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Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
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Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Segue vídeo feito por mim a 2 anos atrás de como fazer a abertura da caixa do filtro de ar para troca e cuidados para não danificar as bordas do mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=00AmCwiDzno
Lembrando que se cometi alguma gafe ou falei besteira peço desculpas.
Muito obrigado pela recepção!!!
https://www.youtube.com/watch?v=00AmCwiDzno
Lembrando que se cometi alguma gafe ou falei besteira peço desculpas.
Muito obrigado pela recepção!!!
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Eu estou usando o filtro InFlow e após 3 meses instalado tive problemas na partida. O carro nunca pegava de primeira e quando pegava quase morria. Parecia que o motor tava sem ar.
Retirei o filtro e fiz a limpeza conforme manda o fabricante e a partida voltou ao normal.
Obs.: Ao retirar e limpar o filtro não percebi a sujeirada que se nota nos de papel.
Retirei o filtro e fiz a limpeza conforme manda o fabricante e a partida voltou ao normal.
Obs.: Ao retirar e limpar o filtro não percebi a sujeirada que se nota nos de papel.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
É recomendável limpar o filtro de tempos em tempos; dou um checada a cada 3 ou 4 meses; tiro ele, dou umas batidas em cima de papel branco para checar a quantidade de pó e poeira que caem.
Depois troco a cada ano ou 10 mil km.
Fazendo assim nunca deixei acumular muita poeira, seja no filtro ou no compartimento.
Depois troco a cada ano ou 10 mil km.
Fazendo assim nunca deixei acumular muita poeira, seja no filtro ou no compartimento.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Esses filtros inflow valem a pena?
Vi o preço deles para o meu carro, achei bem salgado.
Vi o preço deles para o meu carro, achei bem salgado.
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Eu verifiquei alguns ensaios com filtro de ar "esportivo" ou igual a esse com maior vasão de ar, e em todos os testes não houve ganho de performance elevado, mas parece que em todos o consumo diminuiu um pouco...
Mas seria bem legal um projeto CAI, com filtro Inflow ou K&N e fazermos medições para colocar aqui no fórum.
Mas seria bem legal um projeto CAI, com filtro Inflow ou K&N e fazermos medições para colocar aqui no fórum.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Segue uma adaptação em um MARCH inglês com motor 1.2 HR12DE o nosso "1.0" de três cilindros.
Melhora a entrada de ar frio para o motor, não fica com o duto original atrás do radiador, estando com o filtro acho que da para sentir uma pequena diferença.
Melhora a entrada de ar frio para o motor, não fica com o duto original atrás do radiador, estando com o filtro acho que da para sentir uma pequena diferença.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
muito bom, estou pensando em fazer no meu carro também.
Apesar de que o duto de ar fica com algumas curvas, acho que isso gera um pouco de atrito no fluxo de ar.
como parece algo fácil, dá vontade de fazer.
Apesar de que o duto de ar fica com algumas curvas, acho que isso gera um pouco de atrito no fluxo de ar.
como parece algo fácil, dá vontade de fazer.
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Vou passar em uma empresa hj e verificar o valor de uma mangueira para fazer a adaptação.
Quanto ao problema no fluxo de ar e restrições eu não faço a mínima idéia de como contornar, sei que algumas pessoas estão usando aquela uma malha como proteção térmica para o duto de ar, assim o mesmo chega em uma temperatura menor no motor.
Pena que meus conhecimentos por hora não deixam ir além.
Quanto ao problema no fluxo de ar e restrições eu não faço a mínima idéia de como contornar, sei que algumas pessoas estão usando aquela uma malha como proteção térmica para o duto de ar, assim o mesmo chega em uma temperatura menor no motor.
Pena que meus conhecimentos por hora não deixam ir além.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Desde a saída da concessionária só abasteço o tanque por completo quando o mesmo fica em 1/8. Sempre com gasolina aditivada. Percursos predominantemente urbanos.
A partir do tanque 29 passei a usar o filtro inflow. Creio que não seja coincidência.
A linha vermelha é a média total dos consumos.
O carro está com um pouco mais de 16100 km rodados.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Parabéns leofvidal pelo controle, incrível realmente os números subiram.
Temos os primeiros dados sobre os filtros, agora precisamos saber se um duto injetando ar frio tem alguma melhora significante a mais!!
Muito obrigado pelos dados e pela atenção.
Temos os primeiros dados sobre os filtros, agora precisamos saber se um duto injetando ar frio tem alguma melhora significante a mais!!
Muito obrigado pelos dados e pela atenção.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
leofvidal escreveu:
Desde a saída da concessionária só abasteço o tanque por completo quando o mesmo fica em 1/8. Sempre com gasolina aditivada. Percursos predominantemente urbanos.
A partir do tanque 29 passei a usar o filtro inflow. Creio que não seja coincidência.
A linha vermelha é a média total dos consumos.
O carro está com um pouco mais de 16100 km rodados.
Samueluser escreveu:
Temos os primeiros dados sobre os filtros, agora precisamos saber se um duto injetando ar frio tem alguma melhora significante a mais!!
Muito obrigado pelos dados e pela atenção.
Essa malha térmica, lembro que o mrb tinha feito ou estudado essa alteração no Tiida dele, não consegui achar o vídeo ou fotos, mas no antigo espaço ele discutiu isso.
Interessante esse gráfico, leofvidal, não sabia que esses filtros poderiam melhorar o consumo.
Com a fita térmica, será se também melhora o consumo?
* edit: pelo menos descobri o nome do isolante térmico: é termotape, uma fita meio dourada. E achei o homem
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Só não entendi o porquê de se buscar um ar mais frio para no fim das contas participar de uma combustão.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
vou dar um chute, aqui leofvidal.
ar mais frio é mais denso, mais moléculas por volume, o que favorece a mistura ar/combustível, possibilitando uma combustão mais eficiente.
ar mais frio é mais denso, mais moléculas por volume, o que favorece a mistura ar/combustível, possibilitando uma combustão mais eficiente.
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Ah blz! Ma tem que ver se a mistura num já tá eletronicamente balanceada para um ar menos denso...
Legal esse post: http://www.flatout.com.br/os-cold-air-intakes-cai-realmente-funcionam/
Legal esse post: http://www.flatout.com.br/os-cold-air-intakes-cai-realmente-funcionam/
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
a injeçao eletrônica tem de ser adaptativa ao ambiente. É diferente rodar ao nível do mar ou no planalto, ou no Rio de Janeiro ou Aspen. Até pode existir algum "preset" de fábrica, mas o sistema deveria continuamente avaliar a massa de ar entrante versus a massa de ar no coletor de escape, além da proporção de CO.
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Tai a malha térmica que comentei antes para o coletor de ar frio (cold air intake - CAI), o nome é Termotape.
No March 1.6 deve dar tranquilo de fazer, só tirar o tubo do coletor e enrolar essa malha; no antigo clube fizeram assim num Tiida.
Verdade, a resposta tai no próprio link do Flatout que já postaram ai:
No March 1.6 deve dar tranquilo de fazer, só tirar o tubo do coletor e enrolar essa malha; no antigo clube fizeram assim num Tiida.
leofvidal escreveu:Só não entendi o porquê de se buscar um ar mais frio para no fim das contas participar de uma combustão.
WilsonM escreveu:vou dar um chute, aqui leofvidal.
ar mais frio é mais denso, mais moléculas por volume, o que favorece a mistura ar/combustível, possibilitando uma combustão mais eficiente.
Verdade, a resposta tai no próprio link do Flatout que já postaram ai:
Então como a simples admissão de ar mais frio pode melhorar o desempenho de um motor aspirado?
Graças à densidade do ar. O ar mais frio é mais denso que o ar quente (é por isso que balões flutuam), o que significa que ele tem mais massa em um mesmo volume. Traduzido para os motores à combustão, isso significa que no mesmo volume admitido, ele terá mais oxigênio para queimar com a gasolina — ele terá sua eficiência volumétrica aumentada. Como a ECU usa sensores para medir a massa de ar e a pressão no coletor, ela irá notar o aumento da densidade do ar admitido e irá injetar mais combustível para adequar a relação estequiométrica (proporção de ar e combustível). Mais combustível e mais comburente resultam em mais potência.
O princípio é o mesmo dos sistemas de óxido nitroso, que fazem essa redução de temperatura por meio químico e por isso conseguem resultados mais eficazes. Isso também explica a queda de rendimento de motores aspirados em dias quentes demais, regiões desérticas e de altitudes elevadas — lembra do Top Gear atravessando o deserto? O ar rarefeito (menos denso) faz com que os motores percam significativamente o rendimento devido à menor massa de ar e a consequente diminuição de combustível injetado.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
No fim das contas o ar frio fica mais denso. Portanto, com maior quantidade de moléculas de oxigênio, que no fim das contas é o que importa.
Além disso ajuda no arrefecimento da câmara de combustão, diminuindo a pré detonação permitindo uma maior taxa de compressão até.
O pessoal faz isso achando que está abafando:
Na verdade está "abafando" mesmo. No sentido literal da palavra. Mas isso está errado. Está admitindo ar quente do cofre do motor. Pouco vai adiantar o filtro super hiper mega blaster (se não atrapalhar).
A maneira correta é essa, com isolamento térmico:
Além disso ajuda no arrefecimento da câmara de combustão, diminuindo a pré detonação permitindo uma maior taxa de compressão até.
O pessoal faz isso achando que está abafando:
Na verdade está "abafando" mesmo. No sentido literal da palavra. Mas isso está errado. Está admitindo ar quente do cofre do motor. Pouco vai adiantar o filtro super hiper mega blaster (se não atrapalhar).
A maneira correta é essa, com isolamento térmico:
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Alguem já fez no Sentra aqui no forum?
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Como desmonto esse coletor do march? De fábrica ele já veio meio solto, mas tenho medo de quebrar as presilhas...
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
andre fachini escreveu:Alguem já fez no Sentra aqui no forum?
No antigo fórum já teve sim. Mas da forma errada mostrada acima.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
leofvidal escreveu:Como desmonto esse coletor do march? De fábrica ele já veio meio solto, mas tenho medo de quebrar as presilhas...
Não parece ser dificil.
Tem uma presilha que prende ele ao coletor plástico de admissão (seta vermelha), depois que soltar isso deve ficar fácil de tirar (seta verde); é um cano que segue ali rente a longarina do parachoque.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Aquele apoio na borracha é fácil, mas a boca tá complicado. Num sei pra qual lado puxar ou girar
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Há um tempo, quando instalei o filtro de ar K&N, fiquei impressionado com a qualidade do filtro (oem) Nissan 16546 3AW0J que estava no march-mex. Agora, na última revisão, vi que o novo filtro Nissan BRPRT10417 nem tem o "part number" mundial e é feito só para o Brasil...será que melhorou ou piorou?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
No meu veio esse part number: 16546 3AW0A
PS.: Esse vermelhim é show hein?
PS.: Esse vermelhim é show hein?
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Eu não sei do march, mais na livina e no tiida o filtro original vermelho era pulverizado com óleo. Depois a nissan deve ter feito alguma parceria aqui no brasil e colocou o filtro amarelo comum.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
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