Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan March vai virar SUV
March CVT com consumo alto EmptyHoje à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
March CVT com consumo alto EmptyHoje à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
March CVT com consumo alto EmptyOntem à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
March CVT com consumo alto EmptyOntem à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
March CVT com consumo alto EmptyOntem à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
March CVT com consumo alto EmptyOntem à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
March CVT com consumo alto EmptyOntem à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
March CVT com consumo alto EmptyOntem à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
March CVT com consumo alto EmptyQui Abr 25, 2024 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


March CVT com consumo alto

+2
WilsonM
Bia Alvarenga
6 participantes

Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty March CVT com consumo alto

Mensagem por Bia Alvarenga Qua Mar 29, 2017 10:19 pm

Caros,

Acabei de adquirir um March S.V 1.6 CVT/Xtronic (automático). Ele está com 7500 km rodados, é 16/17. Estou desconfiada do consumo dele. Abasteci com gasolina e ele está fazendo uma média de 9.5 km/l. Diz o manual que ele faz mais de 12km/l.
Sei que não é uma super diferença, mas tive um VW Up! Automatizado (I-motion) e ele fazia mais de 13km/l na cidade. Sei também que não tem como comparar motor 1.0 com 1.6, mas eu esperava fazer mais de 10km/l no March, principalmente agora que ele já pode ser considerado amaciado. Devo procurar uma css ou está normal? Alguém tem um CVT e pode dizer se está com o mesmo problema ou se já melhorou?
Obrigada!

Bia Alvarenga

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por WilsonM Qui Mar 30, 2017 10:12 am

os câmbios automáticos, cvt's aí incluídos, nunca tem boas marcas de consumo em trechos urbanos e transito pesado. No caso do CVT, a situação muda radicalmente se você conseguir trafegar a velocidades constantes, como em estradas ou vias expressas.

seu carro é muito novo para dar problema em velas e sistema de injeção, mas como tá na garantia, leve quando tiver um tempinho.

tenho visto muita reclamação com qualidade de combustível ultimamente, então sugiro que você procure as gasolinas aditivadas, que podem ajudar a melhorar o consumo, e a longo prazo limpam e conservam mais o motor.

para ter bom consumo a Honda, por exemplo, usa óleos cada vez menos viscosos, pode ser uma saída para os carros da Nissan também, mas ainda não temos testes de longo prazo para aferir se isto traz algum problema.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por icefly Qui Mar 30, 2017 11:26 am

Qual cidade?
Pega muito trânsito e anda e para?
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por Bia Alvarenga Qui Mar 30, 2017 3:24 pm

Eu dirijo em São Paulo, trecho dentro de bairro, mas sem tanto anda e para. É um trajeto de 12km. Zerei o computador de bordo hoje e vi muita oscilação no consumo médio em subidas ou em arrancadas (mesmo que a rotação não ultrapasse os 3000 rpm). Em uma subida longa, porém não tão íngreme, o consumo médio caiu para 8.2 km/l. Em uma descida, subiu para 11.1 km/l (sempre no AVG, nunca no consumo médio imediato, porque esse varia de 30 km/l para 4 km/l em questão de segundos Shocked Shocked
Vou passar em uma css para avaliar, mas estou começando a pensar que não seja nada muito fora do normal. Abasteço há anos em um posto de confiança bandeira BR, onde eu abastecia meu Up! e ele rendia bastante. Recomendaram que eu use a tal da gasolina DT Clean, da Ipiranga, para "limpar" o motor de qualquer resíduo do combustível usado pela antiga dona, mas não sei se essa história de limpar é balela

Bia Alvarenga

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por pimenta59 Qui Mar 30, 2017 3:54 pm

Os fatos mais relevantes à respeito desse relato ficaram de fora, foi o que Áice perguntou logo acima.

É normal os Marchs/Versa CVT beberem um pouco mais que as versões manuais. Não é o primeiro caso.

E sim, o consumo instantâneo tem variações muito grandes, o pior cenário é subindo uma ladeira, colocando a maior marcha possível e enterrando o pé no acelerador.

Treine o pé direito, para acelerar o mínimo possível, ou mais precisamente, evitar acelerações drásticas. Ao invés de pisar fundo até atingir a velocidade que deseja e depois ficar só mantendo, pise no acelerador uns 25~30% do curso máximo e aguarde o carro ir acelerando. Eu sei que é um saco, mas, é o modo mais econômico.

E nem perca tempo indo a uma CSS por causa disso, não é problema do carro.

Quanto a essas gasolinas milagrosas, bem, não fazem milagre. Eu até recomendo o uso das aditivadas (V-power, GRID, DtClean, etc.), mas não é para resolver algum problema, e sim porque, em teoria, são menos adulteradas que as comuns, já que têm pouca saída, e também, em teoria, tem aditivos que EVITAM a formação de sujeira que podem entupir os bicos injetores. Tudo em teoria porque de fato, nós não temos como saber o que realmente elas são.

Enfim, boa sorte com o carro.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por WilsonM Qui Mar 30, 2017 4:20 pm

Acho que está normal o seu consumo. Os 12km/l indicados no manual devem ser o que eles chamam nos USA de "combined", uns 70% de trechos urbanos e 30% de estrada.

Não sei a taxa de compressão do motor do March, mas se for maior que 10:1 pode usar a gasolina podium da BR. Eu uso a V-Power a anos no meu carro e estou bem satisfeito. E acho muito recomendável usar periodicamente um aditivo tipo STP Fuel Injector Cleaner.

O setup do câmbio CVT da Nissan geralmente contempla torque (força) mesmo em faixas de rotação bem baixas. Anda bem devagar, mas favorece o baixo consumo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por icefly Qui Mar 30, 2017 8:27 pm

Quer ver consumo bom?
Experimente dar uma volta no domingo, com pouco trânsito.
Provavelmente vai melhorar e vai provar que "anda e para" piora o consumo.

E como falaram, treine sua tocada, acelere progressivamente e de leve.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por Jone Ter Abr 04, 2017 12:57 pm

Minha esposa tem um MARCH CVT SL (3.000 km rodados) e o consumo é bem parecido com o relatado. Dentro da cidade (aqui tem bastante inclinações) o consumo fica em 9 Km/l. Na cidade tem o mesmo consumo do meu Sentra 2.0. Fizemos uns trechos curtos de rodovia com bastante curva e inclinações e o consumo ficou em 13 KM/l. Nesse mesmo trecho o Sentra faz 11 KM/l.

Jone

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por pimenta59 Ter Abr 04, 2017 1:03 pm

Interessante. E tem um outro fator que embora seja verdade, pode ser desagradável de escutar (para alguns, ou, algumAS), mas em geral, os carros guiados por mulher, consomem mais combustível, por elas pisarem mais no acelerador. Não é que elas sejam EXTREMAMENTE RÁPIDAS, é que têm menos sensibilidade no pé.

Podem observar nas esposas/namoradas/mães/irmãs, enfim nas mulheres em geral.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por WilsonM Ter Abr 04, 2017 1:43 pm

ela comentou que anda com giros máximos de 3.000 rpm. No caso do meu carro, com motor 2.0, este giro gera bastante ruído e desconforto, nunca deixo o giro passar sequer de 2.000 rpm em cidade.

deve ser por causa do motor 1.6 do March, ele deve ser mais girador por ser menor.
só que isto deve impactar no consumo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por pimenta59 Ter Abr 04, 2017 3:59 pm

Sim ele é girador, mas tem um detalhe: o câmbio é o CVT, portanto, não tem como controlar a que RPM o carro anda...(...)

Portanto é pé direito mesmo.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por Jone Qua Abr 05, 2017 12:51 pm

Jone escreveu:Minha esposa tem um MARCH CVT SL (3.000 km rodados) e o consumo é bem parecido com o relatado. Dentro da cidade (aqui tem bastante inclinações) o consumo fica em 9 Km/l. Na cidade tem o mesmo consumo do meu Sentra 2.0. Fizemos uns trechos curtos de rodovia com bastante curva e inclinações e o consumo ficou em 13 KM/l. Nesse mesmo trecho o Sentra faz 11 KM/l.

EM TEMPO PARA COMPARAÇÃO: antes do Sentra tinha um GOL 1.0 2003 a gasolina, que não tinha nem ar quente (Básico do básico). Fazia 12 km/l tanto na cidade quanto no trecho de rodovia que citei no post anterior.

Jone

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por Bia Alvarenga Qua Abr 05, 2017 6:25 pm

O único jeito de controlar a rpm é tirar o pé. Estou mais atenta a isso e me acostumei a não pisar tanto. Também fiz o seguinte: zerei o computador de bordo e abasteci com gasolina aditivada, para dar uma "purificada" no motor. Como eu não sabia a qualidade do combustível que a antiga dona usava, abasteci em uma proporção de 30% gasolina comum e 70% aditivada. Algumas pessoas disseram que usar tudo de aditivada poderia levar a sujeira do motor para os filtros.
Além disso, comecei a usar vias mais rápidas. Meu caminho para o trabalho era pelo bairro (conforme eu mencionei), pq é um trajeto 4 km mais curto do que pela marginal tietê/pinheiros.
Com tudo isso, olha só como melhorou...
March CVT com consumo alto Whatsa10

Bia Alvarenga

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por WilsonM Qua Abr 05, 2017 6:52 pm

caramba, bia, seu march e novinho, duvido que tenha tido tempo de juntar tanta sujeira no motor, só se o cara abastecia com piche!

eu também andava com meu carro pelos bairros, fazia um caminho de rato pelas cidades. Hoje eu descobri que caminhos mais retos também ajudam muito a melhorar o consumo, e desgasta muito menos o carro.

Eu deixo o meu CB no consumo instantâneo, na marginal tietê sempre fica ao redor de 16 km/l no meu 2.0. Nem ando mais pela Ermano Marchetti/marques de S.Vicente. Além de que a pista de rolamento das marginais está bem razoável.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por icefly Qua Abr 05, 2017 7:35 pm

Pode usar 100% aditivada sem problemas; esse de mudar aos poucos é para carros que rodaram milhares de km só com gasolina comum.

São tantos detalhes que interferem em consumo, que até esquecemos de comentar esse detalhe de trajeto curto e as dicas de tentar pegar um caminho mais livre, ainda que mais longe e sempre resetar o consumo AVG ao encher o tanque.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por pimenta59 Qui Abr 06, 2017 6:29 pm

Parabéns. Mesmo com o câmbio CVT seu consumo está melhor que o meu.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por Jone Sex Abr 07, 2017 5:06 pm

Colegas,
para vocês o que aparece no AVG no painel corresponde com a média que faz na bomba na hora de abastecer? Pra mim da diferença, tanto no March quanto no Sentra. Em média 0,7 km/l a menos do que no painel.

Jone

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por Bia Alvarenga Sex Abr 07, 2017 5:17 pm

Não fiz o teste ainda, Jone. Mas posso te dizer assim que eu encher o tanque novamente.

Bia Alvarenga

Mensagens : 13
Data de inscrição : 29/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por icefly Sex Abr 07, 2017 9:57 pm

Jone escreveu:Colegas,
para vocês o que aparece no AVG no painel corresponde com a média que faz na bomba na hora de abastecer? Pra mim da diferença, tanto no March quanto no Sentra. Em média 0,7 km/l a menos do que no painel.

Normal essa diferença.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por caioferrari Qua Abr 12, 2017 4:50 pm

Bia Alvarenga escreveu:Caros,

Acabei de adquirir um March S.V 1.6 CVT/Xtronic (automático). Ele está com 7500 km rodados, é 16/17. Estou desconfiada do consumo dele. Abasteci com gasolina e ele está fazendo uma média de 9.5 km/l. Diz o manual que ele faz mais de 12km/l.
Sei que não é uma super diferença, mas tive um VW Up! Automatizado (I-motion) e ele fazia mais de 13km/l na cidade. Sei também que não tem como comparar motor 1.0 com 1.6, mas eu esperava fazer mais de 10km/l no March, principalmente agora que ele já pode ser considerado amaciado. Devo procurar uma css ou está normal? Alguém tem um CVT e pode dizer se está com o mesmo problema ou se já melhorou?
Obrigada!

É normal sim.
Primeiro que o up é um carro mais econômico do que o March. Segundo que o up iMotion usa embreagem "seca" que acaba tornando o carro mais econômico sim. Eu entro com um carro igual ao seu e já percebi que ele consome muito em retomadas de velocidade e consome muito em baixas velocidades. Minha esposa, que é um pouco mais hesitante em acelerar, consegue médias piores do que as minhas.
Se quiser um consumo melhor no March, precisará de um pouco mais de esforço. A "regra" é acelerar de forma progressiva e tentar manter o pé direito quieto. Carro automático, "troca-se de marcha" no pé direito. Quando mais acelera, mais ele mantem a marcha "curta". Quanto mais leve o pé, mais longa a marcha e menor o consumo.
Você precisará de fato mudar um pouco a lógica de dirigir o carro.
Em SP consigo algo entre 11,5 e 12,5 na gasolina. Mas se eu rodar muito nas perdizes, muitas subidas e descidas, essa média despenca para 9 km/h.

caioferrari

Mensagens : 34
Data de inscrição : 12/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por caioferrari Dom Abr 30, 2017 10:10 pm

Agora que estou mais tempo com o carro, estou aprendendo um pouco mais sobre o seu comportamento.

É o seguinte, muita gente fala isso, mas agora entendi o significado: Carro CVT você troca de marcha com o pedal. Enquanto você está acelerando, mantendo o pé pressionado depois de sair do semáforo por exemplo, ele está entendendo que você quer ganhar velocidade. Com isso ele vai encurtar a relação e o consumo fica alto. Se você der uma mini aliviada no acelerador, ja é possível ver o consumo melhorar bem.

Por exemplo:
O semáforo abriu e você arrancou:

- se mantiver o pé igual estava, ele fica ganhando velocidade, mesmo que você não esteja pressionando muito. O consumo fica alto até você atingir uns 60-70. Daí ele alonga a relação (dá até para ouvir um ruído no cambio e o giro despencando) e o consumo cai bem.

- O outro jeito é acelerar um pouco mais, atingir a velocidade que você quer e aliviar bem o acelerador. Quando você faz isso, o sistema entende que você quer só manter e alonga bem a relação. Com essa técnica é possível conseguir excelentes médias mesmo em baixas velocidades (30-40 km/h) coisa que eu não conseguia no método antigo.

Bem, cheguei a essa conclusão rodando com o carro deixando o consumo instantâneo habilitado. Espero que ajude.

caioferrari

Mensagens : 34
Data de inscrição : 12/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

March CVT com consumo alto Empty Re: March CVT com consumo alto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos