Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan Kicks
Câmbio Manual EmptyHoje à(s) 1:19 am por hideo

» Tampa de plastico localizada abaixo do para-choque dianteiro Sentra B16
Câmbio Manual EmptyOntem à(s) 4:58 pm por Will Sentra SL 2011

» Suporte de para-choque Sentra 2008
Câmbio Manual EmptyOntem à(s) 4:55 pm por Will Sentra SL 2011

» VENDO DEFLETOR DO PARA-CHOQUE DIANTEIRO B16
Câmbio Manual EmptyOntem à(s) 4:41 pm por Will Sentra SL 2011

» Central Multimídia do Kicks (modelos, espelhamento, desbloqueio, etc)
Câmbio Manual EmptyOntem à(s) 2:55 pm por Luan AIres

» suspensao Nissan
Câmbio Manual EmptyOntem à(s) 12:48 pm por hadad

» Carro falhando luz PS
Câmbio Manual EmptyOntem à(s) 11:30 am por WilsonM

» Câmbio manual Sentra b16
Câmbio Manual EmptyOntem à(s) 11:21 am por Murilo Carvalho

» Nissan Sentra com luz PS e falhando - Mas carro ligando normal e direção normal também.
Câmbio Manual EmptyTer Abr 30, 2024 5:49 pm por lenhador2001

Inscreva-se!


Câmbio Manual

+2
pimenta59
pfabio
6 participantes

Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Câmbio Manual

Mensagem por pfabio Ter Nov 01, 2016 9:54 pm

Pessoal, qual óleo devo usar no cambio manual e são quantos litros?

Li no manual que só ser deve usar Nissan.
Mas segundo manual tudo deveria ser Nissan e feito na CSS. Isso não é vida real.

Então liguei na CSS e me informaram que seriam 10l e cada custa R$125,00 Shocked

Alguma dica? Idea
pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pimenta59 Ter Nov 01, 2016 10:04 pm

Rapaz, eu botaria qualquer óleo da especificação do manual. Não tem muita complicação para óleo de transmissão manual não.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pfabio Qua Nov 02, 2016 8:53 am

Pois é, pesquisando na NET só encontrei informações em sites do EUA. Pelo que li usam 3l de óleo e redline, que nunca vi aqui.

Fui no site da Texaco, já que é mencionado no manual, a procura deste óleo e nada.

Pergunto devido um aviso em negrito no manual pra só usar óleo da Nissan, que é caro demais e talvez nem seja o melhor.

Vou levar amanha na oficina e ver o que dizem, só queria chegar la informado.
Vlw
pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por andre fachini Qua Nov 02, 2016 10:25 am

Imagino que um bom oleo 75w80 seja suficiente para cambio manual, mas pesquisarei melhor pra ter informar...mas nunca coloque w80 ou w90...e sim no maximo 75w80....mas pesquisarei e te darei uma resposta mais conclusiva.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por icefly Qua Nov 02, 2016 10:32 am

Bom saber o preço do litro na css  Shocked

Vc tá pensando em trocar com qual km no seu carro?

Dando uma olhada no manual do Sentra 2013, que deve valer também pros anos anteriores, tem isso:

Óleo para engrenagens genuíno NISSAN (Chevron Texaco ETL8997B) 75W-80, óleo para engrenagens genuíno NISSAN (ELFXT4447M+) 75W-80 ou equivalente *

* Se óleo para engrenagens genuíno NISSAN não estiver disponível, API GL-4 com viscosidade 75W80 pode ser  utilizado como uma substituição provisória. Entretanto, substitua pelo óleo para engrenagem genuíno NISSAN o mais breve possível.

Acredito que um 75W80, API GL-4 sirva sem problemas; é aquela coisa de manual sempre indicar só o produto genuíno vendido na css, sendo que pode usar um de mesmo especificação; acho que isso vale também pra óleo do câmbio.

Só falta saber se o tipo é mineral, sintético ou semi, coisa que nem o manual da Nissan diz; mas acho que pesquisando por Chevron Texaco ETL8997B e Nissan ELF XT4447M+ se consegue chegar a essa informação.

Só pra constar e ter como referência o preço: ano passado tive de repor o óleo da caixa do Renault Logan da minha mulher e foi usado um Elf 75w80, a API não recordo, mas era uma garrafa azul provavelmente GL4; comprei por R$ 40 o litro na css Renault (procuraei em autopeças porém era mais caro o óleo, por isso comprei na css Renault).
Não posso dar mais detalhes, qual era o tipo, pois o serviço foi feito rapidamente em uma oficina, nem guardei a garrafa usada (geralmente faço isso, pra ficar de referência para uma futura eventualidade).
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pfabio Qua Nov 02, 2016 4:03 pm

Está com 85k km.
Mês passado troquei o kit embreagem e fizeram retifica volante motor. Mas não trocaram o óleo da embreagem.

Agora com o carro frio tenho que fazer força para entrar a ré, 1e 2 marcha. Semelhante ao tópico: como deixar o câmbio march macho?

Esse Texaco procurei site e nada. Tem 90, mas não vou comprar, ainda mais após aviso André.
O da Nissan quando pesquiso só acha pdf para próprio manual.

Tem uma css Renault em frente à oficina. Vou lá ver quanto custa
pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pimenta59 Qui Nov 03, 2016 3:13 am

O "óleo da embreagem", na verdade é o fluido de freio, que tem função também de atuar o atuador hidráulico da embreagem. O óleo da caixa de marchas (ou: óleo da transmissão) é outro completamente diferente.

Se o Manual manda 75W80, compra qualquer 75W80 sintético, de qualquer marca, que não tem erro.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por icefly Qui Nov 03, 2016 9:51 am

Não sei dizer se o óleo compartilhado do freio e da embreagem está causando os engates duros (eu chuto que não), mas posso dizer: compre o óleo certo, para não ter problemas.

Nesse Logan da mulher, eu confiei no balconista da loja que vende peças pra Renault de que o óleo certo era W80, e me vendeu um Lubrax; 6 meses depois voltou a vazar por culpa da qualidade da coifa paralela, ai tive de comprar a genuína e, por indicação da oficina que ia fazer o novo reparo e por pesquisas em fórum, descobri que o óleo certo era 75w80 e te digo que melhorou bastante com o óleo certo, os engates ficaram uma manteiga.

O assunto também me interessa pois estudo a possibilidade de trocar o fluido da transmissão do meu March, quando estiver km mais avançada, pelo manual, ele usa esse mesmo óleo que consta no manual do Sentra.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pfabio Sáb Nov 05, 2016 11:19 am

Pessoal,
Só corrigindo as informações:
- são 2l de óleo, não 10l; devo ter entendido errado e achei estranho mesmo a quantidade ser 10l

Estava duro a alavanca de marchas devido o óleo ter sido colocado na especificação errada.
Estou supondo, mas foi logo depois da troca do kit embreagem que a alavanca começou a ficar dura e emperrar.

Nesta nova troca de óleo o que foi feito:
- Troca do fluido de freio (marca VARGA, tipo DOT 3)
- Troca do óleo da transmissão ( marca ELF, Tranself TRJ, 75W80, API GL4+)

Após essas trocas realmente melhorou bastante.
A oficina pediu para eu ir avaliando o carro e se eu gostar, nesta segunda vai ser colocado o Militec.

Porque a oficina comprou estas marcas e não Nissan?
- Eu passei a especificação que estava no manual, junto com o PDF deste.
- E por incrível que pareça, nenhuma das 2 CSS Nissan tinham a pronta entrega, só encomenda e 10 dias úteis. Nem se eu quiser pagar caro na CSS consigo, pois não tem o produto.

A medida que o tempo for passando posto mais comentários sobre como ficou.

Link: https://www.pefil.com.br/lubrificantes/lubrificantes-total-elf/lubrificantes-automotivos-total-elf-lubrificantes-total-elf/lubrificantes-total-elf-para-engrenagens-e-cambio/oleo-cambio-75w80-total-elf-tranself-trj-75w80/


pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por WilsonM Sáb Nov 05, 2016 11:35 am

o fluido de freio da Varga é um dos mais baratos do mercado, deve ser esta a razão da escolha. É claro que não é o fluido de melhor reputação, eu mesmo preferi usar um Bosch DOT 5.1, que me parece bem melhor.

quanto ao óleo de câmbio, este ELF é sintético, acho que serve bem. Não tem necessidade de ser Nissan.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por icefly Sáb Nov 05, 2016 11:39 am

Também achei estranha a quantidade, mas como foi passado pela css, achei que iriam fazer no teu carro trocas parciais, flush e a caixa fosse um pouco maior; menos mal que é só 2L.

Pesquisei bastante nesses últimos dias por causa desse tópico e vi o quanto é difícil achar esses óleos do manual e maiores detalhes; tanto que nem mesmo na sua css tinha Laughing aposto que é até capaz das próprias css usarem outra marca se não tiver estoque.

pfabio, melhorou muito mesmo? Pode dizer se esse Elf é sintético ou semi sintético?

Acho que foi desse Elf que comprei pro Logan daqui e no caso melhorou bastante depois da troca (também foi usado óleo errado aqui Rolling Eyes por culpa da loja que me vendeu); o que mete medo é que no manual Nissan diz pra usar qualquer outro óleo só temporariamente e depois trocar pelo tal Chevron/Texaco e outro Elf que não tem referência nenuma na internet, esses 2 são pior que cabeça de bacalhau, ninguém acha Laughing

Aprendi nessas pesquisas que, diferente de óleo de carro, passar de API GL4 para GL5 não é upgrade e sim um erro, as especificações são diferentes, se usar GL5 num câmbio que usa GL4 a fórmula pode ferrar com os componentes Suspect
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por WilsonM Sáb Nov 05, 2016 4:59 pm

aí vc me deixou curioso, ice
fui tentar dar uma pesquisada on-line esse tal de Nissa XT4447 75W80 API GL-4.

e realmente não tem nada, até nos forums americanos os gringos andaram procurando este óleo sem muito sucesso.

A demanda por este óleo deve ser muito baixa, faz sentido, porque é mais ou menos raro alguém trocar o óleo do câmbio, eu mesmo não me lembro de ter mexido nisto nos meus carros com transmissão manual antes de começar a andar só com automáticos.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por andre fachini Sáb Nov 05, 2016 5:04 pm

Eu falei um bom óleo 75w80, pois foi o da Elf que usei na scenic qdo troquei oleo cambio dela, que é o que sempre faço com todos meus veiculos já que compro ou nos primeiros 3 meses....melhorou muito os engates e ficou bem mais macio....indico sem ressalvas ele.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por icefly Sáb Nov 05, 2016 5:35 pm

WilsonM escreveu:aí vc me deixou curioso, ice
fui tentar dar uma pesquisada on-line esse tal de Nissa XT4447 75W80 API GL-4.

e realmente não tem nada, até nos forums americanos os gringos andaram procurando este óleo sem muito sucesso.

A demanda por este óleo deve ser muito baixa, faz sentido, porque é mais ou menos raro alguém trocar o óleo do câmbio, eu mesmo não me lembro de ter mexido nisto nos meus carros com transmissão manual antes de começar a andar só com automáticos.

É isso mesmo; no Brasil não se tem cultura de trocar óleo de cambio, seja manual ou automático.

Mas é aquela coisa: não existe fluido eterno, vitalício.

No Brasil existe a venda alguns 75w80 da Elf, Lubrax, Total, Tutela, etc, tem de prestar atenção aos detalhes.

Esperar o pfabio com os relatos dele, da pós-troca e depois com o Militec Question
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por WilsonM Sáb Nov 05, 2016 6:14 pm

em resumo, parece que o ELF tem boa reputação, não usar o GL-5, que não é uma evolução do GL-4, e sim uma especificação diferente, trata-se de um óleo para sistemas que trabalham com alta pressão.

e quanto aos prazos de troca, como funciona?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pimenta59 Sáb Nov 05, 2016 8:15 pm

Uma vez a cada 100 mil ou 10 anos está bom. Eu acho.
A não ser que vaze.

Os manuais deixam a gente na mão nesse quesito.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por andre fachini Sáb Nov 05, 2016 8:38 pm

Eu troquei com 65.000 km....estava com 5 anos de uso...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por icefly Sáb Nov 05, 2016 8:47 pm

O MRB comentou isso alguma vez, não lembro se foi aqui ou no Facebook, postou uma foto de manual ou service manual com as informações de troca no caso de câmbio manual (acho que era 60 ou 100 mil km, a quilometragem exata não lembro, mas era algo parecido com os intervalos de troca de caixa automática).
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pfabio Dom Nov 06, 2016 9:48 am

Icefly, melhorou bem sim. Creio que atendeu uns 80% das minhas expectativas. Com militec espero chegar 100%.

Não sei se é sintético, vou perguntar a oficina nesta segunda-feira.

Agora lendo tudo aqui, mais caraminholas pra minha cabeça:
O elf é gl4+ e não somente gl4.

Posto amanhã mais informações.
pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pfabio Dom Nov 06, 2016 8:31 pm

Encontrei neste fórum mais informações sobre óleo e quantidade.
Depois de aperrear o povo aqui Embarassed
http://www.allsentra.com/viewtopic.php?t=3569

pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por pfabio Qua Nov 09, 2016 8:06 am

Olá, perguntei a oficina e não souberam dizer se era sintético.
Já tinham jogado gora a embalagem.
Disseram que compraram na CSS Renault e que informaram que estão vendendo este para linha Nissan.

Pelas pesquisas que fiz na web este óleo é semi-sintetico.

Aplicaram o Militec e chegou a uns 90% das minhas expectativas. Espero que melhore com o tempo e quando o produto aderir mais.
Mesmo assim melhorou bastante. Estava muito ruim antes.

Agora se voltar o problema, só descendo a caixa, conforme me disseram na oficina.
pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por CARLOSCUNHA2019 Sex Fev 21, 2020 11:54 am

Boa tarde, estava com o mesmo problema. Dificuldades de engatar as marchas e a ré então era uma luta,
havia acabado de fazer a caia de marchas, pois tinha quebrado o garfo da ré e outras peças, meu carro começou a fazer um tec tec em marcha lenta, porém quando debreava o barulho sumia, achei aqui no fórum a solução o mecânico tinha colocado óleo mineral 90 - e a especificação do óleo correta é essa:  elf 75W80 API GL-4 foi a so mencionada por alguns aqui, obrigado
os engates ficaram perfeitos porém o tec tec diminui o volume mais ainda faz quando está em marcha lenta.

* o mecânico condenou meu trambulador
* condenou meu eixo disse que estava com folga
* a caixa eu tenho que comprar outra para acabar com tec tec.

cheers cheers

CARLOSCUNHA2019

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Manual Empty Re: Câmbio Manual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos