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Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
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ralfetas
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Cláudio Alves
WilsonM
userdefault
9 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Boa tarde.
Verifiquei a literatura disponível sobre os óleos CVT FE Toyota com part number 08886-02505 e o Nissan NS-3 CVT Oil com part number KLE53-00004 e descobri que são idênticos mudando apenas os parâmetros de densidade, ebulição e etc por porcentagens muito pequenas, porém se comportam da mesma forma e são certificados pelas mesmas métodos de ensaio ASTM D4052, ASTM D445, ASTM D2270 ,ASTM D2983,ASTM D97 e ASTM D92, porém usam nomenclaturas próprias de cada empresa.
Analisei os óleos multi CVT do mercado e eles atendem tanto o padrão Toyota TC e FE e Nissan NS-1/2/3 ou seja são compatíveis com as duas especificações levando a crer que são iguais, ao invés de pagar R$ 442,00 em 4 litros de óleo CVT Nissan vale mais a pena pagar R$ 189,00 em 4 litros Toyota genuíno, lembrando que os Toyota usam cambio CVT Aisin.
Verifiquei na fabricante Aisin e o óleo que é feito pela marca é compatível com o super CVT Toyota TC e FE e Nissan RE0F10/11A NS-2/3 ou seja a especificação e viscosidade de óleo Toyota é a mesma da Nissan para câmbios CVT.
Terminando os estudos sobre estes lubrificantes irei fazer o teste com o óleo Toyota.
Alguém já analisou este assunto ou fez a atualização do óleo com o vendido pela Toyota?
Verifiquei a literatura disponível sobre os óleos CVT FE Toyota com part number 08886-02505 e o Nissan NS-3 CVT Oil com part number KLE53-00004 e descobri que são idênticos mudando apenas os parâmetros de densidade, ebulição e etc por porcentagens muito pequenas, porém se comportam da mesma forma e são certificados pelas mesmas métodos de ensaio ASTM D4052, ASTM D445, ASTM D2270 ,ASTM D2983,ASTM D97 e ASTM D92, porém usam nomenclaturas próprias de cada empresa.
Analisei os óleos multi CVT do mercado e eles atendem tanto o padrão Toyota TC e FE e Nissan NS-1/2/3 ou seja são compatíveis com as duas especificações levando a crer que são iguais, ao invés de pagar R$ 442,00 em 4 litros de óleo CVT Nissan vale mais a pena pagar R$ 189,00 em 4 litros Toyota genuíno, lembrando que os Toyota usam cambio CVT Aisin.
Verifiquei na fabricante Aisin e o óleo que é feito pela marca é compatível com o super CVT Toyota TC e FE e Nissan RE0F10/11A NS-2/3 ou seja a especificação e viscosidade de óleo Toyota é a mesma da Nissan para câmbios CVT.
Terminando os estudos sobre estes lubrificantes irei fazer o teste com o óleo Toyota.
Alguém já analisou este assunto ou fez a atualização do óleo com o vendido pela Toyota?
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
só fique atento ao que diz o manual do proprietário dos veículos CVT da Toyota, acho que a troca do fluido é recomendada com 40.000 km, assim como no caso da Honda, alguns Lancer as autorizadas começaram a trocar até a cada 25.000 km pra evitar problema. Na Nissan o manual recomenda inspeção com 100.000 km.
Nos câmbios CVT o fator mais crítico é o gerenciamento de calor. Fluido frio resulta em torque baixo, fluido muito quente degrada mais rápido e pode cavitar se excessivamente aquecido.
Mas de resto, sim os fluidos parecem ser compatíveis, assim como a maioria dos fluidos de marcas de mercado, como Febi, Valvoline, Motul. Geralmente todos atendem NS-3 e TC-FE.
Vale também uma cotação na autorizada da Renault, já que o Fluence era equipado com o mesmo câmbio e motor do Sentra B16.
Nos câmbios CVT o fator mais crítico é o gerenciamento de calor. Fluido frio resulta em torque baixo, fluido muito quente degrada mais rápido e pode cavitar se excessivamente aquecido.
Mas de resto, sim os fluidos parecem ser compatíveis, assim como a maioria dos fluidos de marcas de mercado, como Febi, Valvoline, Motul. Geralmente todos atendem NS-3 e TC-FE.
Vale também uma cotação na autorizada da Renault, já que o Fluence era equipado com o mesmo câmbio e motor do Sentra B16.
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Creio que 100K Km seja muito, no sistema premium da Nissan USA eles fazem a troca com 32K milhas ou seja 51500 Km arredondando, creio que 100K Km seja muito prejudicial para o cambio.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
ah, sim, Samuel, não é que seja recomendado ficar com o fluido tanto tempo assim.
Mas talvez usando estes fluidos você deva diminuir bastante os intervalos de troca.
Foi assim com o fluido da Mitsubishi, que era bem mais barato, mas notamos que o pessoal começou a fazer trocas em intervalos muito menores, pra evitar o zunido.
O mesmo para o Valvoline, que alguns colegas chegaram a reclamar de problema logo após a troca.
Mas talvez usando estes fluidos você deva diminuir bastante os intervalos de troca.
Foi assim com o fluido da Mitsubishi, que era bem mais barato, mas notamos que o pessoal começou a fazer trocas em intervalos muito menores, pra evitar o zunido.
O mesmo para o Valvoline, que alguns colegas chegaram a reclamar de problema logo após a troca.
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Cara, eu tinha um March 1.6 e acabei indo para a Honda, mas acabaram de aparecer o Sentra e um Versa novo na família, como eu amo Nissans já estou fazendo aquele estudo detalhado sobre, no caso do Versa não tem novidades eu conheço, mas o Sentra me assusta rsrsrsrs.
Me parece que o óleo da Toyota é para 50 mil, eu ainda não sei o que vou fazer, a forma como o carro é utilizado creio que aguente uns 60 mil, mas eu tenho um pé atrás com CVT, achei muito bom para andar masss... como foi escolha da minha esposa e o carro é dela eu fico olhando rsrsrs
Os estudos continuam, como não existe literatura especifica tenho que ir na minha conclusão.
Me parece que o óleo da Toyota é para 50 mil, eu ainda não sei o que vou fazer, a forma como o carro é utilizado creio que aguente uns 60 mil, mas eu tenho um pé atrás com CVT, achei muito bom para andar masss... como foi escolha da minha esposa e o carro é dela eu fico olhando rsrsrs
Os estudos continuam, como não existe literatura especifica tenho que ir na minha conclusão.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Eu tenho dúvidas quando ao valor do ÍNDICE DE DEGRADAÇÃO, sabemos que ele avança a cada vez que o fluido do CVT aumenta, acima de 90 graus Centígrados, minha dúvida seria qual o valor de referência para a indicação de substituição imediata.
Alguem sabe?
Alguem sabe?
Cláudio Alves- Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/03/2019
Idade : 56
Localização : SALVADOR / BA
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Cláudio Alves,
Veja neste site: http://cvtz50.info/en/
Ele diz que:
Comprei o OBD2 ELM327, e tô quase comprando esse app pra verificar esse dado no meu Sentra.
Mas respondendo a sua questão, o valor de referência seria esses 210.000 pontos (segundo o desenvolvedor desse app) para substituição imediata, mas que também pode ocorrer antes.
Provavelmente os fabricantes de óleo lubrificante tenham uma tabela de tolerância para cada especificação do óleo, que poderia ser analisado em qualquer laboratório do tipo, mas acho que não liberariam essa tabela ainda mais para este fim...
Veja neste site: http://cvtz50.info/en/
Ele diz que:
CVTz50 escreveu:A Nissan recomenda trocar o fluido CVT se a deterioração exceder 210000 pontos. Observe que, na maioria dos veículos, o contador de deterioração leva em consideração a operação do CVT apenas em condições de alta temperatura (o contador só aumenta quando a temperatura do CVT está acima de 90 ° C). Pode haver outros motivos para substituir o fluido CVT - eles devem ser considerados mesmo se o contador de deterioração estiver significativamente abaixo do limite.
Comprei o OBD2 ELM327, e tô quase comprando esse app pra verificar esse dado no meu Sentra.
Mas respondendo a sua questão, o valor de referência seria esses 210.000 pontos (segundo o desenvolvedor desse app) para substituição imediata, mas que também pode ocorrer antes.
Provavelmente os fabricantes de óleo lubrificante tenham uma tabela de tolerância para cada especificação do óleo, que poderia ser analisado em qualquer laboratório do tipo, mas acho que não liberariam essa tabela ainda mais para este fim...
luuuuucas- Mensagens : 197
Data de inscrição : 15/04/2019
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Algumas infos para serem consideradas nas especulações.
Sentra mais novo tem radiador, o tal kit tropical algo assim, o lancer não tem, só instalam se der problema do cambio travar ou o dono for atrás de um.
A Nissan teve problemas absurdos com CVT em algumas partes do mundo, problemas do cambio quebrar mesmo, ações coletivas etc aquele circo todo, lembrando que o sentra americano é 1.8 e se não me engano usa outro cambio, mas digo isso pq eles tem experiência e medo com CVT, então acredito mais na especificação do óleo deles do que no da toyota, mesmo toyota sendo uma marca mais confiável.
Acho que li em algum lugar aqui do forum, o CVT do sentra é o mesmo do altima, um carro com um motor muito mais forte que o do sentra, se for isso mesmo, o cambio é super dimensionado para o carro.
E última info, a honda recomenda a troca do óleo do cambio com 40k, ou até menos não lembro ao certo, mas é uma troca mais ou menos, não drena tudo, é uma troca mais fácil e rápida, mas em menos tempo, pois para drenar o óleo todo do cambio é uma tarefa complexa, existe sim no manual algo sobre troca total, mas também é longe, depois 100k.
Eu pessoalmente leio o manual todo do carro, acho que sou o único que faz isso, pelo menos é o que minha esposa me diz rs... e levo muito a sério o que falam, tem coisa interessante, por exemplo, se vc mora em algumas regiões de Minas Gerais, algumas manutenções devem ser feitas em intervalos menores, devido ao minério que fica na poeira, e outras infos que acaba virando cultura geral.
Sentra mais novo tem radiador, o tal kit tropical algo assim, o lancer não tem, só instalam se der problema do cambio travar ou o dono for atrás de um.
A Nissan teve problemas absurdos com CVT em algumas partes do mundo, problemas do cambio quebrar mesmo, ações coletivas etc aquele circo todo, lembrando que o sentra americano é 1.8 e se não me engano usa outro cambio, mas digo isso pq eles tem experiência e medo com CVT, então acredito mais na especificação do óleo deles do que no da toyota, mesmo toyota sendo uma marca mais confiável.
Acho que li em algum lugar aqui do forum, o CVT do sentra é o mesmo do altima, um carro com um motor muito mais forte que o do sentra, se for isso mesmo, o cambio é super dimensionado para o carro.
E última info, a honda recomenda a troca do óleo do cambio com 40k, ou até menos não lembro ao certo, mas é uma troca mais ou menos, não drena tudo, é uma troca mais fácil e rápida, mas em menos tempo, pois para drenar o óleo todo do cambio é uma tarefa complexa, existe sim no manual algo sobre troca total, mas também é longe, depois 100k.
Eu pessoalmente leio o manual todo do carro, acho que sou o único que faz isso, pelo menos é o que minha esposa me diz rs... e levo muito a sério o que falam, tem coisa interessante, por exemplo, se vc mora em algumas regiões de Minas Gerais, algumas manutenções devem ser feitas em intervalos menores, devido ao minério que fica na poeira, e outras infos que acaba virando cultura geral.
ralfetas- Mensagens : 201
Data de inscrição : 10/08/2019
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Boa noite a todos e gostaria de agradecer mais uma vez as informações postadas aqui no grupo. Vamos lá meu Sentra 2008 está com 74000 com zumbido que começou desde os 71000. Fiz a troca ontem e coloquei o Titan fuchs, um oleo alemão aprovado pela Mercedes Benz, vi ótimos comentários sobre o óleo no YouTube aí pensei: esse óleo é homologado para carros Mercedes Benz que custam quase um milhão de reais e atende a norma NS-1/NS-2/NS-3 da Nissan, então vou experimentar, resultado fiz uma troca parcial e o carro focou outro, super silencioso, o zumbido desapareceu. Vou rodar até 100000KM e depois farei outra troca com os filtros
AlexFazzi- Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/02/2019
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Fotos do oleo Velho e o novo.
AlexFazzi- Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/02/2019
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
AlexFazzi,
Fez a troca parcial? Escoamento apenas pelo carter?
Quantos litro foi? Quanto pagou em cada litro?
Fez em casa mesmo ou precisou levar a alguma oficina?
Fez a troca parcial? Escoamento apenas pelo carter?
Quantos litro foi? Quanto pagou em cada litro?
Fez em casa mesmo ou precisou levar a alguma oficina?
luuuuucas- Mensagens : 197
Data de inscrição : 15/04/2019
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Fiz em casa mesmo, chave soquete 19mm, recipiente para coletar o óleo (comprei uma masseira de pedreiro), saiu seis litro, acho que foi devido a inclinação pois levantei com o macaco para entrar em baixo, sem tirar a roda do chão. Usei o TITAN FUCHS, esse oleo é fantastico, original Mercedes Benz de origem alemã. Na hora de colocar o óleo só coloquei 5 litros e deu nível. Hoje verifiquei de novo e está no nível sem falta. Acho que o proprietário anterior ou veio de fábrica assim não tenho certeza. Paguei 54,50 no óleo.
Link do óleo
https://www.altese.com.br/98116099660-altese-oleo-fuchs/p
Link do óleo
https://www.altese.com.br/98116099660-altese-oleo-fuchs/p
Última edição por AlexFazzi em Qui Mar 19, 2020 6:34 pm, editado 2 vez(es)
AlexFazzi- Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/02/2019
AlexFazzi- Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/02/2019
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Amigo, também pesquisei e a resposta é a mesma da sua......já esta usando esse óleo da toyota?
userdefault escreveu:Boa tarde.
Verifiquei a literatura disponível sobre os óleos CVT FE Toyota com part number 08886-02505 e o Nissan NS-3 CVT Oil com part number KLE53-00004 e descobri que são idênticos mudando apenas os parâmetros de densidade, ebulição e etc por porcentagens muito pequenas, porém se comportam da mesma forma e são certificados pelas mesmas métodos de ensaio ASTM D4052, ASTM D445, ASTM D2270 ,ASTM D2983,ASTM D97 e ASTM D92, porém usam nomenclaturas próprias de cada empresa.
Analisei os óleos multi CVT do mercado e eles atendem tanto o padrão Toyota TC e FE e Nissan NS-1/2/3 ou seja são compatíveis com as duas especificações levando a crer que são iguais, ao invés de pagar R$ 442,00 em 4 litros de óleo CVT Nissan vale mais a pena pagar R$ 189,00 em 4 litros Toyota genuíno, lembrando que os Toyota usam cambio CVT Aisin.
Verifiquei na fabricante Aisin e o óleo que é feito pela marca é compatível com o super CVT Toyota TC e FE e Nissan RE0F10/11A NS-2/3 ou seja a especificação e viscosidade de óleo Toyota é a mesma da Nissan para câmbios CVT.
Terminando os estudos sobre estes lubrificantes irei fazer o teste com o óleo Toyota.
Alguém já analisou este assunto ou fez a atualização do óleo com o vendido pela Toyota?
Edson ribeiro- Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/02/2021
Thiago vs33 gosta desta mensagem
Re: Sobre fluido CVT para os câmbios JF015 e JF011.
Eu troquei o meu óleo cvt hoje VALVOLINE já e a 2 troca com máquina eu troco a cada 80 mil km o mecânico até elogio o óleo pois nem tinha limalia estava super limpo meu carro o 2016 modelo b17 160 mil km rodado desde 0 km não tenho do que reclamar
Thiago vs33- Mensagens : 36
Data de inscrição : 21/10/2017
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