Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Bomba de combustível queimando
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyHoje à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyHoje à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyHoje à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyHoje à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyHoje à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyHoje à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
Barulho ao passar marcha de R para D EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

Inscreva-se!


Barulho ao passar marcha de R para D

+2
WilsonM
Edumiguel
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Ter Jun 06, 2017 10:38 am

Pessoal, tudo bem?

Adquiri recentemente um Tiida SL 2012 AT. O carro está com 44mil km e era da minha prima. Sempre foi bem cuidado e pouco rodado, está novinho.

Este é meu primeiro contato com câmbio automático. Estive notando um barulho que ocorre quando passo a marcha de R para D. Tipo um TUC. E o carro dá uma leve empurrada para frente. Tem vezes que não ocorre, ou ocorre de uma forma mais suave. Alguém pode me ajudar quanto à isso? Fiz um teste em outro Tiida e acontecia a mesma coisa, mas mesmo assim estou preocupado. Espero que possam me ajudar. Obrigado!

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por WilsonM Ter Jun 06, 2017 10:46 am

não parece ser nada para se preocupar muito.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Ter Jun 06, 2017 10:48 am

Realmente espero que não. Já li alguns relatos pelo fórum de pessoas comentando isso, mas ninguém chegou a postar depois se era problema ou se teve solução.

Na condução do carro as passagens de marcha são suaves, quase nao percebo. A única coisa que me preocupa é este barulho quando passo de R para D.

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por WilsonM Ter Jun 06, 2017 10:55 am

se servir de parãmetro, o Sentra quando está com o coxim do câmbio ruim também dá umas balançadas no carro.

todo carro automático que tive até hoje você percebe quando entra em D ou R, você percebe que engrenou e que o carro quer andar.

tem gente que faz o procedimento:

- para o carro
- coloca em N
- aciona o freio de mão
- coloca em P

aí minimiza a carga que o carro coloca sobre o câmbio em P, talvez ajudasse a prevenir o problema que você percebe, se fosse feito sempre assim desde zero.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Ter Jun 06, 2017 10:59 am

Este procedimento de estacionar sempre faço, para nao jogar o peso do freio no cambio.

Tem alguma forma de suavizar ou eliminar este barulho que sinto na passagem de R para D? Nao é bem o barulho que me preocupa e sim a possibilidade de ser problema com o cambio. Eliminando este último, já fico tranquilo.

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por WilsonM Ter Jun 06, 2017 11:11 am

eu não tenho Livina, mas deve ser o mesmo sistema usado na maioria dos carros. Esse soquinho que você sente deve ser a "trava" que entra no eixo e bloqueia as rodas motrizes. Por ser uma engrenagem, a trava tem de entrar no vão entre os dentes do eixo.

Se for isso, não tem muito o que fazer.

mas você pode tentar tentar ver se o óleo do cambio está bom, pode fazer uma troca.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Ter Jun 06, 2017 11:14 am

WilsonM escreveu:eu não tenho Livina, mas deve ser o mesmo sistema usado na maioria dos carros. Esse soquinho que você sente deve ser a "trava" que entra no eixo e bloqueia as rodas motrizes. Por ser uma engrenagem, a trava tem de entrar no vão entre os dentes do eixo.

Se for isso, não tem muito o que fazer.

mas você pode tentar tentar ver se o óleo do cambio está bom, pode fazer uma troca.

Wilson, tenho um Tiida. Mas acredito que o câmbio seja o mesmo do Livina. Então este barulho nao é proveniente do câmbio?

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por WilsonM Ter Jun 06, 2017 11:43 am

provavelmente o barulho que você está ouvindo é a trava do câmbio entrando no lugar, é uma espécie de "lingueta" que entra no vão da engrenagem e a impede de girar.

faz parte do câmbio sim
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Ter Jun 06, 2017 11:47 am

WilsonM escreveu:provavelmente o barulho que você está ouvindo é a trava do câmbio entrando no lugar, é uma espécie de "lingueta" que entra no vão da engrenagem e a impede de girar.

faz parte do câmbio sim

Mas ela impede de girar no sentido de ré, é isso?

Já chequei o nivel do oleo do cambio e está ok. Aparentemente o oleo tb está limpo. Vou ver se faço a troca parcial dele por precaução e ver se muda alguma coisa.

Fico me perguntando se este barulho é característica do cambio mesmo ou nao. PQ se for, nao vai ter mto o que fazer.

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por EduLoner Qui Jun 08, 2017 9:41 am

Uma dúvida qto ao relatado
Edumiguel, vc está passando de R para D direto ou desengrena a R, espera baixar a RPM e engrena a D?
É normal um tranco quando engatado D com o motor em RPM alta, até mesmo em marcha lenta quando frio.

EduLoner

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Qui Jun 08, 2017 10:00 am

Eduloner,

Passo direto de R para D, nem deixo parar no N.

Nao devo fazer a troca dessa forma?

Fui ontem na CSS. Analisaram tudo e me falaram que nao tem nada de anormal no carro. Que o barulho que escuto é normal, segundo eles.

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por EduLoner Qui Jun 08, 2017 10:27 am

Se a rotação do motor ainda estiver acima da marcha lenta normal, 600 a 700 rpm, sim!
Se o carro ainda estiver em movimento e mesmo que pare bruscamente e já engate o D, também é normal.
Esta e até a maioria das caixas automáticas, tudo tem que ser feito com calma e tempo... rsrs...

EduLoner

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Qui Jun 08, 2017 10:29 am

Entendi. Nunca passo a marcha com o carro em movimento. Notei que as vezes realmente nao faz o barulho, pode ter relacao com a rotacao do motor.

Assim quando ligo o carro a rotacao fica cravada em 1.1 e vai baixando depois. mas nao fico esperando baixar. ligo o carro e em segundos já estou passando a marcha. Entao realmente este barulho no engate que as vezes ocorre é normal?

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por EduLoner Qui Jun 08, 2017 10:51 am

Sim! É normal e o que sentimos nesse momento é o movimento do motor sobre os coxins. Se houver algum coxim danificado, essa sensação aumenta e muito.
O que percebi e faço é:
Quando frio e a rotação elevada, primeiro eu engato em R para "carregar" a transmissão e conversor de torque por uns 3 segundo, depois N e D... pode ser um movimento continuo da palanca sem intervalo, mas lento.

EduLoner

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Qui Jun 08, 2017 12:04 pm

Legal, valeu pela dica. Vou tentar fazer desta forma. Estava preocupado deste barulho ser algum defeito no cambio. Como aparentemente nao é, entao está tudo ok.

Estava analisando uma outra questao, espero que também possa me ajudar. Normalmente em qual velocidade o Tiida engata a quarta marcha? Dirijo sempre entre 80 e 100 km/h e estava contando as passadas de marcha. Pelas minhas contas ele fica rodando dessa forma na terceira. Está certo? Tentei até acelerar hoje na estrada para ver se passaria a quarta. Cheguei a 135 km/h com o giro do motor chegando aos 4mil rpm. Fiquei na dúvida se estava na terceira ou quarta marcha.

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por EduLoner Qui Jun 08, 2017 4:38 pm

Edumiguel, assista ao vídeo do PAPA do Nissan Tiida que é bem esclarecedor! Very Happy

https://www.youtube.com/watch?v=mL9R32pT9XM

EduLoner

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Sex Jun 09, 2017 3:27 pm

Valeu! Já tinha assistido ao vídeo!

Mas mesmo assim fico na dúvida no limite de velocidade de cada marcha. Nao consegui entender este ponto vendo o vídeo.

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Sex Jun 09, 2017 6:07 pm

Aconteceu hoje um fato novo. Fui pegar o carro e agora qndo piso no freio c o câmbio em P, ouço um clec. Deve ter relação com a trava do câmbio. Oq eu faço agora? Só faltava essa....

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por EduLoner Sex Jun 09, 2017 7:27 pm

A central comanda as marchas de acordo com a carga exigida, ou seja, pode estar em 2° a 60km/h como pode estar em 4° a 30Km/h. Depende de como comanda o acelerador.
O clec pode ser proveniente da trava da palanca.

EduLoner

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Sex Jun 09, 2017 7:44 pm

O Marcelo me mandou este link

https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=6p2SVmcgEKY

Acho que ele matou a charada. Pena q n tenho jeito para fazer essas coisas por conta própria. Vc já ouviu esse Clec?


Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por WilsonM Sáb Jun 10, 2017 2:01 pm

então, não é nada muito sério, mas com jeito você mesmo consegue fazer, só ter calma e paciência
vale o que os norte-americanos sempre dizem: "aprenda a sujar as mãos para não limpar os bolsos".

mas se você for de SPaulo, vai no MRB e pede pra ele fazer pra você.
as oficinas até fariam pra você, mas geralmente cobram mais do que vale o serviço, e fazem meio de qualquer jeito.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Dom Jun 11, 2017 9:47 am

Pena q n moro em sp, senão levaria nele sim.

Fui ontem à concessionária para mostrar este tec q faz ao acionar o pedal de freio com a alavanca em P. Todos me falaram ser normal. Fizeram eu entrar em 2 Kicks zero km e um March automático. Todos fizeram o barulho. O de vocês tb fazem? Fiquei completamente confuso.

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por EduLoner Dom Jun 11, 2017 10:47 am

Sim! É normal.
Quanto ao volume e percepção, vai do ouvido e exigência de cada um. Eu ouço e não incomoda, meu irmão e minha cunhada nunca repararam (eles tem um Sentra), meus pais não ouvem e dizem que sou chato...
Mas é normal

EduLoner

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Edumiguel Dom Jun 11, 2017 10:54 am

O meu não fazia isso até 2 dias atrás. Ou pelo menos era bem mais baixo. Agora é bem perceptível o Clec q a trava faz ao pisar no freio. Vou tentar desencanar do barulho. Ou fazer como o Marcelo ensinou no vídeo para suavizar o barulho

Edumiguel

Mensagens : 13
Data de inscrição : 06/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Andre Lucio Morais Barros Sex Abr 24, 2020 11:19 am

Boa dia, estava lendo as mensagens, pois tenho um tiida 2013 e esta com esse mesmo problema, ao passar de marcha do p para o D ou para o R ele da esse tranco. Queria saber do Edumiguel ou de alguem com o mesmo problema se foi solucionado, o meu nao tem nenhum problema no coxin, me disseram que e defeito na caixa.

Andre Lucio Morais Barros

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho ao passar marcha de R para D Empty Re: Barulho ao passar marcha de R para D

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos