Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Instalação de Piloto Automático
Superaquecimento do motor EmptyHoje à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
Superaquecimento do motor EmptyOntem à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Superaquecimento do motor EmptyOntem à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Superaquecimento do motor EmptyOntem à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Superaquecimento do motor EmptyOntem à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Superaquecimento do motor EmptyOntem à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Superaquecimento do motor EmptyOntem à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Superaquecimento do motor EmptyQui Abr 25, 2024 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Superaquecimento do motor EmptyQui Abr 25, 2024 3:11 pm por arai

Inscreva-se!


Superaquecimento do motor

+3
Alexandre
andre fachini
guizaoxd
7 participantes

Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Superaquecimento do motor

Mensagem por guizaoxd Ter Fev 23, 2016 7:46 pm

Olá pessoal, tenho um sentra SL 2007/08.
Este carro só está me dando dor de cabeça! Pior que fusca! Essa semana a bateria morreu, ok, gastei 300 paus numa coisa inesperada, mas já tinha uns dois anos ou menos de uso, então acatei.
Agora percebi que o carro está esquentando demais o motor, e liga a ventoinha por qualquer coisa, como se eu tivesse feito uma viagem, rodei cinco quarteirões praticamente hoje, e cheguei em casa o motor estava superaquecido e a ventoinha ligada.
Já comprei aquele liquido rosa, coloquei na agua do radiador, e nada. Coloquei no sabado, praticamente até a boca, porque sou meio cegueta e não vi, hoje ele já está praticamente pela metade!
Isso é normal??
Como posso resolver?
A luz do service engine soon acende, mas eu na minha ignorancia achei que significava que eu ia ligar o carro em breve kkkkk e vi aqui que é quando o carro vai pifar algo, tentei fazer o tal teste de acelerar e não consegui, me perdoem, é meu primeiro carro, sou muito ignorante com isso, e esse carro está me dando um trauma dos diabos, estou pensando em vender por qualquer 16 mil e pegar um ka 1.0, sério mesmo, esse carro só dá desgosto, todo dia uma porcaria diferente, tenho até medo de entrar nele!
Fora que ele é preto e toda hora a pintura queima sozinha, aparece um monte de pontos brancos, o teto já ferrou agora o porta mala, um carro de 80 mil km não era pra estar assim!!!
Por favor me ajudem, fiquem com Deus.
guizaoxd
guizaoxd

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por andre fachini Ter Fev 23, 2016 8:15 pm

Antes de mais nada, que pena, é do ano do meu, ainda bem que meu nunca me aborreceu...outra coisa a quanto tempo tem ele? Fez alguma vez limpeza de radiador , esgotando, e tal, se não fez não adianta nada colocar aditivo nele, agua de torneira com cloro nunca....bateria pifa em qqr carro, mas dois anos realmente é pouco.Pintura preta é foda, mas certeza que o dono anterior era aqueles bem relaxados, isso se já não tivesse pintado algumas partes com tinta e verniz de qualidade ruim, isso é um chute, não que tenha acontecido.Não é normal sumir agua de maneira alguma, mas pelo que relata vc deve passar pra começar um scanner para ver o que esta acontecendo, ligar ventoinha se ligar ar condicionado e estiver calor, liga mesmo...não talvez tão rapido, mas liga mesmo.
Por isso que volto a bater na tecla, quando acham um carro barato achando que estão ganhando, quase que sempre o motivo da venda em conta é por defeitos que estavam maquiados, ou davam direto...independente de ser Sentra, corola ..civic...etc...
Antes de mais vá em uma oficina para ver uma opinião de alguem que entenda de carro, e tenha um scanner que funcione no sentra(entender de Nissan são poucos, já te adianto)...não se desespere, nem faça nada com a cabeça quente,que tudo dará certo...e quando resolver poste aqui para sabermos o que realmente era.
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por Alexandre Qua Fev 24, 2016 2:11 pm

Faço minhas as palavras do André, o meu também é preto e nunca tive problemas. Com o calor do verão é importante fazer uma revisão na refrigeração, não é normal a água do depósito sumir. Leve em uma oficina especializada e faça uma revisão, procure por vazamentos ou motivos do superaquecimento, pois os danos que podem ocorrer são sérios e com um prejuízo considerável. Boa sorte.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por guizaoxd Qua Fev 24, 2016 2:41 pm

Todo mundo defendeu o carro mas ninguém falou se é normal esse negócio de superaquecer, como vejo isso do service engine soon, pessoal se eu tivesse grana pra ir no mecanico gastar uma fortuna, nem perguntaria nada no forum ia perguntar direto a ele rs
quero saber se o de vocês esquenta também o motor, se liga a ventoinha, etc
guizaoxd
guizaoxd

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por Alexandre Qua Fev 24, 2016 3:04 pm

Superaquecimento nunca é normal, o marcador, mesmo depois do motor aquecido, deve ficar abaixo do meio da escala. Claro que em engarrafamentos ou com o ar condicionado ligado no verão a ventoinha liga mais seguido, mas o marcador deve ficar no meio sempre. Já verificou se há algum vazamento depois que estaciona o carro com o motor quente? Veja também se, após passar a noite estacionado na garagem, há alguma poça de água no piso.

Alexandre

Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por icefly Qua Fev 24, 2016 3:10 pm

Carro nenhum é normal superaquecer, pode ser várias coisas, mangueira estourada, braçadeira frouxa, radiador furado, não ter aditivo no sistema, ter usado água comum de torneira, sensor ou válvula com defeito, etc.

Recomendo levar a um bom mecânico ou oficina pra descobrir o que está errado.

Mas já reparou se o nível do reservatório tá bom ou baixo, se onde o carro fica tem uma poça de água embaixo dele?

E pelo jeito vc comprou um carro de 8 anos cujos donos anteriores não deram a devida manutenção; e sendo seu primeiro carro imagino que vc deva ter pensado em levar um mecânico de confiança pra olhar o estado dele antes de comprar.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por WilsonM Qua Fev 24, 2016 3:29 pm

geralmente, se estive superaquecendo mesmo o motor nem funcionaria.

Fica de olho no termometro do painel, geralmente o ponteiro não pode passar muito da metade do curso total. E sim, meu carro liga a ventoinha, em particular nestes dias que tem feito muito calor. Depende muito da temperatura externa, se o motor foi submetido a algum esforço extra. Só o fato de ligar a ventoinha não quer dizer muita coisa, só se as válvulas termostaticas estiverem ruins, problema na bomba de água, ou ainda se houver algum entupimento no sistema.

A troca do fluido do radiador é coisa fácil, quem tem disposição faz em casa mesmo. Já o vazamento, fica de olho na garagem se dá para notar alguma coisa. Ou levante o carro num posto de gasolina e visualmente procure pontos de vazamento.

Sobre o Service Engine Soon, é complicado, mas tomara seja uma coisa fácil de resolver, como vela com problema. Existe um dispositvo que se conecta ao carro e com um computador ou celular você consegue descobrir alguma coisa, veja se consegue alguém que te empreste, chama-se conector OBD2. Ou compre, no aliexpress costumam vender por menos de US$10.

Mas os carros atuais, com este monte de eletrônica embarcada, difícil de escapar de uma visita a oficina.

O que você pode fazer é ficar de olho nos sintomas do carro, se motor falha, se perde potência, se o óleo baixa.


Última edição por WilsonM em Qua Fev 24, 2016 3:38 pm, editado 2 vez(es)
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por WilsonM Qua Fev 24, 2016 3:35 pm

Bateria é normal, troca a cada 2 ou 3 anos mesmo. O meu retirei zero, e bateria morreu após 2,5 anos de uso.

Sobre a pintura, lave encere com carinho e mantenha limpo. Depois de aplicada a cera fica fácil perceber as falhas na pintura, inclusive se tiver alguma recuperação da pintura mal feita.

ah, esqueci uma coisa. Se conseguir um conector OBD2, talvez seja possível obter os códigos de erro que estão causando o service engine soon, aí volte aqui no forum que o pessoal pode pelo menos tentar te indicar que tipo de problema se trata.

e não tenho certeza absoluta, mas acho que nos modelos mais antigos do Sentra era possível obter o código de erro fazendo alguns procedimentos no console do carro mesmo.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por PauloEduardo Qua Fev 24, 2016 3:54 pm

Olha, todo carro liga a ventoinha muito rapidamente. Você andou cinco quarteirões e não queria que ela ligasse? Preocupe-se se ela NÃO ligar. Aí sim o carro vai ferver. Esqueça a ventoinha e fique de olho no indicador de temperatura. Deve ficar rigorosamente no meio da escala depois do carro aquecido.

Além disso não se enche o reservatório de expansão até a boca! Existe nele uma marcação de Minimo (MIN) e máximo (MAX) atrás. Olhe com atenção e verá. Encha até a marca do nível máximo. Se encher até a boca o sistema vai expulsar automaticamente o excesso. Metade do reservatório tem que ficar vazia para nivelar a pressão (embora o reservatório do Sentra não seja pressurizado).

Provavelmente no que diz respeito a temperatura seu carro está normal. Agora, a luz "Service Engine Soon" acesa com o carro em movimento é realmente um problema. O normal é acender só quando "liga a chave". Depois tem que apagar. Pode até ser que seja combustível de má qualidade mas geralmente é problema mesmo. E como disseram só uma oficina com scanner para detectar o erro. Muitas vezes é uma coisa boba, tipo sonda lambda travada. Não é o fim do mundo.

Quanto a pintura provavelmente foi repintado mal e porcamente. Vários membros têm Sentra preto aqui e nunca ninguém reclamou de nada. Não queima fácil não. Mas se nunca viu cera, aí fica difícil ter brilho.

Fique calmo e procure orientações de pessoas que realmente conheçam carro. Com certeza algum amigo ou parente seu conhece bem. Não dê ouvidos a palpiteiros e principalmente; não faça intervenções você mesmo como fez colocando água em excesso. Você não tem experiência e pode ferrar o carro ainda mais. Leve a um mecânico de confiança. Se não tem dinheiro para isso talvez o Sentra não seja o carro adequado para você. É um bom carro mas de manutenção difícil e cara.


Última edição por PauloEduardo em Qua Fev 24, 2016 6:48 pm, editado 1 vez(es)
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por andre fachini Qua Fev 24, 2016 5:51 pm

guizaoxd escreveu:Todo mundo defendeu o carro mas ninguém falou se é normal esse negócio de superaquecer, como vejo  isso do service engine soon, pessoal se eu tivesse grana pra ir no mecanico gastar uma fortuna, nem perguntaria nada no forum ia perguntar direto a ele rs
quero saber se o de vocês esquenta também o motor, se liga a ventoinha, etc
Como não falei, alem de falar disse que tem que fazer limpeza do sistema, e não se arruma carro em casa, aquecer pode ser coisa grave, querendo ou não tendo dinheiro, tem que ir em oficina...achar é uma coisa arrumar é em oficina...tem uns 10 itens que podem ser o causador do problema, se passar scaner já descarta um monte se não constar nada...fora a limpeza do sistema que todo veiculo se deve fazer....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por MRB Qua Fev 24, 2016 6:03 pm

Já comentei disso em um vídeo do arrefecimento do tiida.

Isso de visualizar temperatura no painel pode ser uma furada grande se o sensor estiver fora da faixa de trabalho ou se o conector estiver com mau contato pois o sensor pode indicar ao módulo 99graus e ligar o eletroventilador e a temperatura real no motor pode estar tanto abaixo de 99graus(não causa danos) ou pode estar bem acima dos 99graus(ai é perigoso)

Mecânico atualmente é muito viciado em scanner e esquecê de ver a temperatura real no bloco ou no sistema de arrefecimento.

MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por andre fachini Qua Fev 24, 2016 6:07 pm

Com certeza estão, mas em casa que ele não vai arrumar seu carro né...sem procurar alguem que realmente entenda um pouco...vai ficar refem de achismos e palpites...e no caso dele nem deve...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por PauloEduardo Qua Fev 24, 2016 7:01 pm

O problema é que não ficou claro para mim que o carro esteja mesmo superaquecendo. Pelo relato dele a impressão que passou é que está se baseando apenas no fato na ventoinha ligar presumidamente cedo para concluir que o carro está superaquecido. E como ele mesmo colocou ser inexperiente não descarto essa possibilidade. Por outro lado pode ser apenas mau entendimento meu.

Se o medidor estiver marcando acima do meio há de se verificar o que está acontecendo. Se não e ainda assim o carro dá sinais de superaquecimento pode estar ocorrendo uma das situações colocadas pelo MRB. Mas se medidor marca sempre no meio e o carro liga a ventoinha após cinco quarteirões não vejo problema aparente. Me parece um funcionamento normal.

Até porque estes motores chegam a temperatura de trabalho muito rapidamente devido ao sistema de circulação interna diferenciado.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por guizaoxd Qua Fev 24, 2016 7:42 pm

Muito obrigado pessoal, eu realmente estava em duvida com isso, o service engine soon acende, mas quando eu dou partida ele se apaga.
Quanto ao medidor de temperatura, é aquele ao lado da gasolina, não é?
Ele sempre está baixo, normal. Pensei que ligar a ventoinha era pra se preocuparkkk perdoem minha ignorancia, primeiro carro é assim !
Este carro meu já foi batido, por isso a preocupação, ele foi de leilão sinistro recuperado, se não me engano bateu a frente, mas sempre rodou legal e nunca deixou na mão, meu patrão que o comprou e usou por 3 anos sem dar problema, mas realmente ele era meio desleixado com pintura e etc.
Queria saber de vocês mais uma coisa..... como o carro foi batido, não sei se ele tem o airbag do volante do motorista, pois o meio do volante onde aperta a buzina deu uma raxadinha, mas quando eu ligo o carro, a luz do airbag acende, mas logo apaga. Tem como saber se o airbag está ok só por isso???
Muito obrigado pessoal, desculpa se fui meio grosso, é que eu estava muito nervoso mesmo e preocupado com isso, mas agora já fiquei tranquilo, claro que teria que levar ao mecanico, mas eu sabendo mais ou menos se era normal ou não, já não me sujeitava a alguma coisa errada que o cara falasse.....
guizaoxd
guizaoxd

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por PauloEduardo Qua Fev 24, 2016 9:53 pm

É ... No fim das contas seu carro não tem NADA a não ser uma repintura porca devido ao acidente Razz

Quanto ao airbag o mais provável é que esteja ok. Quando fazem cambalacho o truque mais usado é simplesmente desligar a luz. Aí ela não acende nunca. Por outro lado sabe como é, o pessoal arruma um jeito de burlar tudo. Mas como ela acende e apaga é bem provável que esteja tudo certo. O normal do carro é isso mesmo.

O rachado na parte central do volante é relativamente comum no Sentra. O material está ressecado. Tente passar algum produto para hidratar o plástico ali.

Fique tranquilo e desfrute o carro. Não tire conclusões precipitadas e não tente fazer intervenções nele sem ter certeza absoluta do que está fazendo. Qualquer dúvida coloque-as aqui que ajudaremos.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Superaquecimento do motor Empty Re: Superaquecimento do motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos