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March 2012 1.0 16v d4d p0302
2 participantes
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March 2012 1.0 16v d4d p0302
Boa tarde, pessoal!
Possuo um march 2012 1.0 16v com motor d4d. ele estava perdendo muita potência em subidas e com o ar ligado, com luz de injeção acendendo.
Troquei a bobina de ignição e as velas. Coloquei um filtro de ar esportivo também, fui fazendo uma coisa de cada vez.
Primeiro com a limpeza de bico de uma boa melhorada, eles estavam MUITO sujos. Também limpei o sensor map e o TBI.
Antes de tudo, com um scanner, aparecia os erros P0302, 0303, 0300 e 0314.
Depois da limpeza de bicos e demais partes que citei, somente o 302 e 303 persistiram, com menos perda de força sem o uso do ar, porém perdendo mais força ainda com o mesmo ligado. Usei o aditivo da STP dourado, aquele de limpeza completa do sistema de injeção.
Troquei as velas, elas estavam bem gastas e sujas tbm de carbonização, mas nada mudou.
Usei aquele aditivo da winnys pra limpeza de conversor catalítico e sonda lambda. Por um tempo houve uma grande melhora, mas depois de um tempo voltou ao mesmo patamar.
Pois bem. Coloquei então o filtro esportivo, houve uma grande melhora (antes de mudar o filtro eu havia feito uma troca de óleo e do filtro de ar original). Haviam falhas, porém menos e a potência aumentou. O cenário com ar ligado é o mesmo.
Por último, troquei a bobina de ignição, colocando uma magnet marelli. A que o mecânico anterior tinha colocado era uma YMAX (me digam se é boa ou não).
Após a última ação, somente o erro P302 persiste, com menor perda de força. A luz de injeção acende e às vezes, até parado, ao acionar o ar condicionado ela acende tbm.
A marcha lenta está entre 750 e 820 RPM quando quente. Rodando na gasolina.
O consumo está alto, mesmo com o ar desligado, está fazendo cerca de 10km/l na gasolina pelo computador de bordo.
Notei também um pouco de óleo ao redor do soquete das velas. Minha hipótese é de que esteja retornando óleo pelas válvulas do cilindro 2, oq geraria problemas na ignição. Porém o carro não está fumando e nem com cheiro forte de gasolina mal queimada / cheiro de óleo.
Alguém teria alguma ideia do que poderia ser?
Obrigado!
Possuo um march 2012 1.0 16v com motor d4d. ele estava perdendo muita potência em subidas e com o ar ligado, com luz de injeção acendendo.
Troquei a bobina de ignição e as velas. Coloquei um filtro de ar esportivo também, fui fazendo uma coisa de cada vez.
Primeiro com a limpeza de bico de uma boa melhorada, eles estavam MUITO sujos. Também limpei o sensor map e o TBI.
Antes de tudo, com um scanner, aparecia os erros P0302, 0303, 0300 e 0314.
Depois da limpeza de bicos e demais partes que citei, somente o 302 e 303 persistiram, com menos perda de força sem o uso do ar, porém perdendo mais força ainda com o mesmo ligado. Usei o aditivo da STP dourado, aquele de limpeza completa do sistema de injeção.
Troquei as velas, elas estavam bem gastas e sujas tbm de carbonização, mas nada mudou.
Usei aquele aditivo da winnys pra limpeza de conversor catalítico e sonda lambda. Por um tempo houve uma grande melhora, mas depois de um tempo voltou ao mesmo patamar.
Pois bem. Coloquei então o filtro esportivo, houve uma grande melhora (antes de mudar o filtro eu havia feito uma troca de óleo e do filtro de ar original). Haviam falhas, porém menos e a potência aumentou. O cenário com ar ligado é o mesmo.
Por último, troquei a bobina de ignição, colocando uma magnet marelli. A que o mecânico anterior tinha colocado era uma YMAX (me digam se é boa ou não).
Após a última ação, somente o erro P302 persiste, com menor perda de força. A luz de injeção acende e às vezes, até parado, ao acionar o ar condicionado ela acende tbm.
A marcha lenta está entre 750 e 820 RPM quando quente. Rodando na gasolina.
O consumo está alto, mesmo com o ar desligado, está fazendo cerca de 10km/l na gasolina pelo computador de bordo.
Notei também um pouco de óleo ao redor do soquete das velas. Minha hipótese é de que esteja retornando óleo pelas válvulas do cilindro 2, oq geraria problemas na ignição. Porém o carro não está fumando e nem com cheiro forte de gasolina mal queimada / cheiro de óleo.
Alguém teria alguma ideia do que poderia ser?
Obrigado!
lpsdamaceno- Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/06/2023
Idade : 25
Localização : São Carlos
WilsonM gosta desta mensagem
Re: March 2012 1.0 16v d4d p0302
o motor D4D é da Renault, posso falar alguma abobrinha porque não conheço muito da marca e das peças.
Esse erro indica misfire, pode ser problema de carbonização do cilindro, problema de qualidade de combustível, problema na vela, problema na bobina e problema nas válvulas. Vai ter de tentar descobrir o problema por tentativa e erro.
Esse erro indica misfire, pode ser problema de carbonização do cilindro, problema de qualidade de combustível, problema na vela, problema na bobina e problema nas válvulas. Vai ter de tentar descobrir o problema por tentativa e erro.
lpsdamaceno gosta desta mensagem
Re: March 2012 1.0 16v d4d p0302
pessoal, pra atualizar vocês...
todos os procedimentos que eu havia feito ajudaram um tempo pois o motor estava muito sujo. e o dono antigo não cuidava direito.
o cabeçote está trincado, em um teste de compressão viram baixa compressão. e a retífica condenou o mesmo, disse que não há como fazer o reparo.
fiquei assustadissimo com o preço de um novo pela nissan, 5900 reais.
provavelmente o dono antigo deixou o motor ferver e aconteceu esse tipo de coisa.
o carro estava com meu pai antes, segundo ele desde quando ele comprou, escutava um sopro diferente no motor de leve. mas não tinha perda de potência aparente.
de uns meses pra cá que as coisas complicaram... e complicaram mais depois que ele me passou o carro.
todos os procedimentos que eu havia feito ajudaram um tempo pois o motor estava muito sujo. e o dono antigo não cuidava direito.
o cabeçote está trincado, em um teste de compressão viram baixa compressão. e a retífica condenou o mesmo, disse que não há como fazer o reparo.
fiquei assustadissimo com o preço de um novo pela nissan, 5900 reais.
provavelmente o dono antigo deixou o motor ferver e aconteceu esse tipo de coisa.
o carro estava com meu pai antes, segundo ele desde quando ele comprou, escutava um sopro diferente no motor de leve. mas não tinha perda de potência aparente.
de uns meses pra cá que as coisas complicaram... e complicaram mais depois que ele me passou o carro.
lpsdamaceno- Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/06/2023
Idade : 25
Localização : São Carlos
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