocidades baixas, não ocorre.
Alguém tem esta impressão? É normal, ou a borboleta eletrônica está com algum problema?
O meu B-16 2010 também tem esse comportamento.
Como o CVT, por default, está sempre em "Overdrive ON", a 80~100 km/h o giro do motor está bem baixo (só "ronronando", quase dormindo), numa faixa de rotação onde não há muito torque disponível. Nessa situação demora mesmo para ganhar velocidade, a menos que se pise mais fundo no acelerador (ou desliga-se o Overdrive), para o motor "acordar" e as polias / correia do CVT se reposicioarem. Aí a velocidade sobe rapidamente.
Eu diria que isso não é um defeito e sim uma característica desse CVT, que a Nissan preferiu calibrar para o modo Tiosão mesmo...
Não sei se isso foi revisto no CVT do B-17.
absilva- Mensagens : 1264
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Acelerador B16, CVT
Valeu Absilva!
Eu acho que é por aí mesmo.
Característica do carro.
O que vale que o carro é muito bom e dá para conviver com isto na boa.
Eu acho que é por aí mesmo.
Característica do carro.
O que vale que o carro é muito bom e dá para conviver com isto na boa.
jaguar.rj- Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro
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