Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» ALERTA LUZ VERMELHA
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 10:45 pm por Oseas ferreira

» Central multimídia kicks
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 7:24 pm por ADRIANO-kicks-2022

» Versa Hibrido
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 11:42 am por salomao

» Ar condicionado
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:44 am por WilsonM

» Kicks exclusive com ICC (intelligent cruise control) "Piloto Automático Inteligente"
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:40 am por WilsonM

» Imobilizador (Urgente!!!!!)
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:34 am por WilsonM

» CARRO EM MOVIMENTO PERDE ACELARAÇÃO - CÓDIGO P1574
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:32 am por WilsonM

» Para-choque traseiro versa modelo 2012
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:29 am por WilsonM

» Update Multimedia Kicks 2019/20
Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:27 am por WilsonM

Inscreva-se!


Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

+10
Emerson68
Adriano P
keydril
Luiz Henrique
PauloEduardo
ricardoth
Akira Oshiro
andre fachini
WilsonM
icefly
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por Emerson68 Dom Dez 10, 2017 10:57 pm

Outro exemplo seria carro Elétrico, ele é mais econômico ?   Resposta: não sei, tem que fazer as contas.
Uma conta rápida, não parei pra pensar em todas as variáveis possíveis.  Ma vamos lá.
Um Fusion hibrido custa uns R$ 35/40 mil a mais que um Sentra por exemplo (0 km).   Todo mundo faz a conta que o Fusion faz 16 km/l contra uns
12,5 km/l do Sentra (Estrada).

Se vc pegar R$ 38 mil pago a mais e aplicar, deve render uns R$ 250 /mês, isto daria uns R$ 20 mil em 80 meses, somado aos R$ 38 mil, dão R$ 58 mil.
Estes R$ 58 mil dividido por R$ 4,44 L da gasolina, dão 13 mil litros gasolina, multiplicado por 12,5 km/l, dão 163.000 km, como ando 1700 km/mês,
teria que ficar com o carro por 96 meses (8 anos), isto andando com o Sentra para recuperar o valor a mais investido.

Ai vem a pergunta, mas vc recupera o dinheiro investido a mais na compra do Fusion Hibrido, na hora da venda ?   Resposta sim e não.
Vc recupera uma parte, devido a desvalorização do veículo, não vai recuperar os $ 38/58 mil a mais, não mesmo.  E ainda tem que calcular/abater
o valor gasto com combustivel no Fusion nestes 96 meses.  Pois leveu 96 meses pra recuperar o investimento, desde que o Fusion ficasse parado. Então
como ele vai rodar neste tempo de 96 meses, creio que vai consumir o que restou da diferença dos preços entre os 2 veículos na hora da venda.  

Por isso se pensa em comprar um elétrico pra economizar, compre um semi novo, já desvalorizado, que o retorno virá antes.  Não sei quanto tempo antes,
pois novamente envolve muitas variáveis, tipo: desvalorização, desconto IPVA (carro elétrico), diferença de consumo 16 km/l - 12,5 km/l, dão só uns
3,5 a 4 km/l de economia (fiz as contas sem levar em conta isto), tempo (minimo uns 5 anos pro usado), rendimento do dinheiro a mais gasto na compra.
É por isso que só tem taxista, pra compensar tem que andar muito por mês, ter incentivo/desconto fiscal na compra, nos documentos, etc, etc, etc.
A grosso modo, se não errei nestas contas, mesmo sem considerar outras possíveis variáveis. Não acho que vale a pensa não.

Vamos ter que ficar ainda entre Etanol, Gasolina ou Ambos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Emerson68
Emerson68

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Seg Dez 11, 2017 9:20 am

o fim da fabricação dos motores a combustão lá nos países desenvolvidos deve ficar para algo em torno de 2040. No mundo a idade média da frota de veículos é de cerca de 10 a 15 anos. Então, de forma até otimista, vamos viver com veículos a combustão por mais de 30 anos ainda
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por Emerson68 Dom Dez 17, 2017 3:50 pm

Pode-se usar a seguinte operação, pra ver se compensa Etanol ou gasolina.

Ascendeu a luz do reserva, vai no posto e abasteça x reais de etanol no tanque e ande até ascender novamente, daí vai no posto e abasteça os mesmos x  reais de gasolina e ande até ascender.
Com isto saberá exatamente qual combustivel é mais economico financeiramente, não importando quanto cada um faz por km/l, pois vc gastou em dinheiro o mesmo valor.

Mas lembre-se de dirigir nas mesmas condições, com ou sem Ar Cond, andando na boa, mesmos trajetos. E que tbém não sofra aumento dos preços entre um e
outro abastecimento.
Emerson68
Emerson68

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Seg Dez 18, 2017 10:45 am

muito boa dica, Emerson68.
Eu nunca me importei muito com quanto gasto de gasolina, mas confesso que nos últimos meses comecei a sentir o orçamento apertar, já que custo de combustível subiu demais.
E ainda tenho de ficar de olho no preço de cada posto, que é diferente em cada lugar, já paguei mais de R$4,00 pela formula shell, até que achei um posto perto de casa cobrando uns R$3,90. Mas o preço varia demais a cada semana, tá ficando difícil assim.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por andre fachini Seg Dez 18, 2017 10:54 am

AQui onde abasteço esta 3.799 gasolina comum e 2,599 alcool....mas já tem tbm a 4.079 gasolina e alcool a 3,099...no meu caso não tenho opção é gasosa mesmo...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Seg Dez 18, 2017 11:01 am

faz tempo que nem olho o preço da Podium da BR, quanto será o preço hoje em dia?
Uns meses atrás paguei uns R$4,50 e achei caro, nem fui mais nos postos da BR depois disso.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por andre fachini Seg Dez 18, 2017 11:36 am

Aqui nem tem....só a normal e a aditivada.....abasteci com a shell nitro mais em Poços de Cladas em uma promoção...por 3,999(somente de segunda feira e limitada a 30 litros) ....top ela já tinha usado uma vez....mas preço normal se nçao me engano ta perto dos 4,599 ou algo do tipo...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Seg Dez 18, 2017 12:02 pm

pois é, dá vontade de andar de ônibus nestes preços. A R$4,599 o litro, meu carro fazendo uns 8 km/l, dá um custo aproximado de R$0,58 por km rodado. Não é mais dinheiro desprezível não.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por pimenta59 Seg Dez 18, 2017 3:38 pm

Eu só uso gasolina, já que o desempenho com Álcool é o mesmo, e o consumo, bem pior. Aliás, via de regra, se a taxa de compressão do carro for à partir de 11:1, deve-se usar álcool, se for menos que 11:1, gasolina.

Já comentei em outro tópico, mas nosso clube nesse sentido, é paradoxal:

SOMOS OS ÚNICOS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS FLEX NO BRASIL ONDE RODAR NO ÁLCOOL NÃO NOS BENEFICIA EM POTÊNCIA DO MOTOR, e mesmo assim, tem uma quantidade grande de gente que usa. Já em todos os outros carros, seria o contrário, no entanto, 90% das pessoas usam só gasolina, mesmo jogando fora potência e gastando mais.

Sobre os híbridos:

O consenso, nos OOZA e nos lugares decentes do mundo, é que versões HÍBRIDAS de carros normais nunca são econômicos o suficiente para justificar o preço a mais.

O que pode valer a pena são carros FEITOS DO ZERO para ser híbridos, como o Prius e o Honda CR-Z.

Acredito que para a realidade brasileira, o PRIUS seja um boa aquisição: fazendo 18km/l na cidade, com garantia da Toyota de 5 anos, custando 125 mil reais.

Os carros 100% elétricos são uma palhaçada: a energia que eles gastam da tomada é mais cara que a gasolina que ele gastaria para andar, e os metais pesados e materias exóticos das baterias degradam o meio ambiente bem mais que carros normais, somado a isso, o fato do aquecimento global ser uma total e absoluta mentira já comprovada, ele perde a função: está tentando resolver um problema que não temos, e criando outros problemas piores ainda.

Talvez um dia resolvam isso: fazendo baterias de outros materiais, que possam ser reutilizados. Um dia, não hoje, nem em um futuro próximo.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Seg Dez 18, 2017 5:42 pm

gasolina, álcool, GNV, eletricidade, célula de hidrogênio, ar comprimido.
consumidor é coisa complicada, sempre que existem muitas opções, sempre tem algum doido que adota o conceito.

a questão é que nas economias de livre mercado, os agentes econômicos ficam livres para flutuar o preço, um dia você está na vantagem, no outro você está perdendo. No longo prazo, não tem como consumidor ganhar, os governos de todo mundo são tacanhos no gerenciamento e planejamento de energia, e consumidor sempre fica com o ônus.

Aí que eu sempre tive preguiça de calcular, sempre uso restos de dinossauro morto no tanque do carro.

Nunca calculei também quanto custa para carregar bateria de carro elétrico, me parece que o custo anda parelho com combustível fóssil. Mas vai começar a faltar energia elétrica, então os consumidores (vulgos pagadores de impostos) terão de bancar a construção de novas usinas, térmicas, a carvão, nucleares, solares eólicas...

além disso, as baterias de carro elétrico se degradam com o uso. Enquanto é possível comprar um Leaf usado por coisa de US$10.000 nos USA, o coitado que tiver de providenciar a troca das baterias de íon-lítio pode ter de gastar uns US$5.000. E ainda terá de dar um jeito de reciclar a bateria usada, ou então levar pra casa, já que mesmo não servindo para o carro, ainda dão conta de dar carga pra lava-roupas, por exemplo.

Carro elétrico tem outra coisa que chateia. É carro para andar devagar, quanto mais rápido o motor gira, mais rápido a bateria descarrega.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Ter Dez 19, 2017 2:26 pm

Podium a R$4,995, vi ontem dia 18 de dezembro.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por andre fachini Ter Dez 19, 2017 3:07 pm

Duro que carros com injeção direta se não usar esta cara e boa...terão fumo..ou melhor serão fumo no futuro..duro é aquentar pagar tudo isso...só pra quem roda pouco....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por pimenta59 Ter Dez 19, 2017 7:51 pm

Não acho que faça tanta diferença não. O problema da carbonização das válvulas em injeção direta ocorre em praticamente todos os carros e no mundo todo, não só com essa gasosa seboza brasileira.

Acredito que no Brasil, nesse caso, o melhor é Álcool, pois a queima dele é mais limpa, evitando fazer aquela crosta PRETA de monóxido de carbono, mas isso seria de forma preventiva, depois que acumulou, não acredito que nenhum combustível ou aditivo de combustível limpe, já que simplesmente o combustível nem passa perto das válvulas.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por rrosolini Seg Jan 08, 2018 10:11 am

Eu utilizo apenas gasolina!
Pois se o governo simplesmente já garante aos fabricantes de Etanol uma venda de 27% na gasolina, porque eu ainda iria preferir este combustível?
Se não houvesse mistura e nós com carro Flex pudessemos realmente escolher o tipo de combustível, daí sim poderia utilizar este tipo.
Lembro muito bem quando iniciou os carros Flex, que o Etanol (antigo Alcool) custava R$ 0,79/Litro.
Agora como os alcooleiros já tem garantia de venda (na gasolina) não se preocupam em baixar o preço.

rrosolini

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por Emerson68 Qua Jan 17, 2018 7:13 pm

Não é bem assim, os 27% de Etanol/Alcool que são misturados a gasolina, são de Etanol/Alcool Anidro (99%), e este não é vendido nos postos. O que é vendido no posto é Alcool hidratado (93%).

mas mesmo assim concordo, a gasolina deveria ser apenas gasolina, se não me engano tipo a da argentina,lá eles não tem alcool pra misturar, porém nossos veiculos não funcionam bem com gasolina tipo "100%".
Emerson68
Emerson68

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Qui Jan 18, 2018 1:52 pm

antigamente os mecânicos recomendavam um "rodízio" entre gasolina e álcool (tipo 3x gasolina por 1x álcool). Acho que com 27% de álcool misturado na gasolina, este rodízio nem faz mais sentido.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por icefly Qui Jan 18, 2018 3:43 pm

Os manuais da Ford também recomendavam essa ciclagem a cada 5 mil km rodados com etanol.

Se o etanol fosse realmente barato onde moro, se o custo do km rodado rodado fosse menor, eu faria a tal ciclagem, X tanques de gasolina a cada Y tanques de etanol.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por Emerson68 Dom Jan 27, 2019 2:41 am

Ultimamente, há vários meses estou preferindo etanol, o preço de 2,80 contra os 4,60 da gasolina (razão de 0,61)
me faz economizar um pouco. Gasolina só de vez em quando pra limpar os resíduos/goma do etanol. tipo a cada 10
tanques +/- uso 1 de gasolina.
Emerson68
Emerson68

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por tiagorochanh Dom Jan 27, 2019 6:09 pm

aqui no sul não compensa álcool porque é quase o mesmo preço da gasolina, como a autonomia é menor não conpensa.

o mais "engraçado" é que tentam justificar o preço dizendo que é entressafra, mas então já é entressafra faz anos e é o ano inteiro.
pra variar, pilantragem pra cima do povo, igual fazem com a gasolina podre que vendem pra gente.


Última edição por tiagorochanh em Seg Jan 28, 2019 9:22 am, editado 1 vez(es)

tiagorochanh

Mensagens : 86
Data de inscrição : 24/12/2018
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Seg Jan 28, 2019 9:19 am

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 IMG_0701

No supermercado Carrefour eu paguei meros R$2,379 por litro de etanol, ontem.
Com um preço destes nem pensei duas vezes, vou de álcool mesmo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por andre fachini Seg Jan 28, 2019 9:41 am

AQui ta 2,29 etanol e 3,76 a gasolina....mas meu carro não é flex então....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por WilsonM Seg Jan 28, 2019 4:32 pm

e eu achando que estava pagando barato pelo etanol neste supermercado....

Outro detalhe, gasolina costuma sujar muito mais o motor, então eu geralmente apelava para aditivos ou pagava mais caro pela gasolina aditivada da Shell. Devo ter chegado a pagar até R$4,40 por litro de gasolina.

Então, financeiramente, gasolina deixou de ser interessante.

Gasolina no meu carro só volta na época de frio, no tanquinho e um pouco misturada no tanque, talvez até uns 20% no máximo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12802
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por Emerson68 Seg Jan 28, 2019 7:25 pm

Vixi, 2,29 ou 2,379 não tem nem que pensar. Até a caipirinha fica barata. kkkkkkk
Emerson68
Emerson68

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por tiagorochanh Seg Jan 28, 2019 10:38 pm

WilsonM escreveu:e eu achando que estava pagando barato pelo etanol neste supermercado....

Outro detalhe, gasolina costuma sujar muito mais o motor.
só uma observação, o álcool causa outros tipos de problemas, como corrosão e aquela meleca que pode acabar entupindo bicos, bomba, etc, então a carbonização da gasolina, talvez, ainda seja mais negócio.

sinceramente, eu não vejo vantagem nenhuma no álcool a não ser por ser um combustível mais limpo (claro, onde a diferença de preço compensa a menor autonomia, tem a vantagem financeira também).

tiagorochanh

Mensagens : 86
Data de inscrição : 24/12/2018
Idade : 40
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por icefly Ter Jan 29, 2019 12:38 am

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 P-20190119-194309

Semana passada abasteci com etanol, depois de muitos anos, acho que a última vez foi quando o fórum recomeçou aqui neste espaço.

Último tanque com gasolina aditivada no March 1.6 rendeu + ou - uma média de 13,5 - 14 km/L com trânsito livre das festas de fim de ano e férias escolares; com etanol não devo fazer mais de 10 km/L.
Etanol virou quase raridade nos postos daqui de São Luis, até estranhei um cara mandando etanol num Corolla no meu lado, achava que eu era o único louco em querer usar etanol ainda Laughing

Vou rodar uns 3 ou 4 tanques e depois calcular o custo do km rodado, ver o que compensa mais.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Vocês preferem mais o etanol ou gasolina? - Página 2 Empty Re: Vocês preferem mais o etanol ou gasolina?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos