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Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
3 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
Boa tarde galera, recentemente adquiri um Sentra 2011 com 157 mil km
Estou encantando com o carro, completo de tudo,vou fazer uma preventiva no câmbio e no motor (coisa normal quando se compra carro usado)
A questão é,fiz orçamento com uma especializada em câmbio automático e achei bem caro 3000 mil reais a troca de óleo do câmbio,sendo 1700 em 11 litros de óleo, ( que não me informaram qual usam) lendo aqui vi que o J4 que vende na Mitsubishi custa bem mais barato,liguei lá e o galão com 20 litros de óleo fica 1500, só que quando pergunto meu mecânico ele disse que nunca ouviu falar desse óleo e o rapaz do câmbio automático não me deu muita atenção. Quero fazer a troca completa do câmbio automático,aquela que drena todo óleo com a máquina e repõem o novo. Alguém já fez a troca com o óleo lubrax J4 galera? Fica bom o óleo no cambio?! Me ajudem,quero fazer o mais rápido possível por prevenção,obrigado
Estou encantando com o carro, completo de tudo,vou fazer uma preventiva no câmbio e no motor (coisa normal quando se compra carro usado)
A questão é,fiz orçamento com uma especializada em câmbio automático e achei bem caro 3000 mil reais a troca de óleo do câmbio,sendo 1700 em 11 litros de óleo, ( que não me informaram qual usam) lendo aqui vi que o J4 que vende na Mitsubishi custa bem mais barato,liguei lá e o galão com 20 litros de óleo fica 1500, só que quando pergunto meu mecânico ele disse que nunca ouviu falar desse óleo e o rapaz do câmbio automático não me deu muita atenção. Quero fazer a troca completa do câmbio automático,aquela que drena todo óleo com a máquina e repõem o novo. Alguém já fez a troca com o óleo lubrax J4 galera? Fica bom o óleo no cambio?! Me ajudem,quero fazer o mais rápido possível por prevenção,obrigado
Nogueira27- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2023
Re: Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
O fluído CVT da Lubrax é bom, eu já usei no meu Sentra.
É esse que a Mitsubishi usa na ASX e o Lancer, que tem o mesmo câmbio do Sentra.
Se você quizer economizar, faça uma troca parcial, são aproximadamente 4 litros.
Essa troca é simples e fácil de fazer.
Depois rode com o carro e faça nova troca parcial.
Nessas trocas, fique atento ao nível correto do fluído.
Lembre-se que não se consegue retirar todo o fluído, já que uma parte dele permanece no conversor de torque.
É esse que a Mitsubishi usa na ASX e o Lancer, que tem o mesmo câmbio do Sentra.
Se você quizer economizar, faça uma troca parcial, são aproximadamente 4 litros.
Essa troca é simples e fácil de fazer.
Depois rode com o carro e faça nova troca parcial.
Nessas trocas, fique atento ao nível correto do fluído.
Lembre-se que não se consegue retirar todo o fluído, já que uma parte dele permanece no conversor de torque.
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
Obrigado amigo,mais essa troca parcial me preocupa muito,meu irmão tinha um cerato,são carros diferentes,mais ambos eram automáticos,ele foi fazer essa troca parcial tentando economizar e lascou o câmbio tudo,óleo velho muito contaminado com óleo novo,gastou até oque não tinha no câmbio,esse é meu medo na troca parcial
Nogueira27- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2023
Re: Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
@Nogueira27,
Entendo sua preocupação.
Os maiores erros na troca do fluído do câmbio são: fluído inadequado e nível incorreto.
Acredito que o que aconteceu com o câmbio do Cerato do seu irmão não teve muito a ver com troca parcial do fluído, já que ele (fluído) não é tão crítico assim - trata-se em resumo de um fluído para engrenagens.
Mas no caso do Sentra, o fluído é bem diferente e TEM QUE SER para câmbio CVT, pois caso contrário o câmbio será "detonado"
Entendo sua preocupação.
Os maiores erros na troca do fluído do câmbio são: fluído inadequado e nível incorreto.
Acredito que o que aconteceu com o câmbio do Cerato do seu irmão não teve muito a ver com troca parcial do fluído, já que ele (fluído) não é tão crítico assim - trata-se em resumo de um fluído para engrenagens.
Mas no caso do Sentra, o fluído é bem diferente e TEM QUE SER para câmbio CVT, pois caso contrário o câmbio será "detonado"
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
Meus dois centavos:
Acredito em troca parcial quando o fluído usado é o mesmo já existente do cambio (mesma marca e modelo).
Se for mudar o fluído, sugiro a troca total mesmo.
Outro ponto. Se o mecânico nunca ouviu falar do J4 (usado oficialmente pela Mitsubishi) é um mau sinal.....
Acredito em troca parcial quando o fluído usado é o mesmo já existente do cambio (mesma marca e modelo).
Se for mudar o fluído, sugiro a troca total mesmo.
Outro ponto. Se o mecânico nunca ouviu falar do J4 (usado oficialmente pela Mitsubishi) é um mau sinal.....
lenhador2001- Mensagens : 432
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
EAI lenhador,também fico preocupado,mais aqui em Uberlândia onde moro, é muito difícil achar mão de obra boa cara, igual citei aí acima 3000 mil reais numa troca de óleo,sendo que 20 litros do J4 custa 1500 na Mitsubishi,vou seguir o conselho de vocês,vou comprar o J4,se eles vierem com história de o que não conhecem vou bater o pé e mandar colocar mesmo assim, fazendo a troca completa, o absilva disse que já usou e ficou bom...
Como sou novo aqui galera me indiquem coxin de amortecedores bons,e um coxin do motor também,se vale a pena comprar paralelo ou não,ou me passem algum tópico que já tenha o assunto, agradeço muito
Como sou novo aqui galera me indiquem coxin de amortecedores bons,e um coxin do motor também,se vale a pena comprar paralelo ou não,ou me passem algum tópico que já tenha o assunto, agradeço muito
Nogueira27- Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2023
Re: Sérias dúvidas sobre marca do óleo CVT
@Nogueira27,
Você disse que comprou seu Sentra com 157.000Km, então em tese o fluído do CVT deve ter sido trocado pelo proprietário anterior.
Se ainda não foi, faça isso o mais cedo possível.
Importantíssimo: após a substituição do fluído (parcial ou total), o nível dele deve ser ajustado corretamente.
Aqui no fórum tem o procedimento de como fazer isso (e provavelmente quem for trocar não sabe como ajustar).
Sobre marca de coxins de amortecedor e do motor, minha recomendação é que se use os originais, que agüentam por mais tempo a buraqueira de nossas ruas e estradas.
O Sentra tem a suspensão "dura" com amortececedores de curso curto e isso maltrata muito os componentes da suspensão.
Se quiser experimentar os paralelos, tem da marca Tenacity (difícil de achar) e da BSB, que me parece que é "Made in Brazil". Tem também da Cofap e da Nakata, mas eu nunca usei, então não posso opinar.
E falando sobre a Tenacity, minha experiência com ela não foi boa: troquei o do lado direito do motor, mas ele só durou 9 meses...
Então comprei um original, que já tem 4 anos de uso e ainda está bom.
Pra te ajudar, aqui neste tópico você vai encontrar muitas dicas de peças para o Sentra:
https://nissanclube.forumeiros.com/t230-pecas-de-reposicao-b16
Você disse que comprou seu Sentra com 157.000Km, então em tese o fluído do CVT deve ter sido trocado pelo proprietário anterior.
Se ainda não foi, faça isso o mais cedo possível.
Importantíssimo: após a substituição do fluído (parcial ou total), o nível dele deve ser ajustado corretamente.
Aqui no fórum tem o procedimento de como fazer isso (e provavelmente quem for trocar não sabe como ajustar).
Sobre marca de coxins de amortecedor e do motor, minha recomendação é que se use os originais, que agüentam por mais tempo a buraqueira de nossas ruas e estradas.
O Sentra tem a suspensão "dura" com amortececedores de curso curto e isso maltrata muito os componentes da suspensão.
Se quiser experimentar os paralelos, tem da marca Tenacity (difícil de achar) e da BSB, que me parece que é "Made in Brazil". Tem também da Cofap e da Nakata, mas eu nunca usei, então não posso opinar.
E falando sobre a Tenacity, minha experiência com ela não foi boa: troquei o do lado direito do motor, mas ele só durou 9 meses...
Então comprei um original, que já tem 4 anos de uso e ainda está bom.
Pra te ajudar, aqui neste tópico você vai encontrar muitas dicas de peças para o Sentra:
https://nissanclube.forumeiros.com/t230-pecas-de-reposicao-b16
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
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