Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan Tiida
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptyHoje à(s) 1:19 am por kleberson

» Nissan March vai virar SUV
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptyOntem à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptyOntem à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptySex Abr 26, 2024 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptySex Abr 26, 2024 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptySex Abr 26, 2024 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptySex Abr 26, 2024 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptySex Abr 26, 2024 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 EmptySex Abr 26, 2024 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

5 participantes

Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por pablomoyses Ter Set 22, 2020 12:23 pm

Olá amigos Nissan, meu carro está com um problema inédito pra mim e de difícil solução.
Tenho um Sentra S CVT ano 2010 e sou o únido dono. Aos 185.000 KM motor aqueceu por defeito na válvula termostática inferior, resultado foi a retifica do cabeçote e bloco, trocado tudo desde kit corrente e kit pistões, serviço feito por mecânico da Nissan mesmo, tudo dentro dos padrões de fábrica. Mas depois que veio da retifica e foi trocada a correia do alternador ele veio com um zunido muito estranho da seguinte forma: Partida frio pela manhã zunido alto (1.200 RPM) que vai sumindo conforme o carro atinge temperatura ideal de trabalho (7 pontinhos e 800 a 900 RPM). Mas ao acelerar o carro na posição P ou N faz o zunido, e ao dirigir também. Possíveis soluções e testes:
1 - Foi colocado o carro em funcionamento sem a correia do alternador, eliminando assim o giro da bomba dágua, alternador e tensor da correia. Resultado, continuou o zunido ao acelerar.
2 - Partimos pro câmbio CVT que não apresentava nada de solavanco ou problemas de patinação e nem zunido antes da retifica. Contudo, seguindo as orientações equivocadas da Nissan, nunca foi aberto e tentei inumeras vezes trocar o óleo, mas sempre com a resposta que o óleo é lifetime etc...., bom, acabei pegando coragem e fiz a troca do óleo pelo Lubrax CVTF J4 NS-2 e os dois filtros (de cartucho do trocador de calor e de metal do carter mais a limpeza dos imãs que estavam bem sujos de limalia de ferro). O câmbio está se comportando muito bem parecendo novo, sem problemas de força, patinação e trepidação, afinal nunca apresentou nenhum problema mesmo. Foi realizado o reset pelo scanner depois da troca e limpeza.
3 - Foi verificado o TBI pra ver se não tem algum problema, limpo etc...Velas (NGK), bobinas (Hitashi) e os 4 bicos trocados por Bosch e o carro funciona e liga normalmente.
4 - Ar-condicionado foi totalmente revisado e trocado a condensadora por nova, gelando que é uma beleza.
5 - Foi trocado o radiador do carro e válvulas termostáticas.
6 - Ventoinhas revisadas e trocadas as escovas (ventoinhas originais da Nidec REFS: 24041561 e 24041562).
7 - Tensor e bomba dágua são ainda originais mas em pleno funcionamento, mas estou providenciando a troca delas mais a polia louca do alternador, mas a grana ainda tá curta. (lembrando que o carro foi testado sem a correia do alternador para descobrir o zunido e mesmo assim continuou).
8 - Suspensão está 90% ok so restando trocar duas buchas da barra estabilizadora, ou seja, não é barulho de suspensao.
9 - Freios revisados e limpos, pastilhas boas, disco e a mão de onça ok.
Desculpe ter sido longo o relato mas foi necessário para ajudar eliminar possíveis problemas e facilitar a ajuda dos amigos do clube.
Resumindo: O barulho de zunido ou assovio continua nas condições supracitadas, na partida frio e na aceleração. Estou ficando sem ideia de como resolver isso, sem norte. Agradeço a ajuda de todos.
Pablo Delano Moysés - Manaus - AM
pablomoyses
pablomoyses

Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 47
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por WilsonM Ter Set 22, 2020 12:32 pm

olá pablomoyses!
vc está confiante de que pode excluir a correia de acessórios o fluido do CVT?
Se for mexer com fluido do CVT, procure usar um fluido de outra marca, este Lubrax andou dando zica para algumas pessoas que conheci.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

pablomoyses gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por pablomoyses Ter Set 22, 2020 1:30 pm

Wilson, já foi trocado o óleo do CVT por este J4 comprado na Mitisubish, que é bem mais em conta na CCS deles do que na Nissan, usado no Lancer e ASX CVT, bom irei acompanhar e trocar com uns 35.000 novamente. Liguei o motor sem a corrente de ascessório mas continou o zunido. Na sua experiência, o que poderia ser?
Minha preocupação maior ainda é o CVT, mas está funcionando plenamente. Estou torcendo que seja algo mais simples.
pablomoyses
pablomoyses

Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 47
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por WilsonM Ter Set 22, 2020 3:02 pm

os únicos zunidos que sei são do rolamento da correia de acessórios ou do fluido do CVT passando pelo conversor de torque (que também pode precisar de alguma manutenção).

no caso do fluido, sabemos que o original da Nissan não costuma zunir. O fluido da Febi também é bem avaliado, e mesmo o fluido do cvt da Toyota. Já o fluido usado no Mitsubishi (da Lubrax) e o da Valvoline costumam ser condenados por quem já os usou.

Só fique atento: zunido de fluido do CVT costuma acontecer somente após aquecimento.

Na correia de acessórios você conferiu o rolamento no tensor? É melhor usar um rolamento de marca, tipo SKF.

E com o capô aberto, você conseguiria identificar a origem do zunido?
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

pablomoyses gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por pablomoyses Ter Set 22, 2020 4:18 pm

Boa tarde Wilson...o zunido começa bem alto com o carro frio, ou seja, primeira partida do dia, neste caso não estaria aquecido o óleo do CVT, e este mesmo zunido vai diminuindo conforme o carro aquece, por este motivo torço que não seja o CVT.
Estou atrás de um tensor de correia, até o momento encontrei algumas marcas ruins e estou de olho no tensor da VETOR, conhece? SKF, Dayco e INA seriam as minhas preferências.
Sim, com o capô aberto escuta bem o zunido, e aparenemente vem mais forte da correia auxiliar e do tensor. Tenho um vídeo com o carro já aquecido onde daria pra escutar o zunido após algumas aceleradas na posição P, embora, como citei no início, estranhamente continuou mesmo com o carro ligado e a correia fora. Seria possível ainda sim fazer o zunido em algum rolamento, tipo tensor?
Obs: de qualquer maneira já estou providenciando a compra do tensor assim que encontra uma marca boa.
Grato Wilson por suas respostas. Precisando mesmo descobrir isso e postar o resultado disso tudo.
pablomoyses
pablomoyses

Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 47
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por pablomoyses Ter Set 22, 2020 4:44 pm



Segue um vídeo onde o carro esta em temperatura ideal de funcionamento e somente apresenta o ruído ao acelerar, este mesmo ruído aparece bem forte durante o processo de aquecimento do motor na primeira partida fria.
Obs: o carro funcionando aquecido e sem acelerar não tem zunido.
pablomoyses
pablomoyses

Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 47
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por WilsonM Ter Set 22, 2020 4:52 pm

não me parece ser problema de câmbio não.
Parece sim alguma peça com folga, vibrando, pode ter algum rolamento com problema.

Lembrar também que quando a gente acelera um motor, o coxim de torque do motor dá uma ligeira torcida, pode ser isto que causa o barulho.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

pablomoyses gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por luuuuucas Ter Set 22, 2020 7:55 pm

Apesar do barulho lembrar um pouco o do CVT, o fato dele estar parado já nos faz descartar esta possibilidade.
Deve ser a correia de acessorios, polia, ou rolamento.

luuuuucas

Mensagens : 197
Data de inscrição : 15/04/2019
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR

pablomoyses gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por absilva Qua Set 23, 2020 10:05 am

Pelo video, o barulho me parece como um que eu já tive no meu. E a causa era o coxim do motor, lado direito. Esse coxim é crítico, qualquer defeito nele começa a gerar atrito (e barulho) pela vibração do motor funcionando, especialmente quando ele está frio.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

pablomoyses gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por pablomoyses Qui Set 24, 2020 3:34 pm

Boa tarde amigos do clube.
Ainda não parei o carro definitivamente para descobrir de fato o que é este zunido, estou aguardando pra semana que vem um motor de ventoinha do ar-condicionado usado original (REF 24041562 marca Nidec) para efetuar a troca em casa mesmo e levar posteriormente o veículo no mecânico e ver esse problema. Fico esperançoso por alguns acharem (depois que postei o vídeo) que não se trata do CVT.
Como irei abrir a tampa lateral do motor onde fica as polias para corrigir um início de vazamento, irei investigar minuciosamente os rolamentos, daí irei passar o que foi constatado. até lá continuo pedindo ajuda dos amigos que já passaram por isso ou tenha um conhecimento técnico melhor.
O coxim do motor do lado direito esta deformado, já troquei do câmbio (raquete) e comprei o refil do lado esquerdo (que vai de baixo da bateria). Irei comprar o direito em breve.
Mas logo darei retorno sobre o problema do zunido e estarei acompanhando os cometários.
Abraços e até breve.
pablomoyses
pablomoyses

Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 47
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por pablomoyses Qui Out 08, 2020 5:13 pm

Boa tarde caros amigos do clube. Laughing  Very Happy
Finalmente descobri o problema, do zunido ou nhem nhem que fazia muito alto ao ligar o carro pela manhã e que, ao chegar a temperatura de trabalho (sete pontinhos no b16 2010), somente surgia ao acelerar (ver vídeo acima).
Após trocar  o óleo do CVT (que foi correto fazer - coloquei filtros novos e óleo J4 Lubrax CVTF da Mit), verificar as polias que, são originais ainda do veículo (bomba d´água, alternador e tensor), chegamos ao problema. Era a corrente da árvore de comando e seu esticador, ou seja, um barulho de rolamento parecendo de correia auxiliar e não tinha barulho metálico, já que a mesma e de metal diferentemente da correia auxiliar que é de borracha.
Após abrir a tampara lateral do motor e várias análises das peças ali presentes e supramencionadas, foi detectado que a corrente estava com problema e marcas anormais em alguns anéis.
O grande detalhe que este mesmo carro passou por retifica completa, ou seja, a corrente nova que foi colocada deu problema de tensão que, consequentemente, produzia o zunido. Problema resolvido.
Agradeço a todos que participaram do fórum e, fiquem espertos que se tirar a correia auxiliar e ainda continuar som de polia ou rolamento estragado pode ser sim a corrente de comando do motor, sendo assim, descartando a troca de muitas peças dali e problemas no CVT. Abraços.
pablomoyses
pablomoyses

Mensagens : 31
Data de inscrição : 25/03/2016
Idade : 47
Localização : Manaus - AM

WilsonM e arai gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por AGUIBUL Sáb Nov 13, 2021 7:47 pm

Boa noite, Pablo Moisés.
Estou com um problema igual ao seu, depois da retifica e troca da corrente de comando.
Você poderia indicar seu mecânico.

AGUIBUL

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16 Empty Re: ZUNIDO na partida frio e quando acelera o Sentra b16

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos