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Entenda as diferentes carrocerias dos carros
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Entenda as diferentes carrocerias dos carros
Atualmente, aproximadamente 49 milhões de automóveis circulam pelo Brasil. Para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatram), que regulamenta cada um deles, todos são categoricamente classificados como automóveis, deixando de lado outras particularidades.
Mas você sabe, visualmente há diversas diferenças, algumas mais discretas e outras mais visíveis, tudo isso por conta do tipo de carroceria que os veículos possuem. Para entender sobre elas, conversamos com Fernando Morita, coordenador do curso Master Transportation Design, no Istituto Europeo di Design São Paulo (IED), que nos ajudou a entender as 9 principais estruturas de automóveis. Veja:
Hatchback: O nome cita a ideia de ampla janela (em inglês, "hatch" significa "escotilha") que pode ser aberta e dá acesso ao porta-malas e interior do carro. Por ser a opção mais econômica e funcional, costuma ser o designa adotado nos modelos de entrada das marcas, que têm apostado em versões de duas e quatro portas. Tem como característica principal a divisão bem clara de seus dois volumes: a cabine onde ficam motorista e passageiros e o "cofre" do motor.
Sedan: Conta com três volumes e quatro portas. A linha que define a dianteira é similar ou até idêntica à traseira. O carro possui motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas em divisões bem definidas. O compartimento traseiro é externo ao habitáculo e sua tampa não inclui o vidro traseiro.
Desenho explica a carroceria de um fastback
Fastback: Atende quem busca elegância e um estilo mais funcional. A divisão entre habitáculo e porta-malas é mais sutil. O teto segue uma curva até o porta-malas, num desenho moderadamente encurvado. Possui uma linha mais emocional mas não menos funcional.
Perua: É um estilo derivado do sedan, com uma estrutura mais clássica, mas privilegiando a funcionalidade e o acesso ao interior do veículo. O vidro do porta-malas está colocado na porta e acompanha sua abertura.
Roadster: Esse é para quem curte andar em estradas. O modelo tem, obrigatoriamente, tração traseira, motor dianteiro e dois assentos. É uma opção que para quem gosta de diversão e potência.
Cupê: É um meio-termo entre um sedã e um roadster. Esse formato permite que o carro tenha dois ou quatro assentos. São os carros esportivos, com teto baixo e coluna traseira inclinada. O modelo tem duas portas.
SUV: O termo é uma sigla que, em inglês, significa "Sport Utility Vehicle" ou "Veículo Utilitário Esportivo". Serve para quem anda em todos os tipos de terrenos, portanto é próximo aos off-roads, mas de uso misto com a cidade e estradas.
Minivan: Não tem como base outro projeto. É um modelo totalmente focado em função, praticidade e melhor uso do espaço. Também é conhecido como monvolume, já que a cabine, o espaço do motor e porta-malas constroem uma unidade única. O modelo tem como característica a posição mais alta para o motorista.
Picape: O Brasil é um dos poucos países que criam pick-up a partir de carros populares. O intuito é carregar cargas, como um descendente do caminhão, mas com espaço aberto para a carga. O nome é derivado da palavra "pick-up", que em português significa carregar.
Confira uma animação com todas elas:
Fonte: Revista Auto Esporte Fotos: Fernando Morita/Autoesporte
Mas você sabe, visualmente há diversas diferenças, algumas mais discretas e outras mais visíveis, tudo isso por conta do tipo de carroceria que os veículos possuem. Para entender sobre elas, conversamos com Fernando Morita, coordenador do curso Master Transportation Design, no Istituto Europeo di Design São Paulo (IED), que nos ajudou a entender as 9 principais estruturas de automóveis. Veja:
Hatchback: O nome cita a ideia de ampla janela (em inglês, "hatch" significa "escotilha") que pode ser aberta e dá acesso ao porta-malas e interior do carro. Por ser a opção mais econômica e funcional, costuma ser o designa adotado nos modelos de entrada das marcas, que têm apostado em versões de duas e quatro portas. Tem como característica principal a divisão bem clara de seus dois volumes: a cabine onde ficam motorista e passageiros e o "cofre" do motor.
Sedan: Conta com três volumes e quatro portas. A linha que define a dianteira é similar ou até idêntica à traseira. O carro possui motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas em divisões bem definidas. O compartimento traseiro é externo ao habitáculo e sua tampa não inclui o vidro traseiro.
Desenho explica a carroceria de um fastback
Fastback: Atende quem busca elegância e um estilo mais funcional. A divisão entre habitáculo e porta-malas é mais sutil. O teto segue uma curva até o porta-malas, num desenho moderadamente encurvado. Possui uma linha mais emocional mas não menos funcional.
Perua: É um estilo derivado do sedan, com uma estrutura mais clássica, mas privilegiando a funcionalidade e o acesso ao interior do veículo. O vidro do porta-malas está colocado na porta e acompanha sua abertura.
Roadster: Esse é para quem curte andar em estradas. O modelo tem, obrigatoriamente, tração traseira, motor dianteiro e dois assentos. É uma opção que para quem gosta de diversão e potência.
Cupê: É um meio-termo entre um sedã e um roadster. Esse formato permite que o carro tenha dois ou quatro assentos. São os carros esportivos, com teto baixo e coluna traseira inclinada. O modelo tem duas portas.
SUV: O termo é uma sigla que, em inglês, significa "Sport Utility Vehicle" ou "Veículo Utilitário Esportivo". Serve para quem anda em todos os tipos de terrenos, portanto é próximo aos off-roads, mas de uso misto com a cidade e estradas.
Minivan: Não tem como base outro projeto. É um modelo totalmente focado em função, praticidade e melhor uso do espaço. Também é conhecido como monvolume, já que a cabine, o espaço do motor e porta-malas constroem uma unidade única. O modelo tem como característica a posição mais alta para o motorista.
Picape: O Brasil é um dos poucos países que criam pick-up a partir de carros populares. O intuito é carregar cargas, como um descendente do caminhão, mas com espaço aberto para a carga. O nome é derivado da palavra "pick-up", que em português significa carregar.
Confira uma animação com todas elas:
Fonte: Revista Auto Esporte Fotos: Fernando Morita/Autoesporte
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Entenda as diferentes carrocerias dos carros
Conversível é uma categoria a parte, ou é apenas um dos modelos acima com capota cortada?
Re: Entenda as diferentes carrocerias dos carros
Ótima pergunta! Conversível, targa, cabriolet, spyder (existe diferenças entre eles?) Eu acho que se esqueceram mesmo.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
MarcosSuel gosta desta mensagem
Re: Entenda as diferentes carrocerias dos carros
E o crossover , se encaixa aonde ai?
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Entenda as diferentes carrocerias dos carros
bom, crossover talvez seja qualquer das estruturas acima com intenção de imitar um SUV.
E para ser um SUV, eu acho, não basta olhar o tidpo de carroceria. É necessario que o carro tenha significativos reforços estruturais.
E para ser um SUV, eu acho, não basta olhar o tidpo de carroceria. É necessario que o carro tenha significativos reforços estruturais.
Re: Entenda as diferentes carrocerias dos carros
O "crossover" é um carro que reúne características de diferentes categorias. Pode misturar o conforto e equipamentos típicos de um sedan com a disposição para lama de um SUV, por exemplo. O Subaru Outback é um bom exemplo de Crossover, embora a Subaru, com o lançamento da nova versão e talvez querendo aproximá-lo mais da valentia fora de estrada de um SUV tenha o definido como "CrosSuv".
Acho que o Citroen 3008 também é um exemplo de crossover.
Acho que o Citroen 3008 também é um exemplo de crossover.
RHSEU- Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/11/2015
Re: Entenda as diferentes carrocerias dos carros
PauloEduardo escreveu:Ótima pergunta! Conversível, targa, cabriolet, spyder (existe diferenças entre eles?) Eu acho que se esqueceram mesmo.
Conversível e cabriolet são a mesma coisa. A diferença é só o idioma. Targa é aquele "quase conversível", somente com uma espécie de recorte no teto, logo acima da cabeça dos ocupantes da frente (Ferrari e Porsche gostam de fazer modelos assim). Spider (ou spyder) não é bem uma categoria; acho que é mais um apelido - ou até mesmo o nome do carro. Serve para denominar aqueles conversíveis de apenas dois lugares (exemplo: o - ainda belíssimo - Alfa Romeo Spider da década de 1990).
RHSEU- Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/11/2015
Re: Entenda as diferentes carrocerias dos carros
A diferença do cabriolet para o conversível é que o cabriolet geralmente tem teto rígido, já o conversível tem o teto de lona (mas vi em outros lugares falando ao contrário), o spyder são carros que tem o teto removível, dois lugares apenas e geralmente são MR (motor central traseiro), já os targa's são carros que somente o teto são removíveis como o pioneiro nesse estilo o porsche 911 targa, e tem os speedster's que não sei totalmente como funciona, mas se não me engano são carros que não tem a presença do teto, e os roadster que são carros com motor dianteiro com teto removível e apenas dois lugares e com presença de santantônio atrás dos bancosPauloEduardo escreveu:Ótima pergunta! Conversível, targa, cabriolet, spyder (existe diferenças entre eles?) Eu acho que se esqueceram mesmo.
MarcosSuel- Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/06/2022
WilsonM gosta desta mensagem
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