Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Display computador de bordo fica somente amarela
Estéreo x Mono EmptyHoje à(s) 6:39 am por Elmo

» Nissan Kicks
Estéreo x Mono EmptyHoje à(s) 1:19 am por hideo

» Tampa de plastico localizada abaixo do para-choque dianteiro Sentra B16
Estéreo x Mono EmptyOntem à(s) 4:58 pm por Will Sentra SL 2011

» Suporte de para-choque Sentra 2008
Estéreo x Mono EmptyOntem à(s) 4:55 pm por Will Sentra SL 2011

» VENDO DEFLETOR DO PARA-CHOQUE DIANTEIRO B16
Estéreo x Mono EmptyOntem à(s) 4:41 pm por Will Sentra SL 2011

» Central Multimídia do Kicks (modelos, espelhamento, desbloqueio, etc)
Estéreo x Mono EmptyOntem à(s) 2:55 pm por Luan AIres

» suspensao Nissan
Estéreo x Mono EmptyOntem à(s) 12:48 pm por hadad

» Carro falhando luz PS
Estéreo x Mono EmptyOntem à(s) 11:30 am por WilsonM

» Câmbio manual Sentra b16
Estéreo x Mono EmptyOntem à(s) 11:21 am por Murilo Carvalho

Inscreva-se!


Estéreo x Mono

5 participantes

Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Estéreo x Mono

Mensagem por WilsonM Sáb Jul 16, 2016 5:20 pm

Este é apenas um resumo de um texto do Steve Guttenberg, articulista da Cnet.com:

"O formato estéreo, em termos de mercado consumidor, data do final da década de 1950, com os primeiros LP's laçados no formato, que conviveu por um certo tempo com o formato mono. Até o final dos anos 1960 os formatos conviveram nas lojas, principalmente porque o formato mono oferecia LP's a preços inferiores, e havia audiófilos que preferiam o formato mono. Mas lentamente o formato mono começou a ser abandonado, afinal nenhum varejista apreciava muito a idéia de "duplo estoque" em mono e estéreo.

Bem, praticamente 50 anos depois, o formato mono começou a retornar, na forma das caixinhas de som bluetooth e das soundbars oferecidas junto com as tv's de tela plana. Sim, alguns dispositivos de som bluetooth certamente possuem drivers estéreo incorporados, mas tendo falantes tão próximos um do outro, o som estéreo é praticamente indistinguível.

O verdadeiro som estéreo demanda dois alto-falantes distanciados a pelo menos 1,8m um do outro, e necessita que o ouvinte esteja no ponto central entre estas caixas ("sweet point")"

Este é um fenômeno que eu vinha notando, faz tempo. Apesar de FM declararem som estéreo, meu rádio desmascarava a mentira, em vários momentos o sinal estéreo some. Em todo caso, a variação nem é tão perceptível. Existe inclusive muitos audiófilos que chegam a preferir as versões mono, por exemplo de Beatles e Bob Dylan, pois na época destes músicos, ainda existia muita coisa monoaural.

Atualmente, para usufruir plenamente o som estéreo, só usando um par de headphones de qualidade, e que tenha sido devidamente mixada. De preferêencia, aqueles de concha vazada, que permitem uma maior naturalidade do som, como se estivessem vindo do ambiente, e não geradas dentro da sua cabeça.

Ou gastar verdadeiras fortunas, para montar uma sala, com equipamento de ponta, engenheiros de som e o perfeito posicionamento das caixas acústicas.

E pra pensar, quanto vale a pena investirmos em nosso sistema de som do carro, em particular para pessoas como eu, que buscam acima fidelidade sonora. Um bom woofer, sim, é fundamental para sentirmos os graves. Mas um módulo que permita delay entre os falantes, talvez nem seja tão interessante, pois fará o som chegar em tempo diferente dependendo do banco onde a pessoa estiver sentada.

Bom, sobre som nunca existe verdade única, nem preferências universais, cada um tem sua preferência, então quem desejar, pode deixar aqui suas opiniões ou complementar este artigo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por Mkdam Sáb Jul 16, 2016 6:03 pm

Cara ,sei lá... Detesto som mono. Quando era moleque não tínhamos dinheiro para comprar um som estéreo e ficava ouvindo jovem guarda num rádio toca-fitas mono. Era o que eu tinha na época.
Quando consegui comprar um toca discos estéreo... nossa que coisa fantástica foi prá mim. A sensação dos instrumentos um de cada lado (na jovem guarda tinha muito isso, guitarra de um lado, teclado do outro) foi o máximo.
Não abro mão do estéreo. Mas é questão de gosto, cada um tem o seu...
Mkdam
Mkdam

Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por WilsonM Sáb Jul 16, 2016 6:35 pm

então, isso de você ouvir um instrumento de cada lado, tem a ver com a mixagem que foi feita.

eu quando era garoto, ouvia Bohemian Rapsody, lembra aquela parte do "Galileo, Galileo, Figaro...", tinha um disco que foi mixado uma voz em cada lado do falante, eu também achei o máximo. Depois nunca mais ouvi desse jeito. Acho que a moda atual é tentar reproduzir a música como se estivessemos ouvindo o show ao vivo.

Eu andei lendo que estes audiófilos costumam curtir música mono, mas totalmente AAA, ou seja gravado em analógico, mixado em analógico e masterizado em analógico.

o que leva a uma outro conceito. Quem hoje em dia ainda pega o CD e faz o encoding de MP3? Óbvio, todo mundo pega o MP3 pronto da internet, isto desde os saudosos tempos do Napster e do Kazaa.

Como já vem pronto, nunca ocorre da gente perguntar qual o bitrate foi gravada a música.
quanto maior o bitrate (taxa de amostragem por segundo) melhor a fidelidade do audio.

eu ainda não havia pensado no assunto, mas se tomarmos uma música e em vez de dois canais, gravarmos apenas um canal, podemos dobrar o bitrate, sem afetar em nada o tamanho do arquivo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por PauloEduardo Sáb Jul 16, 2016 6:41 pm

Para música prefiro sempre o estéreo. Me refiro não em comparação ao mono, que para mim hoje em dia só cabe bem como canal de graves. Digo em relação aos Dolby Surround 5.1 ou 7.1 da vida, que além de lhe obrigar a posicionar caixinhas de som para todo lado da sala pelo menos para mim não traz ganho musical relevante. Talvez numa apresentação ao vivo. Entretanto, admito que fica muito bom em filmes.

Falando nisso, alguém se lembra dos aparelhos quadrifônicos do início dos anos 1970? O conceito era legal para a época mas na prática não deu muito certo. Era caro e meio desajeitado.

Imagino a dificuldade em gravar quatro canais analógicos numa bolacha de vinil de modo a reproduzi-los adequadamente. Mal me lembro mas acho que não ficava bom. As fitas cassete tocavam apenas um lado pois usava-se toda a banda. Bom mesmo ficava só em decks de rolo. Os aparelhos analógicos mais eficientes que existem. Pena que nunca foram nada práticos.


Última edição por PauloEduardo em Dom Jul 17, 2016 11:44 am, editado 1 vez(es)
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por PauloEduardo Sáb Jul 16, 2016 7:04 pm

Wilson, fiquei curioso quando ao Galileo, Galileo do Queen. Estou ouvindo Bohemian neste momento e a cada Galileo veio de um canto, tal qual antigamente. Tanto no mp3 da minha coleção quanto no Spotfy. Ufa! Não nos mate de susto! kkkk

Quanto ao mp3 mono não traria ganho significante. Os algoritmos já fazem isso naturalmente e só aquele instrumento bem destacado num determinado canal é colocado em estéreo. Na verdade a maior parte da música é executada em mono mesmo.

Já o bitrate do arquivo, qualquer player mostra a taxa. Pelo menos no computador. Acho inconcebível com a largura de banda e o preço do armazenamento de hoje em dia que alguém ainda ripe um mp3 em míseros 128kbps. Fica uma porcaria se executado num equipamento minimamente decente. Aliás o mp3 nunca foi lá essas coisas mesmo gravado em 320kbps. Há formatos muito mais eficientes mas que ainda não "colaram".

Por fim, em FM o estéreo é obtido de uma forma muito bem bolada: por multiplexação. O canal é único mas tantos milisegundos da execução são destinados a  um canal e os outros milisegundos ao outro. No receptor existe um circuito exclusivo para desmultiplexar. Quanto a detecta ele divide os canais e acende a luzinha vermelha do estéreo. Muito engenhoso.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por andre fachini Sáb Jul 16, 2016 7:19 pm

Turma usa arquivo em 128kbps por espaço de midea..eu tento gravar meus cds ou em pendrive em 320kbps...muito superior..e adoro o som do sentra meu por ter seus 8 alto-falantes(dois em cada portas, dois tweeters painel e dois subwofers com dois tweeters no tampão) que dividem muito bem o som...

andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por Mkdam Sáb Jul 16, 2016 8:22 pm

Minhas discografias eu só baixo em Flac...
Para ouvir no carro, converto as que gosto para mp3 em 320kbps...
Quanto ao Galileo, ela tem esse jogo de vozes no estéreo sim. Será que você já está com a versão em mono dela WM?? Very Happy
Mkdam
Mkdam

Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por WilsonM Dom Jul 17, 2016 12:50 am

Kkkkkk a versão é estereo com certeza. O que mudou foi o hardware, dock stations e mesmo caixinhas bluetooth não são bons em separar canais. E cada vez tenho menos tempo livre para usar os sistemas grandes de som ou headphones, que dão os melhores resultados estereo.eu até desliguei meu home theater 5.1, estou direto no som da tv

. Esse galileo, galileo num headphone me fez até sentir mal, pressão Sonora só de um lado me gerou desconforto. Pode ser um efeito da idade chegando kkkkk
Pq é um efeito exagerado, para mim.

Mas numa sinfonica, perceber todas as notas, seja de uma clarineta ou um triangulo, isto sim é bom demais, aí é fidelidade.

E fui engsnado a vida toda, então Paulo. Achei quem o sinal de som 2.1 tivesse sempre duas trilhas gravadas, apenas o sinal do woofer seria tratado por software, on-the-fly.

Flac nunca usei, cheguei a encodar cd em ogg, mas achei perda de tempo, pois cd já é lossless. Faz séculos que não faço download,desde que o kazaa acabou, então é mais fácil ripar o cd e gerar o mp3 direto. Flac tem Onde?

Bom, vou descansar,depois a gente fala mais.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por andre fachini Dom Jul 17, 2016 9:28 am

Eu baixo pelo aresgalaxy..mas tem q ter cuidado pois tem propaganda junto..virus nunca peguei....e tem bem opções de musuca e qualidade sonora...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por Mkdam Dom Jul 17, 2016 1:16 pm

Você pode usar um programa para baixar de torrents, tipo o Bittorrent. Os torrents você acha em sites russos.
Segue abaixo um link como exemplo com a discografia do Linkin Park em Flac:

https://rutracker.org/forum/viewtopic.php?t=1101744

O problema do Flac é o tamanho. Uma música tem em média 25mb...
Mkdam
Mkdam

Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por WilsonM Dom Jul 17, 2016 10:58 pm

Ah, ta, torrent eu pego kat é do tpb, então devo achar fácil, mas vou testar o link qdo estiver notebook

Vcs me deram peso na consciência, fui testar o bohemian rapsody em td quanto é device. Em muitos, a separação de canais é imperceptível, em psrticular nos pequenos, Onde os dois falantes são muito próximos. No carro som puro, mas bem suave é agradável o som separados no canal esquerdo é direito.

O melhor resultado, foi no headphone 7.1..

WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por leofvidal Seg Jul 18, 2016 12:37 pm

A geração coca-cola não consegue mais abandonar o estereo kkk.
Quando instalaram minha central, os caras ligaram os falantes dianteiros em um canal e os traseiros em outro. Elevaram o ganho do amplificador no talo e jogaram um forró fuleiro. Quando os vi falaram que o som estava impecável.  Shocked
Foi justamente com um álbum do Queen em FLAC que eu percebi toda a porcalhada feita. O subwoofer de bobina dupla ainda estava ligado em 2 Ohm numa saída de 4. Botei a mão na massa e religuei as coisas conforme esquema do fabricante (simples assim). Um canal para o lado esquerdo do carro e o outro pro direito. O som ganhou vida de uma hora pra outra, o efeito estereofônico percorreu as portas e o painel com um sub equilibrado completando a harmonia.
Tem muito "estalador" que acha que som bom é aquele estridente, volumoso e na maioria das vezes distorcido.
Como foi citado, mp3 de 128kbps é coisa pra kit multimídia de PC de 15 anos atrás, se executá-lo num sistema melhorzinho é notório a pobreza da baixa amostragem digital Neutral
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por WilsonM Ter Jul 19, 2016 12:46 am

Um exemplo de música 7.1
https://youtu.be/ZZtlSdqRoWE

Liga o headphone, mas um que seja compatível com 7.1

Esta é outra que precisa de  headphone 7.1,  9 a sinfonia de beethoven
https://youtu.be/7fQG4CcoRuM



Agora esta é mono, dê baixa qualidade surround, coleção de bregas do japão
https://youtu.be/4-xOORWo14s


Já tentei as três no carro, mas no headphone todas vão muito melhor.
Seja estereo ou não, acho que me Falta algo para melhorar o som no carro, não é potência, talvez alguma
Equalização, ou talvez seja impossível chegar perto do som de um headphone, independente do sinal ser estereo
Ou não.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por WilsonM Qua Jul 20, 2016 9:36 am

A gente discutindo estereo aqui, mas a tendência de mercado são estas caixinhas bluetooth como esta bose de US$130:

Estéreo x Mono 71sDcUgw8%2BL._SL1500_
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12795
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Estéreo x Mono Empty Re: Estéreo x Mono

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos